Esse seu post pra mim mostra como alguns aspectos afetam parte do público mas não outra parte... As coincidências em The Last of Us 2 não me incomodaram, por exemplo.
Mas lembro vivamente de uma série cujas coincidências me incomodaram bastante, que foi Breaking Bad. Só pra usar um exemplo: Walt vai na casa do Jesse, coincidentemente bem no horário que ele vê a Jane drogada se afogando e decide não ajudar.
Coincidentemente, o pai da Jane é um controlador aéreo, que por conta do luto, comete um erro no trabalho. Coincidentemente, esse erro causa um acidente de avião exatamente em cima da casa do Walt, com pedaços caindo exatamente no quintal dele.
Pra alguns, o melhor roteiro da televisão nesse século. Pra mim, uma tosquice. Obviamente toda série/filme/jogo tem sim coincidências, porque pra história acontecer precisa disso. A vida tem isso. Mas até onde elas impactam, e até onde o público vê como algo normal ou exagerado, acho que é a questão.
Vc está confundindo consequência ou artifício de roteiro, com coincidência.
O que o Walt ou o roteiro ganham com essas coincidências? Ela morreria com ele lá ou não, assim como o avião bateria. O roteiro não ANDOU por conta de coincidências.
Alias, esse é um dos melhores, se não o melhor, aspecto de Breaking Bad.
Coincidência ou "conta de chegada" em roteiro, são coisas bizarras acontecerem para que o roteiro ande. Vc vai encontrar milhares de exemplos em séries, mesmo aclamadas.
Um exemplo que vai na linha de TLoU2 é em Dexter (que eu adoro) quando ele precisa ter um assassino sozinho para poder atacar e simplesmente o cara, com o Dexter olhando, resolve que é uma boa ir fumar no carro que está estacionado em uma zona deserta.
O roteiro ANDA por conta de uma coincidência, a intenção era mostrar Dexter matando o cara só que a construção foi feita de uma forma preguiçosa... que na série é feita com mto humor negro para compensar.
No caso de TLoU2 não apenas existem dezenas de coincidências na MESMA cena como vc incoerências de comportamento pré estabelecidas pelo próprio roteiro do jogo anterior.
A ideia era matar o Joel, mas eles não conseguiram construir de uma forma coerente pq era necessário ter uma chance de empatia pela Abby. Se ela faz o obvio, que é se infiltrar em JacksonVille, ganhar a confiança e matar Joel na trairagem, jamais que alguém teria qlqr resquício de empatia por ela.
Então nessa sinuca, optaram pelo approach mais ridículo.
Incomodar ou não, eu concordo que é completamente subjetivo. Mas é objetivamente mal escrito.