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Quais suas opiniões impopulares sobre os jogos indie?

konde10

Lenda da internet
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99% de todos os indies lançados são lixões. E dentro desses 1%, a maioria é ctrl+c ctrl+v do outro.

Esse papo de que os indies estão salvando a indústria, cheios de criatividade, é história para boi dormir. Tanto AAA quanto indies estão estagnados, seguindo a mesma fórmula dos sucessos anteriores.

O pessoal tá falando dos roguelikes, eu vou acrescentar também as dezenas de jogos indies que saem todo mês de terrorzinho mequetrefe.
 

Link_1998

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AH sim, essa mania de vangloriar alguns indies como se fossem o melhor do gênero parece a galerinha da inclusão social vangloriando um trabalho cretino de alguma minoria. Hollow Knight não engraxa o sapato de um Metroid Dread, assim como aquele Chained Echoes não é nada quando colocado ao lado de algum RPG clássico do passado.
 

RenatoW

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Eu odeio Roguelikes (ou roguelite, que seja). Eu vejo como a forma mais fácil de fazer um jogo indie, só faça as pessoas jogarem a mesma coisa de volta e de volta.

Hades é legal no gameplay, nos diálogos e tal, muito bem feito. Mas é estranho que ninguém se importe de jogar as mesmas fases de volta e de volta. Parece que é tão pouco conteúdo.

É 2, estragam ou jogos por isso ou pura preguiça mesmo ! :kpuke

Como pode a empresa que fez os maravilhosos Bastion e Transitor se limitar a Hades e sua repetição ?

Se fosse no estilo dos outros dois seria maravilhoso. :kluv
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
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É 2, estragam ou jogos por isso ou pura preguiça mesmo ! :kpuke

Como pode a empresa que fez os maravilhosos Bastion e Transitor se limitar a Hades e sua repetição ?

Se fosse no estilo dos outros dois seria maravilhoso. :kluv

Bastion eu lembro que deram na Plus, mas eu não joguei o suficiente pra formar uma opinião, nem o jogo me prendeu. Mas Transistor eu pretendo comprar e jogar algum dia, quando o meu backlog estiver menor.
 

renbh

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Eu odeio Roguelikes (ou roguelite, que seja). Eu vejo como a forma mais fácil de fazer um jogo indie, só faça as pessoas jogarem a mesma coisa de volta e de volta.

Hades é legal no gameplay, nos diálogos e tal, muito bem feito. Mas é estranho que ninguém se importe de jogar as mesmas fases de volta e de volta. Parece que é tão pouco conteúdo.

Você tem essa visão porque não gosta de roguelike, assim como eu (que também não curto) você analisa pelo olhar de um jogo de outro gênero.

Roguelike é como puzzle, o fato de você modificar as salas e desafio cria variações o suficiente, mais até que um jogo linear para quem é fã. Cada run é única.

Para mim não funciona porque não me gera sensação de conquista que é algo que valorizo muito no jogo, quando derroto um chefe, não consigo voltar para enfrentá-lo novamente.
 


G².

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Bastion é chato pra c***lh0. Limbo também é ultra boring, mas Inside é legalzinho, só que é aquele tipo de jogo que tu zera uma vez e tchau tchau, valor replay zero. Hotline Miami é muito mais jogo, sobrevive por ter fator replay e por ser bem arcade. Os anos 2010 fecharam com uns FPS com pegada retrô bem maneira, com Ion Fury, DUSK, Amid Evil, Overload, Hard Reset, são jogos bem maneiros e costumam ser variados e dão desafio, pra só recomendo pra quem curte jogo de tiro com pegada noventista, sem cutscene, sem narrativa, gráfico velho e só. Pra quem curtia testar mod de Half Life e .wad e DOOM é um prato cheio, mas até mesmo esses títulos caíram na mesmice e eu desmotivei a testar mais, mas vira e mexe tem um maneiro saindo.
 

G².

