O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I


  • Total voters
    418

Cole_MacGrath

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
384
Reações
461
Pontos
504

Se fosse assim, tudo já seria low code, com código rídiculo de se manter.
Pior de tudo é que esse pessoal está vendendo o contrário da bolha dos devs senior de 6 meses.

E, em ambos os casos, eu acredito que estão enganados (dev senior de 6 meses e IA codando).
Enquanto houver necessidade de produtos demandas por seres humanos, sempre vai ter uma div pra corrigir, um negrito em algum lugar ou implementar o carrossel do PlayCenter no meio de um site de comésticos.

O que essa galera está fazendo é inibir de mais gente entrar no mercado. Só isso.
Se vendendo como a única coisa necessária quando, na verdade, a demanda vai ser especializada.

Do jeito que o sujeito fala até parece o mesmo dliema do sol com a vela, da vela com a lâmpada incandescente e assim por diante...
Estamos em 2024 e ainda temos velas, lâmpada incandescente... O que mudou foi a demanda.
 


Chris Redfield

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.298
Reações
7.308
Pontos
1.484
Um dia eu conto o que rolou nesses últimos 3 anos, mas esse período de pandemia foi a época que mais ganhei dinheiro nos 15+ anos que eu trabalho como isso, então não tenho muito do que reclamar, mas bem antes disso eu pensei em largar tudo pro causa de um lugar infernal que eu trabalhei.
 
Ultima Edição:

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.255
Reações
12.144
Pontos
1.119
Um dia eu conto o que rolou nesses últimos 3 anos, mas esse período de pandemia foi a época que mais ganhei dinheiro nos 15+ anos que eu trabalho como isso, então não tenho muito do que reclamar, mas bem antes disso eu pensei em largar tudo pro causa de um lugar infernal que eu trabalhei.
Que assinatura gigante é essa? :klolwtf
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.500
Reações
91.330
Pontos
1.503
Uma ajuda pessoal.
Estou estudando sobre acesso à internet.

O que temos hoje são esses tipos de conexões?

Com fio:
- Dial-up (modem)
- ADSL
- Cabo
- Fibra Óptica

Sem fio:
- Radio (1G, 2G, 3G, 4G e 5G)
- Wi-fi
- Satélite

Ficou faltando alguma?
Sei que tem como via Bluetooth também, mas não chegou a massificar.

Sobre o sinal via frequência em bandas de rádio, o 1G seria o que é comercializado como internet via rádio, certo? O restante é tudo considerado sinal celular (em bandas de frequências diferentes)?

Sobre o Dial-up. Foi a única conexão que exigia um modem interno no PC e a única com fio que não é banda larga?
Sobre o 2G, é a única sem fio que não é banda larga?


Gracias!
 

VeGee

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
2.123
Reações
2.715
Pontos
1.504
Uma ajuda pessoal.
Estou estudando sobre acesso à internet.

O que temos hoje são esses tipos de conexões?

Com fio:
- Dial-up (modem)
- ADSL
- Cabo
- Fibra Óptica

Sem fio:
- Radio (1G, 2G, 3G, 4G e 5G)
- Wi-fi
- Satélite

Ficou faltando alguma?
Sei que tem como via Bluetooth também, mas não chegou a massificar.

Sobre o sinal via frequência em bandas de rádio, o 1G seria o que é comercializado como internet via rádio, certo? O restante é tudo considerado sinal celular (em bandas de frequências diferentes)?

Sobre o Dial-up. Foi a única conexão que exigia um modem interno no PC e a única com fio que não é banda larga?
Sobre o 2G, é a única sem fio que não é banda larga?


Gracias!

Sua lista cobre as principais tecnologias de acesso à internet disponíveis atualmente. No entanto, podemos adicionar ou esclarecer alguns pontos:

### Com fio:
- **DSL** (Digital Subscriber Line): ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) é um tipo de DSL, então é importante notar que existem outras variações de DSL, como SDSL (Symmetric Digital Subscriber Line), que oferecem diferentes velocidades de upload e download.
- **Ethernet**: Embora geralmente associado a redes locais (LANs), o Ethernet também é utilizado para conectar-se à internet, especialmente em ambientes empresariais ou acadêmicos.

