O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quais gambiarras ou consertos vocês fizeram em seus retros recentemente?

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Novela do conserto que o @burn1004 me enviou um tempo atrás

itd4jWl.jpeg


Época da pandemia o burn me mandou esse NES, que o @Odin Games encontrou morto nas andanças dele.. Dava sinal de nada

Dei aquele trato básico, nada mudou

Cismei com o soquete dele, que é comum dar problema de pegar o jogo.. Cheguei a fazer essa master gambiarra aqui pra ter certeza que não era ele

vLQG6QP.jpeg

EAto3n9.jpeg


E claro, nada!
Fui pro osciloscópio, teste de continuidade, testei pra ver se tinha sinal na primeira entrada de dados dele, pelo risco liso ali dá pra ver que nada
bWQsN14.jpeg


Testei as trilhas, tudo dando continuidade..

Fui pra próxima parte.. Tirei os CIs, aproveitei pra dar um banho na placa, peguei meu turbo game e testei a CPU e PPU nele. Funcionou! Melhor notícia!
YwfWyEf.jpeg

3KU3Zbe.jpeg


Quando ponho a WRAM, o Turbo Game fica zuado

nmbW5it.png


Beleza! Achei o problema!!!
Volto tudo pro NES, pego a RAM do meu turbo game pra substituir.. E nada de sinal :poop:

Ah, detalhe.. Eu fiz isso pausando alguns meses pq meu tdah e um bucado de mexida na vida me fazia ficar frustrado e irritado em pensar em pegar o NES pra mexer.. Ainda mais depois dessa haha
Daí só larguei ele por um bom tempo e enquanto isso o burn todo dia lá perguntando do NES, fantasiando jogar NES com a esposa, querendo comprar everdrive e etc kkkkk

Resolvi que tinha que terminar isso pra seguir a vida em frente, pedi ajuda ao naldin pra me tirar do bloqueio. O cara arruma 2 RX580 da PCYes antes do café da manhã todo dia, pensa o que vai ser um nintendinho pro cara né??

Resultado: Na gambiarra de soldar o cartucho direto na placa do NES, eu deixei um fiapinho microscópico de solda ponteando um contato com o do lado
Como eu demorei muito tempo de um processo pro outro, acabei não conferindo isso, vacilei demais!

Com o Naldin o jogo já pegou, mas cheio de caracteres na tela.. Comprei umas RAMs no aliexpress, bem naquela época que tava no taxa não taxa e os caras devolvendo compra, demorando pra c***lho pra entregar e etc..
Demorou mas depois de um tempo chegou.
Acabou que as duas RAMs tavam com problema, tanto a da CPU quanto a de vídeo.
Blz, tudo lindo, funcionando
blSriYT.png

Qak0KJ6.jpeg

TdWsXEi.png

Easter eggs by @Forbidden Memories

Beleza, início desse mês ele ia retornar pro RJ, peguei a case dele pra dar uma limpeza e tudo e guardei as peças internas dentro da caixa que já ia enviar pro burn.
Só não contava que uma das três filhotes de gato que são do capiroto iam conseguir mexer na caixa e pegar bem o botão power pra brincar, bem de manhãzinha, tava dormindo ainda..
Acabou que o Power caiu no chão e entrou no território do Minduin. Aí fudeu.
rbx94MA.jpeg

Ele pode fingir saber o que tá fazendo, mas não sabe! Não tem controle sob as ações dele!

Resultado do tempo que ele teve acesso ao botão, sorte que eu ouvi o barulho de coisa errada e levantei pra ver o que era:
v4RVqtC.png


Fiquei putaço, tentei encontrar um novo e basicamente teria que comprar outro NES pra sacrificar kkk
Mas burnão tava tão afim de jogar o NES dele que me mandou parar de preocupar com isso e mandar logo pra ele
Dei um trato nele, reforcei a parte interna, lixei, poli e acabou ficando até ok no final.
8MchPTF.png

E é isso! NES foi renascido dos mortos, pôde voltar em paz pra casa do Burn!

Só faltou que queria pelo menos tentar um retrobright e por um adesivinho pra voltar o escrito da frente, mas o burn não me deixou tirar as marcas de idade dele :cautious:
TL93xWV.jpeg
 
Ultima Edição:

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.465
Pontos
503
Esse NES ai tem história e rodou o Brasil, eu achei ele num lote numa loja tipo um Sebo em 2020 pouco antes da pandemia começar, e o lote estava a venda por 300 reais, eu não tive interesse no NES, mas ele vinha com dois controles, a pistola Zapper, uns 10 jogos, e um adaptador de cartuchos de 60 pinos para 72 pinos, eu só tinha 100 reais, e ofereci para o vendedor esse valor por dois jogos originais, um Super Contra e um Gremlins 2, mais a Zapper e o adaptador de cartuchos, e ele acabou aceitando, ai falei para o pessoal do fórum RGB que eu tinha achado esse NES, e o Burn pirou e quis muito que eu comprasse esse NES para ele, ai consegui comprar o NES e revendi para ele.

