O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I


  • Total voters
    418

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.667
Reações
9.500
Pontos
653
Quero começar na área.

Qual o melhor caminho?
Primeiro você precisa saber o que quer fazer. TI é uma área muito ampla.
Ter isso definido, já te coloca no início do melhor caminho.
Falando da minha área de TI que é programação, eu recomendo 3 caminhos:
  1. Ser o sobrinho que faz o programa mais barato;
  2. Fazer um curso gabaritado de alguma tecnologia;
  3. Cursar algum curso de bacharel ou tecnólogo e tentar pegar algum estágio o quanto antes.


Abçs;
 

Ovelha_Quaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.973
Reações
8.154
Pontos
789
Primeiro você precisa saber o que quer fazer. TI é uma área muito ampla.
Ter isso definido, já te coloca no início do melhor caminho.
Falando da minha área de TI que é programação, eu recomendo 3 caminhos:
  1. Ser o sobrinho que faz o programa mais barato;
  2. Fazer um curso gabaritado de alguma tecnologia;
  3. Cursar algum curso de bacharel ou tecnólogo e tentar pegar algum estágio o quanto antes.

Abçs;

TI voltado para finanças
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.558
Reações
91.766
Pontos
1.254
Vejo muitas vagas pra galera que faz programa, porém nunca vejo vaga pra programador Jr.

@mendingo_26 tu consegui migrar do suporte pra programação?

Ainda não, por enquanto to estudando naquele formato em você paga o curso quando estiver ganhando X salário da empresa recomendada pela escola (modelo ISA). Antes estava estudando sozinho mas estava praticamente morrendo na praia, agora com esse direcionamento fica mais fácil estudar.

Detalhe é que semana passada fui para entrevista de emprego na área de suporte da Uninassau (aqui de Maceió) e só davam salário mínimo + VR + VT + Plano odontológico, o horário de trabalho era de Seg a Sex das 07 da manhã até as 18hrs ou das 14hrs até as 22hrs e poderiam me chamar aos finais de semana. Rapaz isso me fez desanimar totalmente da área de suporte, vou migrar para Full-Stack topado e sem pensar, agora to no módulo de CSS e JavaScript.
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
Ainda não, por enquanto to estudando naquele formato em você paga o curso quando estiver ganhando X salário da empresa recomendada pela escola (modelo ISA). Antes estava estudando sozinho mas estava praticamente morrendo na praia, agora com esse direcionamento fica mais fácil estudar.

Detalhe é que semana passada fui para entrevista de emprego na área de suporte da Uninassau (aqui de Maceió) e só davam salário mínimo + VR + VT + Plano odontológico, o horário de trabalho era de Seg a Sex das 07 da manhã até as 18hrs ou das 14hrs até as 22hrs e poderiam me chamar aos finais de semana. Rapaz isso me fez desanimar totalmente da área de suporte, vou migrar para Full-Stack topado e sem pensar, agora to no módulo de CSS e JavaScript.
sou suporte desde 2015: NUNCA ENTRE NESSA AREA
pra voce sair depois é um inferno, sem desmerecer mas tratam a copeira e o zelador com mais respeito que você, vão te ligar fora do expediente direto, se tu for bom... ai que vão te explorar mesmo

acho que entendeu :kkk
 


Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.256
Reações
11.971
Pontos
503
sou suporte desde 2015: NUNCA ENTRE NESSA AREA
pra voce sair depois é um inferno, sem desmerecer mas tratam a copeira e o zelador com mais respeito que você, vão te ligar fora do expediente direto, se tu for bom... ai que vão te explorar mesmo

acho que entendeu :kkk

Mas o erro é de vocês, área de TI não pode ter gratidão com empresa, você fica no máximo um ano, se as condições não agradam tem que pular fora, muita gente acomoda em uma pseudo segurança e fica passando raiva na firma kkkkkkkk
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.131
Reações
17.427
Pontos
1.444
sou suporte desde 2015: NUNCA ENTRE NESSA AREA
pra voce sair depois é um inferno, sem desmerecer mas tratam a copeira e o zelador com mais respeito que você, vão te ligar fora do expediente direto, se tu for bom... ai que vão te explorar mesmo

