O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O aumento da geração Nem-Nem (nem estuda, nem trabalha) no Brasil.

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.785
Reações
14.091
Pontos
703
de novo com essa m**** de boomer
tá achando que é americano

O mais daora é que o Brasil sequer teve um baby boom pós segunda guerra, nós simplesmente mantivemos as mesmas taxas de natalidade (5 ~ 6 filhos por mulher) dos anos 30 até os anos 70

Como vai ter "boomer" se não ocorreu "boom"? O que o Brasil teve foi um modelo de industrialização tardia que se deu dos anos 20 até perto dos anos 80, tendo quebrado depois. Nós estamos a literalmente quarenta anos patinando em termos de crescimento econômico e isso, junto com a explosão demográfica de décadas anteriores, explica boa parte da m**** que estamos hoje - e não uma geração que não existiu no Brasil lol
 

Master Misan

Bam-bam-bam
Mensagens
460
Reações
1.801
Pontos
218
é isso não vale para o brasil, mas com certeza vale para europa/EUA

Vale em relação a benefícios trabalhistas, pensões, questões imobiliárias etc. Na época do meu avô, ele pagou pouquíssimo por um grande terreno na região metropolitana de SP, por exemplo. Hoje em dia, mesmo uma favelinha as pessoas te cobram os rins.

Vale também em questão do nascimento de novas indústrias, novos tipos de tecnologia, profissões e serviços etc., atualmente a maioria das áreas estão bem saturadas e exigem competição acirrada (mesmo em estágios). Até mesmo em concursos estão exigindo formação superior em várias áreas que não exigiam alguns anos antes.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.720
Reações
34.899
Pontos
903
Pessoal fala como se antigamente tudo caísse do céu. Algumas questões poderiam ser mais acessíveis que hoje, mas especialmente crédito, não era nada perto do que é hoje. Meu pai tem cinquenta anos, trabalhou na prefeitura quando jovem e só foi ter seu primeiro carro com trinta e poucos anos. Eu tive com dezoito. Hoje às coisas podem ser mais caras, mas financiamento e crédito nunca esteve tão em alta.
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.522
Reações
19.496
Pontos
744
Vale em relação a benefícios trabalhistas, pensões, questões imobiliárias etc. Na época do meu avô, ele pagou pouquíssimo por um grande terreno na região metropolitana de SP, por exemplo. Hoje em dia, mesmo uma favelinha as pessoas te cobram os rins.

Vale também em questão do nascimento de novas indústrias, novos tipos de tecnologia, profissões e serviços etc., atualmente a maioria das áreas estão bem saturadas e exigem competição acirrada (mesmo em estágios). Até mesmo em concursos estão exigindo formação superior em várias áreas que não exigiam alguns anos antes.
sim, é verdade que terrenos eram mais baratos, mas na época dos meus pais quem tinha ensino médio já era bem BEM a cima de quem tem graduação hoje em dia. Então não faz tanta diferença comparar, além de que na época não tinha nem 100kk de pessoas no Brasil e a maioria das terras eram do governo, então era "terra de ninguém".
 

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
Hoje às coisas podem ser mais caras, mas financiamento e crédito nunca esteve tão em alta.

E isso vai gerar novas crises no futuro. Só ter um problema no meio desse ciclo de crédito em algum local/setor e o mundo toma um baque.

Isso multiplica o consumo mas também fragiliza a economia.