Só que quando testei ele, o NES não estava pegando os jogos, só aparecia uma tela rosa e ficava mudando para preta a todo o instante, na época tentei consertar e não consegui, mas o Burn quis ele mesmo assim, ai ele tentou arrumar e não conseguiu, agora o Yon consertou para ele depois de quatro anos, esse NES deu muito trabalho para todos nós, principalmente para o Yon:klol
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.666
Reações
9.516
Pontos
453
Galera, me dá uma ajuda leve aqui pois o tio Kaede/Tina tá velho e não lembra como compra resistor mais não. Estou com este bonitinho aqui rachado numa LG 710E e ele é a única coisa impedindo a mesma de dar imagem. Eu sei que consigo achar ele pra comprar, mas sem saber o valor dele fica difícil. Alguém ai que lembra da tabela de valores me dá uma help ou joga um link pra eu comprar o correto logo?

KAM2KPd.png


E eu sei, poeira ai está no talo, mas ainda não tive um tempo para poder limpar a placa(na verdade, tô com medo de ir limpar, tocar em algum transistor carregado, levar 20k volts e ir conversar com papai do céu).

Edit: achei a info no manual de serviço do aparelho: 2.2KOHM 1 W 5%. O problema é que eu pesquisei aqui e as faixas são diferentes. Alguém me ajuda ai com algum link, por favor?
 
Ultima Edição:

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Galera, me dá uma ajuda leve aqui pois o tio Kaede/Tina tá velho e não lembra como compra resistor mais não. Estou com este bonitinho aqui rachado numa LG 710E e ele é a única coisa impedindo a mesma de dar imagem. Eu sei que consigo achar ele pra comprar, mas sem saber o valor dele fica difícil. Alguém ai que lembra da tabela de valores me dá uma help ou joga um link pra eu comprar o correto logo?

KAM2KPd.png


E eu sei, poeira ai está no talo, mas ainda não tive um tempo para poder limpar a placa(na verdade, tô com medo de ir limpar, tocar em algum transistor carregado, levar 20k volts e ir conversar com papai do céu).

Edit: achei a info no manual de serviço do aparelho: 2.2KOHM 1 W 5%. O problema é que eu pesquisei aqui e as faixas são diferentes. Alguém me ajuda ai com algum link, por favor?
2.2k mesmo.. Uma dica: Procura calculadora cores resistor no google que vem monte de site que vc põe as cores e ele te mostra o valor.
Transistor não carrega nada tá? kkkk
Pega uma chave com um pedaço de fio, liga no terra o fio e põe a chave na chupeta do tubo
E dá um curto no capacitor da fonte, o maiorzão, resto é de boa
Se a TV tiver desligada por um tempo, pode mexer tranquilo, lava com água esse troço que tá sujo demais kkk
 


Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.816
Reações
10.967
Pontos
753

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
aí no japão é difícil achar tv de tubo?
sempre vejo essas tvs lcd antigas e pequenas
parece que fica bom a imagem


Na região onde moro Osaka ta se tornando meio dificil sim, na net acha fácil de até 21p, acima disso começa a ficar mais dificil, tb anda ficando meio carinho as de 29 quando aparece eu mesmo to atrás de uma ja tem um tempo e a imensa maioria das transportadoras não aceitam mais TV de tubo grande, estranho

As Tvs LCD tem uma imagem bem boa sim, principalmente as da Panasonic, desde que seja de 20p pra baixo no formato 4:3 são todas 640x480 o que é ótimo para games, sempre que alguém pega alguma comigo ficam satisfeitos e elogiam
 

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.100
Reações
5.856
Pontos
1.049
Recentemente iniciei uma coleção de videogames antigos que em algum momento da vida já tive. Estou atualmente com um PSONE, N64, SNES e Mega. O PSONE faltam cabos e fonte, os quais comprarei daqui um tempo ainda. O 64 está no padrão pal-m. O SNES e o Mega ainda não verifiquei. Contudo apareceu um SNES aqui bem barato com cabo de vídeo, fonte e os dois controles originais em ótimo estado...menos o aparelho em si. Ele estava todo pintado com tinta spray numa cor horrorosa. O outro SNES que eu tenho, não tinha nenhum cabo e controle, mas está em ótimo estado, então decidi que os controles e cabos do SNES pintado irão ficar com ele.

