O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I


  • Total voters
    418

OMFGHelp

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.901
Reações
360
Pontos
874
Uai, eu descrevi como estava na época em que comecei... hj em relação aquela época não está mais fácil?

Não estou desmerecendo ninguém por conta disso... faltou interpretação de texto aí...

Eu preferiria mil vezes este cenário que apontaram como o atual do que o que estava na época...

Apenas leia o meu depoimento pra saber como era... se não achar que está mais fácil hj que um jr consegue ganhar 4,5k e tem muitas vagas, aí vc é quem não está conseguindo raciocinar direito...
Só acho que sempre foi uma questão de qualificação ;)
 

João Hortifruti

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.033
Reações
14.141
Pontos
1.389
Só acho que sempre foi uma questão de qualificação ;)

não foi... era uma época diferente... sempre fui bem qualificado..

mas vi que vc está nesse ramo a 2 anos (desculpe se estiver entendido errado), não iria entender mesmo como era na época...
 

Decepticon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
354
Reações
1.062
Pontos
568
A área de TI caiu demais nos últimos anos.
Comecei a trabalhar com TI em 1994 e o mercado retraiu muito.

Falta um conselho para nossa classe que restrinja muito coisa e dê mais liberdade ao verdadeiro profissional.

Fui demitido em 2016, fiquei 25 dias desempregado (escolhendo a melhor vaga focando apenas o salário); e consegui um vaga R$ 3.700,00 a MENOS do que a anterior. Retrocedi 2 anos em minha vida financeira.
 

goemon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.927
Reações
342
Pontos
1.069
Quais as plataformas que vocês recomendam para buscar vagas em TI? Principalmente desenvolvimento.
Obrigado
 

OMFGHelp

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.901
Reações
360
Pontos
874
Quais as plataformas que vocês recomendam para buscar vagas em TI? Principalmente desenvolvimento.
Obrigado
Depende muito cara, se for back-end não vejo uma solução mais robusta que o velho e bom Javinha. Talvez um .net =)
 


Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Depende muito cara, se for back-end não vejo uma solução mais robusta que o velho e bom Javinha. Talvez um .net =)
Back end C# é mais valorizado. Principalmente no exterior.
Não recomendo ir pro java...

Ainda mais com o .NET Core agora.
 

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
Back end C# é mais valorizado. Principalmente no exterior.
Não recomendo ir pro java...

Ainda mais com o .NET Core agora.

Acho que desde que eu tava na faculdade todo mundo falava pra não seguir carreira em Java, porque ela morreria e coisa e tal, já se vai uns 8 ou 10 anos já disso, e ela continua aí. Ela não vai morrer ou parar de ser utilizada tão cedo, aqui ou no exterior, mesmo as pessoas não gostando (apesar de trabalhar com ela, não gosto) dela, eu ainda recomendo Java, mas também indicaria o .NET, acho a curva de aprendizado mais tranquila.
 

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
Eu que sou Leigo no assunto, você recomenda essas? Tipo, um desenvolvedor java por exemplo, trabalha somente com Java ou tem que saber mais coisas?

Se você resolver ficar só no back-end, dá pra ficar apenas no Java, já que tem bastante coisa pra aprender, mas se for pra ser full stack, aí já acho legal estudar outras coisas de front, porque JSF :knojo
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.909
Reações
95.110
Pontos
2.179
Jovens, a melhor tecnologia para se estudar é a que tem emprego na região que vocês moram/pretendem morar. Não ainda perguntar num fórum onde cada um mora e viveu experiências diferentes. E nenhuma dessas tecnologias clássicas vão morrer tão cedo. Não escolham pensando neste critério.
 

goemon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.927
Reações
342
Pontos
1.069
Depende muito cara, se for back-end não vejo uma solução mais robusta que o velho e bom Javinha. Talvez um .net =)
Entendi. Mas eu quis dizer qual a melhor forma de buscar oportunidades de trampo. Tipo participar de listas de discussão e coisas assim?
 