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Nao pago maos que 50 pila num indie, mesmo querendo jogar

Exemplo do twelve.. que nao baixa de 90 pila na psn
12 Minutes? Se sim, esse aí tu nem precisa jogar, além de chato e funcionar na base da tentativa e erro, o enredo do jogo foi escrito por um doente mental.
 

Preses

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Animação com bones e meshes.

São excelentes técnicas, padrão da indústria atualmente para animação 2D. Mas a galera tá criando muita porcaria com isso.

Sei que economiza tempo e dinheiro, mas a boa e velha animação quadro a quadro que a gente via em Street Fighter e King of Fighters continuará sendo superior.

1680118019907.png
 
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mlooborte

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AH sim, essa mania de vangloriar alguns indies como se fossem o melhor do gênero parece a galerinha da inclusão social vangloriando um trabalho cretino de alguma minoria. Hollow Knight não engraxa o sapato de um Metroid Dread, assim como aquele Chained Echoes não é nada quando colocado ao lado de algum RPG clássico do passado.
Hollow Knight é muito melhor que Metroid Dread.
 

FireFlower

Bam-bam-bam
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Não sei se são opiniões tão impopulares, mas é o que eu penso dos indies.

- um game indie simples e bem feito consegue ser muito mais jogo que qualquer “AAA”.
- tem metroidvania demais no universo indie. E muita temática depressiva, embora eu entenda que isso venha de uma necessidade do criador expressar sua angústia.
- pixels são lindos! Jogos indies em pixel art estão em uma categoria superior a todo o resto.
- prefiro indie de fundo de quintal do que aqueles que se esforçam demais pra mostrar o quanto são profissionais e merecedores de patrocínio das gigantes do ramo.
- indies que tentam vender seu jogo com um slogan do tipo “uma eletrizante mistura do <jogo famoso x> e <jogo famoso y>” não merecem respeito.
- essa deve ser bem controversa, tirem as crianças da sala! Mas o verdadeiro pilar da indústria de videogames hoje é o indie, e não o Call of Duty.
 

Iraque77

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12 Minutes? Se sim, esse aí tu nem precisa jogar, além de chato e funcionar na base da tentativa e erro, o enredo do jogo foi escrito por um doente mental.
Por isso q nao pago mais de 50.. hahaha

Eh esse mesmo
 

krueger01

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Estava jogando Hollow Knight essa semana por recomendação de muitas pessoas e acabei dropando o jogo depois de 3 horas.

A jogabilidade eu achei bem bacana, ainda mais jogando no Switch no modo portátil, mas a música, ambientação, etc., achei muito deprê. E de deprê já basta a minha vida.

Pra jogar eu quero me divertir, me entreter, não ficar mais deprimido ainda.

E vocês? Quais suas opiniões impopulares sobre os jogos indie?

Vou dar (mais uma) chance para Hollow Knight, mas simplesmente não consegui achar o jogo um bom metroidvania!
Acho Bloodstained (até a versão 8 bits) muito superior, até porque foi o IGA quem consolidou o gênero metroidvania.

Porra, sim. Hades é bom. Dead Cells também. Mas esses jogos seriam melhores se não fossem rogue like.

Isso aqui.

E parar de fzr metroidvania adoidado pra todo lado tb, outra febre desses devs.

Mas pra ser sincero eu prefiro muito mais ter trocentos metroidvania a minha disposição do que trocentos rogue like que nem sempre funcionam bem de acordo com o jogo empregado, tipo o Dead Cells, que eu comprei no lançamento e gostei, embora o gênero rogue like não se encaixe bem na proposta do jogo, que é a de ser um metroidvania.

Dropei do jogo e não recomendo por causa disso. Não sei se hj mudou e já tem como desabilitar o permadeath só pra me deixar termina-lo em paz, espero que sim.

Por fim é justo afirmar que devs indies se tornaram uma espécie de porto seguro da industria atual, produzindo algumas pérolas que devs maiores ignoram ou não tem coragem de fzr mais, tipo Chained Echoes e algumas promessas como Sea of Stars. E olha que eu já fui um crítico ferrenho de jogo indie e hj sou obrigado a admitir que são uma necessidade muito bem vinda.