### Sem fio:
- **Bluetooth**: Como mencionou, o Bluetooth também pode ser usado para acessar a internet, embora seja mais comum para conectar dispositivos próximos sem acesso direto à internet.
- **WiMAX** (Worldwide Interoperability for Microwave Access): É outra tecnologia de internet sem fio, projetada para oferecer acesso em banda larga sem fio em longas distâncias. É mais comum em áreas onde o cabo ou a fibra óptica não são viáveis.

Sobre o acesso via rádio, o termo "internet via rádio" pode se referir a várias tecnologias, incluindo mas não limitado a WiMAX ou conexões de banda larga sem fio fixa. O 1G, especificamente, é uma geração de tecnologia celular que suportava apenas voz e mensagens de texto simples, sem capacidade de acesso à internet. As capacidades de acesso à internet começaram com o 2G, que introduziu a tecnologia GPRS/EDGE, oferecendo acesso à internet móvel.

### Sobre Dial-up:
- Sim, o Dial-up foi uma das primeiras tecnologias de acesso à internet e exigia um modem interno ou externo conectado à linha telefônica do usuário. Foi também uma das únicas conexões que não é considerada banda larga, devido às suas limitadas velocidades de conexão.

### Sobre o 2G:
- Embora o 2G tenha introduzido a capacidade de acesso à internet, suas velocidades são consideravelmente mais baixas do que as tecnologias de banda larga móvel (3G em diante), tornando-o tecnicamente o único padrão sem fio anterior que não oferece velocidades de banda larga. Contudo, é importante destacar que o termo "banda larga" pode variar conforme definições regulatórias e tecnológicas ao longo do tempo.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.131
Reações
17.427
Pontos
1.444
Uma ajuda pessoal.
Estou estudando sobre acesso à internet.

O que temos hoje são esses tipos de conexões?

Com fio:
- Dial-up (modem)
- ADSL
- Cabo
- Fibra Óptica

Sem fio:
- Radio (1G, 2G, 3G, 4G e 5G)
- Wi-fi
- Satélite

Ficou faltando alguma?
Sei que tem como via Bluetooth também, mas não chegou a massificar.

Sobre o sinal via frequência em bandas de rádio, o 1G seria o que é comercializado como internet via rádio, certo? O restante é tudo considerado sinal celular (em bandas de frequências diferentes)?

Sobre o Dial-up. Foi a única conexão que exigia um modem interno no PC e a única com fio que não é banda larga?
Sobre o 2G, é a única sem fio que não é banda larga?


Gracias!


Só para entender melhor você fala de tecnologias específicas de conexão a internet (WAN) ou está incluindo conexão a rede (LAN)?

Pergunto porque bluetooth e Wi-Fi por exemplo são utilizados apenas em conexões com a LAN (como o @VeGee colocou, a internet a radio normalmente usa outros protocolos). Cabo está bem genérico, pode ser coaxial (Claro gosta bastante de usar isso), Ethernet, e mesmo a fibra optica não deixa de ser um cabo. Aqui um texto detalhando um pouco sobre o funcionamento da internet a radio

Agora, a pergunta mais complexa, o estudo é para concurso ou para aprender mesmo sobre redes e tal? Porque para o primeiro caso melhor abstrair tudo que perguntei e ver o que a banca aceita como correto (o pessoal consegue ser bastante impreciso as vezes com essas coisas, melhor acertar a questão que responder corretamente).
 

Dr. Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.084
Reações
47.926
Pontos
803
Segredo de concurso é terminar o edital várias vezes antes dele ser publicado, fazer toneladas de exercícios.
Fiz outro depois e a pontuação foi melhor era pro Metrô
Não passei porém depois passei em vários testes para empresas privadas e agora estou numa Big Tech
Às vezes o pessoal não entende devemos estudar
 

Antestor

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
9.599
Reações
20.766
Pontos
964
Ok, amigo.

O melhor é ficar vendo as oportunidades passando e nunca tentando porque "Não está pronto".

Eu concordo com o que o colega disse, acho que ele quis falar sobre não ter expectativas muito altas, já que é um concurso de nível nacional, muita gente da bolha de concurso vai fazer, a nota de corte vai ser altíssima, e tem muita matéria ,mas sim, recomendo fazer, ao menos pega experiência e entra definitivamente nesse mundo que algo a parte.
 

The_Gunner

Bam-bam-bam
Mensagens
4.681
Reações
15.123
Pontos
453
Eu concordo com o que o colega disse, acho que ele quis falar sobre não ter expectativas muito altas, já que é um concurso de nível nacional, muita gente da bolha de concurso vai fazer, a nota de corte vai ser altíssima, e tem muita matéria ,mas sim, recomendo fazer, ao menos pega experiência e entra definitivamente nesse mundo que algo a parte.
Se for pra continuar estudando é uma boa mesmo, mesmo a chance sendo baixa ela existe.
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.885
Reações
7.183
Pontos
814
Esse concurso da caixa vai ser mais fácil que o do BB. O salário é baixíssimo pros padrões de Brasília, mas pra quem quer somente entrar na área é uma chance de ouro.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.500
Reações
91.330
Pontos
1.503
Só para entender melhor você fala de tecnologias específicas de conexão a internet (WAN) ou está incluindo conexão a rede (LAN)?

Pergunto porque bluetooth e Wi-Fi por exemplo são utilizados apenas em conexões com a LAN (como o @VeGee colocou, a internet a radio normalmente usa outros protocolos). Cabo está bem genérico, pode ser coaxial (Claro gosta bastante de usar isso), Ethernet, e mesmo a fibra optica não deixa de ser um cabo. Aqui um texto detalhando um pouco sobre o funcionamento da internet a radio

Agora, a pergunta mais complexa, o estudo é para concurso ou para aprender mesmo sobre redes e tal? Porque para o primeiro caso melhor abstrair tudo que perguntei e ver o que a banca aceita como correto (o pessoal consegue ser bastante impreciso as vezes com essas coisas, melhor acertar a questão que responder corretamente).

O estudo é pra aprender mesmo e, por tabela, concurso. Mas eu quero realmente aprender.
Parece que rede é bem mais fácil que programação. Talvez eu parta para essa área. Deve ganhar menos, mas é mais fácil...

A maior dúvida era sobre radio e sinais para rede celular. Parece que já encontrei a resposta aqui:


Reformulando:


Quais tipos de acesso à internet massificados foram e/ou são disponibilizados comercialmente?
Pela sua postagem só se refere ao tipo WAN mesmo. Não é rede local, é internet.


Com fio:
- Dial-up (modem) - pelo cabo telefônico e rede telefônica (a linha fica ocupada), não é banda larga
- ADSL - pelo cabo telefônico, mas por outra rede (a linha fica desocupada), é banda larga
- Cabo - por cabos dedicados, mas sem ser do tipo telefônico e nem do tipo fibra óptica, é banda larga
- Fibra Óptica - por cabo de fibra óptica, é banda larga

Sem fio:
- Radio e redes 1G, 2G, 3G, 4G e 5G - aqui entra a maior dificuldade de compreensão no momento. O que diferencia a internet via rádio da internet de antenas para celulares e seus chips? A banda (faixa de frequência)? A tecnologia? O que muda de uma pra outra? Sei que a franquia pelo plano da rádio é maior. Pesquisando encontrei a resposta:

Rádio - transmissão sem fio que pode usar diferentes fontes de sinais para então transmiti-los aos clientes:

Ela chega à sua casa através de ondas de rádio, como sinal de 4G (no caso dos mini modens portáteis) ou de Wi-Fi com sinal ampliado. Quando você compra um pacote de banda larga sem fio, recebe um roteador que capta o sinal dos mastros do provedor e conecta seus dispositivos à Internet.

Alguns provedores sem fio fornecem banda larga móvel (como a internet 4G franqueada, oferecidas por operadoras de celular). Já outros podem conectá-lo usando satélites ou enormes antenas de Wi-Fi, instaladas em pontos mais altos da cidade.




1G é rede analógica móvel, por sinal de rádio. Não tem pacote de dados, logo não tem capacidade de se conectar à internet.
2G tinha a capacidade de envio muito limitado de dados (SMS)
2.5G já tinha capacidade de banda larga

3G, 4G e 5G - banda larga
Evolução do 2.5G

Links:




- Wi-fi - acho que todo lugar que tem oferece gratuitamente ou mediante consumo (restaurante), é banda larga
- Satélite - via satélite direto, não de pende de fio da rua (starlink), é banda larga

Sei que dá pra compartilhar a rede celular por bluetooth, mas isso não foi explorado comercialmente, talvez pela limitação de sinal e velocidade.

