O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ok, eu me rendo: agora sim posso dizer que fui impactado pela nova geração, mas ainda não o suficiente pra comprar um console

Sobre o impacto (ou não) da nova gen:


  • Total voters
    145

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.483
Reações
21.011
Pontos
1.044
Gostei da análise do cara do vídeo.
Objetiva, carismática sem perder a tecnicidade.
Diferente desse monte de demente que faz vídeos gritando e falando palavrões ou um português digno do século XVI.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.264
Pontos
2.009
Gostei da análise do cara do vídeo.
Objetiva, carismática sem perder a tecnicidade.
Diferente desse monte de demente que faz vídeos gritando e falando palavrões ou um português digno do século XVI.
Pois é, eu também não conhecia, descobri agora ao acaso pra ajudar no tópico e foi uma surpresa muito positiva. Vou passar a acompanhar.
 

uryzen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.229
Reações
2.163
Pontos
1.089
Então graficamente ainda não rolou aquele uaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu, mais o controle a esse controle esse me deu um soco na cara e to até agora. tipo, como assim cara sentir literalmente a sensação de areia, a sensação de chuva é algo muito muit loucooooooooo o limite que esse controle trouxe ele vai impor mudança no mercado de games pois imagina você jogando god of war e na machadada sentir a sensação da carne sendo dilacerada e o impacto nos ossos. imagina você senti o impacto do soco do heihachi no controle ou a mordida de um zumbi sabe isso vai explodir cabeças.
 


Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.264
Pontos
2.009
o limite que esse controle trouxe ele vai impor mudança no mercado de games
Entendo que é uma feature revolucionária e pode ter estabelecido um novo padrão na indústria, mas eu esperaria um pouco pra saber se não estamos diante de uma novidade meramente passageira ou de fato algo utilizado nos games quase que por default.

E por mais impactante que seja, no meu ver não foi o suficiente pra fazer eu me sentir na nova gen, acho que isso passa fatalmente por algo relacionado a gráficos (tanto que me senti impactado justamente pelo photo mode do DS).
 

uryzen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.229
Reações
2.163
Pontos
1.089
Entendo que é uma feature revolucionária e pode ter estabelecido um novo padrão na indústria, mas eu esperaria um pouco pra saber se não estamos diante de uma novidade meramente passageira ou de fato algo utilizado nos games quase que por default.

E por mais impactante que seja, no meu ver não foi o suficiente pra fazer eu me sentir na nova gen, acho que isso passa fatalmente por algo relacionado a gráficos (tanto que me senti impactado justamente pelo photo mode do DS).
É aii que tá o diferencial essa feature da sony a coloca com um diferencial a mais, veja numa geração tem dois tipos de evolução uma é o processamento grafico e de hardware e o outro é a evolução no que diz respeito a como interagimos com os jogos exemplo evolução dos sons. nesse quesito ao meu ver a sony tá tentando seguir o caminho da nitendo e isso é muito show. e como disse ao pegar o daul sense eu tinha a imagem formada que seria só mais uma vibração do controle saca tipo pegou a cordinha e vai tremer. mais ai vc pega ele e começa toda a experiencia, chuva terra entende. dai vc se pega imaginando outros jogos com essa feature bem colocada tipo um god of war onde vc solta uma machadada e sente o machado rasgar a carne e bater nos ossos ou vc tá no tiroteio e senti o ricochete de um tiro ou o impacto de um tiro e com o vr junto isso é uma imersão muito maior. logico que tudo isso que citei aqui é hipotetico e pode nem ver a luz do dia mais abre margem pra muita coisa legal.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.264
Pontos
2.009
É aii que tá o diferencial essa feature da sony a coloca com um diferencial a mais, veja numa geração tem dois tipos de evolução uma é o processamento grafico e de hardware e o outro é a evolução no que diz respeito a como interagimos com os jogos exemplo evolução dos sons. nesse quesito ao meu ver a sony tá tentando seguir o caminho da nitendo e isso é muito show. e como disse ao pegar o daul sense eu tinha a imagem formada que seria só mais uma vibração do controle saca tipo pegou a cordinha e vai tremer. mais ai vc pega ele e começa toda a experiencia, chuva terra entende. dai vc se pega imaginando outros jogos com essa feature bem colocada tipo um god of war onde vc solta uma machadada e sente o machado rasgar a carne e bater nos ossos ou vc tá no tiroteio e senti o ricochete de um tiro ou o impacto de um tiro e com o vr junto isso é uma imersão muito maior. logico que tudo isso que citei aqui é hipotetico e pode nem ver a luz do dia mais abre margem pra muita coisa legal.
Sim man, concordo. É uma evolução - mais que isso, uma revolução - absurda, pode sim estabelecer um novo padrão na indústria dos games.
Mas o que eu quero te dizer é que no sentido de FAZER SE SENTIR EM UMA NOVA GEN, na minha humilde opinião, o dualsense não consegue.

