sim, mas não sou dono da verdade é apenas um ponto de vista.
primeiramente não é só a sony, são quase todos, cada console passa por um ciclo de desenvolvimento nos laboratórios internos onde é medido o potencial de cada um, e então são definidos pontos de vendas se vai ser bits, poligonos, resolução etc. os jogos então passam a ser criados, pelos times internos com pelo menos 2 anos antes do lançamento oficial, shenmue mesmo foi programado num dreamcast em 2 anos, mas já vinha usando pcs em pré produção a pelo menos 2 anos antes, após isso os cabeças da companhia vão soltando os jogos de acordo com seus interesses, é por isso que jogos como starforx adv, apesar de ser primeira geração no Cube é mais maduro que os demais jogos da maquina. Sem tais limitações impostas via contrato via dev kits, qualquer e repito qualquer programador junior maximizariam essas maquinas, sobretudo os ps4 e xone da vida, onde fica mais evidente o que escrevi, ele susam x86-x64 para nós algo dificl mas para desenvolvedores experientes, o que separa eles de maximizar o hardware desde o primeiro dia, é uma aval da sony/ms e claro $$$.
aí temos as evidencias de jogos inciais fazendo coisas que os posteriores não replicam facilmente conforme mostrei acima a texturas de madeira de Tekken Tag, o visual de drive club, framerate estável de sm64 etc etc
Mais evidencias:
ps1 devia ser programado em C e não se podia usar o assembly, a sony liberou em Disruptor 1996 fez uso de 25% em assembly dai por diante foi liberando conforme conveniência. Não sei se o primeiro crash usa, se for então ele foi o primeiro já que é de setembro de 96 e Desruptor é de novembro.
N64 tinha vários microcodigos mas a nintendo só permitia o uso do microcodigo padrão, através contrato imagino eu, tal microcodigo era aquele que usava o AA/borrão por padrão e limitava a geração de poligonos. alguns devs tiveram permissão para usar ou escrever outros microcódigos adaptando-os em suas engines. Big N tb não fornecia documentação total para os devs third, para alancar software first party.
Saturn: A Sega deliberadamente ocultava pra si os melhores kits de desenvolvimento e documentação para gerar vantagem em seus jogos, alguns devs usaram isso como desculpa para pular do barco.
Ps2: os primeiros Kits veio com AA quebrado e limitava o uso da unidade vetorial VU0, na verdade o console morreu e quase nenhum jogo a usou (reza a lenda que a sony queria manter algumas tecnicas tipo Mapping para o ps3) desestimulando seu uso sendo assim poderia ter mais jogos como Matrix path of Neo. Kojima foi talvez o primeiro dev a ter o kit do ps2. Mas já usava PC para pré etapa.
PSP, os devs inicias só podiam acessar apenas x mhz do cpu, a sony disponibilizou depois o uso do mhz restante para evoluir os jogos (nitidamente gerenciando a gen, já qualquer zé que programou o ps2, poderia em tese maximizar o psp logo de cara)
Dreamcast: Kenji eno de D2 teve de pedir permissão ao pessoal da sega para soltar D2 com aquela qualidade, era para ser menos, porém eles liberaram, Kenji tb disse que todos os jogos iniciais tinham bloqueio de uso da contagem poligonal por frame. a partir de 1999 o console passou a opera em full power.
Xbox: esse eu desconheço, se tal pratica foi usada, provavelmente não já que doa3 é full hardware day one
GC: era fácil de programar poderia ser maximizado facilmente tb, mas as engines boa só a big n tinha.
Xbox 360 os primeiros jogos eram limitados a baixa resolução, nem saída hdmi tinha.
ps3: o console onde mais se ouviu a palavra ''porcento'' e ''poder oculto'' a sony destravou um spu se não me engano e só os devs internos conseguiam usar aquele cell, na verdade os outros tb conseguiam, mas isso encarecia o projeto então houve a sub utilização.
ps4 e xbox one, são x86, o gerenciamento de gen é visivel, ambos parece que estavam, segurando pelo menos 1 core do cpu que foi liberado recentemente.
ps5; já tem jogo sendo feito para ele há pelo menos uns 3 anos. para nós o hardware e nada dele existe, para os devs ele já é uma realidade seja na forma de programação usando pc simulado, seja na forma de dev kit. mas para nós só 2020 heheh