O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


PLAYSTATION 5

Status
Não está aberto para novas respostas.

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.304
Reações
14.356
Pontos
1.053
Acho muito precoce achar que um ou outro eh mais poderoso, que vai destruir, que vai aniquilar, que vai comer com farinha, que vai devorar o outro.

Ainda mais baseado em dev kit kkkkk. Não há simplesmente informação suficiente pra saber de nada agora. Puro ego e achismo traçar um de poderoso e outro de fraco.

1 ano e meio pela frente ainda, com tanta possibilidade de mudança, análise, e overclock ou upgrade final.

Realmente muito,muito cedo.

Mas principalmente pra gente ter certeza de qualquer coisa.

De qualquer modo, um desses projetos mesmo atualmente já tem as melhores decisões finais...Só que não dá pra saber com nenhuma certeza qual dos lados.Como não sabemos de detalhes pode ser qualquer lado.

Agora se vc quer garantir ter o melhor console parece simples:Só atrasar o projeto e sair depois...Ou entrar com vários subsídios.....Mesmo assim tem um preço a pagar.Então nenhuma decisão é tão fácil...Acho que poder só importa se vir acompanhado de um bom custo beneficio...Caso do PS4 e PS1 por exemplo..tinham melhor custo que Xone e Saturn.

Se vc sai 1 ano depois, vai deixar o principal concorrente sosinho o ano inteiro. Se sai consideravelmente mais poderoso pode ser mais caro,e a vantagem do concorrente já vai ser no preço.
 
Ultima Edição:

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.304
Reações
14.356
Pontos
1.053
Mas uma patente da Sony registrada semana passada sobre o fim dos loadings no jogos. Pelo menos essa é a idéia.

Pelo jeito estão investindo pesado nisso e patenteando aspectos únicos da arquitetura.
 

Primeiro.Chefe.Da.Fase

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.864
Reações
18.325
Pontos
1.339
Acho muito precoce achar que um ou outro eh mais poderoso, que vai destruir, que vai aniquilar, que vai comer com farinha, que vai devorar o outro.

Ainda mais baseado em dev kit kkkkk. Não há simplesmente informação suficiente pra saber de nada agora. Puro ego e achismo traçar um de poderoso e outro de fraco.

1 ano e meio pela frente ainda, com tanta possibilidade de mudança, análise, e overclock ou upgrade final.
A nossa única certeza é que o console vai usar SSD e vai ter um impacto violento em loading. O resto é puro achismo, eu estou muito ansioso pra que saia logo essa geração nova só por causa disso. Kkkk

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Mas uma patente da Sony registrada semana passada sobre o fim dos loadings no jogos. Pelo menos essa é a idéia.

Pelo jeito estão investindo pesado nisso e patenteando aspectos únicos da arquitetura.
Que patente, que patente lol
 

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
Mas uma patente da Sony registrada semana passada sobre o fim dos loadings no jogos. Pelo menos essa é a idéia.

Pelo jeito estão investindo pesado nisso e patenteando aspectos únicos da arquitetura.

Sony malvada que quer que compremos os PS5 de qq modo, como que pode uma empresa oferecer o melhor produto e os melhores jogos?
 


Navarone

Bam-bam-bam
Mensagens
3.934
Reações
10.201
Pontos
288
vai ser o melhor playstation esse console, estou absolutamente louco para saber como os jogos de corrida vão evoluir me recuso a acreditar que driveclub seja o limite maximo.

Até hoje eu fico sem entender como o PS4 em 2014 reproduzia aqueles gráficos de Driveclub, veja, sao 5 anos atrás.
É algo muito a frente do seu tempo pra míseros 1,8 teraflops.
espero que os consoles com 12 teraflops façam mais bonito, tem obrigação.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Ainda acho esses boatos de 24GB RAM do PS5 muito difícil de acontecer. Pra mim essa quantidade deve ser só no DevKit para poder habilitar funções de debug e que o console virá com 16GB RAM que já é memória pra caramba.

No Dev Kit da Sony os rumores é que estavam usando 32GB GDDR6 de memória. E no Kit do novo Xbox 48GB GDDR6. Aí como geralmente usam a metade do kit no console, surgiu esse rumor de usarem 24GB GDDR6 no próximo Xbox. E também tem um rumor que a Sony usaria 4GB DDR4 para o SO. Nesse caso da Sony daria 16GB GDDR6 + 4GB DDR4 dando o total de 20GB de memória. Mas podem usar 20GB GDDR6 + 4GB DDR4 para dar os mesmos 24GB do novo Xbox.