Um exemplo foi o Wii Remote: completamente revolucionário, mas não foi o suficiente pra fazer nos sentirmos em uma nova gen (até pelo fato de essa incumbência já ter sido atingida pelo X360 e PS3).
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
O que mais me chamou a atenção nos novos videogames foi o Dual Sense.

To com muita vontade de testá-lo, mas ainda acho pouco para comprar o PS5, o meu hype caiu um pouco depois do lançamento com a quantidade de problemas que o videogame está tendo.

Por isso decidi esperar um pouco.
 

DiegoNS

Bam-bam-bam
Mensagens
3.182
Reações
1.509
Pontos
239
36 anos bem vividos aqui, passei por praticamente todas as migrações de gerações, sendo impactado de formas distintas em cada uma delas.

Aqui nesse tópico abordo melhor o tema:


Até então minha amostra da nova geração tinha sido por Youtube (reviews, gameplays, etc), fórum e a porra toda.
Não tinha visto absolutamente NADA DEMAIS no sentido de fazer eu de fato me sentir em uma nova geração, até eu ter ido na casa de um amigo feliz proprietário de um PS5, ou seja, perdi o cabaço da nova geração.

Começamos por Miles Morales e a melhoria na fluidez graças aos 60 FPS é nítida, isso considerando ser um game bem pesado. Ainda assim, nada de outro mundo. Pedi pra testar os reflexos por conta do RT e novamente: achei bem lindo mas nada que me deixasse de boca aberta, como por exemplo nos primeiros contatos que tive com outras gerações recém concebidas.

Quanto ao tempo de loading ok, é uma belíssima implementação mas também nada que fizesse eu me sentir em uma nova gen.
Testamos os paranaue do Dual Sense no Astro Play Room e achei INCRÍVEL, mas igualmente sem me sentir em uma nova gen.

Isso tudo até ele colocar Demon's Souls, jogar um pouco e colocar no photo mode, aqui sim foi um susto.
Não entendo nada do game mas acho que ele tava BEM no início, era uma parte que descia umas escadarias e tinha uns inimigos com tochas.
O efeito de iluminação e texturas me assustaram, realmente senti que estava diante de um game da nova geração.
Dei uma pesquisada no Youtube pra ver se acho uma parte semelhante, o mais próximo que encontrei foi isso aqui:



Não sei dizer se nesse modo deixam os gráficos 100% in game ou deram aquela melhorada básica, mas eu achei absurdo demais e finalmente bateu aquele "UAU, ISSO É NOVA GEN". Nada próximo de quando joguei NFS no 3DO pela primeira vez, ou quando vi Mario 64... Ou, ainda, quando vi um vídeo de Shenmue no programa Cybernet da TV a cabo, quem sabe quando joguei Sonic do MD ou a primeira vez que experimentei um controle com DPad jogando Mario Bros em um genérico de Nintendinho qualquer enquanto o máximo que eu tinha experimentado era Pitfall no Dactar... De qualquer forma consegui, finalmente, sentir o poder da nova geração.

Ainda assim não vejo necessidade de comprar um PS5, a vontade provavelmente virá quando sair o PES 2022 com a nova engine, até lá vou eliminar meu backlog do PS4, composto por MUITO game que deixei pra trás por falta de tempo.
SÓ VEM!!! :kgay

Terminar o backlog de PS4 no PS5 é muito mais gostoso, os jogos ganharam outra vida pra mim com as melhorias gráficas, de fps e de loading (não tive o PS4 Pro).

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.264
Pontos
2.009
SÓ VEM!!! :kgay

Terminar o backlog de PS4 no PS5 é muito mais gostoso, os jogos ganharam outra vida pra mim com as melhorias gráficas, de fps e de loading (não tive o PS4 Pro).

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
Pois então, limpar o backlog do PS4 no atual momento me parece mais atrativo do que os games de PS5 mesmo.

Mas aí vou ter que resolver outro problema, que é a TV :facepalm
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.487
Reações
23.097
Pontos
803
PS5 grita Next Gen na cara, debaixo de perdigoto e safanão, como há muitos anos não se via, o baque é forte. Pode perguntar aí quem tem/já experimentou um, eu te garanto que vai ser opinião quase unânime.


Eu fui pêgo com as calças nas mãos.

Aqui o registro fotográfico de meu experimento com a New Gen:

156427


Obviamente não são meus os brinquedos, jamais gastaria dinheiro com algo tão supérfluo, irrelevante e de baixa qualidade quanto um PC Gamer (não importa a configuração), mas deu um passeio supimpa.


Essa sensação aguda de novidade, futurismo e modernidade centra-se nesses elementos aqui, e, se prestares atenção, verás o quão pronunciado é o sentimento. Vou deixar entre parênteses quantos pontos cada uma dessas coisas somou na minha sensação de Next Gen, que vai de 0 a 12




A) É a primeira vez na história que as promessas da New Gen são todas cumpridas Day Zero (3 PONTOS)


Quais são os juramentos desses novos consoles, que se arrogaram, em suposição, seus dejúrios?

  1. 120 FPS
  2. Ray Tracing
  3. Loadings virtualmente inexistentes
  4. Framerates Estáveis a Alta Qualidade de Imagem


A gente tem que ver o que foi prometido. E foram essas as asserverações.

