Dando uma atualizada no tópico.
Meu irmão tem uma tv lg OLED 55 b7 4k . Excelente tv por sinal.
Faz 2 semanas ele vendeu o ps4 fat dele e semana passada fui buscar um PRO pra ele. O console ficou comigo desde quarta e devolvi nesse domingo. Como tenho um FAT , só que tv 1080p, acabei fazendo uns comparativos. Vamos às minhas impressões.
_ MODO SUPER SAMPLING: testei em : GTSports, RE7, Knack 2(demo) e Wolfstein 2( demo), Project Cars 2( demo)
O FW 5.50 touxe o modo supersampling pra quem tem o PRO. Senti pouco ou nenhum impacto visual desses games rodando na minha Viera 42 New Plasma 1080 . Knack 2 no modo SS e RE7 foras os títulos que senti melhoria na nitidez... um ganho de uns 20%. Wofstein 2 foi BEM sutil. GTSPORTS eu não notei diferença, assim como em PCars 2. Infelizmente nessa geração, devido a meu bolso estar bem limitado, acabei vendendo Second Son,
Horizon, que seriam dois bons títulos pra ter mais parâmetros. Meu Uncharted 4 ta com meu irmão, então acabou ficando fora do teste. De um modo geral, os jogos que mais fizeram diferença no modo SS, eu posso fazer uma analogia: Sao como games multi , rodaando a 900 P no XONE x o mesmo game rodando num PS4 FAT a 1080P. Nota se a diferença, mas nada abismal.
_ MODO APRIMORAMENTO ( BOOST MODE): GTSPORTS, Knack 2, The Last Guardian
Ao contrário do modo SS, no modo boost eu senti uma boa diferença no PRO na questão framerate dos games. Apesar de ter jogado uma demo( Knack2), logo no início nota se uma BOA diferença no framerate do jogo, comparado ao FAT. GTSPORTS tb notei que o game em 1080 no modo desempenho, rodou melhor no PRO, principalmente qdo tem muitos carros sendo mostrados, lado a lado. The Last Guardian eu não notei muita diferença...acabei esquecendo de testa-lo no modo SS, mas no modo boost, apesar do game estar rodando a 30 fps, não notei quedas como observei no fat.
_ PARA QUEM TEM O PSVR: RE 7, The Last Guardian VR ( demo)
Aqui eu senti uma considerável e talvez, o fator que valha a pena um PRO. No meu caso, se tiver alguem pra trazer dos EUA pra mim, vale a pena vender o fat e colocar 300 reais a mais pra aproveitar a melhoria. Por 700, 800 a mais, aí já não considero, o ganho é baixo e não justifica.
RE7 ficou consideravelmente menos borrado no PRO. Mas o que eu senti uma BOA melhora foi nas partes da tela que ficam fora do centro dos olhos, Praticamente desapareceu o problema de resolução extremamente baixa nas bordas da tela. Os flickerings contiuam lá, mas melhoraram bastante, principalmente nas áreas externas, que usam mais processamento dos consoles.
The Last Guardian VR ( demo)
Caras, foi o game que mais achei vantagem um PRO. Logo no início eu notei um grande ganho na qualidade da imagem... muito nítida, BEM menos flickering e embaçamento . Realmente muito bom... Logo no ínício, qdo comprei o PSVR, ao testar a demo eu tive uma impressão BEM ruim ao sair pra area externa do game... Tudo, absolutamente TUDO rodando numa resolução bem baixa ... parece um jogo de PS2 sem filtro de AA. A não ser o Trico, tudo em volta é muito feio, sem definição e serrilhado. Qdo testei a demo com o PRO, notei uma melhora muito efetiva, principalmente no ambiente externo. Isso mostra que o PSVR terá um ótimo boost no
PS5, uma vez que a melhora da qualidade da imagem do FAT para o PRO , pelo menos nesse game, foi BEM satisfatória.
Poderia ter analisado o SS no Last Guardian , mas acabei esquecendo... foram muitos comparativos pra assimilar tantas impressões. Chegou uma hora que parecia que eu estava numa loja experimentando várias fragrâncias de perfume, achava tudo muito igual e dava uma pausa( como cheirar café , pra regular o olfato novamente) .
Meu irmão ta retomando a jogatina em U4 desde domingo, qdo eu entreguei o PRO, e ele continua embasbacado com os gráficos do game. Mas não esta notando diferença no ganho de imagem em relação ao FAT que ele vendeu ha 2 semanas. Acho que o maior "pulo" que o U4 entrega mesmo são pra quem tem TV com um bom HDR e isso ele ja tinha experimentado qdo trocou de TV , jogando no FAT ainda...
Então concluí que se vc tem oportunidade de trazer de fora, o PRO compensa SIM. Se vc se incomoda com o Foveated Rendering no VR, o PRO compensa sim, mas vai depender da otimização que o game vai ter pro console. Isso acaba pensando na decisão tb, pois se o game que vc curte não tiver boa otimização, vai acabar sendo frustrante. Joguei a demo de DriverClur VR e não notei melhoria...os cenários continuam BEM embaçados. Como atualmente to jogando Re7 no VR e tenho interesse em Last Guardian VR, o PRO me chamou a atenção.
Se vc não tem um PS4 ainda, mesmo que o
PS5 venha em 2020, o PRO vale a pena se:
_ Vc vai comprar um tv 4K das boas
_ Tem como trazer de fora por 1300 reais.
_ Vc vai comprar um PSVR e o Foveated Rendering e embaçamento incomodam muito.
_ Se incomoda muito com framerate em consoles.
Se vc tem grana sobrando, aí todos os argumentos anteriores são irrelevantes, vc vai querer o que em teoria é melhor, mesmo que na prática o investimento não se justifique, financeiramente falando. Só não vale querer justificar seu poder de compra e dinheiro investido, dizendo que o Slim não compensa e que o PRO sempre compensa mais. Pra quem gosta dos exclusivos, fiquem tranquilo que o ps4 base sempre vai estar bem otimizado, afinal ele detém mais de 85% da base instalada. Os games produzidos pela Sony continuarão a ser desenvolvidos pra ele.