Enviado de meu Poco F3 usando o Tapatalk
 


Eric Gobbo

Veterano
Mensagens
343
Reações
273
Pontos
148
No meu caso, eu sou nem-nem por azar mesmo. Desde os 16 anos eu procuro alguma coisa para trabalhar mas até hoje eu só consegui começar a trabalhar no começo do ano passado e eu só consegui entrar porque o meu pai trabalhava nesta empresa e saí dela, por que eu estava tendo burnout por causa do combo trabalho + faculdade na época. Já tentei procurar por um em vários lugares, tanto lá fora, quanto no Brasil. Mesmo com diploma, com vários cursos já feitos e sabendo 3 línguas, até agora estou desempregado. Nem pra estágio eu consegui. E o motivo de eu não pegar qualquer coisa para trabalhar é o mesmo que todo mundo aqui diz, os salários miseráveis que mal dá para ter o mínimo de dignidade que um ser humano deveria ter, além da maioria ser puxado e em alguns caso, até mesmo, abusivo. Agora estou esperando a resposta de uma empresa de TI para uma vaga de junior react developer com pelo menos uns 80% de chance de receber mais um não.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.720
Reações
34.899
Pontos
903
No meu caso, eu sou nem-nem por azar mesmo. Desde os 16 anos eu procuro alguma coisa para trabalhar mas até hoje eu só consegui começar a trabalhar no começo do ano passado e eu só consegui entrar porque o meu pai trabalhava nesta empresa e saí dela, por que eu estava tendo burnout por causa do combo trabalho + faculdade na época. Já tentei procurar por um em vários lugares, tanto lá fora, quanto no Brasil. Mesmo com diploma, com vários cursos já feitos e sabendo 3 línguas, até agora estou desempregado. Nem pra estágio eu consegui. E o motivo de eu não pegar qualquer coisa para trabalhar é o mesmo que todo mundo aqui diz, os salários miseráveis que mal dá para ter o mínimo de dignidade que um ser humano deveria ter, além da maioria ser puxado e em alguns caso, até mesmo, abusivo. Agora estou esperando a resposta de uma empresa de TI para uma vaga de junior react developer com pelo menos uns 80% de chance de receber mais um não.
Ninguém começa ganhando 3, 4, 5 mil logo de cara. Se for esperar o emprego perfeito que pague bem sem ter nenhuma experiência, vai morrer esperando.
 

Eric Gobbo

Veterano
Mensagens
343
Reações
273
Pontos
148
Ninguém começa ganhando 3, 4, 5 mil logo de cara. Se for esperar o emprego perfeito que pague bem sem ter nenhuma experiência, vai morrer esperando.
Realmente, não tem como ganhar muito dinheiro logo de cara mas o problema é que até mesmo para estágio que não é pago, está muito difícil de conseguir por causa (creio eu), da competitividade brutal que existe hoje em dia em um mundo com uma população cada vez maior. Eu esqueci de dizer que tudo que eu estou procurando só coisas remotas por que eu quero trabalhar com algo pelo menos relacionado a minha formação é tecnologia em jogos digitais e também porque, na minha opinião, não faz sentido pediram para fazer algo, não só possível mas como mais conveniente remoto, presencialmente
 

Scooter

Bam-bam-bam
Mensagens
3.546
Reações
6.371
Pontos
303
não trabalha tudo bem, mas não está estudando já é falta de consciência do jovem, que tem que pensar em estudar para trabalhar! senão vai no futuro catar lixo como forma de trabalho, pois não tem estudo.
quem não estuda não vai trabalhar em nada, até para pedreiro tem que estudar ou aprender algo na pratica! quem fica só jogando video game, não é trabalho. só se fazer um curso de games e depois trabalhar testando jogos, que pode ser um emprego se saber trabalhar.
Que exagero, vários sub empregos não exigem nada
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.753
Reações
10.885
Pontos
453
Pessoal fala como se antigamente tudo caísse do céu. Algumas questões poderiam ser mais acessíveis que hoje, mas especialmente crédito, não era nada perto do que é hoje. Meu pai tem cinquenta anos, trabalhou na prefeitura quando jovem e só foi ter seu primeiro carro com trinta e poucos anos. Eu tive com dezoito. Hoje às coisas podem ser mais caras, mas financiamento e crédito nunca esteve tão em alta.

Tu amigo el banco pode ser parte do problema.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.909
Reações
95.115
Pontos
2.179
Para mim nem é só questão de dinheiro. Eu me sinto um b*sta quando estou desempregado. A ultima fez que fiquei um tempo considerável desempregado, acabei aceitando um trampo de programador numa empresa meia boca, numa linguagem que odeio e com salario minimo, só para dizer para os outros (e principalmente para mim) que tinha uma ocupação.

Sei lá, acho que por pior que o trabalho seja, ainda é melhor que ficar em casa dando sopa.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.026
Reações
6.893
Pontos
704
Tem um lance tb que acho que tem impacto nas atuais relações de trabalho.
Antes nego dava o sangue por onde trabalhava, porque sentia que aquilo era reciproco. Cuidava da empresa pq a empresa cuidava dele.
Com o tempo, as empresas começando a passar a sensação que o empregado era apenas um número, e descartável, o funcionário tb começou a cagar pra empresa e fazer o mínimo possível, pq a empresa dava o mínimo possível em troca.
Ou é viagem minha?
 