O SNES pintado será meu cobaia em manutenção. Já desmontei ele e sofri para remover a tinta dele. Li algumas dicas de como remover e optei por outro modo que imaginei que daria, aguarrás. E realmente consegui. Muito trabalho, cerca de 2 horas e ele ficou 99,9% limpo sem a tinta. Darei uns retoques depois com algum outro produto. A boa notícia é que em matéria de aparência, ele está muito bom. Pequena área semi amarelada. Assim que dar o retoque, partirei para tirar esse detalhe. A má notícia é que ele está em pal-m. Já encomendei o cristal para NTSC e assim que chegar, farei a troca. Aproveitei e comprei outro cristal para o outro SNES mesmo ainda não sabendo em qual sistema de cor ele está e também encomendei cristal NTSC para o 64. Assim que tiver fotos, vou atualizando aqui. Vou esperar chegar as peças primeiro.
 
Ultima Edição:

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Recentemente iniciei uma coleção de videogames antigos que em algum momento da vida já tive. Estou atualmente com um PSONE, N64, SNES e Mega. O PSONE faltam cabos e fonte, os quais comprarei daqui um tempo ainda. O 64 está no padrão pal-m. O SNES e o Mega ainda não verifiquei. Contudo apareceu um SNES aqui bem barato com cabo de vídeo, fonte e os dois controles originais em ótimo estado...menos o aparelho em si. Ele estava todo pintado com tinta spray numa cor horrorosa. O outro SNES que eu tinha, não tinha nenhum cabo e controle, mas estava em ótimo estado, então decidi que os controles e cabos do SNES pintado irão ficar com ele.

O SNES pintado será meu cobaia em manutenção. Já desmontei ele e sofri para remover a tinta dele. Li algumas dicas de como remover e optei por outro modo que imaginei que daria, aguarrás. E realmente consegui. Muito trabalho, cerca de 2 horas e ele ficou 99,9% limpo sem a tinta. Darei uns retoques depois com algum outro produto. A boa notícia é que em matéria de aparência, ele está muito bom. Pequena área semi amarelada. Assim que dar o retoque, partirei para tirar esse detalhe. A má notícia é que ele está em pal-m. Já encomendei o cristal para NTSC e assim que chegar, farei a troca. Aproveitei e comprei outro cristal para o outro SNES mesmo ainda não sabendo em qual sistema de cor ele está e também encomendei cristal NTSC para o 64. Assim que tiver fotos, vou atualizando aqui. Vou esperar chegar as peças primeiro.
Ironia do destino, a tinta nojenta que usaram no console salvou o mesmo do amarelamento kkkk
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.465
Pontos
503
Troquei o speaker do meu gameboy color, ficou muito bom o resultado




video:


Não precisou fazer o recap? O meu estava quase mudo, achei que iria precisar trocar também, mas resolvi trocar os capacitores primeiro, já que não gosto desses originais que são SMD, e melhorou bastante o áudio, só sinto que o volume não está 100%, estou querendo uma hora comprar um auto falante novo para testar e ver se vai melhorar o som e ficar no máximo.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.816
Reações
10.967
Pontos
753
Não precisou fazer o recap? O meu estava quase mudo, achei que iria precisar trocar também, mas resolvi trocar os capacitores primeiro, já que não gosto desses originais que são SMD, e melhorou bastante o áudio, só sinto que o volume não está 100%, estou querendo uma hora comprar um auto falante novo para testar e ver se vai melhorar o som e ficar no máximo.

só troquei o speaker mesmo e resolveu
o original estava com o som baixo, mas ainda saía

esse eu peguei no aliexpress, da marca funnyplaying
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.465
Pontos
503
só troquei o speaker mesmo e resolveu
o original estava com o som baixo, mas ainda saía

esse eu peguei no aliexpress, da marca funnyplaying
Beleza, vou ver se acho um para comprar um dia. O meu ficou assim, acho que ficou aceitável, só não sei se ficou 100%, antes ele estava quase mudo, mas foi só eu trocar os três capacitores que melhorou muito o som:

 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.465
Pontos
503
parece que está normal sim
Beleza, então acho que vou deixar ele assim mesmo, apenas dando um trato na aparência dele, mesmo assim um dia quero comprar um desses auto falante para ter de reposição.

Meu Game Boy Advance também está com o som fraco, esse quero fazer um recap em breve, eu fiz em outro branco que não era meu a alguns meses, na mesma época que fiz no meu Game Boy Color, mas eu coloquei nesse outro uns capacitores de 50V, que era maiores, e eles ocuparam mais espaço na placa, tive que fazer uma adaptação, mas funcionou. Mas outra hora quero comprar capacitores de tamanho menor para fazer um recap direitinho no meu e ver se melhora o volume também.