zanchin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.254
Reações
4.726
Pontos
703
Trabalho na área a quase 20 anos, mas não sou programador. Comecei programando, depois passei para a área de qualidade, hoje em dia sou Scrum Master.
Sou de Porto Alegre, e falando por experiência própria, o mercado na área de TI está aquecido (o que não necessariamente reflete em bons salários). Recentemente tive propostas para ir para SP ou MG, mas optei por ficar aqui. Ah, vale ressaltar que eu já tive oportunidades de ir tanto para Polônia (que com certa frequência recebo propostas, Holanda (essa também, não fui por muito pouco, mas eles me procuraram, e não o contrário) e Austrália, sendo que pelo meu projeto eu já fui 2 vezes a Sydney (na primeira fiquei 3 meses, na segunda, fiquei 1 mês). Estou pavimentando meu caminho para ir para lá em definitivo. Existem também muitas oportunidades de trabalho em Portugal, Irlanda, Canadá, etc, mas daí não sei direito como funcionam as questões de patrocínio (sponsorship).
Sendo assim, posso dizer que também tenho visibilidade do mercado de TI Australiano. Javascript é a linguagem com maior procura. Angular/Node/React estão em alta (ou já estavam e permanecem).

A empresa em que trabalho aqui em Porto Alegre está contratando, então, caso alguém tenha interesse e esteja buscando uma oportunidade, podem me mandar MP. Tem uma coleção de pessoas que vieram pra cá de outros estados (SP, Bahia, SC, Paraná, etc).
 
Ultima Edição:

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
Trabalho na área a quase 20 anos, mas não sou programador. Comecei programando, depois passei para a área de qualidade, hoje em dia sou Scrum Master.
Sou de Porto Alegre, e falando por experiência própria, o mercado na área de TI está aquecido (o que não necessariamente reflete em bons salários). Recentemente tive propostas para ir para SP ou MG, mas optei por ficar aqui. Ah, vale ressaltar que eu já tive oportunidades de ir tanto para Polônia (que com certa frequência recebo propostas, Holanda (essa também, não fui por muito pouco, mas eles me procuraram, e não o contrário) e Austrália, sendo que pelo meu projeto eu já fui 2 vezes a Sydney (na primeira fiquei 3 meses, na segunda, fiquei 1 mês). Estou pavimentando meu caminho para ir para lá em definitivo. Existem também muitas oportunidades de trabalho em Portugal, Irlanda, Canadá, etc, mas daí não sei direito como funcionam as questões de patrocínio (sponsorship).
Sendo assim, posso dizer que também tenho visibilidade do mercado de TI Australiano. Javascript é a linguagem com maior procura. Angular/Node/React estão em alta (ou já estavam e permanecem).

A empresa em que trabalho aqui em Porto Alegre está contratando, então, caso alguém tenha interesse e esteja buscando uma oportunidade, podem me mandar MP. Tem uma coleção de pessoas que vieram pra cá de outros estados (SP, Bahia, SC, Paraná, etc).

Mas tu iria pra ser Scrum Master lá na Holanda ou Polônia?

Um amigo meu foi lá pra Irlanda como programador Java e acabou virando Scrum Master.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.785
Reações
14.091
Pontos
703
Eu que sou Leigo no assunto, você recomenda essas? Tipo, um desenvolvedor java por exemplo, trabalha somente com Java ou tem que saber mais coisas?

Normalmente tem que saber muito mais coisas. Mas muito mais mesmo.

Recomendaria aprender o básico, ver o que tem de demanda na sua área, aprender um pouco sobre os temas e tentar um estágio. Ai lá você provavelmente irá aprender muito mais.
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.255
Reações
12.144
Pontos
1.119
Normalmente tem que saber muito mais coisas. Mas muito mais mesmo.

Recomendaria aprender o básico, ver o que tem de demanda na sua área, aprender um pouco sobre os temas e tentar um estágio. Ai lá você provavelmente irá aprender muito mais.
Eu fiz 2 períodos de CC e nesse tempo aprendi Lógica de Programação e um pouco de C e C#.
Aqui tem uma empresa que trabalha com Ruby on Rails. Vou tentar pesquisar pra ver mais o que pedem nas outras empresas.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.558
Reações
91.768
Pontos
1.254
Feliz dia do estagiário

Suporte_2080.jpg
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.909
Reações
95.110
Pontos
2.179
Eu que sou Leigo no assunto, você recomenda essas? Tipo, um desenvolvedor java por exemplo, trabalha somente com Java ou tem que saber mais coisas?