Jeal

Supra-sumo
Mensagens
699
Reações
1.420
Pontos
183
OS falando que quem ganha 10K é um pobre premium HAHAHAHA

O quanto essa galera é desconexa da realidade não é brincadeira.

Imagina uma pessoa que ganha 10K chegar para outra que ganha um salário mínimo e falar: poxa, eu sou pobre igual você, mas premium.
Para essa galera de classe média , se literalmente não viverem como se fossem bilionários, o salário delas não vale nada.

Teve um tópico que eu discuti com um cara com a mesma visão. Ele falava que minimizavam os problemas da classe média. Eu esfreguei na cara dele que os problemas da classe se resumiam em não poder ostentar como se fosse rico. Ele veio chorar do custo do padrão de vida dele, mas olha as coisas que esses caras falam. Esse tópico só comprovou o que eu disse para ele. Classe média reclamando que não é rico. Essa galera se acha especial, um absurdo não terem nascido ricos e terem um limite de ostentação. O pior que poderiam se tornar ricos de verdade se usassem o cérebro e investissem em algo ao invés de ficar ostentando, mas o orgulho não deixa.

"Ganho 50k, mas não posso comprar uma Ferrari a vista, sou um miserável igual quem ganha 1k".

E então vem os argumentos do tal citado "Ah, mas não dá para viver igual milionário(literalmente falou isso, sério mesmo), ah, mas se eu deixar de trabalhar vou morar na rua(óbvio c***lho, isso vale para qualquer um que não nasceu rico, tá reclamando do quê?).

E ainda meteu uns papo que mais parece discurso de comunista "ganho mais que até alguns empresários, mas sou CLASSE TRABALHADORA igual os miseráveis de 1k, pobre eu". Isso vindo de quem assumo ser de "d", dá para acreditar?

E essa mesma galera é a galera que diz que pobre vira vagabundo que não trabalha por ganhar um auxílio de 300/400.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.785
Reações
14.091
Pontos
703
Vale em relação a benefícios trabalhistas, pensões, questões imobiliárias etc. Na época do meu avô, ele pagou pouquíssimo por um grande terreno na região metropolitana de SP, por exemplo. Hoje em dia, mesmo uma favelinha as pessoas te cobram os rins.

Vale também em questão do nascimento de novas indústrias, novos tipos de tecnologia, profissões e serviços etc., atualmente a maioria das áreas estão bem saturadas e exigem competição acirrada (mesmo em estágios). Até mesmo em concursos estão exigindo formação superior em várias áreas que não exigiam alguns anos antes.

Na época era tudo mato. Meu bisavô abandonou um terrenão na ZS (hoje em dia tem uma mansão em cima), porque era literalmente um brejo que alagava constantemente. Não valia nada.



Antigamente era barato porque era tudo mato. Mas eventualmente a criançada cresceu (copa de 1970 -> "90 milhões em ação, pra frente Brasil....". Em 2000 já tinha dobrado a população.), a população continuou aumentando e o país parou de crescer economicamente, praticamente estagnou

Ainda em 89 (?) minha mãe fala que ficaram preocupados quando ela e meu pai foram morar no interior... Guarulhos lol

É tipo chegar lá no interior de Rondônia hoje. Tenho certeza que com 20k você compra algo lá. Só que ninguém quer.
 
Ultima Edição:

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.782
Reações
23.010
Pontos
1.053
Pessoal fala como se antigamente tudo caísse do céu. Algumas questões poderiam ser mais acessíveis que hoje, mas especialmente crédito, não era nada perto do que é hoje. Meu pai tem cinquenta anos, trabalhou na prefeitura quando jovem e só foi ter seu primeiro carro com trinta e poucos anos. Eu tive com dezoito. Hoje às coisas podem ser mais caras, mas financiamento e crédito nunca esteve tão em alta.
 

durabolin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.131
Reações
7.853
Pontos
1.214
Hoje o paizão manda o filho focar em estudar, aí vai o marmanjo barbado, careca e barrigudo, com quase 30 anos, cheio das graduações, mestrados e MBA, procurar o primeiro emprego de GERENTE. E fica se lamentando pq estudou demais para ter que ganhar tão pouco, que o mercado é ruim, malvado e que não entende seus sentimentos, então vale mais a pena não trabalhar e ficar morando com os pais estudando para passar num concurso, ou fazer um doutorado, etc....

