O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


PIX é uma faca de dois gumes. Tomem cuidado!

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.996
Reações
8.758
Pontos
353
no mínimo devem ter olhado o hisórico da playstore, ali ficam salvos todos os apps que já foram baixados.

por isso é sempre importante ter uma conta do google secundária, ou baixar o apk diretamente, ou usar a aurora store.

Só não vai constar na Playstore se o aplicativo não estiver disponível lá para download, mesmo se você instalar o APK de outra fonte (APKPure, F-Droid etc.) ele vai estar lá.

Não adianta nada fazer o macete do banco secundário se você tiver no aparelho o histórico de ter instalado outros APKs bancários ou tiver na sua carteira o cartão de outros bancos.
 

CodHoward

Novato
Mensagens
15
Reações
23
Pontos
13
"Só vai manter o cara em cativeiro por mais tempo"
Foi a primeira coisa que pensei quando vi essas "medidas" sendo anunciadas pela TV.
Nessas horas eu dou graças a Deus que minha conta poupança essencial criada no Bradesco ficou sem nenhum tipo de acesso pelo celular, eu até tentei fazer pelo caixa eletrônico mas não funcionou. A única maneira que eu consigo acessar é indo no banco diretamente, nem saldo consigo ver de casa.
Será que essa é uma solução definitiva? Teria alguma vulnerabilidade de segurança tendo uma conta toda "fechada" dessa maneira?
Nesse caso não tem mais como acessar Pix, né? Ou tem?

Outra curiosidade que eu teria: de quais bancos estão sendo praticados esses roubos. Imagino que deva ter um ou outro banco que seja mais vulnerável que outros.
É gente, mais do que nunca a gente percebe que nesse país de b**ta a gente tá por conta própria. Nem na China você ouve falar de casos assim, Filipinas, Sérbia, pode ser onde for. Quando duvidar, nem países da África passam por isso. Muito pelo contrário, você já viu os tipos de carros que os mano da África andam pela rua? Nós somos um bando de cagados mesmo, e agora oficialmente sem ter possibilidade de fugir pra outro canto. Cativeiro federal. (sem querer ser muito dramático, apenas realista)
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
Só não vai constar na Playstore se o aplicativo não estiver disponível lá para download, mesmo se você instalar o APK de outra fonte (APKPure, F-Droid etc.) ele vai estar lá.

Não adianta nada fazer o macete do banco secundário se você tiver no aparelho o histórico de ter instalado outros APKs bancários ou tiver na sua carteira o cartão de outros bancos.

valeu pela correção, dilson
 
Mensagens
20
Reações
6
Pontos
3
Realmente uma pena, mas eu acredito que se a população se interessasse mais por bolsa de valores, esse tipo de coisa ficaria mais dificil.
Não sei os numeros corretos, mas umas pesquisas de um ano atras dizia que apenas 3% dos brasileiros investem na bolsa, ou seja, 97% só guarda dinheiro na poupança.

Mas é que realmente guardar o dinheiro na poupança é bem mais sossegado, vc sente uma certa "proteção", pq vc deixa dinheiro guardado com bancão, ele não vai quebrar. Qualquer rumor de um possivel confisco da poupança, as pessoas nem fazem ideia de onde iriam colocar a grana.

Mas claro, simplesmente deixar sua grana com empresas de renome na bolsa também não é lá tão inteligente. Infelizmente mercado tem que acompanhar.

Estava aqui pensando numa simulação, digamos que maior parte das pessoas com 25anos+ já comecem a ganhar uma graninha boa, vamos dizer entre 4~8mil por mês, os solteiros sem filhos sabem da importância de guardar dinheiro, se guardar 50~60% disso por mês, lá pelo menos 40 anos vão ter juntado perto de 1milhao.(considerando que vão ganhar mais com o passar dos anos).

Muito perigoso deixar tudo isso na poupança. Dinheiro tem que trabalhar e girar também.

Agora vamos imaginar que esse senhor quando fosse assaltado dissesse que só tinha 5mil disponivel no banco? Eu não sei se esses ladrões fizeram pesquisa sobre o senhor pra saber mais ou menos quanto ele tinha de dinheiro, mas era só mostrar no celular e os ladrões realmente veriam que ele só tinha 5mil no banco.
Os ladrões até poderiam alegar, dizendo que ficaram sabendo que ele guardou dinheiro a vida toda, era poupador... era só ele dizer que investiu o resto e aí era inventar um monte de história.
Poderia dizer que maior parte está investida nos EUA, é burocratico tirar de lá, poderia dizer que já deixou documento deixando de herança para filhos/netos acessarem.
Poderia dizer que tem parte no Brasil investida em Fundo Multimercado que o resgate é apenas em 30 dias. CDBs de 5 anos, 10 anos...
Tudo isso já está documentado em testamento para filhos e netos.

