Vou citar alguns jogos que acredito não terem sido citados ainda:
SPEED RACER
Jogo baseado no filme de 2008. É uma daquelas adaptações que foram feitas com capricho.
O jogo tem belos gráficos, roda muito bem, e tem uma jogabilidade bem simples e interessante. Lembra F-Zero por causa da velocidade, pistas malucas e possibilidade de bater nos adversários, apesar de não ser tão bom quanto.
Ele é jogado exclusivamente pelo Wiimote, tendo que incliná-lo para fazer as curvas. Não curto muito não ter opção de controle tradicional, mas o controle responde bem e dá para acostumar.
Tem versão para PS2, mas esse é um dos casos em que a versão Wii é tecnicamente bem superior, tendo gráficos melhores, frame rate superior e mais carros na pista.
Como curiosidade, ele é todo localizado em português.
NEED FOR SPEED NITRO
O Need for Speed exclusivo para consoles Nintendo (tem versão DS também). Não me aprofundei muito, mas me pareceu um jogo de corrida arcade bem legal. Traz os elementos da franquia, mas numa pegada mais cartoon. Dá para jogar com o Wiimote ou Classic Controller, o que é sempre bom.
Belos gráficos, bem coloridos. A modelagem dos carros é muito boa.
O impressionante é que o jogo roda a 60 fps, diferentemente dos Need for Speed para os outros consoles daquela geração.
SEGOKU BASARA: SAMURAI HEROES
Jogo no estilo musou, com dezenas de inimigos na tela.
Não sou muito fã do gênero, mas esse me pareceu um jogo bem competente, principalmente na parte técnica.
Assim como Residente Evil: Darkside Chronicles, ele foi feito na engine MT Framework, que era a engine mais avançada da Capcom na época.
O jogo roda muito bem, com muitos inimigos e poderes na tela sem lentidão. Tem suporte ao Classic Controller.
Tem versão para PS3 também.
PRINCE OF PERSIA: THE FORGOTTEN SANDS
Versão exclusiva do Wii. O jogo é totalmente diferente dos outros lançados com o mesmo nome.
Achei a melhor versão, muito mais interessante que a de PC/PS3/360.
Ele é jogado apenas com Wiimote + Nunchuck, mas é justificável. Existem habilidades que exigem a precisão do pointer e não ficaria tão bom com o analógico.
O combate não é muito legal, mas não atrapalha. O forte do jogo é a parte de plataforma mesmo.
Graficamente, achei muito competente. Provavelmente ele usa a mesma engine da trilogia Sands of Time, mas roda a 60 fps na maior parte do tempo (o que também o difere da versão PS3/360, que usa a engine do Assassin's Creed e roda a 30 fps).