Geração de pais e filhos m****
Aí esse jovem frustrado com o próprio fracasso e inércia vira esquerdista, passando a exigir do governo todas as benesses possíveis e querendo que os ricos paguem mais impostos...
 
D

Deleted member 219486

Tem um lance tb que acho que tem impacto nas atuais relações de trabalho.
Antes nego dava o sangue por onde trabalhava, porque sentia que aquilo era reciproco. Cuidava da empresa pq a empresa cuidava dele.
Com o tempo, as empresas começando a passar a sensação que o empregado era apenas um número, e descartável, o funcionário tb começou a cagar pra empresa e fazer o mínimo possível, pq a empresa dava o mínimo possível em troca.
Ou é viagem minha?

O mais interessante são as empresas que seguem o hype dos moderninhos e no futuro vão se lascar com a produtividade e processos trabalhistas. A cultura do injustiçado vai trazer frutos.
 
Mensagens
193
Reações
583
Pontos
168
Na época era tudo mato. Meu bisavô abandonou um terrenão na ZS (hoje em dia tem uma mansão em cima), porque era literalmente um brejo que alagava constantemente. Não valia nada.



Antigamente era barato porque era tudo mato. Mas eventualmente a criançada cresceu (copa de 1970 -> "90 milhões em ação, pra frente Brasil....". Em 2000 já tinha dobrado a população.), a população continuou aumentando e o país parou de crescer economicamente, praticamente estagnou

Ainda em 89 (?) minha mãe fala que ficaram preocupados quando ela e meu pai foram morar no interior... Guarulhos lol

É tipo chegar lá no interior de Rondônia hoje. Tenho certeza que com 20k você compra algo lá. Só que ninguém quer.

Terreno e imóvel barato no interior tem aos montes, o duro é arrumar emprego em um lugar assim, 50~100 anos atrás o pessoal ia pra lugares assim sem medo pq eles ja viviam da terra mesmo, faziam permuta com os outros produtores, prestavam serviço entre eles mesmos e boa, hoje a dinâmica é diferente, a produção de alimentos já é dominada por gigantes do agro e as massas são obrigadas a se vincular à um empregador e consequentemente se aglomerar em grande centros.
 

Nomercy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.441
Reações
522
Pontos
929
Cara. Parece que a gente tá vivendo uma transição.
Tipo o emprego comum não faz mais sentido. O tempo e dinheiro que você precisa dedicar pra se formar em algo não justifica o investimento naquilo.
Por exemplo: 5 anos de uma faculdade de R$1000,00 mensais para depois entrar em um emprego de 1 ou 2 salário mínimos. Se você não gastar nada no mínimo você vai levar mais 5 anos para pagar o seu investimento. Isso que estamos só falando do dinheiro e não do tempo. Porque afinal já terão se passado 10 anos nisso. É claro que a tendência é você conseguir melhores salários conforme o tempo e experiência.

Por outro lado hoje é muito barato você fazer um curso on-line e praticamente já conseguir se virar com alguma coisinha se resolver "empreender", digo empreender no sentido de um pequeno artesão ou prestador de serviço.
Sites como o eduK cobram uma mensalidade de R$30,00 por uma cacetada de cursos principalmente na área de gastronomia e costura. Tem também o Domestika.com , Udemy , Skillshare , Codeacademy e vários outros. Sem contar o youtube que tem muita coisa ali. A vantagem do curso é a organização do conteúdo para você não precisar ficar caçando um vídeo atrás do outro.

Sei lá , se você está disposto a aprender dessa maneira e a correr atrás de montar um pequeno negócio dentro da sua casa você consegue um salário igual ao que ganharia trabalhando em uma empresa trabalhando muito menos por dia. E hoje é muito fácil vender pelo Instagram, o começo é um pouco lento, mas vai aumentando com o tempo. É só focar em algo que de para enviar pelos correios e pronto. Mais isso acaba dando trabalho por ter que cuidar de várias etapas:
Caçar clientes , Materiais com qual trabalhar, Postagens em redes sociais, Atendimento , Confecção do produto , embalagem, envio , pós venda. Lidar com possível defeito. Enfim Exige muito mais responsabilidade.