Esse meu Game Boy Color eu coloquei os capacitores de 50V também, e tive que deixar eles exatamente nessa posição para poder fechar a carcaça, senão eu não conseguia encaixar a carcaça, acredito que se a pessoa colocar capacitores de 10V, 16V, talvez tenham que deixar eles na mesma posição também por eles não serem SMD :klol

Imagem do WhatsApp de 2023-11-10 à(s) 15.39.52_af50ae7f.jpg Imagem do WhatsApp de 2023-11-10 à(s) 15.39.53_5903a521.jpg
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.816
Reações
10.967
Pontos
753
Beleza, então acho que vou deixar ele assim mesmo, apenas dando um trato na aparência dele, mesmo assim um dia quero comprar um desses auto falante para ter de reposição.

Meu Game Boy Advance também está com o som fraco, esse quero fazer um recap em breve, eu fiz em outro branco que não era meu a alguns meses, na mesma época que fiz no meu Game Boy Color, mas eu coloquei nesse outro uns capacitores de 50V, que era maiores, e eles ocuparam mais espaço na placa, tive que fazer uma adaptação, mas funcionou. Mas outra hora quero comprar capacitores de tamanho menor para fazer um recap direitinho no meu e ver se melhora o volume também.

Esse meu Game Boy Color eu coloquei os capacitores de 50V também, e tive que deixar eles exatamente nessa posição para poder fechar a carcaça, senão eu não conseguia encaixar a carcaça, acredito que se a pessoa colocar capacitores de 10V, 16V, talvez tenham que deixar eles na mesma posição também por eles não serem SMD :klol

Visualizar anexo 382601 Visualizar anexo 382602

Boa!!
O importante é que deu certo kkkkkkkkkkkkkk
No geral som baixo é só trocar o speaker mesmo, acontece com frequência nos gbc, mas por padrão o som dos gameboy já são meio baixos mesmo

O meu está com mod de tela ips e 5", comprei tudo no aliexpress, é meu xodó esse gbc, pq ganhei da minha vó lá nos anos 2000 e pouco, e estava com ele todo amarelado e tela ruim

LZA9dKb.jpg


PWgGy1G.jpg
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.666
Reações
9.516
Pontos
453
Enquanto o capacitor do CRT não vem...

Me deram dois controles de Xbox 360, ambos com problemas. Resolvi encarar o tranco e:

CONTROLE 1: Original - Botão A não funciona, direcional esquerdo com drift, além de duro.
Conectando no PC, deu para ver que o drift era fixo, e que calibrar "corrigia" o mesmo deixando impossível chegar 100% pra direita. Bem, troquei os ganchos do analógico por uns do PS2 e lubrifiquei o resto do direcional com um tiquinho de WD. Enquanto curava, me foquei em consertar a primeira parte do problema.
O botão A não estava dando continuidade de jeito algum. Fiz os testes e tentei soldar no pino correto. Ganhei um controle turbo, pois o botão A começou a pressionar loucamente. Reabri e refiz a solda no outro ponto existente. Como sou cagão, coloquei um pouco de isolante líquido na ponta dos fios para segurar o mesmo no lugar.
Na hora de fechar, mais um problema: uma das pernas estava quebrada, então usei o mesmo isolante líquido como "cola" para segurar o mesmo. Não é o recomendado, mas é melhor que deixar de qualquer jeito.

Resultado final: funcionando normalmente, só o fio entrega que ele foi reparado.
Analógico reparado e lubrificado:
IMG-20240317-WA0003.jpg
IMG-20240317-WA0004.jpg
Botão A soldado:
IMG-20240317-WA0001.jpg
Por fim, a carcaça quebrada:
IMG-20240317-WA0005.jpg

CONTROLE 2: Paralelo - Funciona quando quer, e, quando funciona, tem comandos fantasmas.
Este foi infinitamente mais fácil de resolver: simplesmente apertei o fio até ele dar conexão no PC, então abri o fio, marquei o "ponto morto" com uma marca texto, puxei a parte de encaixe para cima, cortei um pouco acima do lugar marcado e refiz a solda dos fios. Sumiu intermitência, comando fantasma e tudo o mais.