acho que entendeu :kkk

Depende da empresa também. Eu "comecei" como suporte e consegui migrar. O bom do suporte é estar dentro da empresa, mais fácil ter contato com as lideranças das outras áreas e tal. Só que é muito desgastante e não serve como trabalho para um prazo mais longo, só como porta de entrada mesmo.
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
Mas o erro é de vocês, área de TI não pode ter gratidão com empresa, você fica no máximo um ano, se as condições não agradam tem que pular fora, muita gente acomoda em uma pseudo segurança e fica passando raiva na firma kkkkkkkk
vc acha que nao estou tentando sair ? Santos é lixo pra TI, to estudando pra pegar algo bom em SP
Mesmo odiando tudo e todos, 6 anos numa empresa fez meu salario subir ao ponto que é mais alto que o salario que pagam para recem-formados lá

nem é pelo dinheiro (eu sairia pra ganhar menos sem problemas, pois lá em SP em 1 ano acredito que o salario ficasse igual ao meu atual) mas tenho um AP e um filho pra sustentar, então, só dá pra sair se ganhar minimamente igual ao atual

Por isso, estou estudando pra ficar no nivel do mercado (tive uma entrevista mes passado numa empresa boa, mas o proprio cara disse que a vaga seria para ganhar menos, e como eu tinha familia pra sustentar ele achou melhor nem seguir com o processo hehe deveria ganhar uns 2ou3k pra ele falar isso, mas enfim)

Depende da empresa também. Eu "comecei" como suporte e consegui migrar. O bom do suporte é estar dentro da empresa, mais fácil ter contato com as lideranças das outras áreas e tal. Só que é muito desgastante e não serve como trabalho para um prazo mais longo, só como porta de entrada mesmo.
a matriz da minha empresa é no Rio, outro estado, já tentei migrar pra servidores ou sistemas, ate digital (BI), mas empresa cabeça dura, nao permite 'home-office eterno' e como eu vendo minha alma, mas não me mudo pro Rio, não foi pra frente
 

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.785
Reações
16.102
Pontos
994
Eu também sou suporte/Infra, vai pra uns 8 anos já nessa vida.

Agora estou em uma empresa pequena com um salário razoável, perto de casa e não tem gente me enchendo o saco final de semana. (Empresa não trabalha final de semana).

Antes estava em hospital e era o inferno na terra. 500 computadores, 120 impressoras e mais 60 Zebras para imprimir etiquetas, fora os BOs de equipamentos médicos e os desaforos do enfermeiros e cia. Povo mal educado e folgado (a maioria).

Cheguei num ponto de gerenciar até projeto de infra, implantação de wifi e a p0rra toda... isso com salário de pleno nivelado pra Jr kkkkk
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.131
Reações
17.427
Pontos
1.444
a matriz da minha empresa é no Rio, outro estado, já tentei migrar pra servidores ou sistemas, ate digital (BI), mas empresa cabeça dura, nao permite 'home-office eterno' e como eu vendo minha alma, mas não me mudo pro Rio, não foi pra frente

Se o problema é a empresa, não adianta insistir nela.

Na sua situação, o que eu posso recomendar é o que falei antes, não dar um segundo que seja do seu tempo a empresa além do que ela paga. Esse tempo é sagrado para estudo/familia/coçar o saco. Se você está em uma relação que não vai para frente, não adianta muito investir nela.
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.255
Reações
12.144
Pontos
1.119
Antes estava em hospital e era o inferno na terra. 500 computadores, 120 impressoras e mais 60 Zebras para imprimir etiquetas, fora os BOs de equipamentos médicos e os desaforos do enfermeiros e cia. Povo mal educado e folgado (a maioria).
Hospital foi onde comecei a trampar com Infra e já peguei ranço ali haha
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
Se o problema é a empresa, não adianta insistir nela.

Na sua situação, o que eu posso recomendar é o que falei antes, não dar um segundo que seja do seu tempo a empresa além do que ela paga. Esse tempo é sagrado para estudo/familia/coçar o saco. Se você está em uma relação que não vai para frente, não adianta muito investir nela.
sim, ja ate comentei um tempo atras com o comedor de caixinha (grande user e por ele que comecei a ver melhor as oportunidades) que eu sou bom (sei pq tem gente de outras bases vindo falar cmg, todo mundo me indica, o que me fode claro, pq só trabalho que ganho a mais kkkkk se ainda fosse salario) e como tem 90% que mal atende durante o expediente, quanto mais fora, eu que me fudia. De Janeiro pra cá, larguei de mão, Teams mesmo só atendo se for mensagem de algum chamado que está comigo (ficam hoje umas 10 msg por dia 'sem resposta' e to cagando)

estou num ponto que estou cagando mesmo, faço o basico do basico e ja era.
Se alguem vem pedir algo, falo: envia email pro TI e aguarda o contato