O problema é que uma grande maioria quer algum emprego que te de a tarefa a ser feita e te pague ao fim dela. Sem você precisar se preocupar com muito. E isso acabou. Hoje em dia as empresas pagam pouco e exigem demais.
Do outro lado temos um déficit fudido de bons profissionais. Tipo não é só fazer um curso ou ter um diploma que garante que você vá exercer de forma correta e eficiente determinada tarefa.
Tá cheio de gente que não tá nem aí pra nada tanto na iniciativa privada quanto o pessoal que trabalha por conta mesmo. Todo mundo tem experiências assim , seja por ter que resolver o problema que um colega de trabalho deixou de fazer e você foi lá cobrir ou até um prestador de serviço que combina um horário e não aparece. Ou que no primeiro problema some e te abandona com o problema que ele mesmo criou.

Sei lá a gente tá é em uma situação complicada no geral. Se você quiser alguma coisa tem que estar disposto a pagar a vida toda por ela.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.268
Reações
46.804
Pontos
1.934
O mais daora é que o Brasil sequer teve um baby boom pós segunda guerra, nós simplesmente mantivemos as mesmas taxas de natalidade (5 ~ 6 filhos por mulher) dos anos 30 até os anos 70

Como vai ter "boomer" se não ocorreu "boom"? O que o Brasil teve foi um modelo de industrialização tardia que se deu dos anos 20 até perto dos anos 80, tendo quebrado depois. Nós estamos a literalmente quarenta anos patinando em termos de crescimento econômico e isso, junto com a explosão demográfica de décadas anteriores, explica boa parte da m**** que estamos hoje - e não uma geração que não existiu no Brasil lol
tem razão mas acho q é mais pra tentar rotular um período e mentalidade desse pessoal.

a coisa mais real q temos aqui é geração inflação pré real e collor. Que influenciu e criou os adultos que conhecemos hoje na casa dos 50 anos de idade em diante. O modo de pensar, como lidam com finanças e encaram a economia de forma geral que ainda é mto recente e enraizado na nossa cultura. Até na questão do valor q dão pra diploma, carreira extensa, tudo q seja seguro e na zona de conforto
 

Prava

Bam-bam-bam
Mensagens
6.082
Reações
27.916
Pontos
403
O mais daora é que o Brasil sequer teve um baby boom pós segunda guerra, nós simplesmente mantivemos as mesmas taxas de natalidade (5 ~ 6 filhos por mulher) dos anos 30 até os anos 70

Como vai ter "boomer" se não ocorreu "boom"? O que o Brasil teve foi um modelo de industrialização tardia que se deu dos anos 20 até perto dos anos 80, tendo quebrado depois. Nós estamos a literalmente quarenta anos patinando em termos de crescimento econômico e isso, junto com a explosão demográfica de décadas anteriores, explica boa parte da m**** que estamos hoje - e não uma geração que não existiu no Brasil lol

Mentira!

Deu pra mentir e passar desinformação agora?

Todo o ocidente pós 2ª Guerra teve um boom demográfico. Nos EUA, Europa, Brasil, Japão e demais países também passaram por isso. Até 1945 o Brasil não devia passar de 70 milhões de habitantes hoje são 220 milhões.

Com a recuperação da economia do mundo houve uma explosão demográfica acompanhada de um alto crescimento econômico inclusive o Brasil que crescia 15% ao ano com pelo emprego e população jovem.

Daqui a pouco vai falar que esses cabeça branca que detêm todo o dinheiro e o seu avô que fica te dando lição de moral não existem também.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.785
Reações
14.091
Pontos
703
Mentira!

Deu pra mentir e passar desinformação agora?

Todo o ocidente pós 2ª Guerra teve um boom demográfico. Nos EUA, Europa, Brasil, Japão e demais países também passaram por isso. Até 1945 o Brasil não devia passar de 70 milhões de habitantes hoje são 220 milhões.

Com a recuperação da economia do mundo houve uma explosão demográfica acompanhada de um alto crescimento econômico inclusive o Brasil que crescia 15% ao ano com pelo emprego e população jovem.

