Da pra melhorar todos os aspectos sem precisar mudar o que é. Não sei o que demais users estão esperando quando falam de evolução, mas da pra melhorar tudo, até mesmo o gameplay.
Algumas coisas que me vem em mente:
-Visuais
É bonitinho.
Como falaram aí, jogos de 10 anos atrás já faziam muito mais. Dá pra ver algumas texturas extremamente de baixa qualidade, junto com modelos extremamente simplórios.
Mas a direção artística (que é muito boa, por sinal) acaba salvando a parte técnica preguiçosa. Mas mesmo artisticamente poderia ser mais agressivo e mais estiloso. Exemplos não faltam. O próprio Yo-kai Watch 4 está um nível acima em ambos os aspectos comparado com o Pokémon, e olha que ele nem é um exemplo também.
É só olhar pra alguns modelos e ver que é extremamente simplório. Não precisa ter 10k polígonos, mas da pra explorar mais o world building e até mesmo uns modelos mais elaborados para os personagens principais.
- Animações
Ok, é complicado animar quase 1000 Pokémons e múltiplas variações de comportamento, e pensar em animações funcionando para diferentes formatos e tamanhos. Mas da pra melhorar pra algo que não seja um padrãozinho reaproveitado que se resume a Quadruplete, Bípede, Aéreo...
Isso que nem vou entrar no mérito de ser um estúdio com grana o suficiente pra fazer tudo isso.
Poderia passar mais empolgação na batalha, ter mais interação entre os Pokémons, algo mais responsivo e mais interessante.
- Sonorização dos Pokémons
Esse é basicamente o mesmo problema do anterior, mas com um diferencial que já existe o trabalho de sound design para o anime. Restaria apenas estruturar a quantidade de sons necessários para cada Pokemon e gravar e pensar numa compressão para caber num cartuchinho.
Os sons atuais é simplesmente inaceitável.
-Ausência de Pokémons no próprio mapa.
Isso é completamente fazível e sem desculpa nenhuma. Assassin's Creed em 2007 já mostrou dezenas de NPCs numa única tela num open world com alta quantidade poligonal.
Ou dentro do próprio
Switch, Zelda em qualquer floresta tem inúmeras arvores se movendo em tempo real.
-Transição de cenário para uma arena com um único cenário por região.
Bom, não tem muito o que dizer aqui. Chega a ser cômico com tanta tecnologia ainda recorrer a isso.
- Sistema de batalha
Mais dinâmico e responsivo.
Possibilidade de ser mais ágil, skipar certas coisas, remover algumas ações após um certo tempo de jogo, fazer o jogador ser mais participativo entre as ações, melhorar feedback sonoro, visual e de descrições, aumentar as possibilidades.
Ou vão dizer que é essencial você ser obrigado a sempre escutar a musiquinha de vitória e progressão de XP? Ou ter que ficar skipando os dialogos que APARECEM TODA SANTA VEZ?
- Exploração
É mais uma decisão de game design, que afeta o escopo geral do jogo. Não que seja ruim o modelo linear semi aberto, mas da pra expandir MUITO mais esse modelo.
Nem vou dizer pra virar full open world pois muitas coisas teriam que mudar. Mas poderia ter cenários mais abertos e brincar mais com a ideia de explorar e ter pokémons nesses cenários, além de possibilidade de interações com o próprio cenário, abrindo uma gama de possibilidade.
Nada muito complexo ou que mude a formula atual, apenas uma expansão, que não ficaria no arroz com feijão já conhecido.
-Ambição
Eu pessoalmente acho um relaxo um jogo com tanto dinheiro como Pokémon não ter nem sequer um voice acting para os Npcs.
Os cenários poderiam ter mais vida, mais coisas acontecendo na tela, mais movimento.
Explorar a ideia de pokémon para além de batalhas.
Um jogo mais dinâmico de se jogar
- Algumas decisões de game design completamente questionáveis
Retorno de random encounter andando pelo matinho?
Sistema de batalha truncado?
Selvagens?
Interações simplórias passo por passo?
-
Se mesmo depois disso ainda dizerem que "tá bom como tá, para de chorar", ai não tem jeito mesmo.
Agora, eu pessoalmente, gostaria das seguintes mudanças:
Sistema de batalha sem recorrer por turnos. Da pra ter a mesma profundidade fazendo uma batalha mais dinâmica. Não estou dizendo pra controlar os bichos e ficar apertando os botões feito doente, mas sim para algo recorrendo a estrategia. Algo como estrategia/turnos em tempo real com mais controle das ações e com mais coisas acontecendo ao mesmo tempo.
Sem falar que isso abre outras possibilidades de gameplay para se tornar algo mais interessante e novas mecânicas.
Uma ilha aberta, mas sem ser um open world sandbox. Brincar bastante com a ideia de exploração, Pokémons em seus habitats, segredos e mistérios, puzzles, ambientes com mais vida, NPCs com rotinas... E assim vai.
Mais interações além do foco de batalha. Ter mais interações com o mundo usando os Pokémons e mais interações com os Pokémons além de batalhas.
Basicamente transportar o que acontece no anime para ações ingame.
Usar a ideia dos tipos de Pokémon para criar um gameplay mais criativo, tanto pra exploração quanto para as batalhas. Sem scripts, deixa o jogador tentar solucionar de alguma maneira a situação.
Um boost visual e técnico. Da pra fazer muita coisa linda visualmente com estilo mais cartunesco voltado pro Chibi que Pokémon usa.