:kkk te falar que melhorou (uns 10% ms melhorou) as vezes do risada sozinho de usuario doido atras de ajuda, com coisa urgente, e eu nem ai (e vendo que o analista que pegou o chamado é alguem que vai atender depois de 2 dias)

e o foda é que é tudo culpa deles, se nosso setor fosse estruturado, respeitado e desse oportunidade para todos, eu ajudaria sem problema nenhum
a empresa é boa, o setor que é ruim, então eles que lutem, não espero ficar mais 1 ou 2 anos lá, quero até o final de 2022 já ter estudado o bastante pra pegar um trampo legal em SP

ou até trabalhar de home-office numa empresa gringa, ai seria sonho demais :kkk pq me planejo sair do pais nos proximos 5 anos e isso ajudaria
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.604
Pontos
1.179
Vejo muitas vagas pra galera que faz programa, porém nunca vejo vaga pra programador Jr.

@mendingo_26 tu consegui migrar do suporte pra programação?
É que TI tá fudido irmão, as empresas não tem tempo nem gente para pegar um cara do zero e formar ele, pra depois de 6 meses ele ir embora e todo o esforço ir pro brejo.

Então preferem investir o dobro do salário do JR e chamar um cara que pelo menos tenha uma retenção de 1 ano e entregue alguma coisa em questão de semanas.
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.095
Pontos
303
É que TI tá fudido irmão, as empresas não tem tempo nem gente para pegar um cara do zero e formar ele, pra depois de 6 meses ele ir embora e todo o esforço ir pro brejo.

Então preferem investir o dobro do salário do JR e chamar um cara que pelo menos tenha uma retenção de 1 ano e entregue alguma coisa em questão de semanas.
Vejo muitas vagas pra galera que faz programa, porém nunca vejo vaga pra programador Jr.

@mendingo_26 tu consegui migrar do suporte pra programação?
Somente se cadastrem nas vagas.
Abuse dos testes técnicos para aprender e ganhar um code review de graça.

Mercado tá louco por profissional, numa dessa te colocam lá dentro como pleno ou algo do genero e tu arruma uma vaga.
O não tu já tem, tem erro não.
Meu primeiro trampo remoto foi nesse esquema, queriam um cara ultra master pica para fazer o negocio, no final da historia ficaram comigo pois era o que tinha...
Isso em 2019, nem era essa loucura que é hoje.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.604
Pontos
1.179
Somente se cadastrem nas vagas.
Abuse dos testes técnicos para aprender e ganhar um code review de graça.

Mercado tá louco por profissional, numa dessa te colocam lá dentro como pleno ou algo do genero e tu arruma uma vaga.
O não tu já tem, tem erro não.
Meu primeiro trampo remoto foi nesse esquema, queriam um cara ultra master pica para fazer o negocio, no final da historia ficaram comigo pois era o que tinha...
Isso em 2019, nem era essa loucura que é hoje.
Eu concordo, eu também arriscaria.

No meu setor a gente deu chance pra um cara zero, nos arrependemos claro, mas ficamos com o cara até hoje.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.604
Pontos
1.179
Uma coisa é pro pessoal que tá chegando no mercado, nunca deixem de estudar, ser um dev foda é estar sempre estudando, sempre melhorando, tem que se puxar, não é uma profissão trivial.

Por exemplo eu tive que ensinar um cara o que era um model em Java sendo que ele já é "programador" à 6 meses.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.131
Reações
17.427
Pontos
1.444
sim, ja ate comentei um tempo atras com o comedor de caixinha (grande user e por ele que comecei a ver melhor as oportunidades) que eu sou bom (sei pq tem gente de outras bases vindo falar cmg, todo mundo me indica, o que me fode claro, pq só trabalho que ganho a mais kkkkk se ainda fosse salario) e como tem 90% que mal atende durante o expediente, quanto mais fora, eu que me fudia. De Janeiro pra cá, larguei de mão, Teams mesmo só atendo se for mensagem de algum chamado que está comigo (ficam hoje umas 10 msg por dia 'sem resposta' e to cagando)

estou num ponto que estou cagando mesmo, faço o basico do basico e ja era.
Se alguem vem pedir algo, falo: envia email pro TI e aguarda o contato