Somente o PS5 as realizou, Miles Morales tem loadings de 1 segundo, velho, enfia o dedo no cu e cheira, é menos que cartucho. Você dá Fast Travel automático. Não dá pra descrever essa sensação, que nos remete a algo que nunca mais vivemos em Home. É espetacular.

Os jogos têm visual caprichadíssimo, é sério, é muito lindo o Spiderman novo, é uma CG, extremamente fluido, efeitos especiais belíssimos, tudo rápido, reluzente e chamativo. Godfall, um game médio, é mais bonito que quase todo AAA da geração passada. O Ray Tracing é um chama tão interessante quanto o Mode 7, embora só no sentido visual, quero vê-lo empregado em soluções de gameplay.

No novo XBox, por rodar apenas games antigos, presos aos códigos velhos, nada disso está presente de forma pronunciada, fora o 120 fps, mas ainda assim ele performa inferior ao console da Sony.

Quem imaginaria que isso tudo estaria disponível full e em alta qualidade Day One? Ninguém, nem a Digital Foundry, todo mundo imaginou que só veríamos esses elementos assim representados mais adiante na geração, e ainda de forma débil ou incompleta

Por que é tão importante ver as promessas serem realizadas tão precocemente?

Porque dá aquela certeza de futuro brilhante. É por isso que eu dei tanto ponto nisso, se está assim no primeiro dia, e está muito melhor que o XBox 360, que começou apelidado de XBOX 1.5, ou o PS3, que performava mal seus projetos no princípio, imagina como vai estar em 2 anos.



B) O visual do console (0.5 PONTO):

É um monolito alienígena. Ame ou odeie, não passa batido. Olha ali na foto que tirei, qual é a primeira coisa que você vê? A prancha do surfista prateado, claro. Até o telefone chama mais a atenção que o Series X, que é uma caixa preta estéril.

Eu poderia descrever os mecanismos psicológicos que nos levam à internalizar a sensação de novidade através do visual físico dos nossos objetos, existem teorias quilométricas sobre padrões de consumo que bem esclarecem isso, mas não vou alongar esse texto pra deixá-lo maior do que ele já vai ficar



C) A UI (1 PONTO):


Quem inventou isso foi o PSP, e, de lá pra cá, passou a somar umas vírgulas em nossa percepção de novidade. Passaremos anos olhando pra isso. A UI do PS5 é Next Gen, ela tem elementos visuais, sonoros e features que fazem uso específico do Hardware novo, Cards + Activities + Control Center são excelentes ideias, enquanto a UI do Series X é a mesma da geração anterior.


D) A LINE-UP DE LANÇAMENTO E A FUTURA (3 PONTOS):


Aqui, eu já estava desgostoso com o primeiro console da Geração 9, o Switch, que trouxe o total de 0 Games Novos no seu lançamento, fora 1-2 Switch (que é um demo minúsculo) e Zelda (que é Crossgen). Essa é uma particularidade dos consoles Nintendo, eles são lançados com poucos jogos, o SNES veio com 2 games em alguns territórios, o N64 com 2 em todos, mas com o Switch atingimos o fundo do poço.

O Novo XBOX veio com alguns games novos, mas todos Cross Gen.

O PS5 foi lançado sob suporte duma softhouse que lançou 13 First Parties em 12 meses nesse 2020, e está sob a promessa de entregar 10 games gigantescos, sendo 6 AAAs, no período de 1 ano, que é uma coisa que só o PS2 no ano de 2001 deve ter feito igual, dentro da era moderna

Por que essa Line Up sem par para o primeiro ano soma tantos pontos?


Ora, porque a gente compra console prospectando o que vai jogar nos próximos meses, e ter Sackboy, Astro, Demon's Souls, Spider, Ratchet and Clank, FF XVI, Gran Turismo 7, God of War, Horizon II e Returnal na janela é como se a Sega lançasse Burning Rangers, Virtua Fighter, Virtua Racing, Nights, Shining, Panzer Dragoon e Sega Rally, que é boa parte da line up proprietária ponta de linha do Saturn durante toda sua vida, só que em 1 fucking ano só.



E) O Dual Sense (2 PONTOS)


Não vou chover no molhado, você mesmo já descreveu aí. O último parâmetro histórico nesse sentido foi o joystick do Wii, pena que esse console da Nintendo só somou esses 2 pontos, porque no resto (visual, técnica, arte, line up etc) ele não pontuou nada na sensação Next Gen. Muito provavelmente vai virar padrão.



F) Os Competidores (1 PONTO)

Por que essa citação? Porque parte de nossa sensação de novidade deriva do que a gente vê no quintal ao lado.

É por causa disso que o baque com a vinda do SNES foi minúsculo, porque geral já tinha visto o Mega Drive, que estava há 2 anos no mercado. A Nintendo, possivelmente também por isso, se viu obrigada a lançar mãos de "firulas" (transparências e Mode 7), porque o resto era igual/pior ao console com 24 meses de praia, precisava de alguma coisa pra se diferenciar

Quais os competidores de Nona Geração do PS5?