Resultado final: também funcionando normalmente, com um trabalho de solda que só entrega que foi aberto por causa do rompimento do lacre, porque dá para colocar uma etiqueta nova em cima e dizer que nunca foi aberto que ninguém desconfia.
Imagem do WhatsApp de 2024-03-17 à(s) 13.30.20_481eac54.jpg
Devia cortar esta parte branca dos fios, mas eu não achei meu alicate de unha e ele não está interferindo em nada, então, deixa ai.
Imagem do WhatsApp de 2024-03-17 à(s) 13.30.20_f2754339.jpg
A ponta cortada, este eu pensei em usar o isolante líquido, mas, como ao pegar ele, só dá para reparar caso você saiba onde olhar, vou acabar deixando assim mesmo.
Imagem do WhatsApp de 2024-03-17 à(s) 13.30.20_ee3b7ae6.jpg

Resultado final: dois controles funcionando perfeitamente, e de grátis. Contando com os que já tenho, dá pra botar um jogo de quatro pessoas e curtir aqui.
Imagem do WhatsApp de 2024-03-17 à(s) 13.35.21_b248ab6c.jpg
 
Ultima Edição:

kimsnk

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
682
Reações
914
Pontos
544
Pessoal estou com uma dúvida na falta do que fazer estou voltando alguns consoles meu para NTSC apesar de não ter necessidade por usar cabo scart resolvi mesmo assim voltar eles para o original.
Tenho aqui esse psone scph-101 placa pm-41
Ele está desbloqueado e transcodificado para pal-m .
SGCAM_20240318_0948051360.PORTRAIT_100430.jpg
Até aqui tudo bem o problema é que nos vídeos que vi tinha um fio com um jumper no CI de vídeo e em outro ponto da placa que seria o terra.
Mais nesse meu não tem jumper nenhum.
SGCAM_20240318_0947543310.PORTRAIT_100433.jpg
Está apenas o cristal PAL mais sem jumper fiquei na dúvida.
SGCAM_20240318_0949078330.PORTRAIT_100436.jpg
Na parte traseira tem esse ponto de solda do lado oposto do CI onde geralmente colocam o jumper me tirem uma dúvida séria esse o jumper.
Agora fiquei meio confuso todos vídeos que vi são dessa forma sendo feito com um jumper puxando um fio porém esse meu não tem fio nenhum.
Como é feito nos vídeos.
IMG_20240318_101242.jpg
Se alguém souber da uma força aí.
 

kimsnk

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
682
Reações
914
Pontos
544
Pessoal estou com uma dúvida na falta do que fazer estou voltando alguns consoles meu para NTSC apesar de não ter necessidade por usar cabo scart resolvi mesmo assim voltar eles para o original.
Tenho aqui esse psone scph-101 placa pm-41
Ele está desbloqueado e transcodificado para pal-m .
Visualizar anexo 382814
Até aqui tudo bem o problema é que nos vídeos que vi tinha um fio com um jumper no CI de vídeo e em outro ponto da placa que seria o terra.
Mais nesse meu não tem jumper nenhum.
Visualizar anexo 382815
Está apenas o cristal PAL mais sem jumper fiquei na dúvida.
Visualizar anexo 382816
Na parte traseira tem esse ponto de solda do lado oposto do CI onde geralmente colocam o jumper me tirem uma dúvida séria esse o jumper.
Agora fiquei meio confuso todos vídeos que vi são dessa forma sendo feito com um jumper puxando um fio porém esse meu não tem fio nenhum.
Como é feito nos vídeos.
Visualizar anexo 382817
Se alguém souber da uma força aí.
Consegui era isso mesmo que citei acima fazer a troca do cristal para um de NTSC.
E tirar o jumper atrás da placa que está como um ponto de solda aí volta pra NTSC.
Fiquei na dúvida porque só vi esse jumper em feito com fio e puxa do CI de vídeo para o terra.
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Consegui era isso mesmo que citei acima fazer a troca do cristal para um de NTSC.
E tirar o jumper atrás da placa que está como um ponto de solda aí volta pra NTSC.
Fiquei na dúvida porque só vi esse jumper em feito com fio e puxa do CI de vídeo para o terra.
Povo na época simplesmente ignorava esses jumpers já prontos na placa, SNES tb sempre levantam perna e jogam pro terra, sendo que tem o jumper lá pra isso
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.465
Pontos
503
Hoje fiz algo inédito que eu ainda não tinha feito, que foi converter um dos meus Dreamcast americanos para NTSC novamente :ksorriso



Esse Dreamcast é um verdadeiro Frankenstein e tem história, veio do RJ, já viajou para Brasília e hoje está no RS, eu peguei ele numa troca em 2012, negociei ele com defeito e desde então troquei várias peças dele, até ele ficar funcional alguns anos depois. Só que em 2016 eu furei a placa dele por acidente, coloquei um parafuso errado quando fui parafusar o leitor dele novamente e acabei furando a placa, ai um amigo me ajudou e consegui com ele outra placa, mas essa placa não era americana, era uma placa da Tectoy, e esse console passou a ser PAL-M, e isso me incomodava desde então, até que hoje converti ele para NTSC novamente.