:kkk te falar que melhorou (uns 10% ms melhorou) as vezes do risada sozinho de usuario doido atras de ajuda, com coisa urgente, e eu nem ai (e vendo que o analista que pegou o chamado é alguem que vai atender depois de 2 dias)

e o foda é que é tudo culpa deles, se nosso setor fosse estruturado, respeitado e desse oportunidade para todos, eu ajudaria sem problema nenhum
a empresa é boa, o setor que é ruim, então eles que lutem, não espero ficar mais 1 ou 2 anos lá, quero até o final de 2022 já ter estudado o bastante pra pegar um trampo legal em SP

ou até trabalhar de home-office numa empresa gringa, ai seria sonho demais :kkk pq me planejo sair do pais nos proximos 5 anos e isso ajudaria

Eu tinha chegado num ponto em que gente que nem deveria ter meu número pessoal me ligava muito fora do horário de expediente. Quanto eu me toquei, passei a fazer o que eu tinha me comprometido a fazer (e uma ou outra coisa que me interessava) e pronto. Cheguei a pensar que podia dar ruim mas nem foi, tirando uma cara feia ou outra, tudo continuou normal. Terminou que eu e uma penca de gente saímos de lá e a empresa tá viva, funcionando.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.558
Reações
91.766
Pontos
1.254
Quando começar a entrar no módulo de react vou abusar nas vagas de front-end, é provável que chegue em fevereiro ou em março porque eu tenho uma base boa de HTML, CSS e JavaScript só que na hora bate medo e não me arrisco, isso é um TOC chato que na minha mente tenho que ter 90% de certeza de estar certo no que está fazendo.
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
Eu tinha chegado num ponto em que gente que nem deveria ter meu número pessoal me ligava muito fora do horário de expediente. Quanto eu me toquei, passei a fazer o que eu tinha me comprometido a fazer (e uma ou outra coisa que me interessava) e pronto. Cheguei a pensar que podia dar ruim mas nem foi, tirando uma cara feia ou outra, tudo continuou normal. Terminou que eu e uma penca de gente saímos de lá e a empresa tá viva, funcionando.
mano, eu tenho dois chips, quando ligam no da empresa e eu nao estou de plantão, nem atendo :kkk whatsapp da empresa só visualizo, sei nem como pessoal tem kkkkkkk

sobre fazer cara feia, eu nem ligo mais, antes eles do que eu :kkk fazendo mais ou o necessario vou ganhar a mesma coisa, nem ligo
 

Tsuikari

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
856
Reações
1.099
Pontos
594
Front se resume basicamente a React?
Toda vaga que eu vejo de front pede React(fora obviamente o HTML e CSS). Aí eu penso duas coisas:
1º - c***lho ta realmente faltando desenvolvedor por aí pq toda hora aparece uma vaga disso.
2º - Se só pedem isso a lógica seria tu balançar uma árvore e cair uns 10 devs.

Engraçado é que são ideias meia excludentes, mas enfim....


Sobre ser suporte: Outro dia ligaram pro meu ramal para informar que uma daquelas lâmpadas tubulares estava caindo. Precisa falar mais algo?
 

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.830
Reações
6.009
Pontos
959
Nossa pessoal estou com uma dificuldade muito grande em instalar o ambiente pra React Native,todos os tutoriais da erro na hora de eu emular em modo debug.
Alguém teria um tutorial atualizado ? foda ser leigo garimpar direito...
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.095
Pontos
303
Nossa pessoal estou com uma dificuldade muito grande em instalar o ambiente pra React Native,todos os tutoriais da erro na hora de eu emular em modo debug.
Alguém teria um tutorial atualizado ? foda ser leigo garimpar direito...
 

Nalo300

Bam-bam-bam
Mensagens
1.236
Reações
3.415
Pontos
353
Pessoal, deixando uma dica:
Suporte é trabalho de corno. Voce vai trabalhar muito, nao vai ganhar bem, vai ouvir reclamação da empresa toda (ate da faxineira que assiste novela pela internet) e vai sofrer com hardware velho.
Suporte é o equivalente a ajudante de pedreiro. Assim que puder, se especialize em alguma coisa; Infraestrutura, segurança, programação, cabeamento ou coisas do tipo.

Eu trabalho com segurança da informação e infra. Gosto muito e nao falta (to exagerando um pouco) oportunidades para um profissional com especialização e certificações na area.
 

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.830
Reações
6.009
Pontos
959
Ultima Edição:

Tsuikari

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
856
Reações
1.099
Pontos
594
Amigo o mercado do Flutter está bom igual ao dev. de React native?
Estou estudando swift também,gostei bastante.