O Switch, que tenho desde o Day 1, e somente somou pontos em seu feature híbrido/joycons.

O Series X parece um update, não tem como negar. Não precisa nem se esforçar nos argumentos, é um console velho em todo sentimento possível. É como Tunnar o motor de seu carro velho. Vi Assassin's Creed Valhalla nele, o game é lindo, dá pra ver que é outra geração de alguma forma (é muito mais chamativo que Assassin's Creed 4 no XBox One versus no XBox 360, e esse é que tem que ser o ponto de comparação), mas falta muito chão. Claro, precisaria ficar uns dias com um console pra concluir, mas creio que essa seja uma opinião geral



G) O Killer App Visual (2 PONTOS).


A primeira coisa que precisa ser dita aqui é que precisa de honestidade pra realizar essa comparação.



Não é adequado comparar qualquer geração com a que se alicerça em mudanças de perspectiva/método-base de desenvolvimento de jogos.

Por isso, nada supera o baque da mudança do 2D para o 3D, seguida pelo baque da mudança de visuais a base de vetores/pixels para sprites e backgrounds roláveis.


Quarta para Quinta e Segunda para Terceira geração portanto são hours concur, só enfrentam iguais com o VR mesmo, ou só quando alguém descobrir alguma outra maneira de desenvolver os jogos que não seja baseada no uso de polígonos.


Os parâmetros de comparação adequados e honestos para o caso de Oitava -> Nona Geração são portanto Terceira -> Quarta, Quinta -> Sexta, Sexta -> Sétima, e Sétima -> Oitava.


Esse é o Killer App visual Day One do SNES:


156438



Esse é seu antecessor de série e de geração, que nem é o game mais bonito do NES:


156437


E aí?

Demon´s Souls é mais impactante, né? A 60 fps, cheio de efeitos especiais, com aquela densidade, parece uma porra duma CG.

O que acha?

Pelo menos está pau a pau, vamos convir que pelo menos dá debate. Muita gente citou NES -> SNES como mudança mais drástica naquele outro tópico seu com Enquete sobre esse tema, então deixo essa provocação aí pra vocês.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.487
Reações
23.097
Pontos
803
PS5 grita Next Gen na cara, debaixo de perdigoto e safanão, como há muitos anos não se via, o baque é forte. Pode perguntar aí quem tem/já experimentou um, eu te garanto que vai ser opinião quase unânime.


Eu fui pêgo com as calças nas mãos.

Aqui o registro fotográfico de meu experimento com a New Gen:



Obviamente não são meus os brinquedos, jamais gastaria dinheiro com algo tão supérfluo, irrelevante e de baixa qualidade quanto um PC Gamer (não importa a configuração), mas deu um passeio supimpa.


Essa sensação aguda de novidade, futurismo e modernidade centra-se nesses elementos aqui, e, se prestares atenção, verás o quão pronunciado é o sentimento. Vou deixar entre parênteses quantos pontos cada uma dessas coisas somou na minha sensação de Next Gen, que vai de 0 a 12




A) É a primeira vez na história que as promessas da New Gen são todas cumpridas Day Zero (3 PONTOS)


Quais são os juramentos desses novos consoles, que se arrogaram, em suposição, seus dejúrios?

  1. 120 FPS
  2. Ray Tracing
  3. Loadings virtualmente inexistentes
  4. Framerates Estáveis a Alta Qualidade de Imagem

A gente tem que ver o que foi prometido. E foram essas as asserverações.

Somente o PS5 as realizou, Miles Morales tem loadings de 1 segundo, velho, enfia o dedo no cu e cheira, é menos que cartucho. Você dá Fast Travel automático. Não dá pra descrever essa sensação, que nos remete a algo que nunca mais vivemos em Home. É espetacular.

Os jogos têm visual caprichadíssimo, é sério, é muito lindo o Spiderman novo, é uma CG, extremamente fluido, efeitos especiais belíssimos, tudo rápido, reluzente e chamativo. Godfall, um game médio, é mais bonito que quase todo AAA da geração passada. O Ray Tracing é um chama tão interessante quanto o Mode 7, embora só no sentido visual, quero vê-lo empregado em soluções de gameplay.

No novo XBox, por rodar apenas games antigos, presos aos códigos velhos, nada disso está presente de forma pronunciada, fora o 120 fps, mas ainda assim ele performa inferior ao console da Sony.

Quem imaginaria que isso tudo estaria disponível full e em alta qualidade Day One? Ninguém, nem a Digital Foundry, todo mundo imaginou que só veríamos esses elementos assim representados mais adiante na geração, e ainda de forma débil ou incompleta

Por que é tão importante ver as promessas serem realizadas tão precocemente?

Porque dá aquela certeza de futuro brilhante. É por isso que eu dei tanto ponto nisso, se está assim no primeiro dia, e está muito melhor que o XBox 360, que começou apelidado de XBOX 1.5, ou o PS3, que performava mal seus projetos no princípio, imagina como vai estar em 2 anos.