Ai que entra a diferença de um desenvolvedor experiente e um programador linguagem X. Um desenvolvedor experiente tem todo um conjunto de conhecimentos, tais como, logica de de programação, orientação a objetos, testes, banco de dados, analise, e diria até politicagem, pois trabalhar em projetos de software tem mais politicagem que as pessoas imaginam. Sabendo isso, Java é só a ferramenta. Mas alguem com esses conhecimentos, pula de uma linguagem para outra com um sábado de estudo.
Claro a pessoa pode só saber uma linguagem e lhe servir. Tipo, o cara pode ser um engenheiro, aprender um Python basico, fazer os scripts dele, e nunca saber nada do que postei acima. Agora para ser um desenvolvedor de carreira o caminho é longo. Por isso, iniciantes nem deve se preocupar tanto com a primeira linguagem a aprender. A verdade é que essa primeira linguagem pouco importa. Eu mesmo já estudei centenas de horas Java, e nunca ganhei 1 real com Java.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Acho que vivo em outro mundo. Alguém mais aqui faz computação de alto desempenho com C, C++ e Fortran?
 

madnando

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
503
Reações
989
Pontos
543
Voces acham que não oferecem R$ 3500 pra Senior? Eu como Administrador de Sistemas Microsoft Senior depois que sai do meu ultimo emprego ganhando 7k, recebi propostas absurdas de 1800/2200...
É uma isca, se colar colou, e com o desespero de muitos pais de familia, muita gente aceita isso. Minha esposa tomou um revés também, como agente de viagens pela LATAM, demitiram uma equipe de 250 pessoas e o salário de 3,5K e oito anos de empresa, foi reduzido a R$ 2062.67 (até o centavos, revoltante).
Virei taxista pois além de ter já um alvará e nunca ter trabalhado, um serviçal como eu ganha mais que isso, e tenho apto, condominio e um monte de letrinhas pra pagar, e no taxi eu consigo.

O choro não é gratuito, e assim como tem DEV ganhando super bem, tem vagas com salários ridiculos com especializações absurdas no APINFO tantos outros sites por ai.
No fim, acabei ficando como taxista, pois a renda x stress é muito favorável pro taxi.
E muita gente está tentando coisas novas, e desistindo de ficar no ramo, e não só o nosso de TI, mas de vários ramos diferentes. É a precarização do trabalho, em todos os níveis.
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.112
Pontos
1.004
"mercado de ti está morto"

https://github.com/backend-br/vagas/issues
https://github.com/frontendbr/vagas/issues
http://www.apinfo.com/apinfo/inc/list4.cfm

Fora os milhares de grupos específicos de slack onde a galera posta vagas. Trabalha com Node? Procure os grupos de nodebr no slack. Trabalha com Laravel? Idem. Trabalha com react/angular/vue? Mesma coisa. E assim por diante.

Fora o mercado corporativo java/sap/cobol, que tem muita vaga EXTREMAMENTE bem remunerada.

É só correr atrás, estudar (mas estudar MUITO, não é aprender o basiquinho e achar que merece alguma coisa) que as coisas acontecem. Certificação ajuda, mas não é tudo - experiência e boas referências podem contar até mais do que uma certificação dependendo da área.

Ler a literatura clássica também é super importante. recomendaria a leitura pelo menos das seguintes referências:

Clean Code: A Handbook of Agile Software Craftsmanship
Patterns of Enterprise Application Architecture
Refactoring: Improving the Design of Existing Code
Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software
Domain-Driven Design: Tackling Complexity in the Heart of Software
Growing Object-Oriented Software, Guided by Tests
Test Driven Development: By Example

Alguns estão em português. Sei de excelentes empresas que demandam esse tipo de conhecimento. Aprender BEM patterns/refatoração/desenvolvimento dirigido a testes/boas práticas é importante para estar à frente da concorrência e se valorizar como profissional.

Claro, isso para Dev. Existem N outras áreas, como data science, métricas e consultoria em engenharia de software - que se bobear pagam até melhor, mas demandam experiência e conhecimento específico - além de ser um mercado um pouco mais restrito, claro.

