Amigo, se tudo tiver lógica as pizzarias irão fechar. Eles fazem isso justamente porque ao ver, a pequena diferença o consumidor prefere gastar um pouco a mais para levar muito mais. E isso não é apenas para pizza, e para qualquer outro restaurante e até serviços.
Assim como existe o consumidor "pague um pouco mais e leve mais", existe também o consumidor que quer economizar e comprar aquilo que sustente a sua necessidade e seu bolso.
Se tenho 40,00 reais pra gastar em pizza e tenho a opção de pagar 20,00 em cada uma em datas distintas, vou preferir fazer isso do que gastar 30,00 em uma grande e não pedir mais o resto do mês. Assim a pizzaria deixa de faturar meus 10,00 reais a mais no mês e se colocar isso em um ano e multiplicar por várias pessoas com essa mesma situação, o faturamento perdido é grande.
Isso é a tática mais antiga do marketing. Só olhar o preço dos refrigerantes por exemplo. A ideia é te fazer comprar mais do que vc realmente quer pra aproveitar o "desconto".
Exatamente, o problema é pensar só dentro da caixa ao invés de se atualizar pra tentar faturar mais com públicos diferentes.
Mas se for pensar assim, fode tudo né!
Ovomaltine (crocante) do Bob's, 300ml R$9 e o de 500ml R$10!!
Agora sobre o preço de pagar meio a meio eu concordo que é sacanagem.
Não dá pra comparar grandes volumes industriais com pizzas, o custo de 500ml já está dentro de 300ml e esse 1,00 real a mais é só pra fazer o consumidor "se achar na vantagem".
Neste caso não concordo - isto é igual você pagar mais barato por um produto que vem mais - o custo de produção é diluído pelo volume maior, além de outras coisas.
Explicação:
a) Custo médio da Mão de Obra geral da pizzaria para criar uma pizza independente do seu tamanho: 20,00
b) Custos dos ingredientes: 10,00 na Normal, 4,00 na Brotinho
Logo, você esta pagando mais barato na brotinho apenas pelo fato dela ir menos ingrediente - o custo geral de produção é diluido por toda produção e é igual, não há nada de errado nisto.
Como comentei acima, nos casos de grandes industrias o preço "leve mais por menos" tem milhares de fatores que não são comparáveis aos de uma pizzaria.
Em uma pizzaria pequena, não posso basear meus custos com base em média, a brotinho deve custar exatamente 50% a menos que a grande já que são 4 pedaços ao invés de 8 e sem falar que posso utilizar as sobras de massas das grandes e formar brotos.
Se meu custo fixo é de 20,00 reais para uma 8 pedaços e a vendo por 30,00 fico com uma margem de 33%, logo, poderia fazer uma brotinho com custo de 10,00 e vendê-la por 20,00 com margem de 50% ou absurdamente vender por 15,00 e conseguir os mesmos 33% da grande.