Daqui a pouco vai falar que esses cabeça branca que detêm todo o dinheiro e o seu avô que fica te dando lição de moral não existem também.

Boomer é quem nasceu nos EUA / Europa após a segunda guerra, em um "boom" de fertilidade com o retorno dos soldados para a casa e com a reestabilização da economia/política no ocidente. Se for essa definição freestyle de "gente que nasceu enquanto o mundo crescia" tem uns 200 e poucos anos que só nascem Boomers.

Aonde está o baby boom no gráfico abaixo?

images




E aqui, onde está o baby boom?

images




Brasil crescia uma caralhada ao ano porque estávamos justamente no modelo de industrialização tardia que mencionei, o qual começou antes da segunda guerra. Tínhamos altas taxas de fertilidade desde o século XIX. A população ainda era rural e o êxodo de larga escala para o ambiente urbano ainda estava começando. A população era jovem, óbvio, e ia entrando aos montes na força de trabalho. Esse modelo foi quebrando aos poucos e nossa economia foi transicionando para uma economia de "serviços". A indústria (por uma série de fatores) não conseguiu manter o ritmo.

images


Nisso a economia brasileira foi estagnando em termos de crescimento de PIB per capita

images



E aí temos o que temos hoje. Claro que tem mais um monte de fatores no meio mas é mais ou menos por ai. ÓBVIO que antigamente era (novamente) tudo mato e o pessoal das antigas se beneficiou de políticas públicas que visaram a expansão econômica do Brasil pós quebra do modelo "café com leite", que atrasou a gente pelo menos uns 30 anos.

Enfim. Não existiu "boom" no Brasil no mesmo molde dos EUA/Europa, bem como nossos problemas são bastante diferentes dos problemas deles - apesar dos Boomers americanos/europeus também terem culpa - óbvio - de parte da cagada que é isso aqui.
 
Ultima Edição:

Prava

Bam-bam-bam
Mensagens
6.082
Reações
27.916
Pontos
403
Boomer é quem nasceu nos EUA / Europa após a segunda guerra, em um "boom" de fertilidade com o retorno dos soldados para a casa e com a reestabilização da economia/política no ocidente. Se for essa definição freestyle de "gente que nasceu enquanto o mundo crescia" tem uns 200 e poucos anos que só nascem Boomers.

Aonde está o baby boom no gráfico abaixo?

images




E aqui, onde está o baby boom?

images




Brasil crescia uma caralhada ao ano porque estávamos justamente no modelo de industrialização tardia que mencionei, o qual começou antes da segunda guerra. Tínhamos altas taxas de fertilidade desde o século XIX. A população ainda era rural e o êxodo de larga escala para o ambiente urbano ainda estava começando. A população era jovem, óbvio, e ia entrando aos montes na força de trabalho. Esse modelo foi quebrando aos poucos e nossa economia foi transicionando para uma economia de "serviços". A indústria (por uma série de fatores) não conseguiu manter o ritmo.

images


Nisso a economia brasileira foi estagnando em termos de crescimento de PIB per capita

images



E aí temos o que temos hoje. Claro que tem mais um monte de fatores no meio mas é mais ou menos por ai. ÓBVIO que antigamente era (novamente) tudo mato e o pessoal das antigas se beneficiou de políticas públicas que visaram a expansão econômica do Brasil pós quebra do modelo "café com leite", que atrasou a gente pelo menos uns 30 anos.

Enfim. Não existiu "boom" no Brasil no mesmo molde dos EUA/Europa, bem como nossos problemas são bastante diferentes dos problemas deles - apesar dos Boomers americanos/europeus também terem culpa - óbvio - de parte da cagada que é isso aqui.

c***lho o crescimento populacional de 70 milhões pra 220 milhões foi o quê então?

Esses gráficos não quer dizer nada. Só faria sentido se a população daqui não crescesse tanto.
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.375
Reações
15.828
Pontos
503
quem é mais vagabundo
nem-nem ou rentista?
O nem-nem médio, em geral, se abstém de buscar o conhecimento de qualquer fonte. Rentismo ao menos requer algum conhecimento, obtido através de esforço intelectual. Por isso, no geral, o rentista é menos vagabundo.

Enfim, como eu disse no post, tenho até certa admiração pelos vagabundos normais... desde que sua postura seja uma de discordância com o sistema.
 
Topo Fundo