Cara, eu vejo mais vaga pra RN do que pra Flutter, só que eu acho que isso é puramente por causa do JS, as pessoas só estudam Dart por causa do Flutter. Diferente do JS que quase todo mundo conhece/tem uma base. Tanto é que quase todo comparativo se resume a "se vc já conhece JS vai de RN, senão vai de Flutter".
Mas isso não quer dizer que o mercado de Flutter é ruim.

Vc falou do Swift, já pensou em virar dev ios? Não sei como é o mercado, mas a concorrência é menor pq já tem o filtro naturalmente de vc ter que ter um mac/ios para iniciar.
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.095
Pontos
303


Esse video tem muito a ver com o que falei.
Tudo depende do quanto esforço você é capaz de fazer até mudar a situação, aqui mesmo na minha cidade os salarios são muito baixos, 3-4k para dev pleno/senior.
Se eu falo para alguem que ganho quase 5 vezes essa media ai acham até estranho, porem é basicamente o que ele falou ai no video, tem MUITA gente que vive reclamando da area porem não tiram a porra da bunda do sofá para fazer algo diferente.
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694


Esse video tem muito a ver com o que falei.
Tudo depende do quanto esforço você é capaz de fazer até mudar a situação, aqui mesmo na minha cidade os salarios são muito baixos, 3-4k para dev pleno/senior.
Se eu falo para alguem que ganho quase 5 vezes essa media ai acham até estranho, porem é basicamente o que ele falou ai no video, tem MUITA gente que vive reclamando da area porem não tiram a porra da bunda do sofá para fazer algo diferente.

sim, por isso to estudando

se eu com xp, estudo e com ingles nao conseguir nada ... ai viro veterinario e f**a-se
:kkk

vamos ver mesmo se o mercado é justo com quem quer e vai atrás
 

Antestor

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
9.600
Reações
20.766
Pontos
964
Quando começar a entrar no módulo de react vou abusar nas vagas de front-end, é provável que chegue em fevereiro ou em março porque eu tenho uma base boa de HTML, CSS e JavaScript só que na hora bate medo e não me arrisco, isso é um TOC chato que na minha mente tenho que ter 90% de certeza de estar certo no que está fazendo.

Eu tô enrolado aqui mano, kkkkkk

Tô fazendo aquele ONE do Oracle e passei naquele seletivo do Desenvolve Boticário 2022, 21 mil inscritos e aprovaram mil pessoas, daí vão contratar 40 que vão trabalhar meio expediente no Boticário Tech e no outro período fazer aula na Labemu, vou dar o sangue pra estar nesse grupo.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.558
Reações
91.766
Pontos
1.254
Eu tô enrolado aqui mano, kkkkkk

Tô fazendo aquele ONE do Oracle e passei naquele seletivo do Desenvolve Boticário 2022, 21 mil inscritos e aprovaram mil pessoas, daí vão contratar 40 que vão trabalhar meio expediente no Boticário Tech e no outro período fazer aula na Labemu, vou dar o sangue pra estar nesse grupo.

Me inscrevi nesse da Boticário mas não passei, já o One da Oracle eu já terminei o primeiro módulo que é basicamente 2 semestres que já tive na faculdade falando sobre scrum, projetos ágeis, nexus sprint, kanbam, etc, aí agora vou esperar abrir o segundo módulo em janeiro que iniciação em programação (provavelmente lógica de programação). Agora o da NewTab entraram em recesso ontem mas já abriram o 3º módulo para mim que é JavaScript e to quase estudando de segunda a segunda, acredito que até o final desse mês termino esse 2º módulo (HTML e CSS) e já começo o de JavaScript.

Captura-de-tela-2021-12-21-174100.png
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.783
Pontos
803
pessoal uma duvida basica:

na empresa q vcs trabalham de TI, digamos q vcs usem ferramentas q vcs por conta propria no horario fora de expediente usaram seu tempo pra sentar e estudar ate aprender

vcs ensinariam pra outra pessoa do trabalho a usar essas ferramentas se a diretoria/supervisor pedisse assim do nada ?
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.667
Reações
9.500
Pontos
653
pessoal uma duvida basica:

na empresa q vcs trabalham de TI, digamos q vcs usem ferramentas q vcs por conta propria no horario fora de expediente usaram seu tempo pra sentar e estudar ate aprender

vcs ensinariam pra outra pessoa do trabalho a usar essas ferramentas se a diretoria/supervisor pedisse assim do nada ?
Eu faço isso sem problemas. Eu sempre reservo uma parte do meu expediente para dar suporte a quem precisar de ajuda com alguma tecnologia ou problema.
Ensinar é uma boa maneira de vc fixar o conhecimento.

Abçs.
 
Topo Fundo