Acho muito dificil os ladrões quererem matar ele por causa disso.

Mercado de finanças é muito vasto, até mesmo agora nessa pandemia, quem tinha investimento em ouro e em empresas de tecnologias dos EUA se deu muito bem.

Lembram da Betina, que virou meme na internet? Mas ela introduziu muita gente pro mercado financeiro, muita gente foi pesquisar mais sobre. Ela chamou atenção pra isso.
Claro que é um lugar muito complexo, saber de tudo é bem complicado, mas se tem um lugar pra arriscar, esse lugar é no mercado financeiro.
Pode dar um crash no mundo, os que vão sobreviver e ainda ter dinheiro pra aproveitar alguma coisa, são as pessoas do mercado financeiro.
Porque muita coisa pode quebrar, mas algo ainda fica de pé e quem ainda tiver dinheiro investido nisso, vai sobrevivendo.

Todo mundo tinha que se interessar por isso, jeito mais facil é pela internet mesmo, conversando com quem está inserido nesse meio, vendo videos de pessoas decentes falando sobre o assunto(porque tem um monte que só fala asneira).
Eu mesmo tinha tudo em poupança, mas sempre me interessei por finanças desde adolescência, eu fui ingressando aos poucos, fui abrindo conta em um monte de corretora, colocando um pouquinho em cada segmentos que eles propunham e fui arriscando mesmo, pesquisava antes e ia colocando.
Melhor sentir na pele mesmo essas coisas, ninguem vai te entregar tudo mastigado e também nao acho bacana entregar tudo em mãos de consultor financeiro pra pessoa cuidar de todo seu dinheiro. Você tem que saber cuidar e ver o que te agrada.

Até lembrei agora que meu tio é médico, perguntei pra ele uma vez como ele cuida do dinheiro, ele só disse que deixa tudo na mão do gerente, o gerente oferece pra ele opções de rendimento de 7% ao ano, as vezes 9% ao ano, em aplicações que ele só vai poder mexer depois de 2,3,5anos. Ele até pode mexer antes, mas ae tem risco de resgatar até menos do que colocou... Ele nao quer esquentar a cabeça pra aprender sobre investimentos, ele deixa na mão do gerente e pronto.
Maior parte da investida e deixa um pouco só pra gastar mesmo... mas é muito dinheiro, então pra ele meio que nao faz diferença...


Escutei uma vez, acho que foi o Cerbasi falando que ele é bem conversador, ele deixa os 250mil garantido pelo FGC em aplicações de renda fixa que os bancos oferecem, e aí ele até arrisca em banco menores, porque ele diz que se o FGC garante, então ele fica sossegado, então no CPF dele o FGC garante até 1milhao no total, então ele divide 250mil entre 4 bancos.
Faz isso no CPF da esposa, dos filhos... o que sobra ele vai colocando em produtos mais seguros do mercado financeiro que ele conhece, mas que tem riscos, dentre esses pode ser ouro, dolar, empresas solidas.

Em resumo, tem que diversificar, correr atras de entender pelo menos um pouco desse mundo financeiro e ir sentindo o que te agrada.
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.885
Reações
7.183
Pontos
814
T0 - desvirtuamento político
Mais um risco:

Se suas posições políticas forem apimentadas demais talvez um ministro do Supremo Tribunal Federal mande cancelar sua chave.
 


Jäger_BR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.048
Reações
38.544
Pontos
1.094
Mais aí tem de ser algo mais planejado. O negócio do sequestro relâmpago é que qualquer mané mete uma 12 na sua cara e arruma uma grana, não precisa arrumar um cativeiro e nem planejar o assalto.