Estou jogando Dead Cells (por causa do DLC de Castlevania) e estou jogando no modo personalizado e me divertindo bastante!
O esquema original de jogo de ficar morrendo e voltando é legal, mas para quem é mais velho e tá sem tempo (como eu) é bastante frustrante!

Aliás, recomendo bastante o modo Richter de Castlevania, divertido e nostálgico ao mesmo tempo! Sem contar os arranjos maravilhosos das músicas originais!
 
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Preses

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esta entupido de rogue likes, chega ne

fui ver o trailer daquele do have a nice death, parece bem produzido e surpresa, advinha que estilo eh?
Pois é. Eu até criei um tópico sobre o game.

Visualmente ele é um espetáculo, além de ter uma boa dose de humor.

Mas só fui entender o que realmente é um roguelike quando peguei para jogar...

Mas não me entendam mal: eu também não empoguei com Dead Cells e Returnal. Eu sei que são grandes jogos, mas é que o subgênero roguelike que não me agrada mesmo.
 

Preses

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Vou dar (mais uma) chance para Hollow Knight, mas simplesmente não consegui achar o jogo um bom metroidvania!
Acho Bloodstained (até a versão 8 bits) muito superior, até porque foi o IGA quem consolidou o gênero metroidvania.
Pois eu já estou jogando Bloodstained e minha empolgação é quase 0. A historinha é muito chata, a protagonista não tem carisma e o game não é muito imersivo até então.

Hollow Knight ainda ocupa fácil o segundo lugar pra mim - depois do Castlevania: Symphony of the Night.
 

Fonx

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Eu gostei tanto de Bloodstained quanto de Hollow Knight porque são indies muito bem caprichados, quem dera se todos os indies fossem bem feitos como eles e não ficassem restritos a 8/16 bits (salvo exceções).
 

Bat_The

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Eu não sou muito de jogar Indie, acho que os únicos indies que joguei foi Hollow Knight ,Hades e Inside. Gostei muito dos dois primeiros, principalmente no Switch. Inside eu joguei uma vez até "zerar", acredito que entendi um pouco da história mas, não achei nada de mais, e sei que tem muita gente que fala muito bem dele. Dos três Indies que joguei gostei dos três, sendo que o terceiro achei ok pelas surpresas que vão se desenrolando (eu interpretei dessa forma pelo menos).

Até o momento "dei sorte".
 

Kloky

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Estava jogando Hollow Knight essa semana por recomendação de muitas pessoas e acabei dropando o jogo depois de 3 horas.

A jogabilidade eu achei bem bacana, ainda mais jogando no Switch no modo portátil, mas a música, ambientação, etc., achei muito deprê. E de deprê já basta a minha vida.

Pra jogar eu quero me divertir, me entreter, não ficar mais deprimido ainda.

E vocês? Quais suas opiniões impopulares sobre os jogos indie?
O que eu já notei no HK é que se não convencer o cidadão a insistir em jogar o início, ele não vai descobrir quão bom o jogo é depois. Passei por isso, início desastroso, mas insisti e deu certo. Tô tentando convencer um colega que também gosta dos metroidvanias (e souls) e ele simplesmente não consegue engrenar no jogo.

O início de HK não ficou, sei lá, "azeitado." Não sei como poderia ser diferente, mas é uma barreira a ser vencida para que depois o melhor do game seja aproveitado. Acho que os devs, com mais experiência agora, devem proporcionar um início melhor para a continuação.

Não gosto de Bastion, Limbo e Hotline Miami :kcool

Bastion eu lembro que deram na Plus, mas eu não joguei o suficiente pra formar uma opinião, nem o jogo me prendeu. Mas Transistor eu pretendo comprar e jogar algum dia, quando o meu backlog estiver menor.