Estou considerando banda larga velocidades de transferência a partir de 128kbps.


A única dúvida que paira é se o sinal do rádio sempre chega como um wi-fi aplificado. :kpensa
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.399
Reações
16.980
Pontos
1.053
O estudo é pra aprender mesmo e, por tabela, concurso. Mas eu quero realmente aprender.
Parece que rede é bem mais fácil que programação. Talvez eu parta para essa área. Deve ganhar menos, mas é mais fácil...

A maior dúvida era sobre radio e sinais para rede celular. Parece que já encontrei a resposta aqui:


Reformulando:


Quais tipos de acesso à internet massificados foram e/ou são disponibilizados comercialmente?
Pela sua postagem só se refere ao tipo WAN mesmo. Não é rede local, é internet.


Com fio:
- Dial-up (modem) - pelo cabo telefônico e rede telefônica (a linha fica ocupada), não é banda larga
- ADSL - pelo cabo telefônico, mas por outra rede (a linha fica desocupada), é banda larga
- Cabo - por cabos dedicados, mas sem ser do tipo telefônico e nem do tipo fibra óptica, é banda larga
- Fibra Óptica - por cabo de fibra óptica, é banda larga

Sem fio:
- Radio e redes 1G, 2G, 3G, 4G e 5G - aqui entra a maior dificuldade de compreensão no momento. O que diferencia a internet via rádio da internet de antenas para celulares e seus chips? A banda (faixa de frequência)? A tecnologia? O que muda de uma pra outra? Sei que a franquia pelo plano da rádio é maior. Pesquisando encontrei a resposta:

Rádio - transmissão sem fio que pode usar diferentes fontes de sinais para então transmiti-los aos clientes:

Ela chega à sua casa através de ondas de rádio, como sinal de 4G (no caso dos mini modens portáteis) ou de Wi-Fi com sinal ampliado. Quando você compra um pacote de banda larga sem fio, recebe um roteador que capta o sinal dos mastros do provedor e conecta seus dispositivos à Internet.

Alguns provedores sem fio fornecem banda larga móvel (como a internet 4G franqueada, oferecidas por operadoras de celular). Já outros podem conectá-lo usando satélites ou enormes antenas de Wi-Fi, instaladas em pontos mais altos da cidade.




1G é rede analógica móvel, por sinal de rádio. Não tem pacote de dados, logo não tem capacidade de se conectar à internet.
2G tinha a capacidade de envio muito limitado de dados (SMS)
2.5G já tinha capacidade de banda larga

3G, 4G e 5G - banda larga
Evolução do 2.5G

Links:




- Wi-fi - acho que todo lugar que tem oferece gratuitamente ou mediante consumo (restaurante), é banda larga
- Satélite - via satélite direto, não de pende de fio da rua (starlink), é banda larga

Sei que dá pra compartilhar a rede celular por bluetooth, mas isso não foi explorado comercialmente, talvez pela limitação de sinal e velocidade.

Estou considerando banda larga velocidades de transferência a partir de 128kbps.


A única dúvida que paira é se o sinal do rádio sempre chega como um wi-fi aplificado. :kpensa
Sou da área então talvez posso ajudar, mas confesso que não entendi bem onde tu tem dúvida :klol, além dessa parte aqui:

- Radio e redes 1G, 2G, 3G, 4G e 5G - aqui entra a maior dificuldade de compreensão no momento. O que diferencia a internet via rádio da internet de antenas para celulares e seus chips? A banda (faixa de frequência)? A tecnologia? O que muda de uma pra outra? Sei que a franquia pelo plano da rádio é maior. Pesquisando encontrei a resposta:
Basicamente a diferença é a faixa de frequência, essas redes de celulares operam em faixas distintas para não ocorrer interferência, por isso que sempre tem leilão pra definir quem vai ficar com qual faixa, justamente para não afetar outros serviços.

Sobre o último questionamento:
A única dúvida que paira é se o sinal do rádio sempre chega como um wi-fi aplificado.
:kpensa
Equipamentos de internet de rádio operam quase sempre nas faixas 2.4Ghz e 5Ghz (as mesmas do wifi residencial), então tendo as credenciais e estando dentro do alcance, dá pra se conectar utilizando um celular, mas não necessariamente vai funcionar a internet porque precisaria de outras configurações para funcionar.
 

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
11.619
Reações
17.626
Pontos
1.659
Pessoal,

Só uma opinião sincera de vocês. Sei que o mercado está competitivo até mesmo para quem já tem experiência. Mas tem gente que até mesmo assim como eu depois dos 40 na faculdade de ADS aprendendo a programar. Eu mesmo odeio programar, deve ser a idade mesmo ou força de vontade não sei, mas até que estou gostando de Python :-)

Mas sou da área de suporte e meu objetivo pelo superior ainda é concurso.

Mas estava observando que as vezes a idade impacta muita gente em querer aprender a programar e o que mais vejo é anúncio de, que tem mais de 30 ou 40 e quer programar etc...isso é tão complicado assim mesmo?

images

images
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.513
Pontos
1.069
Pessoal,

Só uma opinião sincera de vocês. Sei que o mercado está competitivo até mesmo para quem já tem experiência. Mas tem gente que até mesmo assim como eu depois dos 40 na faculdade de ADS aprendendo a programar. Eu mesmo odeio programar, deve ser a idade mesmo ou força de vontade não sei, mas até que estou gostando de Python :-)

Mas sou da área de suporte e meu objetivo pelo superior ainda é concurso.

Mas estava observando que as vezes a idade impacta muita gente em querer aprender a programar e o que mais vejo é anúncio de, que tem mais de 30 ou 40 e quer programar etc...isso é tão complicado assim mesmo?

images

images
To com 33 anos e comecei a estudar um pouco desde o ano passado.

Esse ano entrei na faculdade de Sistemas para Internet e tô fazendo o CS50x (curso de Harvard de Introdução a CS online) em paralelo.

Tem bastante gente da minha idade lá na faculdade, pessoal da área de saúde, personal trainer e etc.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.131
Reações
17.427
Pontos
1.444
O estudo é pra aprender mesmo e, por tabela, concurso. Mas eu quero realmente aprender.
Parece que rede é bem mais fácil que programação. Talvez eu parta para essa área. Deve ganhar menos, mas é mais fácil...

A maior dúvida era sobre radio e sinais para rede celular. Parece que já encontrei a resposta aqui:


Reformulando:


Quais tipos de acesso à internet massificados foram e/ou são disponibilizados comercialmente?
Pela sua postagem só se refere ao tipo WAN mesmo. Não é rede local, é internet.


Com fio:
- Dial-up (modem) - pelo cabo telefônico e rede telefônica (a linha fica ocupada), não é banda larga
- ADSL - pelo cabo telefônico, mas por outra rede (a linha fica desocupada), é banda larga
- Cabo - por cabos dedicados, mas sem ser do tipo telefônico e nem do tipo fibra óptica, é banda larga
- Fibra Óptica - por cabo de fibra óptica, é banda larga

Sem fio:
- Radio e redes 1G, 2G, 3G, 4G e 5G - aqui entra a maior dificuldade de compreensão no momento. O que diferencia a internet via rádio da internet de antenas para celulares e seus chips? A banda (faixa de frequência)? A tecnologia? O que muda de uma pra outra? Sei que a franquia pelo plano da rádio é maior. Pesquisando encontrei a resposta:

Rádio - transmissão sem fio que pode usar diferentes fontes de sinais para então transmiti-los aos clientes:

Ela chega à sua casa através de ondas de rádio, como sinal de 4G (no caso dos mini modens portáteis) ou de Wi-Fi com sinal ampliado. Quando você compra um pacote de banda larga sem fio, recebe um roteador que capta o sinal dos mastros do provedor e conecta seus dispositivos à Internet.

Alguns provedores sem fio fornecem banda larga móvel (como a internet 4G franqueada, oferecidas por operadoras de celular). Já outros podem conectá-lo usando satélites ou enormes antenas de Wi-Fi, instaladas em pontos mais altos da cidade.




1G é rede analógica móvel, por sinal de rádio. Não tem pacote de dados, logo não tem capacidade de se conectar à internet.
2G tinha a capacidade de envio muito limitado de dados (SMS)
2.5G já tinha capacidade de banda larga

3G, 4G e 5G - banda larga
Evolução do 2.5G

Links:




- Wi-fi - acho que todo lugar que tem oferece gratuitamente ou mediante consumo (restaurante), é banda larga
- Satélite - via satélite direto, não de pende de fio da rua (starlink), é banda larga

Sei que dá pra compartilhar a rede celular por bluetooth, mas isso não foi explorado comercialmente, talvez pela limitação de sinal e velocidade.

Estou considerando banda larga velocidades de transferência a partir de 128kbps.


A única dúvida que paira é se o sinal do rádio sempre chega como um wi-fi aplificado. :kpensa


Vamos lá:

Para ficar mais fácil de entender:

- Para as redes mobile

1 Geração - Redes analógicas, usa TDMA e afins.
2 Geração - Mudança para rede digital, possibilitou o uso de SMS mas nesse momento ainda não tinha internet. Ainda nessa geração (a revisão do 2,5G) entrou o GPRS que possibilitou o uso de internet. Protocolos CDMA e GSM.
3 Geração - Melhoria na qualidade de chamadas, Melhoria na velocidade (pico teórico inicial na casa dos 7,5mbps, chegando a 14,4mbps com o HSDPA, o famoso 3,5G)
4 Geração - Melhoria na banda de dados, com novo pico teórico de 100mbps.
5 Geração - Melhoria na banda de dados e latência, foco em IoT (pico teórico em 2gbps se lembro bem). Tem uma pegadinha, o 5G normal não é tão melhor que o 4G, a grande diferença é o milimiterwave que não é tão fácil de transmitir.

Para parâmetros de hoje, eu não consideraria 3G banda larga, mas é ok para a época que foi lançado.



Equipamentos de internet de rádio operam quase sempre nas faixas 2.4Ghz e 5Ghz (as mesmas do wifi residencial), então tendo as credenciais e estando dentro do alcance, dá pra se conectar utilizando um celular, mas não necessariamente vai funcionar a internet porque precisaria de outras configurações para funcionar.

Só uma pequena correção, é que os fabricantes tem utilizado outras faixas de rádio também, por exemplo a Ubiquiti tem a AirFiber deles que transmite a até 66Ghz. Um exemplo do monstrinho
 
Ultima Edição:

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.500
Reações
91.330
Pontos
1.503
Vamos lá:

Para ficar mais fácil de entender:

- Para as redes mobile

1 Geração - Redes analógicas, usa TDMA e afins.
2 Geração - Mudança para rede digital, possibilitou o uso de SMS mas nesse momento ainda não tinha internet. Ainda nessa geração (a revisão do 2,5G) entrou o GPRS que possibilitou o uso de internet. Protocolos CDMA e GSM.
3 Geração - Melhoria na qualidade de chamadas, Melhoria na velocidade (pico teórico inicial na casa dos 7,5mbps, chegando a 14,4mbps com o HSDPA, o famoso 3,5G)
4 Geração - Melhoria na banda de dados, com novo pico teórico de 100mbps.
5 Geração - Melhoria na banda de dados e latência, foco em IoT (pico teórico em 2gbps se lembro bem). Tem uma pegadinha, o 5G normal não é tão melhor que o 4G, a grande diferença é o milimiterwave que não é tão fácil de transmitir.

Para parâmetros de hoje, eu não consideraria 3G banda larga, mas é ok para a época que foi lançado.





Só uma pequena correção, é que os fabricantes tem utilizado outras faixas de rádio também, por exemplo a Ubiquiti tem a AirFiber deles que transmite a até 66Ghz. Um exemplo do monstrinho

Então toda operadora a rádio compra o sinal de uma operadora, seja fibra seja outro meio e replica esse sinal por antena para as casas dos assinantes?

@fedps agradeço o esclarecimento. Era apenas saber se a natureza do acesso a rádio e rede celular era a mesma (ondas de rádio). Então são, mas em frequências e tecnologia de pacote de dados diferentes.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.131
Reações
17.427
Pontos
1.444
Então toda operadora a rádio compra o sinal de uma operadora, seja fibra seja outro meio e replica esse sinal por antena para as casas dos assinantes?

@fedps agradeço o esclarecimento. Era apenas saber se a natureza do acesso a rádio e rede celular era a mesma (ondas de rádio). Então são, mas em frequências e tecnologia de pacote de dados diferentes.