E se você fizer isso e não arrumar emprego bom, meu amigo, você tem muito azar - porque tem muito cara bom que conheço nessa área que tá se dando muito bem. Tem amigo meu que quitou um bom apartamento, carro e casamento em pouco menos de 10 anos de dev. Não tem como dizer que é uma área mal remunerada, né

agora, se você não gosta MESMO da parada e não é muito de estudar, esquece e parte pra outra que vai ser melhor pra você


Até favoritei esse caminho das pedras, agradeço mesmo pelo post. Só queria saber como funciona o Slack, esses tais "grupos" são tipo clubinhos secretos, não? Porque na página inicial do Slack ele pede pra criar uma equipe ou inserir o email para receber os grupos aos quais se tem permissão. Tem que ser convidado por alguém pra achar os tais canais?
 

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.259
Reações
22.586
Pontos
1.324
Voces acham que não oferecem R$ 3500 pra Senior? Eu como Administrador de Sistemas Microsoft Senior depois que sai do meu ultimo emprego ganhando 7k, recebi propostas absurdas de 1800/2200...
É uma isca, se colar colou, e com o desespero de muitos pais de familia, muita gente aceita isso. Minha esposa tomou um revés também, como agente de viagens pela LATAM, demitiram uma equipe de 250 pessoas e o salário de 3,5K e oito anos de empresa, foi reduzido a R$ 2062.67 (até o centavos, revoltante).
Virei taxista pois além de ter já um alvará e nunca ter trabalhado, um serviçal como eu ganha mais que isso, e tenho apto, condominio e um monte de letrinhas pra pagar, e no taxi eu consigo.

O choro não é gratuito, e assim como tem DEV ganhando super bem, tem vagas com salários ridiculos com especializações absurdas no APINFO tantos outros sites por ai.
No fim, acabei ficando como taxista, pois a renda x stress é muito favorável pro taxi.
E muita gente está tentando coisas novas, e desistindo de ficar no ramo, e não só o nosso de TI, mas de vários ramos diferentes. É a precarização do trabalho, em todos os níveis.
Área de Infra está assim mesmo. No momento Salários acima de 2000 só com indicação.

Através de sites de vagas só aparece emprego na faixa de 1500/2000

Enviado de meu ONEPLUS 5T usando Tapatalk
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.909
Reações
95.110
Pontos
2.179
Voces acham que não oferecem R$ 3500 pra Senior? Eu como Administrador de Sistemas Microsoft Senior depois que sai do meu ultimo emprego ganhando 7k, recebi propostas absurdas de 1800/2200...
É uma isca, se colar colou, e com o desespero de muitos pais de familia, muita gente aceita isso. Minha esposa tomou um revés também, como agente de viagens pela LATAM, demitiram uma equipe de 250 pessoas e o salário de 3,5K e oito anos de empresa, foi reduzido a R$ 2062.67 (até o centavos, revoltante).
Virei taxista pois além de ter já um alvará e nunca ter trabalhado, um serviçal como eu ganha mais que isso, e tenho apto, condominio e um monte de letrinhas pra pagar, e no taxi eu consigo.

O choro não é gratuito, e assim como tem DEV ganhando super bem, tem vagas com salários ridiculos com especializações absurdas no APINFO tantos outros sites por ai.
No fim, acabei ficando como taxista, pois a renda x stress é muito favorável pro taxi.
E muita gente está tentando coisas novas, e desistindo de ficar no ramo, e não só o nosso de TI, mas de vários ramos diferentes. É a precarização do trabalho, em todos os níveis.

Acho que não é só TI não. Meu irmão é da area de educação fisica. Uma vez ele indicou um colega com um curriculo incrivel para uma vaga na academia que ele trabalha. Depois da entrevista ele se sentiu envergonhado. A academia ofereceu um salario quase de junior para o colega dele. Foi até pedir desculpa depois pelo vacilo. Disse que nunca teria indicado se soubesse.

Detalhe, isso foi antes da crise. Não tem jeito. Tem lugar que só pensa a curto prazo. As vezes um curriculo bom demais joga até contra.
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Acho que desde que eu tava na faculdade todo mundo falava pra não seguir carreira em Java, porque ela morreria e coisa e tal, já se vai uns 8 ou 10 anos já disso, e ela continua aí. Ela não vai morrer ou parar de ser utilizada tão cedo, aqui ou no exterior, mesmo as pessoas não gostando (apesar de trabalhar com ela, não gosto) dela, eu ainda recomendo Java, mas também indicaria o .NET, acho a curva de aprendizado mais tranquila.
Nem cobol morreu, porquê java morreria? Enfim, acho melhor estudar em binário sem compilador, aí o cara fica FERA...
 

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
Acho que não é só TI não. Meu irmão é da area de educação fisica. Uma vez ele indicou um colega com um curriculo incrivel para uma vaga na academia que ele trabalha. Depois da entrevista ele se sentiu envergonhado. A academia ofereceu um salario quase de junior para o colega dele. Foi até pedir desculpa depois pelo vacilo. Disse que nunca teria indicado se soubesse.

Detalhe, isso foi antes da crise. Não tem jeito. Tem lugar que só pensa a curto prazo. As vezes um curriculo bom demais joga até contra.

Aqui em Santos é tudo assim, o empresariado é bem tacanho.

Nem cobol morreu, porquê java morreria? Enfim, acho melhor estudar em binário sem compilador, aí o cara fica FERA...

Não sei se vai morrer, mas era o que me falavam na época.

Não vejo ela morrendo e nem perdendo relevância, e não acredito que isso vá mudar por um longo período de tempo.
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Não sei se vai morrer, mas era o que me falavam na época.

Não vejo ela morrendo e nem perdendo relevância, e não acredito que isso vá mudar por um longo período de tempo.
Me falavam que ficar no computador o dia inteiro era perda de tempo, e falam até hoje.
Hoje ganho mais que os 3 membros da família que mais ganham, juntos.

Toda informação tem que ser questionada. Porquê Java morreria? O que tornaria ela defasada? Etc...

Achar e dar opinião b*sta todo mundo dá, só olhar o fórum com atenção. Normalmente a opinião vai de acordo com o interesse do caboclo, por exemplo, programador JAVA dificilmente vai defender o concorrente.
 

Velotrol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.893
Reações
7.119
Pontos
1.039
não foi... era uma época diferente... sempre fui bem qualificado..

mas vi que vc está nesse ramo a 2 anos (desculpe se estiver entendido errado), não iria entender mesmo como era na época...
Fiz meu primeiro estágio em 2005, e eu dei uma cagada bem grande pra conseguir a vaga. Era 260 pau por 20h semanais. Ou era isso na época ou era se matar em alguma empresa que vinha do Rio pra pagar mais barato aqui, deixando só serviço m**** pra galera fazer. Salário: 1200~1400 por 44h semanais. Pessoal que pegava um rabo desses e estudava em federal, onde o horário de aula é o que Deus quer, levava 7, 8 anos pra se formar.

Hoje tem mais concorrência por aqui, mas a qualidade das vagas aumentou bastante também.
 

João Hortifruti

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.033
Reações
14.141
Pontos
1.389
carai nego nasceu pronto mesmo, aí sim

diploma numa mão, carteira de trabalho com experiência na outra!

Nasceu pronto? Wtf?

O que disse foi que sempre fui bem qualificado para os cargos que eu estava almejando no momento...!

Sempre corri atrás, fiz muitos cursos, estudava em dois períodos.. etc..

Fiz meu primeiro estágio em 2005, e eu dei uma cagada bem grande pra conseguir a vaga. Era 260 pau por 20h semanais. Ou era isso na época ou era se matar em alguma empresa que vinha do Rio pra pagar mais barato aqui, deixando só serviço m**** pra galera fazer. Salário: 1200~1400 por 44h semanais. Pessoal que pegava um rabo desses e estudava em federal, onde o horário de aula é o que Deus quer, levava 7, 8 anos pra se formar.

Hoje tem mais concorrência por aqui, mas a qualidade das vagas aumentou bastante também.

Exatamente, aquela época era foda... hj pelo visto estão pagando melhor e tem mais vagas, o que é bom..
 
Topo Fundo