B) O visual do console (0.5 PONTO):

É um monolito alienígena. Ame ou odeie, não passa batido. Olha ali na foto que tirei, qual é a primeira coisa que você vê? A prancha do surfista prateado, claro. Até o telefone chama mais a atenção que o Series X, que é uma caixa preta estéril.

Eu poderia descrever os mecanismos psicológicos que nos levam à internalizar a sensação de novidade através do visual físico dos nossos objetos, existem teorias quilométricas sobre padrões de consumo que bem esclarecem isso, mas não vou alongar esse texto pra deixá-lo maior do que ele já vai ficar



C) A UI (1 PONTO):


Quem inventou isso foi o PSP, e, de lá pra cá, passou a somar umas vírgulas em nossa percepção de novidade. Passaremos anos olhando pra isso. A UI do PS5 é Next Gen, ela tem elementos visuais, sonoros e features que fazem uso específico do Hardware novo, Cards + Activities + Control Center são excelentes ideias, enquanto a UI do Series X é a mesma da geração anterior.


D) A LINE-UP DE LANÇAMENTO E A FUTURA (3 PONTOS):


Aqui, eu já estava desgostoso com o primeiro console da Geração 9, o Switch, que trouxe o total de 0 Games Novos no seu lançamento, fora 1-2 Switch (que é um demo minúsculo) e Zelda (que é Crossgen). Essa é uma particularidade dos consoles Nintendo, eles são lançados com poucos jogos, o SNES veio com 2 games em alguns territórios, o N64 com 2 em todos, mas com o Switch atingimos o fundo do poço.

O Novo XBOX veio com alguns games novos, mas todos Cross Gen.

O PS5 foi lançado sob suporte duma softhouse que lançou 13 First Parties em 12 meses nesse 2020, e está sob a promessa de entregar 10 games gigantescos, sendo 6 AAAs, no período de 1 ano, que é uma coisa que só o PS2 no ano de 2001 deve ter feito igual, dentro da era moderna

Por que essa Line Up sem par para o primeiro ano soma tantos pontos?


Ora, porque a gente compra console prospectando o que vai jogar nos próximos meses, e ter Sackboy, Astro, Demon's Souls, Spider, Ratchet and Clank, FF XVI, Gran Turismo 7, God of War, Horizon II e Returnal na janela é como se a Sega lançasse Burning Rangers, Virtua Fighter, Virtua Racing, Nights, Shining, Panzer Dragoon e Sega Rally, que é boa parte da line up proprietária ponta de linha do Saturn durante toda sua vida, só que em 1 fucking ano só.



E) O Dual Sense (2 PONTOS)


Não vou chover no molhado, você mesmo já descreveu aí. O último parâmetro histórico nesse sentido foi o joystick do Wii, pena que esse console da Nintendo só somou esses 2 pontos, porque no resto (visual, técnica, arte, line up etc) ele não pontuou nada na sensação Next Gen. Muito provavelmente vai virar padrão.



F) Os Competidores (1 PONTO)

Por que essa citação? Porque parte de nossa sensação de novidade deriva do que a gente vê no quintal ao lado.

É por causa disso que o baque com a vinda do SNES foi minúsculo, porque geral já tinha visto o Mega Drive, que estava há 2 anos no mercado. A Nintendo, possivelmente também por isso, se viu obrigada a lançar mãos de "firulas" (transparências e Mode 7), porque o resto era igual/pior ao console com 24 meses de praia, precisava de alguma coisa pra se diferenciar

Quais os competidores de Nona Geração do PS5?

O Switch, que tenho desde o Day 1, e somente somou pontos em seu feature híbrido/joycons.

O Series X parece um update, não tem como negar. Não precisa nem se esforçar nos argumentos, é um console velho em todo sentimento possível. É como Tunnar o motor de seu carro velho. Vi Assassin's Creed Valhalla nele, o game é lindo, dá pra ver que é outra geração de alguma forma (é muito mais chamativo que Assassin's Creed 4 no XBox One versus no XBox 360, e esse é que tem que ser o ponto de comparação), mas falta muito chão. Claro, precisaria ficar uns dias com um console pra concluir, mas creio que essa seja uma opinião geral



G) O Killer App Visual (2 PONTOS).


A primeira coisa que precisa ser dita aqui é que precisa de honestidade pra realizar essa comparação.



Não é adequado comparar qualquer geração com a que se alicerça em mudanças de perspectiva/método-base de desenvolvimento de jogos.

Por isso, nada supera o baque da mudança do 2D para o 3D, seguida pelo baque da mudança de visuais a base de vetores/pixels para sprites e backgrounds roláveis.


Quarta para Quinta e Segunda para Terceira geração portanto são hours concur, só enfrentam iguais com o VR mesmo, ou só quando alguém descobrir alguma outra maneira de desenvolver os jogos que não seja baseada no uso de polígonos.


Os parâmetros de comparação adequados e honestos para o caso de Oitava -> Nona Geração são portanto Terceira -> Quarta, Quinta -> Sexta, Sexta -> Sétima, e Sétima -> Oitava.


Esse é o Killer App visual Day One do SNES:


Visualizar anexo 156438



Esse é seu antecessor de série e de geração, que nem é o game mais bonito do NES:


Visualizar anexo 156437


E aí?

Demon´s Souls é mais impactante, né? A 60 fps, cheio de efeitos especiais, com aquela densidade, parece uma porra duma CG.

O que acha?

Pelo menos está pau a pau, vamos convir que pelo menos dá debate. Muita gente citou NES -> SNES como mudança mais drástica naquele outro tópico seu com Enquete sobre esse tema, então deixo essa provocação aí pra vocês.


Só vou concluir dizendo que não tive/vi de forma profunda PS4 PRO e XBOX ONE X, considero updates de meio de geração verdadeiras aberrações, mas vale a pena citar esse fato, que, claro, pode interferir em minha percepção
 

fVilaça

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.206
Reações
2.292
Pontos
964
To Jogando Miles Morales, e zerei o COD.

Graficamente nada me impressionou ainda, o Astrobot é um excelente jogo para demonstrar o controle, mas não chega nos pés da versão VR.

Só me impressionei quando joguei PSone a primeira vez, quando joguei GT 3 no PS2 e os VR do PS VR e o Rift.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.264
Pontos
2.009
PS5 grita Next Gen na cara, debaixo de perdigoto e safanão, como há muitos anos não se via, o baque é forte. Pode perguntar aí quem tem/já experimentou um, eu te garanto que vai ser opinião quase unânime.


Eu fui pêgo com as calças nas mãos.

Aqui o registro fotográfico de meu experimento com a New Gen:



Obviamente não são meus os brinquedos, jamais gastaria dinheiro com algo tão supérfluo, irrelevante e de baixa qualidade quanto um PC Gamer (não importa a configuração), mas deu um passeio supimpa.


Essa sensação aguda de novidade, futurismo e modernidade centra-se nesses elementos aqui, e, se prestares atenção, verás o quão pronunciado é o sentimento. Vou deixar entre parênteses quantos pontos cada uma dessas coisas somou na minha sensação de Next Gen, que vai de 0 a 12




A) É a primeira vez na história que as promessas da New Gen são todas cumpridas Day Zero (3 PONTOS)


Quais são os juramentos desses novos consoles, que se arrogaram, em suposição, seus dejúrios?

  1. 120 FPS
  2. Ray Tracing
  3. Loadings virtualmente inexistentes
  4. Framerates Estáveis a Alta Qualidade de Imagem

A gente tem que ver o que foi prometido. E foram essas as asserverações.

Somente o PS5 as realizou, Miles Morales tem loadings de 1 segundo, velho, enfia o dedo no cu e cheira, é menos que cartucho. Você dá Fast Travel automático. Não dá pra descrever essa sensação, que nos remete a algo que nunca mais vivemos em Home. É espetacular.

Os jogos têm visual caprichadíssimo, é sério, é muito lindo o Spiderman novo, é uma CG, extremamente fluido, efeitos especiais belíssimos, tudo rápido, reluzente e chamativo. Godfall, um game médio, é mais bonito que quase todo AAA da geração passada. O Ray Tracing é um chama tão interessante quanto o Mode 7, embora só no sentido visual, quero vê-lo empregado em soluções de gameplay.

No novo XBox, por rodar apenas games antigos, presos aos códigos velhos, nada disso está presente de forma pronunciada, fora o 120 fps, mas ainda assim ele performa inferior ao console da Sony.

Quem imaginaria que isso tudo estaria disponível full e em alta qualidade Day One? Ninguém, nem a Digital Foundry, todo mundo imaginou que só veríamos esses elementos assim representados mais adiante na geração, e ainda de forma débil ou incompleta

Por que é tão importante ver as promessas serem realizadas tão precocemente?

Porque dá aquela certeza de futuro brilhante. É por isso que eu dei tanto ponto nisso, se está assim no primeiro dia, e está muito melhor que o XBox 360, que começou apelidado de XBOX 1.5, ou o PS3, que performava mal seus projetos no princípio, imagina como vai estar em 2 anos.



B) O visual do console (0.5 PONTO):

É um monolito alienígena. Ame ou odeie, não passa batido. Olha ali na foto que tirei, qual é a primeira coisa que você vê? A prancha do surfista prateado, claro. Até o telefone chama mais a atenção que o Series X, que é uma caixa preta estéril.

Eu poderia descrever os mecanismos psicológicos que nos levam à internalizar a sensação de novidade através do visual físico dos nossos objetos, existem teorias quilométricas sobre padrões de consumo que bem esclarecem isso, mas não vou alongar esse texto pra deixá-lo maior do que ele já vai ficar



C) A UI (1 PONTO):


Quem inventou isso foi o PSP, e, de lá pra cá, passou a somar umas vírgulas em nossa percepção de novidade. Passaremos anos olhando pra isso. A UI do PS5 é Next Gen, ela tem elementos visuais, sonoros e features que fazem uso específico do Hardware novo, Cards + Activities + Control Center são excelentes ideias, enquanto a UI do Series X é a mesma da geração anterior.


