Depende do port. Normalmente os ports que são ruins são por descaso da desenvolvedora.
Primeiramente, algumas terceirizam o port e dão umas 2 semanas para a terceirizada lançar. Aí é uma equipe de 5 pessoas para tocar um projeto enorme.
No PC temos muito mais variedades de hardwares, então se não tiver um tempo para fazer teste e qualidade de software, há maiores chances de dar m****.
No caso desse possível cenário do Xbox Scarllet, os hardwares seriam os mesmos, variando apenas a GPU, logo não há necessidade de muito trabalho. Estarão rodando inclusive o mesmo SO na mesma atualização (build).
No Windows vc tem gente usando o 7, o 8, 8.1, o 10, na versão normal, na creators, na fall update, etc. E ainda gente com AMD, com Nvidia, com Intel, usando drivers diferentes, com HD, com SSD, etc.
Bom, um patch de melhorias inclui um pouco de retrabalho, adicionar novas texturas, novos efeitos, etc. Demanda um pouco de tempo e fica a decisão da produtora gastar algumas horas de trabalho do desenvolvedor para adicionar esses detalhes, ou seja, custo extra.
Fora que apesar de usarem o mesmo sistema, os hardwares do X e do S são um pouco diferentes. Enquanto o S usa memória DDR3 + ESRAM, o X usa GDDR5. Lembro que a Digital Foundry citou em FarCry 5, a única versão que teve perda de perfomance foi a do S, e eles atribuíram isso a diferença de memória, pois era o único console diferente dos demais e isso demandaria ajustes finos por parte das desenvolvedoras.
Como falei acima, os jogos rodarão igual em ambos os consoles porque o hardware vai ser praticamente idêntico. A produtora só vai ter que limitar a resolução da versão lockhart. Gráficos, efeitos, dá pra manter igual.