Sim, toda a internet é assim.

Operadora A (que vende ao cliente final) compra uma banda considerável de Operadora B e fraciona ela, vendendo aos seus clientes. Hoje em dia "sempre" vai ter uma fibra com o "link mãe" na operadora e ela vai revender isso da forma que for mais interessante para ela.

Radio, fibra, ou cabo são só meios de transmissão, cada um com suas vantagens e desvantagens. Radio por exemplo te permite ignorar o terreno, é interessante quando você tem que transmitir por grandes distâncias ou passar por um rio ou lago. A Airfiber que coloquei no outro post tem 12km de alcance. Fibra também consegue ter alcance grande, também em quilômetros a depender do seu equipamento mas você tem que passar o cabo (e proteger ele bem).


Edit: Toda comunicação sem fio é por rádio, via de regra. Independente se é bluetooth, GPS, 4G, ou qualquer outra coisa. A diferença se dá na frequência de transmissão e nos protocolos usados.
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.399
Reações
16.980
Pontos
1.053
Vamos lá:

Para ficar mais fácil de entender:

- Para as redes mobile

1 Geração - Redes analógicas, usa TDMA e afins.
2 Geração - Mudança para rede digital, possibilitou o uso de SMS mas nesse momento ainda não tinha internet. Ainda nessa geração (a revisão do 2,5G) entrou o GPRS que possibilitou o uso de internet. Protocolos CDMA e GSM.
3 Geração - Melhoria na qualidade de chamadas, Melhoria na velocidade (pico teórico inicial na casa dos 7,5mbps, chegando a 14,4mbps com o HSDPA, o famoso 3,5G)
4 Geração - Melhoria na banda de dados, com novo pico teórico de 100mbps.
5 Geração - Melhoria na banda de dados e latência, foco em IoT (pico teórico em 2gbps se lembro bem). Tem uma pegadinha, o 5G normal não é tão melhor que o 4G, a grande diferença é o milimiterwave que não é tão fácil de transmitir.

Para parâmetros de hoje, eu não consideraria 3G banda larga, mas é ok para a época que foi lançado.





Só uma pequena correção, é que os fabricantes tem utilizado outras faixas de rádio também, por exemplo a Ubiquiti tem a AirFiber deles que transmite a até 66Ghz. Um exemplo do monstrinho
Ah sim, valeu pela correção, eu tava pensando no atendimento de clientes mesmo na hora que falei. Para enlaces de backbone, que exigem mais banda e maior distância aí realmente tem uma gama muito maior de trabalho, como o Airfiber e também rádios digitais (SIAE, Ceragon, etc.)
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Pessoal,

Só uma opinião sincera de vocês. Sei que o mercado está competitivo até mesmo para quem já tem experiência. Mas tem gente que até mesmo assim como eu depois dos 40 na faculdade de ADS aprendendo a programar. Eu mesmo odeio programar, deve ser a idade mesmo ou força de vontade não sei, mas até que estou gostando de Python :-)

Mas sou da área de suporte e meu objetivo pelo superior ainda é concurso.

Mas estava observando que as vezes a idade impacta muita gente em querer aprender a programar e o que mais vejo é anúncio de, que tem mais de 30 ou 40 e quer programar etc...isso é tão complicado assim mesmo?

images

images

Meu pai tem mais de 70 e ta fazendo o proprio app em Flutter. Com o chatGPT agora ficou mais fácil ainda de tirar dúvida. Ele chegou a programar um pouco no passado mas ja devia ter uns 40 anos que não mexia com isso a sério. Tudo depende dos interesses da pessoa, e não da idade.
 

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
11.619
Reações
17.626
Pontos
1.659
Meu pai tem mais de 70 e ta fazendo o proprio app em Flutter. Com o chatGPT agora ficou mais fácil ainda de tirar dúvida. Ele chegou a programar um pouco no passado mas ja devia ter uns 40 anos que não mexia com isso a sério. Tudo depende dos interesses da pessoa, e não da idade.
Isso é verdade, obrigado pela mensagem.
Acho que o maior problema de entrar tarde na área é o salário. Alguém com 40+ tem que rebolar pra viver com um salário de junior.
Com certeza, principalmente quem quer entrar na T.I por paixão. Vai ter esse problema.
 
Topo Fundo