A um tempo atrás o @*ka tinha passado um Dreamcast dele para NTSC novamente, ai entrei em contato com ele por MP e ele me explicou algumas coisas que eu não tinha entendido, e ele me explicou sobre uns jumpers da placa dele, ai fiquei de fazer uns testes, e vi que o meu não tinha esses jumpers, que era praticamente uma placa americana, mas estava em PAL-M, ai ele me passou um esquema de fazer um jumper na placa, e usar um disco chamado Dreamcast Region Change, mas na época não pude fazer esse teste, e só hoje resolvi fazer isso.

O que fiz foi basicamente fazer um jumper do pino 12V na placa, onde é encaixada a fonte, e ligar o jumper ao resistor R512, bem como mostra nas fotos:





Fazendo isso a pessoa pode fazer a modificação necessária. Depois disso baixei e gravei num CDR a imagem do Dreamcast Region Change, usei o programa IMGBurn com o plugin para gravar imagens .CDI do Dreamcast, aqui está os link para baixar a imagem e o programa para gravar, é tudo gratuito:


Feito isso, coloquei o CDR no console e apareceu essa tela, cliquei no Change Region:



Depois aparece essa tela, essa foto peguei na internet, não estava essa configuração no meu, em Country o meu estava em USA, o Broadcast estava em PAL-M, e o Language estava em English, no meu caso eu só mudei o Broadcast de PAL-M para NTSC e cliquei em Write, depois disso cliquei em Reboot, e o console reiniciou e ficou em NTSC.



Depois disso só desmontei o console novamente e removi o jumper da placa, não precisa mais dele depois disso, ai é só montar o console novamente que ele vai ficar em NTSC. Esse jumper só serve para poder fazer essa modificação no Dreamcast Region Change, pois ele permite que altere a memória Flash do console usando esse Dreamcast Region Change. Se não fizer esse jumper não é possível fazer a modificação, ontem tentei fazer sem ele e não consegui, quando ele reiniciava voltava a ficar PAL-M novamente. Esse método serve para quem quiser fazer isso mas tem o GDEmu, para isso é só passar o arquivo de imagem do Dreamcast Region Change para o cartão SD, depois que fazer esse jumper que falei.

Feito isso o console ficou pronto, é uma tarefa simples, mas que custei a entender, não precisa trocar cristal nem nada, só fazer um jumper na placa e usar um programa para fazer essa alteração :ksorriso

Antes de postar aqui eu entrei em contato com o @*ka e ele me lembrou que um técnico arrogante e prepotente tinha dito no Youtube que ele era o único que sabia fazer isso no Brasil, e lembro dele falando aqui que ele tinha comentado algo no vídeo dele e o arrogante deletou o comentário que ele fez, mas agora não é só ele que sabe fazer isso no Brasil, eu e o @*ka também já fizemos isso, e agora estou postando o que fiz aqui para o restante do pessoal poder fazer também, chupa Yang Lulu :klolwtf
 
Ultima Edição:

kimsnk

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
682
Reações
914
Pontos
544
Hoje fiz algo inédito que eu ainda não tinha feito, que foi converter um dos meus Dreamcast americanos para NTSC novamente :ksorriso



Esse Dreamcast é um verdadeiro Frankenstein e tem história, veio do RJ, já viajou para Brasília e hoje está no RS, eu peguei ele numa troca em 2012, negociei ele com defeito e desde então troquei várias peças dele, até ele ficar funcional alguns anos depois. Só que em 2016 eu furei a placa dele por acidente, coloquei um parafuso errado quando fui parafusar o leitor dele novamente e acabei furando a placa, ai um amigo me ajudou e consegui com ele outra placa, mas essa placa não era americana, era uma placa da Tectoy, e esse console passou a ser PAL-M, e isso me incomodava desde então, até que hoje converti ele para NTSC novamente.



A um tempo atrás o @*ka tinha passado um Dreamcast dele para NTSC novamente, ai entrei em contato com ele por MP e ele me explicou algumas coisas que eu não tinha entendido, e ele me explicou sobre uns jumpers da placa dele, ai fiquei de fazer uns testes, e vi que o meu não tinha esses jumpers, que era praticamente uma placa americana, mas estava em PAL-M, ai ele me passou um esquema de fazer um jumper na placa, e usar um disco chamado Dreamcast Region Change, mas na época não pude fazer esse teste, e só hoje resolvi fazer isso.

O que fiz foi basicamente fazer um jumper do pino 12V na placa, onde é encaixada a fonte, e ligar o jumper ao resistor R512, bem como mostra nas fotos:





Fazendo isso a pessoa pode fazer a modificação necessária. Depois disso baixei e gravei num CDR a imagem do Dreamcast Region Change, usei o programa IMGBurn com o plugin para gravar imagens .CDI do Dreamcast, aqui está os link para baixar a imagem e o programa para gravar, é tudo gratuito:


Feito isso, coloquei o CDR no console e apareceu essa tela, cliquei no Change Region:



Depois aparece essa tela, essa foto peguei na internet, não estava essa configuração no meu, em Country o meu estava em USA, o Broadcast estava em PAL-M, e o Language estava em English, no meu caso eu só mudei o Broadcast de PAL-M para NTSC e cliquei em Write, depois disso cliquei em Reboot, e o console reiniciou e ficou em NTSC.