D) A LINE-UP DE LANÇAMENTO E A FUTURA (3 PONTOS):


Aqui, eu já estava desgostoso com o primeiro console da Geração 9, o Switch, que trouxe o total de 0 Games Novos no seu lançamento, fora 1-2 Switch (que é um demo minúsculo) e Zelda (que é Crossgen). Essa é uma particularidade dos consoles Nintendo, eles são lançados com poucos jogos, o SNES veio com 2 games em alguns territórios, o N64 com 2 em todos, mas com o Switch atingimos o fundo do poço.

O Novo XBOX veio com alguns games novos, mas todos Cross Gen.

O PS5 foi lançado sob suporte duma softhouse que lançou 13 First Parties em 12 meses nesse 2020, e está sob a promessa de entregar 10 games gigantescos, sendo 6 AAAs, no período de 1 ano, que é uma coisa que só o PS2 no ano de 2001 deve ter feito igual, dentro da era moderna

Por que essa Line Up sem par para o primeiro ano soma tantos pontos?


Ora, porque a gente compra console prospectando o que vai jogar nos próximos meses, e ter Sackboy, Astro, Demon's Souls, Spider, Ratchet and Clank, FF XVI, Gran Turismo 7, God of War, Horizon II e Returnal na janela é como se a Sega lançasse Burning Rangers, Virtua Fighter, Virtua Racing, Nights, Shining, Panzer Dragoon e Sega Rally, que é boa parte da line up proprietária ponta de linha do Saturn durante toda sua vida, só que em 1 fucking ano só.



E) O Dual Sense (2 PONTOS)


Não vou chover no molhado, você mesmo já descreveu aí. O último parâmetro histórico nesse sentido foi o joystick do Wii, pena que esse console da Nintendo só somou esses 2 pontos, porque no resto (visual, técnica, arte, line up etc) ele não pontuou nada na sensação Next Gen. Muito provavelmente vai virar padrão.



F) Os Competidores (1 PONTO)

Por que essa citação? Porque parte de nossa sensação de novidade deriva do que a gente vê no quintal ao lado.

É por causa disso que o baque com a vinda do SNES foi minúsculo, porque geral já tinha visto o Mega Drive, que estava há 2 anos no mercado. A Nintendo, possivelmente também por isso, se viu obrigada a lançar mãos de "firulas" (transparências e Mode 7), porque o resto era igual/pior ao console com 24 meses de praia, precisava de alguma coisa pra se diferenciar

Quais os competidores de Nona Geração do PS5?

O Switch, que tenho desde o Day 1, e somente somou pontos em seu feature híbrido/joycons.

O Series X parece um update, não tem como negar. Não precisa nem se esforçar nos argumentos, é um console velho em todo sentimento possível. É como Tunnar o motor de seu carro velho. Vi Assassin's Creed Valhalla nele, o game é lindo, dá pra ver que é outra geração de alguma forma (é muito mais chamativo que Assassin's Creed 4 no XBox One versus no XBox 360, e esse é que tem que ser o ponto de comparação), mas falta muito chão. Claro, precisaria ficar uns dias com um console pra concluir, mas creio que essa seja uma opinião geral



G) O Killer App Visual (2 PONTOS).


A primeira coisa que precisa ser dita aqui é que precisa de honestidade pra realizar essa comparação.



Não é adequado comparar qualquer geração com a que se alicerça em mudanças de perspectiva/método-base de desenvolvimento de jogos.

Por isso, nada supera o baque da mudança do 2D para o 3D, seguida pelo baque da mudança de visuais a base de vetores/pixels para sprites e backgrounds roláveis.


Quarta para Quinta e Segunda para Terceira geração portanto são hours concur, só enfrentam iguais com o VR mesmo, ou só quando alguém descobrir alguma outra maneira de desenvolver os jogos que não seja baseada no uso de polígonos.


Os parâmetros de comparação adequados e honestos para o caso de Oitava -> Nona Geração são portanto Terceira -> Quarta, Quinta -> Sexta, Sexta -> Sétima, e Sétima -> Oitava.


Esse é o Killer App visual Day One do SNES:


Visualizar anexo 156438



Esse é seu antecessor de série e de geração, que nem é o game mais bonito do NES:


Visualizar anexo 156437


E aí?

Demon´s Souls é mais impactante, né? A 60 fps, cheio de efeitos especiais, com aquela densidade, parece uma porra duma CG.

O que acha?

Pelo menos está pau a pau, vamos convir que pelo menos dá debate. Muita gente citou NES -> SNES como mudança mais drástica naquele outro tópico seu com Enquete sobre esse tema, então deixo essa provocação aí pra vocês.

