O que há de Novo?
  • Novo tema escuro está disponível
    Um novo visual para o fórum com fundo escuro agora está disponível para todos. Você pode escolher o tema clicando no ícone de pincel no canto inferior esquerdo da página.


Qual é uma engine boa para um iniciante criar jogos?

Mensagens
1.186
Curtidas
2.019
Pontos
303
#1
Boa tarde galera, gostaria de ouvir conselhos sobre qual seria uma boa engine para um iniciante criar jogos. Apenas sei a lógica da programação e um pouco de C, estou aprendendo Java. Penso em fazer um platformer. O que seria melhor? GameMaker Studio 1 ou 2, Construct 2, etc?
Grato pela compreensão.
 
Ultima Edição:


gamermaniacow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.101
Curtidas
31.936
Pontos
932
#2
Tudo depende do que você pretende fazer.
Qual gênero?
Qual seu conhecimento nas respectivas áreas?
Qual a complexidade?
Qual estilo gráfico?

Você comentou de um platformer, já testou as engines que você esta em dúvida para ver qual se encaixa para sua necessidade e estilo?
 

Landstalker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.300
Curtidas
21.829
Pontos
584
#3
Há muitas engines boas no mercado, cada qual atinge, muitas vezes, propósitos diferentes.

Há engines como suporte tanto a 2D quanto 3D, no caso da Unity, Unreal, Godot, Game Maker Studio, etc.
Há engines exclusivas para 2D como Corona, Defold, Löve, libGDX, SFML, etc.

As engines podem trabalhar com diversos tipos de linguagens, sejam elas via código (linguagem de programação) ou visual (linguagem de programação visual, geralmente baseada em diagramas), ou em alguns casos, como a Unreal e Unity trabalham de ambas às formas.

Não existe uma engine que é melhor tudo, sempre há um downside à vista, portanto, é recomendável dar-se uma olhada minuciosa em algumas e daí verificar àquela que se adeque melhor às suas necessidades.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.495
Curtidas
15.759
Pontos
784
#5
Oi companheiro. Linguagem em si acho indiferente, a engine faz uma puta diferença. Se tiver sem dinheiro pra investir vai de Unity e modelagem com Blender pega os tutoriais na internet, tem vários recomendo começar pelo Games Indie e faça um joguinho básico ali. Não é dificil, pra mim não foi e sou programador de web que nada tem a ver com isto.
F6D9B8B4F6B75FA94F6B67E4ECE3708F
 
Mensagens
14
Curtidas
14
Pontos
3
#6
recomendo o scirra construct.
é fácil de aprender, intuitivo, é potente e dá pra fazer grandes projetos!
recomendo usar o construct classic, pois é grátis e tem mais funcionalidades que as outras versões, que são pagos(construct 2 e construct 3)
 


Mensagens
7.769
Curtidas
7.270
Pontos
379
#8
Pra luta2d, qual seria?
Eu mexia muito com mugen na época.
Hoje, mais velho, pretendia brincar com isso nas horas vagas.
Pretendo eu mesmo desenhar, criar as músicas e etc.
 

Landstalker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.300
Curtidas
21.829
Pontos
584
#11
Unity é a melhor engine para, principalmente, usuários/empresas de pequeno e médio porte. Toda hora tá vindo atualizações, TODA HORA. Qualquer dúvida, é só postar que ajudo aí quando puder.
 

Xhunter

Bam-bam-bam
Mensagens
8.871
Curtidas
13.905
Pontos
439
#12
Unity é a melhor engine para, principalmente, usuários/empresas de pequeno e médio porte. Toda hora tá vindo atualizações, TODA HORA. Qualquer dúvida, é só postar que ajudo aí quando puder.
Depende... ele disse iniciante. Se ele ainda não fez um jogo, eu não aconselho.
É melhor tentar engines mais simples com linguagens mais flexíveis antes de sair navegando nesse mar chamado Unity.
 

PCdubaum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.924
Curtidas
12.331
Pontos
619
#13
Unity é ótimo, eu mesmo tenho uma série de vídeos mostrando como fazer um jogo simples de corrida sem precisar saber programar, modelas ou ter conhecimento avançado,

É literalmente aprenda fazendo.

 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
Mensagens
25.278
Curtidas
9.249
Pontos
504
#14
Depende... ele disse iniciante. Se ele ainda não fez um jogo, eu não aconselho.
É melhor tentar engines mais simples com linguagens mais flexíveis antes de sair navegando nesse mar chamado Unity.
Não acho, eles mesmo tem conhecimento em C e ta aprendendo Java então entendimento do C# é bem mais fácil. E a unity é simples e que o amigo tem que fazer e não começar com coisa muita grande que isso que dificulta as coisas.
 

ving2004

Ser evoluído
Mensagens
41
Curtidas
4
Pontos
24
#15
Por incrível que possa parecer, A Unreal Engine é bem fácil de utilizar se vc criar um jogo totalmente através de Blue Print, e o melhor é que vc consegue cursos completos de graça no Youtube.
 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
Mensagens
25.278
Curtidas
9.249
Pontos
504
#16
Por incrível que possa parecer, A Unreal Engine é bem fácil de utilizar se vc criar um jogo totalmente através de Blue Print, e o melhor é que vc consegue cursos completos de graça no Youtube.
Cara eu tentei utilizar este blue print, mais juro que não entendi nada huahuahuahuhua
 

Xhunter

Bam-bam-bam
Mensagens
8.871
Curtidas
13.905
Pontos
439
#17
Não acho, eles mesmo tem conhecimento em C e ta aprendendo Java então entendimento do C# é bem mais fácil. E a unity é simples e que o amigo tem que fazer e não começar com coisa muita grande que isso que dificulta as coisas.
Bom, eu demorei um tempo pra me acostumar com a interface do Unity.
 

ving2004

Ser evoluído
Mensagens
41
Curtidas
4
Pontos
24
#19
Se a idéia for começar com um jogo 2D, o Stencyl é uma boa pedida para se familiarizar com certos conceitos, vc poderá criar jogos sem se preoculpar com o uso de códigos, mais ficará limitado a menos que compre a versão paga, depois disso recomendo usar o LOVE, nele vc vai programar usando a linguagem LUA, que é na verdade muito simples , basta uma semana de dedicação e vc já estará fazendo jogos, e claro se pretende fazer um RPG, o RPG MAKER MV é excelente, dá para fazer o jogo todo sem programar, mais se aprender java Script vai poder fazer coisas fantásticas com ele.
 

Preses

Bam-bam-bam
Mensagens
8.096
Curtidas
2.495
Pontos
439
#20
Para games 2D, eu recomendo o Adobe Animate CC.

Você consegue fazer tudo que um game precisa, desde o desenho vetorial de personagens e cenários, desenho de interface, passando pela animação, código até o publish para web (HTML5 nativo), desktop e dispositivos móveis.

Não tem tantas coisas prontas como o Godot, mas é extremamente intuitivo para o iniciante criar o que quiser com um pouquinho de boa vontade.

É muito utilizado por professores mundo afora como ferramenta de iniciação.
 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
Mensagens
25.278
Curtidas
9.249
Pontos
504
#21
Por incrível que possa parecer, A Unreal Engine é bem fácil de utilizar se vc criar um jogo totalmente através de Blue Print, e o melhor é que vc consegue cursos completos de graça no Youtube.
Por causa de vc tentei novamente utilizar a Unreal Engine para ver este esquema do Blueprint, e realmente vc consegue fazer coisas sem programar nada de um modo bem interessante e fácil. só fiz uma coisa que o personagem entrar em uma sala e acender a luz automaticamente.

Como utilizo Unity, na unity basicamente faria assin:
Cria um objeto luz na scene, e depois cria um outro objeto que sera a sala e nele vc adiciona um box colider, coloca ele do tamanho da sala, e avisa que que boxcolider é acionado por gatilho, então vc cria um C# script e atrela ao objeto criado, ai neste C# vc cria um objeto do tipo LUZ e vc adiciona o objeto luz criado na Scene, então vc cria a rotina OnTriggerEnter e nela vc altera quando alguma coisa entrar vc liga e desliga a luz alterando entre enable falso e true, basicamente faria assim na unity.

No Unreal testatndo aqui, achie interessante o processo inicial é o mesmo, porem vc abre o blue e cria a luz e box coliner nele, adicionando os evento que vai sofrer a alteração da luz e como será acionado, e seguindo o curso comecei a entender melhor o funcionamento do Blueprint e achei bem interessante e intuitivo.

Vou tentar mais um pouco, acho que da para fazer bastante coisa com ele, deu para ver a flexibilidade de Epic criou para que vc não precise ficar reinventado a roda a todo momento.
 

Adam Sandler

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
23.716
Curtidas
35.690
Pontos
553
#22
Boa tarde galera, gostaria de ouvir conselhos sobre qual seria uma boa engine para um iniciante criar jogos. Apenas sei a lógica da programação e um pouco de C, estou aprendendo Java. Penso em fazer um platformer. O que seria melhor? GameMaker Studio 1 ou 2, Construct 2, etc?
Grato pela compreensão.

O game já está pronto?
 

Topo