Sequestro sempre foi problemático por causa disso. A necessidade de se planejar e ter o cativeiro afasta a maioria dos pilantras.
Fora a pena se for pego né...
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Triste realidade do Brasilzão aonde a pessoa não pode andar com nada de valor no corpo ou até mesmo com o app do banco instalado pois corre o risco de acontecer isso que o criador do topico falou, dinheiro de papel ? Nem pensar

 
Ultima Edição:

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.780
Pontos
803
agora que fui ver

no santander, pra cliente nao cadastrado, o limite diario agora eh 140 reais, pra cadastrar ele so indo no caixa eletronico.

muita loja/supermercado se ferrou pois ninguem vai em caixa eletronico cadastrar cnpj da loja antes de ir usar o pix :kzonzo
 

Aruguren

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.676
Reações
17.932
Pontos
1.159
Abigos, aquelas bostas de gas, warsaw etc ainda é usada nos internet banking de desktop? Pensando em tirar as contas mais sensíveis do telefone e deixar a Nu conta com o dinheiro do ladrão, mas não queria ferrar o meu PC.
 

Follow

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
30.256
Pontos
1.129
Abigos, aquelas bostas de gas, warsaw etc ainda é usada nos internet banking de desktop? Pensando em tirar as contas mais sensíveis do telefone e deixar a Nu conta com o dinheiro do ladrão, mas não queria ferrar o meu PC.
formatação nesses casos ou maquina virtual essas merdas só servem pra espiar sua vida, tanto que alguns bancos como itau aboliram. Vindo da Diebold só é espiar sua vida
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.996
Reações
8.758
Pontos
353
Abigos, aquelas bostas de gas, warsaw etc ainda é usada nos internet banking de desktop? Pensando em tirar as contas mais sensíveis do telefone e deixar a Nu conta com o dinheiro do ladrão, mas não queria ferrar o meu PC.

HD Externo ou Pendrive com sistema exclusivo para transações financeiras. Quando quiser usar dá o boot por ele e depois desliga.

Não se esqueça de criptografar a unidade.
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
Abigos, aquelas bostas de gas, warsaw etc ainda é usada nos internet banking de desktop? Pensando em tirar as contas mais sensíveis do telefone e deixar a Nu conta com o dinheiro do ladrão, mas não queria ferrar o meu PC.

sim, ao menos o itau usa o warsaw.

eu diria pra vc usar uma máquina virtual
 

The Janitor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.336
Reações
10.045
Pontos
764
O grande X da questão ae é o sequestro , a violência aqui no Huezil ... o PIX em si é uma ferramenta boa demais , não precisar pagar taxa pra movimentar dinheiro é um sonho , mas é aquilo né , toda liberdade e desburocratização vem com esse preço , eu coloco limite diário e não ando com a conta corrente recheada
E tem o fator "cidade alerta" tbm , que deixa o povo ficar com medo de tudo , a chance de vc ser sequestrado pelo que vi é de 1 em 10.000 e a chance de tu morrer num acidente de carro é 2 em 100 e mesmo assim ninguém fica com medo de pegar o carro todo santo dia....
 

Aruguren

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.676
Reações
17.932
Pontos
1.159
HD Externo ou Pendrive com sistema exclusivo para transações financeiras. Quando quiser usar dá o boot por ele e depois desliga.

Não se esqueça de criptografar a unidade.
Deixa eu ver se entendi: eu instalo um sistema operacional (pode ser windows?) em um pen drive (de alguma forma) espeto ele no USB e seleciono na BIOS boot por ele, ele vai rodar o SO como se fosse um HD normal, ali eu abro o internet banking, ele instala a lixaida somente nesse SO do Pendrive e meu SO oficial do HD fica livre.

Seria isso?

E como é isso de criptografar?
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.996
Reações
8.758
Pontos
353
Deixa eu ver se entendi: eu instalo um sistema operacional (pode ser windows?) em um pen drive (de alguma forma) espeto ele no USB e seleciono na BIOS boot por ele, ele vai rodar o SO como se fosse um HD normal, ali eu abro o internet banking, ele instala a lixaida somente nesse SO do Pendrive e meu SO oficial do HD fica livre.

Seria isso?

E como é isso de criptografar?

Exatamente isso.

Instala o Windows 10 normalmente nesse pendrive, atualiza, limpa todo o lixo via Powershell, desativa todos os serviços inúteis no services.msc, coloque o navegador e serviços essenciais que irá utilizar na plataforma bancária, baixe o programa Veracrypt e criptografe esse disco móvel para evitar acesso de instrusos caso o mesmo seja extraviado.

Bem vindo à compartimentação de dados.
 

GustavoLT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
781
Reações
1.266
Pontos
574
precisamos de uma campanha nacional de reação aos assaltos!!! bora reagir... e bonificar os que matarem os bandidos!
 

