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Tópico oficial PLAYSTATION 5 | Bem vindos à nova geração

yakuzz4

Supra-sumo
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Pra quem curte, o vídeo ada RedGamingTech é uma ótima visão de como funciona o SoC do PS5. Ele explica por que a Sony optou por uma frequência de clock variável para GPU e CPU e como isso é bom para o desempenho geral. Embora o próprio Cerny tenha mencionado isso na apresentação original, este vídeo apresenta muito mais detalhes sobre essas coisas
 


XINTSUAI2

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Pra quem curte, o vídeo ada RedGamingTech é uma ótima visão de como funciona o SoC do PS5. Ele explica por que a Sony optou por uma frequência de clock variável para GPU e CPU e como isso é bom para o desempenho geral. Embora o próprio Cerny tenha mencionado isso na apresentação original, este vídeo apresenta muito mais detalhes sobre essas coisas
Eu n tenho muita paciência para ouvir esse cara, não sei se é a dicção dele, tenho que me esforçar para entender.

E apesar das infos serem boas, bem técnicas, ele fica muito cheio de dedos para afirmar coisas que da pra ver que ele claramente acredita proceder.

"tipo, não tenho certeza, não posso confirmar, mas veja bem talvez não seja nada... De repente não é nada... Mas me falaram que o PS5 tem coisas RDNA3 ... Mas pode não ser nada.. Então... Finja que não falei nada etc...."

Mas ele parece ser confiável como insider, as infos parecem quentes.

Ele havia falado que o PS5 poderia ter recebido um upgrade de Clock antes do lançamento... A se confirmar...
 

Megazordi64

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Fora que os testes foram realizados com base nos jogos que já tem no mercado, agora que começaram entrar os jogos full next-gen terá mais exigência computacional.
A Sony com certeza tem ferramentas pra fazer banchmark no videogame que são mais funcionais para fazer testes do que jogos completos.
 

yakuzz4

Supra-sumo
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Outra coisa que vi aqui agora, mas nao sei se alguém ja postou. Phil Spencer admite que desenvolver para duas especificações diferentes é mais trabalhoso para os desenvolvedores.

“But absolutely, it is work. There’s no doubt about that. The fact that you have two performance specs now, I’m not going to stand here or try to PR somebody and say two different specs is the same as having one spec. It’s not. We’re doing this because we want to expand the market.”
 

[McR]-[PanThrO]

Bam-bam-bam
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Dúvida sincera

Excluindo toda essa m**** em volta dos motivos de sua saida e talz

Durante essas 5 semanas que ela estava la como embaixadora (sei la o titulo) do XBOX, foi gerado algum tipo de conteúdo por ela? Teve algo relevante?

Quem acompanha isso poderia responder? Pq até hoje não sei o que esse pessoal da XBOX BR faz.
 


Megazordi64

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Outra coisa que vi aqui agora, mas nao sei se alguém ja postou. Phil Spencer admite que desenvolver para duas especificações diferentes é mais trabalhoso para os desenvolvedores.

“But absolutely, it is work. There’s no doubt about that. The fact that you have two performance specs now, I’m not going to stand here or try to PR somebody and say two different specs is the same as having one spec. It’s not. We’re doing this because we want to expand the market.”
Acho que o problema maior nem é ter que desenvolver para dois sistemas diferentes, mas ter que desenvolver para dois sistemas que possuem um gap enorme em relação a performance.

"Lanço o meu jogo pensando no hardware limitado do Xbox Series S ou prefiro levar o Xbox Series X ao limite?"

Acho que em relação aos multiplataformas a escolha já ta feita no momento que a base de PS5 + Xbox Series X vai ser MUITO maior que a do Xbox Series S.

Agora nos exclusivos fico na dúvida, a Microsoft vai lançar jogos meia boca no Xbox Series S focando no Series X?

Ai vão ter três escolhas possíveis:

1) focar no Xbox Series S;

2) focar no Xbox Series X ou;

3) focar nos dois precisando gastar mais recursos no desenvolvimento do jogo.

"Ah mas no PC..."

No PC geralmente focam no hardware que é recomendado, quem tem um hardware dos requisitos mínimos que se vire pra rodar de forma decente.
 
Ultima Edição:

MetroidPirate

Bam-bam-bam
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Outra coisa que vi aqui agora, mas nao sei se alguém ja postou. Phil Spencer admite que desenvolver para duas especificações diferentes é mais trabalhoso para os desenvolvedores.

“But absolutely, it is work. There’s no doubt about that. The fact that you have two performance specs now, I’m not going to stand here or try to PR somebody and say two different specs is the same as having one spec. It’s not. We’re doing this because we want to expand the market.”
A questão é, provavelmente as empresas que queiram lançar jogo pro SX serão abrigadas a fazer tb pro SS, e ai por ter mais trabalho pode ser que acabem por desistir de lançar pro SX e deixa só pra ps5 e pc.

