nominedomine
Mil pontos, LOL!
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Então, na verdade na maioria das vezes que isso acontece mais ajuda o jogo do que atrapalha, o exemplo que temos agora é Cyberpunk, anunciado em 2013 (e falaram, não espere esse jogo tão cedo).Faz diferença sim.
Quantas vezes sites, pessoas meterem o maior pau federal pq um jogo ficou muito tempo "sendo feito" pq anunciaram ele cedo d+?
É sempre assim, anunciam um jogo e se ele demora + de 2 anos pra sair, já começa reclamações sem fim de que "tá demorando d+" e isso acaba virando marketing indesejado pelas empresas.
Lembro da última E3 que a Sony participou, mídia toda metendo pau pq "eram os mesmos jogos da última E3".
E se algo é cancelado ainda em fase de planejamento, pessoal mete mais pau ainda.
Por exemplo, imagina só se a Insomniac tivesse revelado como jogo, aquele projeto que acabou vazando recentemente, daí no meio do caminho cancelam pq decidem focar no Ghost of Tsushima por achar uma proposta melhor. Daí já vai ter gente que gostou mais da outra proposta reclamando, pessoas frustradas por falsas expectativas, etc, etc. Um imenso marketing negativo que não é desejado.
Fora isso, que gamer, sempre quer anúncios novos, sempre quer um ar de novidade. E vc ficar liberando muito antecipadamente as coisas vai deixar uma ideia de que a maioria é "velharia que tu tá cansado de ver"
A E3 da igreja da Sony eram literalmente os mesmo jogos e tirando a bizarrice da apresentação, foi muito boa E3 em termos de conteúdo.
A questão é que quem criou essa expectativa são as próprias empresas de jogos com os seus segredos. Aonde que esta escrito que o jogo tem que ser apresentado e lançado em 2 anos? A MS mesmo anunciou uma porrada de jogos que só vai sair de 2022 para frente e quase ninguém se importou.
O melhor exemplo é a Valve. Se ela tivesse simplesmente falado "recentemente cancelamos mais um Half-life pois ele não estava indo por um caminho muito bom, não esperem um Half-life vindo nos próximos anos", muito melhor que o silencio de anos e anos que fizeram.
Claro, só apresente o projeto quando ele já foi aprovado e você pelo menos acha que ele vai sair. Mas a Sucker Punch poderia ter falado: "tivemos que rever o conceito do nosso próximo jogo e ele vai demorar um pouco mais que o normal por conta disso" e não teria nada de negativo nisso.
A cultura do hype poderia ser mudada das pessoas esperarem loucamente por surpresas para elas esperarem loucamente por jogos que elas acham que vão ser bons. Muito mais sustentável.
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