Depois disso só desmontei o console novamente e removi o jumper da placa, não precisa mais dele depois disso, ai é só montar o console novamente que ele vai ficar em NTSC. Esse jumper só serve para poder fazer essa modificação no Dreamcast Region Change, pois ele permite que altere a memória Flash do console usando esse Dreamcast Region Change. Se não fizer esse jumper não é possível fazer a modificação, ontem tentei fazer sem ele e não consegui, quando ele reiniciava voltava a ficar PAL-M novamente. Esse método serve para quem quiser fazer isso mas tem o GDEmu, para isso é só passar o arquivo de imagem do Dreamcast Region Change para o cartão SD, depois que fazer esse jumper que falei.

Feito isso o console ficou pronto, é uma tarefa simples, mas que custei a entender, não precisa trocar cristal nem nada, só fazer um jumper na placa e usar um programa para fazer essa alteração :ksorriso

Antes de postar aqui eu entrei em contato com o @*ka e ele me lembrou que um técnico arrogante e prepotente tinha dito no Youtube que ele era o único que sabia fazer isso no Brasil, e lembro dele falando aqui que ele tinha comentado algo no vídeo dele e o arrogante deletou o comentário que ele fez, mas agora não é só ele que sabe fazer isso no Brasil, eu e o @*ka também já fizemos isso, e agora estou postando o que fiz aqui para o restante do pessoal poder fazer também, chupa Yang Lulu :klolwtf
Boa parabens pela iniciativa e por compartilhar mano esse cara é um retardado indio chines sei la a porra que ele é kkk es estou passando todos meus consoles para ntsc passei o snes fat, o snes baby,o psone,agora irei retranscodificar o sega saturn o cristal ntsc eu tenho mais aquele outro de 20mhz terei que comprar.
Eu vi o video que ele ensina parcialmente a transcodificar kkk uma coisa estranha que acontece aqui comigo não sei se acontece o mesmo com outras a pessoas é que quando coloco o dreancast com cabo s-video junto com o retroscaler 2x o menu fica preto e branco porém quando escolhe o jogo ele fica com cores normal depois vou postar uma imagem.
 

kimsnk

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
682
Reações
914
Pontos
544
fiz um video do retrocaler2x rodando em s-video em que no começo fica em peto e branco no gdemu e depois que escolhe o jogo ele fica colorido alguém sabe o porque disto ocorrer sera que pode ser alguma coisa com a imagem do gdemu gravada o console não pode ser porque o retroscaler2x só roda jogos coloridos quando é ntsc.
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.666
Reações
9.516
Pontos
453
fiz um video do retrocaler2x rodando em s-video em que no começo fica em peto e branco no gdemu e depois que escolhe o jogo ele fica colorido alguém sabe o porque disto ocorrer sera que pode ser alguma coisa com a imagem do gdemu gravada o console não pode ser porque o retroscaler2x só roda jogos coloridos quando é ntsc.

Mas isto ai eu nem preciso entender do console pra saber responder: a saída dentro do GDEmu é em PAL, enquanto a saída dentro do jogo é baseada na região salva no arquivo a config no menu está sendo setada apenas quando boota algum jogo. Como mudar? Como disse, não entendo do console, então fica difícil de ajudar, mas deve ter algum menu/combinação de botões para alterar o modo de imagem do menu em si para o correto.
 

kimsnk

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
682
Reações
914
Pontos
544
Mas isto ai eu nem preciso entender do console pra saber responder: a saída dentro do GDEmu é em PAL, enquanto a saída dentro do jogo é baseada na região salva no arquivo a config no menu está sendo setada apenas quando boota algum jogo. Como mudar? Como disse, não entendo do console, então fica difícil de ajudar, mas deve ter algum menu/combinação de botões para alterar o modo de imagem do menu em si para o correto.
tem sim mais ja está setado em ntsc o menu se eu colocar somente o cabo de video composto na tv não tenho esse problema mais quando conecto junto com e retroscaler2x fica dessa forma qe está no video.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.465
Pontos
503
Boa parabens pela iniciativa e por compartilhar mano esse cara é um retardado indio chines sei la a porra que ele é kkk es estou passando todos meus consoles para ntsc passei o snes fat, o snes baby,o psone,agora irei retranscodificar o sega saturn o cristal ntsc eu tenho mais aquele outro de 20mhz terei que comprar.
Eu vi o video que ele ensina parcialmente a transcodificar kkk uma coisa estranha que acontece aqui comigo não sei se acontece o mesmo com outras a pessoas é que quando coloco o dreancast com cabo s-video junto com o retroscaler 2x o menu fica preto e branco porém quando escolhe o jogo ele fica com cores normal depois vou postar uma imagem.
Pois é, o @*ka tinha feito um comentário naquele vídeo dele e o cara apagou na cara dura, desde então vi que ele era um retardado mau intencionado mesmo, eu já não gostava dele por causa daquela pegação de pé com aquele outro lá que não vou citar nome, e já vi reclamarem dele de outras coisas também, e agora isso, então nem vejo mais os vídeos dele, me da nojo só de ouvir a voz dele:klol