Esse SS pode quebrar as pernas do SX no fim das contas. Se algum dos modelos dispara nas vendas, o outro poderá ser deixado de lado. Pra mim o concorrente do SX sempre foi o SS, um dos dois irá canibalizar as vendas do outro. Talvez um SX sem disco por 400 tivesse sido melhor pra gen msm.
 

yakuzz4

Supra-sumo
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Acho que o problema maior nem é ter que desenvolver para dois sistemas diferentes, mas ter que desenvolver para dois sistemas que possuem um gap enorme em relação a performance.

"Lanço o meu jogo pensando no hardware limitado do Xbox Series S ou prefiro levar o Xbox Series X ao limite?"

Acho que em relação aos multiplataformas a escolha já ta feita no momento que a base de PS5 + Xbox Series X vai ser MUITO maior que a do Xbox Series S.

Agora nos exclusivos fico na dúvida, a Microsoft vai lançar jogos meia boca no Xbox Series S focando no Series X?

Ai vão ter três escolhas possíveis:

1) focar no Xbox Series S;

2) focar no Xbox Series X ou;

3) focar nos dois precisando gastar mais recursos no desenvolvimento dos jogos.

"Ah mas no PC..."

No PC geralmente focam no hardware que é recomendado, quem tem um hardware dos requisitos mínimos que se vire pra rodar de forma decente.
Não sei se estou enganado, mas parece que a microsoft ta apostando no sucesso maior do Series S, entao o foco dela nos exclusivos deve ser o SS

Pelo menos ta claro que nao é apenas apertar um botão de mudar a resolução como alguns estavam afirmando por ai.
 

Megazordi64

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Não sei se estou enganado, mas parece que a microsoft ta apostando no sucesso maior do Series S, entao o foco dela nos exclusivos deve ser o SS

Pelo menos ta claro que nao é apenas apertar um botão de mudar a resolução como alguns estavam afirmando por ai.
Acho que a Microsoft vai dar com burros n'água em relação ao Xbox Series S.

Nas pesquisas está geralmente em último lugar no interesse dos consumidores mesmo custando o valor de um PS4 Slim.

Acredito que no final com o boca a boca de que os jogos multiplataformas vão rodar muito aquém do PS5 All Digital, que é apenas U$100 mais caro, o Xbox Series S vai flopar e vender menos que o Xbox Series X.

Acho que a Sony acertou muito mais na estratégia de lançar dois videogames idênticos, porém o sem drive de disco custando o "valor mágico" de U$400.
 

nominedomine

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A questão é, provavelmente as empresas que queiram lançar jogo pro SX serão abrigadas a fazer tb pro SS, e ai por ter mais trabalho pode ser que acabem por desistir de lançar pro SX e deixa só pra ps5 e pc.

Esse SS pode quebrar as pernas do SX no fim das contas. Se algum dos modelos dispara nas vendas, o outro poderá ser deixado de lado. Pra mim o concorrente do SX sempre foi o SS, um dos dois irá canibalizar as vendas do outro. Talvez um SX sem disco por 400 tivesse sido melhor pra gen msm.
Eu acho que muita dev vai optar por lançar só no PS5 e lançar no Xbox só depois. A MS esta meio que pre-selecionando jogadores que não querem comprar jogos (incentivando a esperarem que os jogos cheguem na faixa no gamepass) e tudo esta indicando uma diferença maior em favor do PS5 do que o PS4 já tem em termos de vendas de console (e consequentemente venda de jogos).

Para que a dev vai se queimar fazendo duas versões do jogo para Xbox includindo uma para a Series S para vender poucas cópias se ela pode focar só na versão de PS5 onde vão estar concentradas a maioria das vendas?
 

Alucard_Players

Bam-bam-bam
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Pra quem curte, o vídeo ada RedGamingTech é uma ótima visão de como funciona o SoC do PS5. Ele explica por que a Sony optou por uma frequência de clock variável para GPU e CPU e como isso é bom para o desempenho geral. Embora o próprio Cerny tenha mencionado isso na apresentação original, este vídeo apresenta muito mais detalhes sobre essas coisas
Resume aí amigo
 

yakuzz4

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Resume aí amigo
não aguentei ver o video todo, mas peguei um resumo

Ambos os componentes CPU + GPU do PS5 SoC podem funcionar em suas frequências máximas simultaneamente. Não é uma situação de um ou outro.

A Sony projetou a GPU para ter uma frequência variável. A GPU nem sempre estará em carga máxima, então por que dar mais energia quando ela está apenas ociosa no menu ou o player não está fazendo nada?

Aqueles rumores sobre o PS5 não ter VRS são falsos. O VRS é um recurso integrado do RDNA2.

A implementação do Smartshift pela Sony é considerada mais avançada do que a que a AMD normalmente usa, e quaisquer downclocks que aconteçam para o CPU ou GPU serão medidos em milissegundos. Mesmo os piores cenários não verão os componentes rodando em sua extremidade inferior por muito tempo.

Mais uma tonelada de outras coisas.
 

renbh

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A Sony com certeza tem ferramentas pra fazer banchmark no videogame que são mais funcionais para fazer testes do que jogos completos.
Claro que tem, é preciso uma garantia que o produto funcione em limites adequados de temperatura, caso contrário são bilhões em assistência e substituição de consoles defeituosos, como foi com as 3RLs.

Dito isso, não EXISTE produto que não precise de controle, são milhares de parâmetros com quase infinitas combinações e não há teste linear que preveja tudo, isso é tão surreal quanto contar de 1 até 1 milhão, só é algo que faz sentido no papel.

Então é natural que existam ajustes a medida que milhões de pessoas começam a aplicar estas infinitas possibilidades na prática, até para ajuste fino por localidade. Em consoles isso sempre foi feito pelo pelo consumidor com auxílio de técnicos, fazer por update é mais uma passo no Playstation 5 em facilitar a manutenção do aparelho pelo próprio usuário (a substituição da pasta térmica, a possibilidade de aspirar sem abrir a carcaça, tudo isso evita tem que levar para técnicos).
 

Odin Games

Bam-bam-bam
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Empresa não é vigilante nem polícia, o custo disso é muito maior que o benefício. Essa obrigação aí é do estado, empresa é pra dar lucro. MS tem acionistas etc., se ela começa a brincar de polícia e perder dinheiro por sair da atividade fim dela o capital pula fora.

Outra coisa, ficar vitimizando e publicizando essas coisas começa a criar um possível passivo trabalhista e até reflete na imagem da marca. Se tá sendo vítima de crime, procura a polícia e denuncia. Provavelmente se o funcionário tivesse só feito seu trabalho ainda estaria lá, supondo que foi despedido por isso e não por falta de competência. Mas quis crescer nas redes sociais mostrando todos os problemas seríssimos que ela estava sofrendo, pronto, a empresa resolveu. Acabou o sofrimento e agora ela pode procurar um emprego que a faça feliz.
Concordo que quem tem que procurar a polícia e denunciar é a garota, mas continuo achando errado a empresa afastar ela, já que foi ela quem sofreu as ameaças e ainda acabou sendo afastada do trabalho por causa de uns malucos desocupados...

Mesmo que esses caras que fizeram as ameaças sejam virjões inofensivos desocupados escondidos atrás de um computador, acho que todos eles devem responder pelo que fizeram, e acho que ela deve correr atrás disso. Só continuo achando errado a empresa ter afastado ela, mas se ela concordou em sair, não podemos fazer nada... :klol
 

Markshneider

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Você ta de sacanagem né?

É super simples fazer esses testes, ainda mais sendo um hardware fechado.

Com certeza possuem laboratórios preparados para simular os vários ambientes ao redor do mundo e benchmarks que levam o PS5 ao limite.

Acho inadmissível por exemplo algumas marcas terem problemas com as placas RTX 3080 quando atingem clocks altos, como deixaram algo tão simples assim passar em branco nos testes?

Nem preciso comentar sobre as 3RLs do Xbox 360, esse videogame foi lançado de qualquer jeito, não tem outra explicação. Na época lembro de em questão de meses já tinha 360 indo pro lixo.
Não, acho bem plausível sim.
Não é possível prever o comportamento dos usuários, por mais idiota que isso possa parecer.
Além do mais, ninguém sabe o que passa no código fonte dos jogos que ainda nem saíram. Quem garante que os caras não vão ter códigos mal otimizados que acabe sobrando pro OS gerenciar boa parte das exceções, sobrecarregando gerenciamento de memória, por exemplo? É tanta, mas tanta coisa que pode acontecer de imprevisto, que simplesmente, não acho possível testar todos os cenários, honestamente.

Nunca subestime o usuário.
:klol
Você também trabalha/já trabalhou com desenvolvimento né?
I feel you...
Usuário trabalhando rotineiramente num sistema que é só clicar em 1 botão: :klolwtf :khuebr

Desenvolvedor tendo que criar um patch por causa desse anômalo: :kwow:khelp:kzonzo:kcry:ksnif:facepalm
 

XINTSUAI2

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Não, acho bem plausível sim.
Não é possível prever o comportamento dos usuários, por mais idiota que isso possa parecer.
Além do mais, ninguém sabe o que passa no código fonte dos jogos que ainda nem saíram. Quem garante que os caras não vão ter códigos mal otimizados que acabe sobrando pro OS gerenciar boa parte das exceções, sobrecarregando gerenciamento de memória, por exemplo? É tanta, mas tanta coisa que pode acontecer de imprevisto, que simplesmente, não acho possível testar todos os cenários, honestamente.