Aruguren

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.676
Reações
17.932
Pontos
1.159
Exatamente isso.

Instala o Windows 10 normalmente nesse pendrive, atualiza, limpa todo o lixo via Powershell, desativa todos os serviços inúteis no services.msc, coloque o navegador e serviços essenciais que irá utilizar na plataforma bancária, baixe o programa Veracrypt e criptografe esse disco móvel para evitar acesso de instrusos caso o mesmo seja extraviado.

Bem vindo à compartimentação de dados.
Um pendrive 3.0 de 32 GB dá conta disso?
 

Aruguren

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.676
Reações
17.932
Pontos
1.159
A instalação do W10 a princípio requer 16GB de espaço em disco, faz o teste e conta depois.
Ah eu não tenho, ia comprar o pen drive. Aqui no meu PC a pasta windows ocupa 20 GB... um pen drive de 32 deve ter util mesmo uns 28... bom vou arriscar, os de 64 são o dobro do preço.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Deixa eu ver se entendi: eu instalo um sistema operacional (pode ser windows?) em um pen drive (de alguma forma) espeto ele no USB e seleciono na BIOS boot por ele, ele vai rodar o SO como se fosse um HD normal, ali eu abro o internet banking, ele instala a lixaida somente nesse SO do Pendrive e meu SO oficial do HD fica livre.

Seria isso?

E como é isso de criptografar?
Bom... já que vai ter esse trabalhão todo, poderia pelo menos usar linux invés de Windows, além de ser muito mais seguro é muito mais leve, pode ser um pendrive tosco de 8Gb

Mas acho que se vc não tem 1Bi na sua conta, essa segurança toda é um pouco exagerada.

Faço algo semelhante quando movimento bitcoin, mas uso uma máquina virtual, que é como se fosse esse pendrive, ou seja, abro um outro SO dentro do meu SO ainda rodando, como se fosse um programa. No seu caso, essa opção seria menos custosa e tão eficiente quanto.
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.665
Reações
30.098
Pontos
1.404
Eu não quero proibir nada. Só queria que os bancos não me obrigassem a usar MEU dinheiro do jeito que eles querem. Pix facilita a vida pra quem recebe dinheiro e também para quem rouba. Quero ter o direito de decidir se vou ou não usar uma coisa que pode me prejudicar severamente.

Escolher melhor os representantes. Hah! Como se houvesse escolha!

930739f2d71acc39248b1faa9ffa2fee.gif

Ohh queridão...pra quem paga tb, ou vc acha que comprar algo no pix sai o mesmo preço que compra no lixo do cartão de credito???
Fala sério
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.665
Reações
30.098
Pontos
1.404
Podiam travar o valor no BC antes de liberar pro banco, para uma conferência em duas etapas, em uma faixa de valor escolhida pelo usuário.

Vai ter um custo, mas esse negócio aí não podia dar certo mesmo. Não é a toa que o sistema bancário tem um monte de frescura. Se fosse algo trivial a iniciativa privada já teria feito.

Também é esse um dos motivos dos bancos terem apoiado o PIX, a dor de cabeça agora está com o estado que provavelmente nunca vai conseguir resolver.

Nao tem nada demais, e so fazer isso que vc disse por faixas de valor, acima de determinados valores a liberação de dinheiro ocorre em 48 horas por ex.
è só confirmar que o dinheiro foi transferido que continua sendo pagamento a vista
 

ain é o kresnik

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.171
Reações
3.542
Pontos
1.289
Pra quem comparou pix com ted, tá esquecendo do maior detalhe, o prazo de 15 a 50 minutos, e a necessidade de ser horário comercial, essas duas coisas ferram muito a vida dos caras na hora de pulverizar essa grana pra conseguir sacar o máximo possível. O cara faz o pulo em 2 bancos/fintechs diferentes e pronto, a burocracia pra bloquear esse dinheiro pra saque já é quase impossível. Ele manda do nubank pro mercado pago, do mercado pago ele saca um tanto, manda pra um c6 bank, do c6 saca um tanto e manda pra um picpay e repete o ciclo. Hoje é instantâneo fazer uma m**** dessas, em 1h da pra limpar MUITO dinheiro, com TED isso não era viável nessa velocidade.

Aí, meu amigo, não tem sistema automático de flag que vai parar esse dinheiro antes de tudo sumir.
 

ain é o kresnik

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.171
Reações
3.542
Pontos
1.289
Nao tem nada demais, e so fazer isso que vc disse por faixas de valor, acima de determinados valores a liberação de dinheiro ocorre em 48 horas por ex.
è só confirmar que o dinheiro foi transferido que continua sendo pagamento a vista
Na real é mais simples de resolver, é muito raro ter esse tipo de fraute/laranja em CNPJ por causa da burocracia que é abrir. Pix pra CNPJ continua sem limite, todo o resto é aplicado pra CPF.
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.996
Reações
8.758
Pontos
353
Ah eu não tenho, ia comprar o pen drive. Aqui no meu PC a pasta windows ocupa 20 GB... um pen drive de 32 deve ter util mesmo uns 28... bom vou arriscar, os de 64 são o dobro do preço.

Vale a pena investir num pendrive de qualidade USB 3.0.

Bom... já que vai ter esse trabalhão todo, poderia pelo menos usar linux invés de Windows, além de ser muito mais seguro é muito mais leve, pode ser um pendrive tosco de 8Gb

Mas acho que se vc não tem 1Bi na sua conta, essa segurança toda é um pouco exagerada.

Faço algo semelhante quando movimento bitcoin, mas uso uma máquina virtual, que é como se fosse esse pendrive, ou seja, abro um outro SO dentro do meu SO ainda rodando, como se fosse um programa. No seu caso, essa opção seria menos custosa e tão eficiente quanto.

Existem diversas versões top de Linux para rodar diretamente de um pendrive, uma que parece muito boa é o Zorin OS Lite:


Mas o problema é que não sei se esses programas que os bancos exigem que instale são compatíveis com Linux, eis a questão.

Quanto à Virtual Machine, um sistema principal infectado com malware não colocaria em risco as máquinas virtuais rodando nele?
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Existem diversas versões top de Linux para rodar diretamente de um pendrive, uma que parece muito boa é o Zorin OS Lite:
Todas as distribuições linux rodam em pendrive, o Zorin OS é um linux como outro qualquer mas tem um aversão lite que roda até em geladeira, super leve.

Uma distribuição que é própria pra ataque/defesa é o Kali Linux, mas se vc não souber usar as ferramentas que ele oferece tbm não serve de muita ajuda, é como ter um tanque de guerra sem combustível.

Eu acho que a maioria dos programas tem versão pra linux sim, não sei. Eu nunca uso versão desktop.

Mas o problema é que não sei se esses programas que os bancos exigem que instale são compatíveis com Linux, eis a questão.
Muito difícil.

Muita gente acha que um ataque hacker é como nos filmes, que o atacante toma posse do seu computador e faz dele o que quiser. O que acontece é que 90% dos ataques vem por engenharia social e vc mesmo entrega pra pessoa o acesso do seu email por exemplo, e com seu e-mail o cara vasculha suas coisas e vai achando outras informações, até descobrir o seu login do banco anotado em um notepad.

Aí não adianta vc usar o sistema mais seguro do pentágono, a falha sempre é o usuário dando bobeira.
 

Bruce_Wayne

Bam-bam-bam
Mensagens
1.330
Reações
3.025
Pontos
453
Mas não tem como rastrear o dinheiro através do CPF do criminoso, que certamente está vinculado à conta que recebeu o PIX?
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
Mas não tem como rastrear o dinheiro através do CPF do criminoso, que certamente está vinculado à conta que recebeu o PIX?

acho que é até irrelevante fazer isso. boa parte destas contas, senão todas, devem ter sido abertas com dados vazados.

este ano uma quantidade insana de dados pessoais foi vazada
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
Estão alugando contas falsas, abertas com dados falsos em bancos digitais "extremamente seguros" (Nulixo, Inter, C6, etc)
Não seria o caso de só permitirem contas de bancos físicos e restringir somente a BB, Caixa, Bradesco, etc.?
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
No caso do meu conhecido fizeram uma conta do Mercado Pago com CPF de um morador de rua.
Sem querer alongar, mas o mercado pago agora não tem uma frescura de tirar foto do documento e depois você tirar foto do próprio rosto para poder "desbloquear" o mercado pago saques?
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.949
Reações
38.505
Pontos
1.839
Sem querer alongar, mas o mercado pago agora não tem uma frescura de tirar foto do documento e depois você tirar foto do próprio rosto para poder "desbloquear" o mercado pago saques?
Não sei, sei que isso foi uns 2 meses atrás. E a polícia confirmou isso.
 
Topo Fundo