Acho isso bem relativo isso hoje em dia. Considero que terminar a "campanha" e ver os créditos/pós créditos rolando é uma forma de zerar para a maioria dos jogos (MGS, Uncharted, maioria dos RPGs e por aí vai), porém em alguns jogos com mais de um final, só isso não basta. Castlevania: Symphony of The Night é um bom exemplo, tu vai dizer que zerou se tiver matado o Richter ou se tiver passado o castelo invertido e derrotado o Dracula?
Esses dias terminei a história de NFS Heat, recebi o "Obrigado por jogar!" e não senti que terminei. Dava pra subir muito mais o meu nível de reputação, comprei só dois carros no jogo sendo que tem uma porrada disponíveis. Eu parei por ali porque ia acabar o mês do EA Pass e não quis renovar, além de que eu já tinha perdido um pouco da paciência com o jogo.
Agora pensando num outro exemplo: Chrono Trigger, que tem uns 13 finais, por mais bizarro que pareça, eu comparo esses finais como escolhas similares as que temos em Detroit: Become Human (não acredito que tô fazendo essa comparação, pqp), por exemplo, onde a história principal já aconteceu e só mudam algumas coisas aqui e ali. Nesses casos, acho que só um dos finais bastam.
"Platinar" é pra quem quer aproveitar ao máximo um jogo, fazer tudo que for possível. Nesse sentido eu acho uma put* bola fora que os jogos da Nintendo não tenham um sistema de conquistas, pois um exemplo clássico de como aproveitar um jogo bem é querer pegar todas as estrelas em um jogo do Mario. Ou completar todos os templos em BOTW.