Exatamente por isso que vou largar a Master Race ano que vem. Esses consoles serão um CxB muito melhor que os PCs, fora que os jogos são elaborados pra ELES e depois portados pro PC.

Sim. Os consoles possuem um custo benefício beeem melhor. Sempre foi assim. Hehe!!
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Até hoje eu fico sem entender como o PS4 em 2014 reproduzia aqueles gráficos de Driveclub, veja, sao 5 anos atrás.
É algo muito a frente do seu tempo pra míseros 1,8 teraflops.
espero que os consoles com 12 teraflops façam mais bonito, tem obrigação.

1.83 TF é até bastante coisa, o PS4 saiu bem fortinho, a CPU que nunca foi grandes coisas, mas tb não é tão fraca quanto falam, gostam de dizer que é cpu de tablet, mas não é bem assim não. O Jaguar do PS4/Xone é uma versão BEM turbinada da versão para servers/desktop... tem o dobro de Cores, fora o conjunto (APU) GPU + CPU, ser MUITO mais parruda tb. Falam que é mais fraca que um i3 mas essa comparação leva em conta single core operations, em multi core, muito provavelmente o Jaguar (dos consoles) bate, por ter 8 cores vs 2/4 do i3 (e em consoles eles usam, ao contrário de nos PCs).

Meu PC tem uma GPU de 1TF e está rodando muito bem Resident Evil 2 Remake.

PS4 foi um console muito bem balanceado quando saiu, por 399 levamos uma ótima máquina que roda 90% dos games a 1080p a 30fps de modo geral bem estáveis.
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.837
Pontos
803
1.83 TF é até bastante coisa, o PS4 saiu bem fortinho, a CPU que nunca foi grandes coisas, mas tb não é tão fraca quanto falam, gostam de dizer que é cpu de tablet, mas não é bem assim não. O Jaguar do PS4/Xone é uma versão BEM turbinada da versão para servers/desktop... tem o dobro de Cores, fora o conjunto (APU) GPU + CPU, ser MUITO mais parruda tb. Falam que é mais fraca que um i3 mas essa comparação leva em conta single core operations, em multi core, muito provavelmente o Jaguar (dos consoles) bate, por ter 8 cores vs 2/4 do i3 (e em consoles eles usam, ao contrário de nos PCs).

Meu PC tem uma GPU de 1TF e está rodando muito bem Resident Evil 2 Remake.

eu sempre tive 2 impressões sobre o hardware do ps4 ou os jogos usam alguma tecnica onde a resolução fica nativa, mas o poder não contabiliza como tal, ou então ele tem algum chip extra não divulgado pela sony.

Mas a real que o que faz jogo mesmo é o investimento é por isso que não vemos no pc nada nem perto de um rdr2 vou citar esse para evitar qualquer exclusivo de playstation, é fazer jogo caro que é o que manda, depois desse Death starding meus conceitos sobre playsations mudaram completamente.

''Remember do not understamete the power of the playstation''

 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
eu sempre tive 2 impressões sobre o hardware do ps4 ou os jogos usam alguma tecnica onde a resolução fica nativa, mas o poder não contabiliza como tal, ou então ele tem algum chip extra não divulgado pela sony.

Mas a real que o que faz jogo mesmo é o investimento é por isso que não vemos no pc nada nem perto de um rdr2 vou citar esse para evitar qualquer exclusivo de playstation, é fazer jogo caro que é o que manda, depois desse Death starding meus conceitos sobre playsations mudaram completamente.

''Remember do not understamete the power of the playstation''


Chip acho que não, se não já teriam encontrado. É arquitetura mesmo, OS leve, ICE Team escovando bits pra fazer as APIs e Libs do console, enquanto a microsoft usa DX12 e uma versão capada do Windows e etc. Esses loads ultra rápidos do PS5 com certeza 50% é hardware, mas 50% é arquitetura de desenvolvimento, como o sistema lida com os dados e etc. Basta ver a diferença mesmo sem nenhum hardware especial entre instalações no Xone e PS4.

Como aquele post onde @Gamer King ficou impressionado com o poder do Playstation, quando os devs da SEGA ficaram de queixo caído na apresentação do PS1.
 
Ultima Edição:

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.650
Reações
23.734
Pontos
1.474
Sim. Os consoles possuem um custo benefício beeem melhor. Sempre foi assim. Hehe!!

Discordo! Quando as peças de PC não custavam um rim e na época das grandes Flash Sales da Steam o custo por jogo compensava e MUITO o investimento num PC. Mas hoje com a putaria dos preços das peças, serviços como o Game Pass e o fim das Flash Sales a situação se inverteu. Por trabalhar com finanças sempre colocava o custo de amortização quando montava um PC.

Tenho mais de 100 jogos no Steam, vários AAA e meu custo médio por jogo não passou de R$ 35,00. Claro que eu esperava um ano pra comprar um AAA, mas era tanto jogo na biblioteca que nem me importava. Tópico da Steam aqui no fórum bombava até de madrugada, pois eram se não me engano 3 Flash Sales por dia durante a Summer Sale. Tinha votação para um jogo ganhar desconto maior, época boa demais! Fora o esquema das cartas que malemar um bom jogo indie acabava rolando na faixa.

Todo mundo saindo com 10, 15 jogos no final do evento e não gastavam nem 100 Mitos.
 
Ultima Edição:

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.650
Reações
23.734
Pontos
1.474
Será que chega aqui por uns R$5,000 reais no lançamento?
hardware meio parrudo por apenas U$$500

Chuto uns R$ 7.000,00 nas Americanas da vida, igual foi a putaria com o lançamento do PS4. Como a M$ está mais ativa no Brasil, talvez o Scarlet chegue num preço mais oficial, mas estuprador. Comprar esses novos consoles em lojas oficiais somente em 2021.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Discordo! Quando as peças de PC não custavam um rim e na época das grandes Flash Sales da Steam o custo por jogo compensava e MUITO o investimento num PC. Mas hoje com a putaria dos preços das peças, serviços como o Game Pass e o fim das Flash Sales a situação se inverteu. Por trabalhar com finanças sempre colocava o custo de amortização quando montava um PC.

Tenho mais de 100 jogos no Steam, vários AAA e meu custo médio por jogo não passou de R$ 35,00. Claro que eu esperava um ano pra comprar um AAA, mas era tanto jogo na biblioteca que nem me importava. Tópico da Steam aqui no fórum bombava até de madrugada, pois eram se não me engano 3 Flash Sales por dia durante a Summer Sale. Tinha votação para um jogo ganhar desconto maior, época boa demais! Fora o esquema das cartas que malemar um bom jogo indie acabava rolando na faixa.

Todo mundo saindo com 10, 15 jogos no final do evento e não gastavam nem 100 Mitos.

Para mim essa diferença no preço dos games nunca foi problema. Pois eu desde sempre comprava em mídia física(ou cartucho no caso do N64)e quase sempre revendia depois de zerado. Tipo pagava 100 em um game novo/lacrado e depois vendia por 60 reais. Ou então comprava usado e vendia pelo mesmo preço que havia pago.

Sem contar que muitas vezes pegava jogo emprestado e emprestava um outro para a pessoa. Fiz isso de mais na época dos Mega, SNES, N64, Dreamcast(antes de destravá-lo) Xbox original e etc.... E ainda continuo fazendo. Hehe!!

E olha que pegava bastante jogos em lançamento. Nem precisava esperar um ano depois do jogo ter sido lançado para comprar o game.

Lembro que no final de 2015 eu peguei os Rise of Tomb Raider, Forza 6 e Halo 5 lacrados por 100 reais cada um para o Xbox One. Depois de um tempo de já ter zerado eles eu vendi o Tomb por 70, o Forza por 60 e o Halo por 60. Hehe!!

O God of War do PS4 eu peguei usado e paguei 70 nele.
 
Ultima Edição:

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.804
Reações
5.608
Pontos
949
Para mim essa diferença no preço dos games nunca foi problema. Pois eu desde sempre comprava em mídia física(ou cartucho no caso do N64)e quase sempre revendia depois de zerado. Tipo pagava 100 em um game novo/lacrado e depois vendia por 60 reais. Ou então comprava usado e vendia pelo mesmo preço que havia pago.

Sem contar que muitas vezes pegava jogo emprestado e emprestava um outro para a pessoa. Fiz isso de mais na época dos Mega, SNES, N64, Dreamcast(antes de destravá-lo) Xbox original e etc.... E ainda continuo fazendo. Hehe!!

E olha que pegava bastante jogos em lançamento. Nem precisava esperar um ano depois do jogo ter sido lançado para comprar o game.

Lembro que no final de 2015 eu peguei os Rise of Tomb Raider, Forza 6 e Halo 5 lacrados por 100 reais cada um para o Xbox One. Depois de um tempo vendi o Tomb por 70, o Forza por 60 e o Halo por 60. Hehe!!

O God of War do PS4 eu peguei usado e paguei 70 nele.

E eu que comprei meu PS4 com o Uncharted 4 junto, troquei o Uncharted por Destiny 2, que depois troquei por Sombras da Guerra, que troquei por Detroit, que troquei por God of War? Em todas essas trocas, apenas dei $20 a mais quando troquei o Sombras da Guerra por Detroit. Enfim, se tu parte pra trocas e mercado de usado e tiver um pouco de paciência consegue reduzir drasticamente os custos da jogatina. Mas para isso acontecer a mídia física tem que continuar existindo e morte a todos que queiram um sistema somente digital =P....
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.837
Pontos
803
Mas para isso acontecer a mídia física tem que continuar existindo

pelo lado do playstation vai continuar existindo, até pela retro do ps4 no ps5
no play os jogos vendem muito em midia fisica, o ruim é se os jogos estivessem sendo lançado a galera não os estivessem comprando isso impulsionaria a midia digital, pois chega um ponto que a logística se torna inviável. ainda mais depois desse bug/promoção (como cada um quer chamar) de até 3 anos por 1 real, adeus midia fisica.
 
Ultima Edição:

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
E eu que comprei meu PS4 com o Uncharted 4 junto, troquei o Uncharted por Destiny 2, que depois troquei por Sombras da Guerra, que troquei por Detroit, que troquei por God of War? Em todas essas trocas, apenas dei $20 a mais quando troquei o Sombras da Guerra por Detroit. Enfim, se tu parte pra trocas e mercado de usado e tiver um pouco de paciência consegue reduzir drasticamente os custos da jogatina. Mas para isso acontecer a mídia física tem que continuar existindo e morte a todos que queiram um sistema somente digital =P....

Exatamente rapaz. Comprar digital é ruim de mais. Além de vc não poder reaver o seu dinheiro gasto devido não ter como vender o game digital, ainda tem o fato da demora em baixar certo game. Pois vc tem que baixar o game já com todas as atualizações/patchs existentes. Mesmo que não vá usar vc é obrigado a baixar. Tipo se vc instalar um game X em mídia física com 50GB e for jogar offline é tranquilo. Vc espera uns 20min para instalar e vai jogar sossegado offline. Agora vai baixar o mesmo game X em digital para vc ver. O mesmo game de 50GB vai para uns 80GB. Hehe!!

Aqui com net de 10MB tenho que deixar baixando em umas duas madrugadas(quando estou dormindo)para terminar o download.

Sou bem mais colocar o game em mídia física, instalar e depois de no máximo meia horinha(o tempo de vc fazer uma refeição) já sair jogando e zerando o game no seu modo Campanha/História.
 
Ultima Edição:

Lino Germano

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.479
Reações
17.134
Pontos
1.389
Algo que seria legal, é um uso mais realista de dinâmicas de fluidos..


Estava pensando isso dia desses. É coisa que devem fazer com alguma folga. Pelo menos igual ao que as placas da Nvidia já faziam a seis anos atrás, no mínimo. Lembro aqui de Alice e Batman no PC.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Estava pensando isso dia desses. É coisa que devem fazer com alguma folga. Pelo menos igual ao que as placas da Nvidia já faziam a seis anos atrás, no mínimo. Lembro aqui de Alice e Batman no PC.
Killzone 2 já tinha isso, tiraram no 3 pra ficar mais leve.
 

relbr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.316
Reações
4.835
Pontos
979
Mas uma patente da Sony registrada semana passada sobre o fim dos loadings no jogos. Pelo menos essa é a idéia.

Pelo jeito estão investindo pesado nisso e patenteando aspectos únicos da arquitetura.
Pelo jeito a sony vai focar no loading mais rapido e a Ms no console mais poderoso na próxima geração.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Fluidos? Não lembro disso não.

Sim, não tão sofisticada como a do vídeo, mas por exemplo, se você jogasse uma granada em um ambiente fechado, a fumaça colidia com as paredes... se fosse em um quarto, ela se acumulava no teto... e etc. Acho que foi o único game de consoles que eu vi fazer isso. A guerrilla usou no talo as SPEs do CELL, tinha até um post morten deles explicando como usaram cada stream processor da CPU. Era por isso que quando puxavam o CELL o X360 não chegava nem perto. Killzone 2 é muito sofisticado até hoje, rodava a 720p e até bem estáveis com os melhores gráficos da geração.
 

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
Algo que seria legal, é um uso mais realista de dinâmicas de fluidos..



Imo, isso ai, mais a expansão da física tanto para destruição quanto para deformação é o que os caras deviam estar investindo nas engines ao invés de focar só nos pixels e eyecandys visuais, ver isso ai que vc postou e isso aqui...





1254172884282.jpg
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Imo, isso ai, mais a expansão da física tanto para destruição quanto para deformação é o que os caras deviam estar investindo nas engines ao invés de focar só nos pixels e eyecandys visuais, ver isso ai que vc postou e isso aqui...




Sim animal, um twisted metal ps5 ficaria show assim.
 

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
Sim animal, um twisted metal ps5 ficaria show assim.

Destruction Derby, um novo Driver, GTA... tanto a fumaça com dinamica de fluidos quanto a física soft-body seriam game changers nesses jogos pois não implicam apenas em reproduzir realismo e imersão, tb implicam em expandir gameplay, um carro explodindo e liberando fumaça que esconde obstáculos ao redor, danos dinâmicos e aleatórios a cada impacto, troco qualquer ray tracing, 4K nativos e outras firulas por um jogo que fizesse bom uso desses aspectos.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Estava pensando isso dia desses. É coisa que devem fazer com alguma folga. Pelo menos igual ao que as placas da Nvidia já faziam a seis anos atrás, no mínimo. Lembro aqui de Alice e Batman no PC.

Aqui não aparece muito bem o que falei, mas mostra como KZ2 era sofisticado, principalmente em física. Uma maneira de ver o que falei é soltar aquele spawn point que fica soltando fumaça em KZ2, perto de alguns obstáculos, ou dentro de um lugar fechado com uma janela... da pra ver a fumaça se desviando e até saindo pela janela, se acumulando no teto. Mas claro as partículas duram pouco tempo dado às limitações de hardware da época.

 

Lino Germano

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.479
Reações
17.134
Pontos
1.389
Aqui não aparece muito bem o que falei, mas mostra como KZ2 era sofisticado, principalmente em física. Uma maneira de ver o que falei é soltar aquele spawn point que fica soltando fumaça em KZ2, perto de alguns obstáculos, ou dentro de um lugar fechado com uma janela... da pra ver a fumaça se desviando e até saindo pela janela, se acumulando no teto. Mas claro as partículas duram pouco tempo dado às limitações de hardware da época.


Ainda tenho ele aqui. Vou ver isso direito.
Mas quando digo fluidos, me refiro a isso aqui:

 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Ainda tenho ele aqui. Vou ver isso direito.
Mas quando digo fluidos, me refiro a isso aqui:

Então fumaça é um tipo de fluido tb, no caso é mais leve que o ar, então a tendência é subir e tal.. Me refiro mais à física de Particulas.

Do pondo de vista técnico é legal dar uma olhada nas nuvens do Warhawk, que segundo os devs usa um tipo de raytracing.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.837
Pontos
803
Aqui não aparece muito bem o que falei, mas mostra como KZ2 era sofisticado, principalmente em física. Uma maneira de ver o que falei é soltar aquele spawn point que fica soltando fumaça em KZ2, perto de alguns obstáculos, ou dentro de um lugar fechado com uma janela... da pra ver a fumaça se desviando e até saindo pela janela, se acumulando no teto. Mas claro as partículas duram pouco tempo dado às limitações de hardware da época.



esse jogo é bonito mesmo, até kz1 é fera demais para os padrões do play, se a sony para de fazer jogo aí em killzone 2, metal gear 4 ainda terminaria a gen liderando em gráficos (em minha opinião)

A DF retro fez uma analise desse jogo 10 anos depois e ele se mantém muito bem, upando pouca coisa nesses gráficos, se passava por um jogo dessa geração.
 

Aragorn News

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.089
Reações
2.116
Pontos
844
Sim, não tão sofisticada como a do vídeo, mas por exemplo, se você jogasse uma granada em um ambiente fechado, a fumaça colidia com as paredes... se fosse em um quarto, ela se acumulava no teto... e etc. Acho que foi o único game de consoles que eu vi fazer isso. A guerrilla usou no talo as SPEs do CELL, tinha até um post morten deles explicando como usaram cada stream processor da CPU. Era por isso que quando puxavam o CELL o X360 não chegava nem perto. Killzone 2 é muito sofisticado até hoje, rodava a 720p e até bem estáveis com os melhores gráficos da geração.

Acho que no conjunto geral U3 tem os melhores gráficos da geração passada, poreeeemm, KZ2 é mais parrudo em tecnologia e tem a melhor iluminação e efeitos ever
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo