O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial OSSC - Open Source Scan Converter [Novo modelo em desenvolvimento! Infos Pg 3!]

jadersnes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.864
Reações
1.099
Pontos
609
Sempre tive a sensação que as scanlines de longe, definem e arredondam melhor o que se passa na tela...
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.481
Pontos
1.064
N64 é o pior console pra TV moderna, mesmo em RGB. Pra conseguir uma nitidez é uma luta, ainda bem que tem os patches do Everdrive pra remover o blur excessivo por conta do antialiasing padrão.

N64Deblur-small.jpg
 

NBT master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.195
Reações
1.394
Pontos
944
Fiz uma transmissão ao vivo com OSSC + SNES.
Scart Sync on Luma + Elgato HD60 S.

Não deixei as scanlines do jeito que gosto e nem salvei perfil ainda hueauheahuea

 

jadersnes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.864
Reações
1.099
Pontos
609
N64 é o pior console pra TV moderna, mesmo em RGB. Pra conseguir uma nitidez é uma luta, ainda bem que tem os patches do Everdrive pra remover o blur excessivo por conta do antialiasing padrão.

N64Deblur-small.jpg
Tenho o ed64plus, eu consigo aplicar esses patches?
 

RENANCPR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.255
Reações
607
Pontos
594
Eu cancelei a compra do Aliexpress e peguei um OSSC usado no ML e chegou hoje e to tentando deixar no jeito para o Mega Drive, mas infelizmente o SNES não da imagem na minha tv. Alguém sabe uma configuração para marinheiro de primeira viagem? E tem algum jeito de funcionar o Snes?
No Sonic2 no multiplayer a tela também fica preta.
 
Ultima Edição:


RENANCPR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.255
Reações
607
Pontos
594
Eu resetei o OSSC e agora aparece imagem do SNES na minha TV mas somente usando 5x, mas fica de tempo em tempo desligando e ligando a imagem rapido, o que pode ser??????
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.481
Pontos
1.064
Tem TVs que tem problemas de compatibilidade em alguns multiplicadores, já tentou deixar nos 4x?

Eu cancelei a compra do Aliexpress e peguei um OSSC usado no ML e chegou hoje e to tentando deixar no jeito para o Mega Drive, mas infelizmente o SNES não da imagem na minha tv. Alguém sabe uma configuração para marinheiro de primeira viagem? E tem algum jeito de funcionar o Snes?
No Sonic2 no multiplayer a tela também fica preta.

Isso porque esse modo é entrelaçado, ai tem que fazer um profile específico pra ele. A piscada na hora de entrar no multi é normal, pois tá mudando de 240p para 240i. Isso não acontece no xingling, já que ele por padrão é entrelaçado.
 
Ultima Edição:

RENANCPR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.255
Reações
607
Pontos
594
Tem TVs que tem problemas de compatibilidade em alguns multiplicadores, já tentou deixar nos 4x?



Isso porque esse modo é entrelaçado, ai tem que fazer um profile específico pra ele. A piscada na hora de entrar no multi é normal, pois tá mudando de 240p para 240i. Isso não acontece no xingling, já que ele por padrão é entrelaçado.

Então, eu resetei a configuração do OSSC e o Snes funcionou mas só em 5x mas acontece que de vez em qdo ele perde sinal e a tela fica preta e volta, sabe qual pode ser problema?
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.481
Pontos
1.064
Tava tentando deixar o PS2 com uma imagem agradável porque mexer com 480i é complicado demais, o melhor que deixei foi em 4x (bob) com scanline vertical em 12%, TVP HPLL2X em On e Upersample2x em On também. Scanline vertical achei que reduz os serrilhados toscos do modo entrelaçado.

3vnQ7Qs.jpg


WINE5Pt.jpg


a5hUXrp.jpg


TSrft2U.jpg


K4ldEyj.jpg
 

Kyo Olhos Demoniacos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.337
Reações
1.531
Pontos
899
Bem..... nada a reclamar do OSSC da AliExpress até o momento.

Comprei desse vendedor: https://www.aliexpress.com/item/32969633292.html?spm=a2g0o.store_home.productList_1001461793.pic_5

Por hora, tudo ok. Considerando que é um projeto opensource, se ele usar os mesmos componentes, a qualidade vai ser a mesma.

PS: Sei que o tópico é sobre o OSSC, mas ele tem um outro produto bem interessante: https://www.aliexpress.com/item/4000418515632.html?spm=a2g0o.store_home.productList_993128679.pic_1

Vídeo de um cliente testando:



Um brasileiro testando o mesmo aparelho com o N64:

 

EmuBoarding

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.255
Reações
1.962
Pontos
874
Bem..... nada a reclamar do OSSC da AliExpress até o momento.

Comprei desse vendedor: https://www.aliexpress.com/item/32969633292.html?spm=a2g0o.store_home.productList_1001461793.pic_5

Por hora, tudo ok. Considerando que é um projeto opensource, se ele usar os mesmos componentes, a qualidade vai ser a mesma.

PS: Sei que o tópico é sobre o OSSC, mas ele tem um outro produto bem interessante: https://www.aliexpress.com/item/4000418515632.html?spm=a2g0o.store_home.productList_993128679.pic_1

Vídeo de um cliente testando:



Um brasileiro testando o mesmo aparelho com o N64:


esse eu tenho... é até legal para consoles que usam componente... av não melhora tanto... fica muito parece com o filtro 2xsai dos emuladores...
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Tava tentando deixar o PS2 com uma imagem agradável porque mexer com 480i é complicado demais, o melhor que deixei foi em 4x (bob) com scanline vertical em 12%, TVP HPLL2X em On e Upersample2x em On também. Scanline vertical achei que reduz os serrilhados toscos do modo entrelaçado.

480i realmente é o ponto fraco do OSSC, só com o Pro que será possível ter bom desentrelaçamento. Foda que com a explosão do dólar graças a juros baixos e Coronga, vai ficar bem difícil comprar um. Meu conforto é que o aparelho só deve ficar pronto mesmo em 2021 pelo que acompanho no forum shmups.

Sobre scanlines, não gosto delas verticais, já me acostumei demais com elas horizontais.

Você não usa as configurações avançadas de scanlines? Eu consegui deixar as minhas bem parecidas com o que vemos em PVM´s de alta contagem de linhas. Mas dependendo do jogo às vezes eu deixo elas um pouco mais grossas e parecidas com os tubos das TV´s comerciais.

Eu estou refazendo os meus profiles pra atualizar pro firmware 0.86, se você tiver as manhas de importar profiles eu posso postar aqui o meu arquivo de configs pra você testar aí e ver se gosta. Mas não esqueça de fazer backup das suas configs, caso não gostar das minhas pode importar novamente as suas.

Bem..... nada a reclamar do OSSC da AliExpress até o momento.

Comprei desse vendedor: https://www.aliexpress.com/item/32969633292.html?spm=a2g0o.store_home.productList_1001461793.pic_5

Por hora, tudo ok. Considerando que é um projeto opensource, se ele usar os mesmos componentes, a qualidade vai ser a mesma.

PS: Sei que o tópico é sobre o OSSC, mas ele tem um outro produto bem interessante: https://www.aliexpress.com/item/4000418515632.html?spm=a2g0o.store_home.productList_993128679.pic_1

Bom saber que está funcionando bem, eu sei que tem casos de gente com problemas nos equipamentos via Aliexpress, mas parece estar dentro do normal para um equipamento eletrônico desse tipo.

Agora uma coisa é certa, é foda competir com os chinas, os caras já copiaram o RetroTink. Esse equipamento foi o mesmo pessoal que produziu em massa o OSSC e popularizou o aparelho. Ele é interessante pro pessoal que quer usar consoles 8-bits ou anteriores e consoles com saída S-Video, já que o OSSC não suporta essas conexões nativamente. Só que o multiplicador dele é apenas 2x, se não me engano.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.481
Pontos
1.064
Uso algumas configurações avançadas como subtração e outras duas opções que me esqueci o nome em ON. Confesso que scanlines no OSSC ainda não me agradaram, quanto mais aumenta, mais escurece. Se me passar uma configuração de um console pra eu testar aqui eu agradeço, pra ver se fica próximo à um PVM mesmo. E scanlines em TV moderna não gosto, gosto mais do pixel perfect quando se trata de consoles em 480p e 240p.

Não vou atualizar o meu não, só se caso aparecer uma firmware bombástica futuramente.
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Uso algumas configurações avançadas como subtração e outras duas opções que me esqueci o nome em ON. Confesso que scanlines no OSSC ainda não me agradaram, quanto mais aumenta, mais escurece. Se me passar uma configuração de um console pra eu testar aqui eu agradeço, pra ver se fica próximo à um PVM mesmo. E scanlines em TV moderna não gosto, gosto mais do pixel perfect quando se trata de consoles em 480p e 240p.