Sobre esse seu problema, esse Dreamcast não é aquele do logo azul?
 

kimsnk

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
682
Reações
914
Pontos
544
O
Pois é, o @*ka tinha feito um comentário naquele vídeo dele e o cara apagou na cara dura, desde então vi que ele era um retardado mau intencionado mesmo, eu já não gostava dele por causa daquela pegação de pé com aquele outro lá que não vou citar nome, e já vi reclamarem dele de outras coisas também, e agora isso, então nem vejo mais os vídeos dele, me da nojo só de ouvir a voz dele:klol

Sobre esse seu problema, esse Dreamcast não é aquele do logo azul?
O meu é da logo vermelha o azul geralmente é Europeu né.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.465
Pontos
503
O

O meu é da logo vermelha o azul geralmente é Europeu né.
Pois é, pode ser europeu ou da Tectoy, ela trouxe para quase no final do Dreamcast um lote desses Dreamcast europeus e tem muitos Dreamcast do logo azul da Tectoy por ai, ela modificou eles para PAL-M, mas muitos deles as vezes acabam dando problemas de enquadramento nas TVs, e com cores em alguns jogos também, quando você me falou desse seu problema pensei que pudesse ser um desses do logo azul da Tectoy:klol
 

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.100
Reações
5.856
Pontos
1.049
Chegaram o ferro de solda e os cristais ntsc para os snes e para o n64. Como o snes de cobaia estava com parafusos philips, escolhi ele para começar, pois não tenho chave game bit ainda.

Assim estava a placa dele com o cristal pal m:
vdAk9.jpeg


Já removido o cristal pal m e com cristal ntsc no lugar:
vddvK.jpeg


Com terminais soldados:
vdxS7.jpeg


Com o excesso das "perninhas" removido;
vd4iz.jpeg


E aqui já removido a ligação do jumper SCLP(reparem que o antigo proprietário fez alguma cagada riscando a pcb no jumper SCLN ao lado até cerca de uns 3 cm):
vdlsB.jpeg


Remontado e testado em seguida e funcionando.

Considerações finais:
1. Ferro de solda que comprei achei grande e pesado para este tipo de serviço.
2. Bancada com lupa e lâmpada faz falta.
3. Preciso comprar álcool isopropílico para limpar a placa
4. Irei treinar mais solda antes de fazer o mesmo serviço no N64 e no outro SNES.
5. Bom sábado a todos.
 

kimsnk

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
682
Reações
914
Pontos
544
Chegaram o ferro de solda e os cristais ntsc para os snes e para o n64. Como o snes de cobaia estava com parafusos philips, escolhi ele para começar, pois não tenho chave game bit ainda.

Assim estava a placa dele com o cristal pal m:
vdAk9.jpeg


Já removido o cristal pal m e com cristal ntsc no lugar:
vddvK.jpeg


Com terminais soldados:
vdxS7.jpeg


Com o excesso das "perninhas" removido;
vd4iz.jpeg


E aqui já removido a ligação do jumper SCLP(reparem que o antigo proprietário fez alguma cagada riscando a pcb no jumper SCLN ao lado até cerca de uns 3 cm):
vdlsB.jpeg


Remontado e testado em seguida e funcionando.

Considerações finais:
1. Ferro de solda que comprei achei grande e pesado para este tipo de serviço.
2. Bancada com lupa e lâmpada faz falta.
3. Preciso comprar álcool isopropílico para limpar a placa
4. Irei treinar mais solda antes de fazer o mesmo serviço no N64 e no outro SNES.
5. Bom sábado a todos.
É assim mesmo amigo vc vai pegando o jeito também não sou nenhum profissional da solda mais erro do que acerto.
Eu estou passando todos meus consoles para NTSC o snes FAT quando não tem aquelas gambiarras horríveis é simples o do SNES baby já é um pouco mais chato porque tem que remover um capacitor SMD para um outro lugar funciona como jumper também igual o fat.
Agora irei passar o sega Saturn para NTSC. Se der certo posto aqui.
 
Topo Fundo