Sim man, até postei lá naquele outro tópico:

Excelente vídeo:



RESUMO dos principais itens + alguns que eu inseri:

Da 1ª pra 2ª geração: Maior porte dos jogos, cores, processamento nos jogos (exemplos: vida, pontuação, etc) popularização da indústria e I.A.
2 > 3: Side scrolling, mais cores, sprites maiores e mais detalhados, tamanho dos jogos e acessórios (pistola, óculos 3D, etc), bateria para salvar progresso, músicas mais detalhadas, advento do Dpad
3 > 4: Mais cores, pixels, pseudo 3D, efeitos visuais (rotação, paralax etc)
4 > 5: Implementação dos polígonos, mídia CD rom (músicas, etc), inserção de novos tipos e gêneros de games, stick analógico para games 3D, games "cinematográficos".
5 > 6: "Gráficos foto realistas", anti aliasing, início da jogatina on line, possibilidade técnica de mundos gigantescos (início dos open worlds), retrocompatibilidade
6 > 7: gráficos HD, consolidação da jogatina on line e serviços, acelerômetro, captura facial muito mais detalhada, mídia digital, DLCs
7 > 8: gráficos FULL HD, massificação da jogatina on line e serviços, rede social própria e integrada, compartilhamento de conteúdo, VR em formato comercial, 4K em upscaling
8 > 9: 4k / 60 FPS,e Ray tracing, Dual Sense,

Eu colocaria em ordem, da mudança de geração que mais me impactou para a que menos (sem contar da 1a pra 2a que não peguei):
  1. 4 > 5
  2. 2 > 3
  3. 5 > 6
  4. 3 > 4
  5. 6 > 7
  6. 7 > 8
  7. 8 > 9
Nítido que quanto mais a tecnologia evolui, mais difícil a revolução (exceto pra Nintendo que é mestre em sair da zona de conforto).


Realmente, a mudança mais brusca da história dos games foi a dos sprites pros polígonos e quanto mais as gerações evoluem, mais difícil vai ser inovar.
 

uryzen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.229
Reações
2.163
Pontos
1.089
Sim man, concordo. É uma evolução - mais que isso, uma revolução - absurda, pode sim estabelecer um novo padrão na indústria dos games.
Mas o que eu quero te dizer é que no sentido de FAZER SE SENTIR EM UMA NOVA GEN, na minha humilde opinião, o dualsense não consegue.

Um exemplo foi o Wii Remote: completamente revolucionário, mas não foi o suficiente pra fazer nos sentirmos em uma nova gen (até pelo fato de essa incumbência já ter sido atingida pelo X360 e PS3).
Eu entendo é sussa, graficamente só veremos no meio do ano que vem com horizon e outros.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.264
Pontos
2.009
Se vc sai de um PS4 2013 para ps5 a DIFERENÇA e absurda
Pega lá dark Souls 3 PS4 vanilla 25 fps 1080p

E joga demons 60
Sim, absurda, mas no meu ver ainda não o suficiente pra fazer eu me sentir em uma nova gen.
Como eu disse, esse sentimento veio quando vi o photo mode, ali sim podemos ver de fato o salto gráfico de forma mais expressiva.

Eu entendo é sussa, graficamente só veremos no meio do ano que vem com horizon e outros.

This
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.622
Reações
38.924
Pontos
2.069
Se vc sai de um PS4 2013 para ps5 a DIFERENÇA e absurda
Pega lá dark Souls 3 PS4 vanilla 25 fps 1080p

E joga demons 60

Realmente. Os jogos de início de vida do PS5 estão MUITO melhores que o início de vida do PS4. Miles e Demon's, em 4K, estão incríveis. Até Astro's... Detalhes e nitidez de imagem, junto com fluidez, incríveis.

Enquanto em outras gerações demorei um pouco pra considerar realmente um salto, nessa eu já senti day-one. Nem no PS3, que saímos da resolução SD pra HD, senti tão rápido.
 

Galvanor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.323
Reações
1.820
Pontos
253
Começo de geração dificilmente é o momento onde saem os jogos que vão definir a geração e mostrar do que ela é capaz. Casos tipo o Switch onde o jogo mais impressionante é um crossgen com o WiiU, nem sei se vejo como algo positivo.

How low can you go.

Depois você trata o indivíduo mal e a moderação desse fórum vem te alertar por ofensa hahahahaha.

De verdade isso ai nem é só um motivo pra xingar o cara, é pra encher de porrada.

Sobre o tópico: tudo uma questão de expectativa. Eu não tinha expectativa nenhuma pra nextgen, pra mim a que menos me coçou o cu. Desde a 6ª gen, com o NDS, tenho todos os consoles em seus lançamentos. Nessa geração comecei com Wii U, tenho PS4, XONE, o Pro e OneX. Abri a 8ª gen com o Switch, mas não tive a menor vontade de pegar PS5 e XSX. O primeiro porque Demon's Souls não me agradou artisticamente, se tivesse provavelmente teria pego D1. O XSX falhou miseravelmente em vender a Next-gen, pra mim não tem jogo que justifique o gasto de 4K+.

A verdade é que só não entrei nessa gen porque não tinha nenhum jogo pra suprir minha necessidade de botar 5 conto na mesa. Você está esperando PES 2021, que pra um fórum hardcore é um desejo meio bizarro, mas cada um é cada um não é mesmo.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo