O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial OSSC - Open Source Scan Converter [Novo modelo em desenvolvimento! Infos Pg 3!]

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Fala irmão blz? Vc ta usando o OSSC só no snes ou em outros consoles. Peguei um aqui e pra usar em vários consoles é simplesmente sofrível... Já perguntei aqui uma vez mas ninguém me responde. Ele tem alguma opção q identifique a resolução e aplique a configuração certa pra ela automaticamente? Valeu.

Não há um ajuste automático de fábrica, mas você pode configurar perfis para cada resolução e trocar a medida que for usar outro console. Acho que quando fiz o tópico inicial não tinha muita coisa de perfil pois foi adicionado via firmware update depois.

De toda forma, recomendo ler o wiki ou o tópico inicial para entender melhor o que cada função faz e assim poder configurar ao seu gosto. Eu pessoalmente curto scanlines, todos os meus perfis já tem a customização correta, então não preciso ficar ajustando toda vez que troco de console.

Pode me explicar essa parada de "multiplicador" ??

Acho que eu coloquei isso na primeira página, mas enfim, basicamente multiplicador que comentei remete a quantidade de vezes que cada linha de resolução é multiplicada. Se você tem uma resolução de 240 linhas progressiva, que é o mais comum nos consoles 16 e 32bits, ao usar o multiplicador x2 você tem uma resolução de saída de 480 linhas progressiva. Multiplicando por 4, seriam 960 linhas, o que seria bem próximo de 1080 linhas progressivas que são o padrão em monitores e TV´s FullHD.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.348
Reações
13.682
Pontos
1.604
Acho que eu coloquei isso na primeira página, mas enfim, basicamente multiplicador que comentei remete a quantidade de vezes que cada linha de resolução é multiplicada. Se você tem uma resolução de 240 linhas progressiva, que é o mais comum nos consoles 16 e 32bits, ao usar o multiplicador x2 você tem uma resolução de saída de 480 linhas progressiva. Multiplicando por 4, seriam 960 linhas, o que seria bem próximo de 1080 linhas progressivas que são o padrão em monitores e TV´s FullHD.

Agora entendi perfeitamente!!!
Então, me diz uma coisa... pq em alguns posts que vi, tem uns que não conseguem jogar um console com o mesmo multiplicador que o outro console, ambos eram da mesma geração, tipo o SNES e Mega Drive?? Será que tem a ver com algum conflito de exibição de linhas entre a TV e o OSSC?? Ou o quê?

E por falar de scanlines, eu jogo no NSO (que contém jogos de NES e SNES), nele tem a opção de ativar ou não o scanlines... então, sem scanlines, o jogo fica muito esquisito, daí ativo e senti melhor... será que é muito costume de quando eu jogava na minha infância??? KKKKK... tem gente que prefere sem.
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Agora entendi perfeitamente!!!
Então, me diz uma coisa... pq em alguns posts que vi, tem uns que não conseguem jogar um console com o mesmo multiplicador que o outro console, ambos eram da mesma geração, tipo o SNES e Mega Drive?? Será que tem a ver com algum conflito de exibição de linhas entre a TV e o OSSC?? Ou o quê?

E por falar de scanlines, eu jogo no NSO (que contém jogos de NES e SNES), nele tem a opção de ativar ou não o scanlines... então, sem scanlines, o jogo fica muito esquisito, daí ativo e senti melhor... será que é muito costume de quando eu jogava na minha infância??? KKKKK... tem gente que prefere sem.

Diferença entre consoles não vi, apenas entre TV´s, ou seja, certas TV´s não suportam alguns modos de resolução, portanto estão limitadas a multiplicação x2 ou x4. Alguns jogos podem ter resoluções um pouco fora do padrão (se não me engano no Mega e Saturn há alguns exemplos), e isso pode refletir no sinal que é entregue para a TV.

Sim, scanlines contribuem para deixar a imagem o mais próximo possível do que vemos nas TV´s de tubo, aí ajustando a espessura você consegue deixar mais próximo de uma TV comum ou monitores profissionais como o Sony PVM. Inclusive o OSSC conta o gerador de scanlines mais completo em qualquer scaler, é possível utilizar scanlines híbridas, customizar o tipo, e inclusive é possível customizar a intensidade por cada "pedaço" (coluna ou linha) de uma scanline.
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.372
Pontos
1.409
Tecnicamente a Plasma é ainda melhor, se ficou cagado na sua Plasma na minha 4K ficaria intragável.

480p fica lindo nela. o dream eu uso sem upscaler, só com vga box, e fica perfeito.
tenho medo de quando eu tiver que migrar pro mundo 4k, que que será de meus retrôs.

os 3d do saturn ficam cagados acho que porque na real a a maior definição mostra os defeitos (que eram escondidos pelo composto) e porque eles mudam de resolução em vários momentos. mas ainda vou em algum momento pesquisar uma configuração pra otimizar o ossc em relação a eles.
 

Follow

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
30.260
Pontos
1.129
duvida como vocês estão ligando os cabos compostos, direto no plug verde ou tem que usar algum outro conversor?
 


Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.031
Reações
5.647
Pontos
1.164
Scart RGB > Componente, não seria essa a melhor forma atualmente? Obviamente numa TV de tubo, se for LCD dai é melhor emular mesmo.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.481
Pontos
1.064
E no Nintendo 64 como fica esse aparelho? Melhora?

Enviado de meu moto g(6) plus usando o Tapatalk

É o único console que só presta em CRT. No OSSC por mais ajustes que façam fica pior que PS1.

duvida como vocês estão ligando os cabos compostos, direto no plug verde ou tem que usar algum outro conversor?

Que eu saiba o OSSC não aceita sinal de composto. Nem aquele conversor lá de composto pra SCART funcionou (e nem recomendo testar porque dizem que estraga o OSSC).
 

Rodders

Supra-sumo
Mensagens
538
Reações
1.855
Pontos
183
É o único console que só presta em CRT. No OSSC por mais ajustes que façam fica pior que PS1.



Que eu saiba o OSSC não aceita sinal de composto. Nem aquele conversor lá de composto pra SCART funcionou (e nem recomendo testar porque dizem que estraga o OSSC).

@Megalith, o OSSC Pro vai ter um módulo pra aceitar composto... pela experiência de uso que vc já tem, acha que vai dar um up bom nos consoles de 8 bits?
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
@Megalith, o OSSC Pro vai ter um módulo pra aceitar composto... pela experiência de uso que vc já tem, acha que vai dar um up bom nos consoles de 8 bits?

Talvez no lançamento não tenha, mas nada impede que outras pessoas façam um módulo desse tipo, já que o projeto é open-source e o sistema de módulos torna o projeto expansível.
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
Eu pesquisei o OSSC exaustivamente à um bom tempo...

Mas acho que no final das contas eu me contento com o Retrotink 2X mesmo, capaz que compre até o MINI e não a versão PRO...


Atualmente tenho uma plasma 42´ e ela me satisfaz, jogo SNES e PSone via AV, SATURN no S-VIDEO e PS2 e Wii no Video componente e estou plenamente satisfeito.

Mas a TV já tem 9 anos e nitidamente ela ta perdendo brilho, como a LG vai lançar OLED de 48´ esse ano, já to pensando na possibilidade de investimentos pra continuar jogando meus retroconsoles numa boa tv...

Será necessário pq as tv´s atuais não vem mais com conexões analógicas.
 

crabbattle

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.147
Reações
2.096
Pontos
724
Tem algum problema atualizar o firmware do ossc da bitfunx? O meu é o 0.85
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.481
Pontos
1.064
O meu nem atualizei e nem vou, se atualizar perde todos os timings salvos, vai ter que fazer tudo de novo ou importar um pacote já pronto
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Tem algum problema atualizar o firmware do ossc da bitfunx? O meu é o 0.85

Pelo que vi o OSSC é padrão, único firmware oficial é o feito pelo Marqs, distribuido pela Wiki (link na primeira página)


Então é recurso novo. Até o firmware que peguei, precisava. Até li sobre. Mas não estou com o mais atual. Nem o anterior. hehehe

Tenho o OSSC v.1.5 e se não me engano comecei na versão 0.76, nunca tive esse problema ao atualizar o firmware, o que já aconteceu comigo é apertar um botão por engano, um que é usado pra codificar o controle, por isso não funcionava, tive que refazer a codificação.
 

NBT master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.195
Reações
1.394
Pontos
944
Pelo que vi o OSSC é padrão, único firmware oficial é o feito pelo Marqs, distribuido pela Wiki (link na primeira página)




Tenho o OSSC v.1.5 e se não me engano comecei na versão 0.76, nunca tive esse problema ao atualizar o firmware, o que já aconteceu comigo é apertar um botão por engano, um que é usado pra codificar o controle, por isso não funcionava, tive que refazer a codificação.
Eita! Lembra qual era o botão? Pode ter sido isso então.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.481
Pontos
1.064
Os China já lançaram uma "Racing Edition" :kkk:

D_NQ_NP_889889-MLB44065940530_112020-O.jpg



Estão rotulando de Pro, que na verdade é a versão atual.

:klolwtf

O meu está parado, por conta de ter pego uma Triniton, mas tá de prontidão caso a CRT pife.

Eu peguei um switch SCART por um preço bem banaca:


É o mesmo que é vendido na loja Otaku Games, chegando eu posto umas impressões no tópico do SCART
 
Ultima Edição:

okhulto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.364
Reações
771
Pontos
584
Os China já lançaram uma "Racing Edition" :kkk:

D_NQ_NP_889889-MLB44065940530_112020-O.jpg



Estão rotulando de Pro, que na verdade é a versão atual.

:klolwtf

O meu está parado, por conta de ter pego uma Triniton, mas tá de prontidão caso a CRT pife.

Eu peguei um switch SCART por um preço bem banaca:


É o mesmo que é vendido na loja Otaku Games, chegando eu posto umas impressões no tópico do SCART
Sim unica coisa é que adicionaram dissipadores nele.
 

jadersnes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.864
Reações
1.099
Pontos
609
Os China já lançaram uma "Racing Edition" :kkk:

D_NQ_NP_889889-MLB44065940530_112020-O.jpg



Estão rotulando de Pro, que na verdade é a versão atual.

:klolwtf

O meu está parado, por conta de ter pego uma Triniton, mas tá de prontidão caso a CRT pife.

Eu peguei um switch SCART por um preço bem banaca:


É o mesmo que é vendido na loja Otaku Games, chegando eu posto umas impressões no tópico do SCART
A questão é: o OSSC entrega um resultado melhor/mais bonito que uma wega plugada em vídeo componente?
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.481
Pontos
1.064
Não, CRT de ponta (ou PVM) supera o OSSC em 240p e 480i. Os scanlines são bem definidos e muito acima do que tem no OSSC.

thumbnail-IMG-20201218-105630.jpg


Chegou aqui o OSSC, tive que comprar cabos Luma também.

Estou apanhando bem desse upscaller, mas já consegui melhorar bem a imagem:

thumbnail-IMG-20201229-135511.jpg



Tá assim 240p do SNES e 720p da TV.

Qual botão que dá X1... X2... X5 de resolução? Não achei aqui. Ou já está na melhor configuração assim? No momento não quero mexer com Scanlines acho que assim fica melhor.

Mas de qualquer forma já tá ótimo.

Idêntico do meu, até a embalagem. É da Bitfun?

ossc-16-tease.jpg



Alguém saberia me dizer se existe uma case pro OSSC?

Ele é todo vazado dos lados isso é um prato cheio pra entrar poeira e danificar o produto :kzangado

Infelizmente não conheço, aqui é região litorânea e me dá maior medo. Eu fiz uma case de papelão pra tampar ele quando eu não fosse usar, diminui mas mesmo assim entra poeira, mas bem menos.
 
Ultima Edição:

Follow

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
30.260
Pontos
1.129
peguei esse com dissipador e to achando que vo ser ingolizado 6 dias ja e nada do envio :ktriste2
 

jadersnes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.864
Reações
1.099
Pontos
609
Não, CRT de ponta (ou PVM) supera o OSSC em 240p e 480i. Os scanlines são bem definidos e muito acima do que tem no OSSC.



Idêntico do meu, até a embalagem. É da Bitfun?



Infelizmente não conheço, aqui é região litorânea e me dá maior medo. Eu fiz uma case de papelão pra tampar ele quando eu não fosse usar, diminui mas mesmo assim entra poeira, mas bem menos.
Mas e em 4x, 5x e com boa configuração? Não supera?
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.481
Pontos
1.064
CRT é o topo cara, não tem como comparar.

peguei esse com dissipador e to achando que vo ser ingolizado 6 dias ja e nada do envio :ktriste2

Se for no Ali e estiver faltando 2 dias pra encerrar o tempo de envio, pressione o vendedor pra enviar, já tive 2 encomendas que só enviou depois de eu pressionar. Tem china que parece BR mesmo.
 
Ultima Edição:

Follow

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
30.260
Pontos
1.129
CRT é o topo cara, não tem como comparar.



Se for no Ali e estiver faltando 2 dias pra encerrar o tempo de envio, pressione o vendedor pra enviar, já tive 2 encomendas que só enviou depois de eu pressionar. Tem china que parece BR mesmo.
acabou de enviar, agora é ficar nas espectativa da facada dupla
 
Topo Fundo