Não vou atualizar o meu não, só se caso aparecer uma firmware bombástica futuramente.

Eu também prefiro usar subtração, apesar de multiplicação ser supostamente melhor. Cores parecem mais vibrantes e não zoa tanto o contraste.

Quanto a escurecer com scanlines, de fato, ocorre se não utilizar o recurso de scanlines hibrídas. Por isso acho que foi uma das melhores atualizações.

Se prefere pixel perfect tem que usar o advanced timings, só que é mais complexo. Até configurei os meus profiles para os valores sugeridos por um usuário chamado FirebrandX, que já testou várias configurações e chegou num bom resultado. Mas costumo deixar na configuração padrão de timings pois não fica tão "pixel perfect" e remete mais ao CRT padrão que estava acostumado a usar.

Pois é, se não for atualizar os profiles que estou ajustando não vão funcionar. Vou fazer assim, mais tarde ou amanhã, quando eu conseguir terminar o ajuste, eu posto aqui o resumo de configs que fiz, aí você cola no site que permite editar profiles e monta o seu a partir da versão de firmware que está usando.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.481
Pontos
1.064
Fazendo alguns ajustes aqui com o PS1 no PS2 e achei muito bom, o corte acima deve ser algum bug do jogo com o PS2 porque fica oscilando muito

GsqUzWh.jpg


6Dxto0U.jpg


zorCUYH.jpg


BtZsoOT.jpg
 

lcjansen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.805
Reações
1.114
Pontos
1.159
Confrades, recomendam algum vendedor OSSC do AliExpress?
Uma variedade de preços...
Recomendam algum tipo de frete?
Dei um tempo pra ver se saía o Pro mas pela cotação do dólar, quando sair...



Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.481
Pontos
1.064
Dreamcast rodando aqui pelo OSSC em 2x na TV 4K, usando cabo VGA genérico:




Ao vivo é mais bonito ainda

Confrades, recomendam algum vendedor OSSC do AliExpress?
Uma variedade de preços...
Recomendam algum tipo de frete?
Dei um tempo pra ver se saía o Pro mas pela cotação do dólar, quando sair...



Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Rapaz, um que recomendo é o Bitfun, mas o preço de lá é um dos mais caros, porém o vendedor é super confiável. Pontos cruciais pra achar preço e vendedor bom no AliExpress são os comentários dos pedidos, reputação do vendedor e os tipos de fretes.
 

EmuBoarding

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.255
Reações
1.962
Pontos
874
Galera, vi em algum lugar que ele grava a configuração feita para cada console e que assim q vc liga esse console ele já seta essa configuração automaticamente sem precisar mudar no próprio ossc... Como eu faço isso? Tipo liguei o Mega a imagem ja aparecer com a opção certa para o mega. Ou toda vez q ligar o ossc tenho q setar a essa config especifica para o meguinha...

Peguei o ossc tem pouco tempo mas to achando muito punk de configurar... achei q era mais fácil.
Valeu.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
thumbnail-IMG-20201218-105630.jpg


Chegou aqui o OSSC, tive que comprar cabos Luma também.

Estou apanhando bem desse upscaller, mas já consegui melhorar bem a imagem:

thumbnail-IMG-20201229-135511.jpg



Tá assim 240p do SNES e 720p da TV.

Qual botão que dá X1... X2... X5 de resolução? Não achei aqui. Ou já está na melhor configuração assim? No momento não quero mexer com Scanlines acho que assim fica melhor.

Mas de qualquer forma já tá ótimo.
 
Ultima Edição:

jcsilva87

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
671
Reações
282
Pontos
544
Eu cancelei a compra do Aliexpress e peguei um OSSC usado no ML e chegou hoje e to tentando deixar no jeito para o Mega Drive, mas infelizmente o SNES não da imagem na minha tv. Alguém sabe uma configuração para marinheiro de primeira viagem? E tem algum jeito de funcionar o Snes?
No Sonic2 no multiplayer a tela também fica preta.
Qual a marca da sua TV?
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Upando mais algumas fotos da tela da TV e depois de trocentos mil ajustes.

Passei uns 2 dias fuçando direto, apanhei bastante as opções são pouco intuitivas, os comandos além de pouco intuitivos tem que olhar a opção procurando no Google e ler (em Inglês) pra quê exatamente cada uma serve. Depois disso ir testando, testando e testando até achar a configuração que melhor te agrada.

Uma dica: não percam seu tempo fazendo perguntas de "como faço isso" ou "como faço aquilo" O OSSC tem TANTA opção que o melhor a se fazer é tirar 2 dias apenas pra "apanhar" dele até pegar o jeito.

thumbnail-IMG-20201230-205720.jpg


thumbnail-IMG-20201230-204902.jpg


thumbnail-IMG-20201230-204811.jpg


A imagem em 720p na TV 4K está simplesmente LINDA! Está idêntico ao emulador e sinceramente eu não esperava essa perfeição toda. LAG Zero, não vi diferença alguma pra TV de tubo de 21' que tenho aqui.

Bem que o @ptsousa disse que era equiparável ao Framemeister ou melhor e eu concordo com ele.

Depois que aprende a mexer no OSSC te garanto você NÃO precisa de Framemeister a menos que seja pelo ego e por ajustes extras que eu acho que pelo preço nem compensa.
 
Ultima Edição:

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.144
Reações
172.582
Pontos
1.714
Upando mais algumas fotos da tela da TV e depois de trocentos mil ajustes.

Passei uns 2 dias fuçando direto, apanhei bastante as opções são pouco intuitivas, os comando além de pouco intuitivos tem que olhar a opção e ler (em Inglês) pra quê exatamente cada uma serve. Depois disso ir testando, testando e testando até achar a configuração que melhor te agrada.

Uma dica: não percam seu tempo fazendo perguntas de "como faço isso" ou "como faço aquilo" O OSSC tem TANTA opção que o melhor a se fazer é tirar 2 dias apenas pra "apanhar" dele até pegar o jeito.

thumbnail-IMG-20201230-205720.jpg


thumbnail-IMG-20201230-204902.jpg


thumbnail-IMG-20201230-204811.jpg


A imagem em 720p na TV 4K está simplesmente LINDA! Está idêntico ao emulador e sinceramente eu não esperava essa perfeição toda. LAG Zero, não vi diferença alguma pra TV de tubo de 21' que tenho aqui.

Bem que o @ptsousa disse que era equiparável ao Framemeister ou melhor e eu concordo com ele.

Depois que aprende a mexer no OSSC te garanto você NÃO precisa de Framemeister a menos que seja pelo ego e por ajustes extras que eu acho que pelo preço nem compensa.

O único ponto que eu acho o Framemeister nitidamente superior é para converter 480i em 480p. O Bob deinterlacer do OSSC e do Retrotink é perceptivelmente inferior (porque não tem framebuffer, então é normal isso).

Porém, o lag adicionado no Framemeister é um fator. Framebuffer é uma faca de dois gumes nesse sentido. Sem contar a diferença absurda de preço, como citou.

De resto, com o OSSC tu tem a melhor solução para retroconsoles e o OSSC Pro (que vem em 2021) só vai expandir as possibilidades.

P.S.: Depois tu brinca um pouco com o gerador de scanlines do OSSC
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
O único ponto que eu acho o Framemeister nitidamente superior é para converter 480i em 480p. O Bob deinterlacer do OSSC e do Retrotink é perceptivelmente inferior (porque não tem framebuffer, então é normal isso).

Porém, o lag adicionado no Framemeister é um fator. Framebuffer é uma faca de dois gumes nesse sentido. Sem contar a diferença absurda de preço, como citou.

De resto, com o OSSC tu tem a melhor solução para retroconsoles e o OSSC Pro (que vem em 2021) só vai expandir as possibilidades.

P.S.: Depois tu brinca um pouco com o gerador de scanlines do OSSC

Meu cunhado veio aqui hoje passar o Reveillon, jogamos SNES umas 6h seguidas jogos coop como Final Fight, Mario Kart, Tartarugas Ninja e Bomberman.

Ele ficou simplesmente boqueaberto com tamanha qualidade, ele me disse que achava que seria de uma qualidade boa mas não tão perfeito assim igual o Framemeister. Disse que iria juntar uma grana desde o 1º dia de ano novo.

Ele é das antigas também e cresceu jogando Super Nintendo.

Sobre a Scanlines pelo que sei elas "escondem" ainda mais os defeitos da imagem pixelada e quadriculada. O certo seria eu meter Scanlines já que o cabo Sync-On-Luma a imagem fica clara e por ter a luminância forte, quando mete uma Scanlines a tela não fica escura. Acredito que esse cabo é pérfeito pra se mexer com Scanlines, mas sei lá me parece que ao mesmo tempo "embaça" todo o potencial da tela de monitor em que a imagem está inserida.

Eu gosto da imagem pixelada pura.

Talvez seja questão de costume apenas.

Sempre tive a sensação que as scanlines de longe, definem e arredondam melhor o que se passa na tela...

É exatamente isso.

As linhas "mascaram" os defeitos causados pelos pixels.
 

FireMax

Bam-bam-bam
Mensagens
751
Reações
1.074
Pontos
333
Upando mais algumas fotos da tela da TV e depois de trocentos mil ajustes.

Passei uns 2 dias fuçando direto, apanhei bastante as opções são pouco intuitivas, os comandos além de pouco intuitivos tem que olhar a opção procurando no Google e ler (em Inglês) pra quê exatamente cada uma serve. Depois disso ir testando, testando e testando até achar a configuração que melhor te agrada.

Uma dica: não percam seu tempo fazendo perguntas de "como faço isso" ou "como faço aquilo" O OSSC tem TANTA opção que o melhor a se fazer é tirar 2 dias apenas pra "apanhar" dele até pegar o jeito.

thumbnail-IMG-20201230-205720.jpg


thumbnail-IMG-20201230-204902.jpg


thumbnail-IMG-20201230-204811.jpg


A imagem em 720p na TV 4K está simplesmente LINDA! Está idêntico ao emulador e sinceramente eu não esperava essa perfeição toda. LAG Zero, não vi diferença alguma pra TV de tubo de 21' que tenho aqui.

Bem que o @ptsousa disse que era equiparável ao Framemeister ou melhor e eu concordo com ele.

Depois que aprende a mexer no OSSC te garanto você NÃO precisa de Framemeister a menos que seja pelo ego e por ajustes extras que eu acho que pelo preço nem compensa.
Qual o modelo do SNES?

Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk
 

EmuBoarding

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.255
Reações
1.962
Pontos
874
O FAT comum.

Agora os chips internos eu não me lembro.
Fala irmão blz? Vc ta usando o OSSC só no snes ou em outros consoles. Peguei um aqui e pra usar em vários consoles é simplesmente sofrível... Já perguntei aqui uma vez mas ninguém me responde. Ele tem alguma opção q identifique a resolução e aplique a configuração certa pra ela automaticamente? Valeu.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Fala irmão blz? Vc ta usando o OSSC só no snes ou em outros consoles. Peguei um aqui e pra usar em vários consoles é simplesmente sofrível... Já perguntei aqui uma vez mas ninguém me responde. Ele tem alguma opção q identifique a resolução e aplique a configuração certa pra ela automaticamente? Valeu.

Não sei dizer cara, por enquanto só fico no SNES mesmo.

Mas em se tratando de OSSC? Acho que tudo é manual.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
ossc-16-tease.jpg



Alguém saberia me dizer se existe uma case pro OSSC?

Ele é todo vazado dos lados isso é um prato cheio pra entrar poeira e danificar o produto :kzangado
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.372
Pontos
1.409
Fala irmão blz? Vc ta usando o OSSC só no snes ou em outros consoles. Peguei um aqui e pra usar em vários consoles é simplesmente sofrível... Já perguntei aqui uma vez mas ninguém me responde. Ele tem alguma opção q identifique a resolução e aplique a configuração certa pra ela automaticamente? Valeu.

aqui eu não mexi em nada e ficou bem ok pra snes, md, ps2, wii e saturn. aliás, saturn pra 3d ficou bem cagado, pra 2d tá lindo.
não sei se tem a ver com minha tv ser de plasma ou se são meus olhos.

mas, ó, tem uns perfis já configurados na internet pra baixar. dá um trabalho pra copiar pro ossc, mas se tiver saco rola, sim. dá uma pesquisada.
só não te passo porque vi por cima e ainda não fiz isso, mas se fizer eu te aviso aqui.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.348
Reações
13.682
Pontos
1.604
Agora uma coisa é certa, é foda competir com os chinas, os caras já copiaram o RetroTink. Esse equipamento foi o mesmo pessoal que produziu em massa o OSSC e popularizou o aparelho. Ele é interessante pro pessoal que quer usar consoles 8-bits ou anteriores e consoles com saída S-Video, já que o OSSC não suporta essas conexões nativamente. Só que o multiplicador dele é apenas 2x, se não me engano.

Pode me explicar essa parada de "multiplicador" ??
 
Topo Fundo