Bastion é chato pra c***lho. Limbo também é ultra boring, mas Inside é legalzinho, só que é aquele tipo de jogo que tu zera uma vez e tchau tchau, valor replay zero. Hotline Miami é muito mais jogo, sobrevive por ter fator replay e por ser bem arcade. Os anos 2010 fecharam com uns FPS com pegada retrô bem maneira, com Ion Fury, DUSK, Amid Evil, Overload, Hard Reset, são jogos bem maneiros e costumam ser variados e dão desafio, pra só recomendo pra quem curte jogo de tiro com pegada noventista, sem cutscene, sem narrativa, gráfico velho e só. Pra quem curtia testar mod de Half Life e .wad e DOOM é um prato cheio, mas até mesmo esses títulos caíram na mesmice e eu desmotivei a testar mais, mas vira e mexe tem um maneiro saindo.
Todos vocês falando mal de Bastion estão errados. Podem encerrar a conta e apagar a luz já. Vocês já morreram por dentro e não sabem :kmascaraha

AH sim, essa mania de vangloriar alguns indies como se fossem o melhor do gênero parece a galerinha da inclusão social vangloriando um trabalho cretino de alguma minoria. Hollow Knight não engraxa o sapato de um Metroid Dread, assim como aquele Chained Echoes não é nada quando colocado ao lado de algum RPG clássico do passado.
Calma lá, campeão. Talvez você já seja enviesado para curtir Metroid, mas dizer que HK não chega perto de Dread, mesmo oferecendo muito mais gameplay e custando um décimo do valor é forçar a barra.
 

de acordo

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Quem não gosta de HK é pq não tem nenhuma marca da Nintendo estampada no título, verdade seja dita.
 
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okita

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Rogue like é joguinho barato de se produzir, repetitivo engana trouxa , todo mundo quer fazer um hoje em dia, é tipo os gacha do mobile hue :kawaii
 

Ishow

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Pra mim da pra contar nos dedos da mao do lula os jogos indie que realmente prestam. Preconceito total, sobretudo em jogos com arte genérica.

Claro que estou exagerando. Tem coisa boa... Mas é um numero bem imitado se comparado a quantidade de coisa que fazem
 

carloshfc

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Não gosto de roguelike
Metroidvanias já saturaram
Jogos estilo 8bits já encheram o saco

Tenho Hollow Knight no Switch e no PS5. Nos dois eu acho uma b*sta. Bloodstained é 1000x melhor.

Quem faz índie precisa evoluir, pelo menos, pro nível do A Plague Tale.
 
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Kimer

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Roguelike já saturou. Pqp, os caras querem enfiar roguelike em tudo, se bobear até em corrida já vão enfiar roguelike no meio. Eu não gosto de roguelike, e essa tendência de enfiar roguelike goela abaixo do consumidor é algo que me entristece muito.

Outra coisa: gráfico 8 bit já deu. Tem um ou outro indie que esse gráfico é bem implementado, mas a maioria esmagadora trás gráficos horríveis. Se não for para fazer bem feito, então não faz.
 

Dhi-Sama®

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O que não curto nos metroidvanias (boa parte dos Indies), é que eles costumam ser longos. Como jogos longos, sua jogabilidade se torna, pra mim, enfadonha, afinal, independentemente de powerups, o design do jogo se torna repetitivo com o tempo. E isso me faz droppar antes do fim. Mas gosto de jogos indies com gameplay diferenciada. Acho que o principal diferencial dos indies, é justamente arriscar o diferente. Os que o fazem, eu gosto.
 

AyresMVP

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Logo que os indies Plataformer-2D começaram a se popularizar, com jogos como Braid e depois Shovel Knight ,eu pirava.... Achava o máximo jogar isso nos consoles modernos. Hj em dia já fiquei bem saturado de tudo que saiu e não jogo quase mais nada.

Agora sem ser 2D, no estilo old school não manjo, pq era o único estilo que curtia.
 

de acordo

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Deus tenha piedade dessas almas que acham que jogo indie precisa ter motion capture e esse monte de m**** hollywoodiana pra ser bom.
 
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