:klol
Você também trabalha/já trabalhou com desenvolvimento né?
I feel you...
Usuário trabalhando rotineiramente num sistema que é só clicar em 1 botão: :klolwtf :khuebr

Desenvolvedor tendo que criar um patch por causa desse anômalo: :kwow:khelp:kzonzo:kcry:ksnif:facepalm
Uma coisa tb é que a Sony pode receber um Alerta se um game estiver esquentando demais o sistema e em que processo... Isso pode ajudar a alertar a third e etc. Ou mesmo pedir um patch.
 

Sony-AMD

Bam-bam-bam
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ele no papel é 17% mais poderoso que o ps5, deve ganhar uns 10 fps a mais nos jogos e segurar melhor nas resoluções dinamicas
10fps são 30%, se levar em conta os gargalos de engine pode o xbox não da nem 3fps a mais para jogos de 30fps a empresa deixou o marketing governar o hardware.
 
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RoLukeSky

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Só sei que esse tipo de mina não me engana mais.

A última vez que fui enganado foi no RDR 1 que parei para ajudar uma mina que estava com a carruagem quebrada e de repente recebi um monte de pipocos de uns foras da lei que estavam escondidos atrás da carruagem.

Aprendi uma lição valiosa nesse dia :coolface
Agora eu ri!
:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf
 

MaxCarnage666

Bam-bam-bam
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Ela foi afastada porque ficou de vitimismo.
Qualquer figura pública tem que saber lidar com sua imagem na internet. Ela mostrou que não estava preparada pro cargo.
 

Megazordi64

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Não, acho bem plausível sim.
Não é possível prever o comportamento dos usuários, por mais idiota que isso possa parecer.
Além do mais, ninguém sabe o que passa no código fonte dos jogos que ainda nem saíram. Quem garante que os caras não vão ter códigos mal otimizados que acabe sobrando pro OS gerenciar boa parte das exceções, sobrecarregando gerenciamento de memória, por exemplo? É tanta, mas tanta coisa que pode acontecer de imprevisto, que simplesmente, não acho possível testar todos os cenários, honestamente.
Os testes precisam prever os extremos.

Essas fabricantes de hardwares precisam ter benchmarks e laboratórios adequados pra simular isso.

Fabricante de placa de vídeo não pode achar que todas as suas peças vão rodar nesses ambientes controlados que youtubers fazem os testes com ar condicionado em 25º e sem gabinete fechado. É por isso que geralmente suportam temperaturas até 90º e ainda tem o sistema de redução de clock no drive pra proteger ainda mais.

Agora foi amadorismo total algumas marcas de RTX 3080 não suportarem clocks altos, vi testes ao vivo com elas dando problemas em questão de horas.
 

Markshneider

Supra-sumo
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Os testes precisam prever os extremos.

Essas fabricantes de hardwares precisam ter benchmarks e laboratórios adequados pra simular isso.

Fabricante de placa de vídeo não pode achar que todas as suas peças vão rodar nesses ambientes controlados que youtubers fazem os testes com ar condicionado em 25º e sem gabinete fechado. É por isso que geralmente suportam temperaturas até 90º e ainda tem o sistema de redução de clock no drive pra proteger ainda mais.

Agora foi amadorismo total algumas marcas de RTX 3080 não suportarem clocks altos, vi testes ao vivo com elas dando problemas em questão de horas.
Concordo plenamente, sem alterar nenhuma vírgula.
 

DarkMorten

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é esse tipo de conduta fanática que faz com que eu realmente não me identifique com nada

cara, tudo que envolve fanatismo acaba desandando pq as pessoas ficam malucas , sai fora credo

por essas e outras que jogar videogame ainda é muito estigmatizado por aí

e coisas como essa não me deixam não dar certa ou até plena razão

e, pra variar, já meteram,ainda que indiretamente, politiquinha e seus blucats na história :viraolho .. bem, é como comecei o post .. fanatismo ..........

ainda bem que a moça vai (se é que já não deu) a volta por cima disso tudo ai
 

carlos222

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Privilégio feminino.
Tenho certeza que demitiram vários homens e ng deu bola.

Empresas deveriam tomar mais cuidado em contratar mulher, ainda mais que essa só conseguiu essa emprego por kikar em um cara de cargo alto dentro do Xbox.
 
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