O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual o óleo mais saudável para frituras?

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
No final das contas deve dar tudo na mesma

Não consigo ficar sem batata e frango frito não... toda semana, pelo menos umas 2x na semana
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.384
Reações
21.998
Pontos
1.109
Em termos de custo/beneficio, use o de girassol, é apenas uns 2 reais a mais que o óleo de soja.

Agora air frier eu acho que deixa qualquer alimento horrível.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
This:
lata-oleo-de-soja-soya-base-redonda-a34-D_NQ_NP_20679-MLB20195659361_112014-F.jpg


Depois de vazia, guarde ela pra enrolar linha de papagaio.

Ou guarda pra quando tiver 2, usar pra jogar bet.

ou juntar umas 4 ou 5 e fazer aquelas bazucas de álcool

 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Caras vocês usam Air Fryer com batata "frita" que vem congelado do supermercado?

Aqui fica bom, mas tem vezes que as batatas mesmo boas, ficam muito moles. Vocês tem algum segredo pra iso?
Curioso, outro dia mesmo eu tava comprando 1kg dessa congelada. Aí nisso de perguntar o preço pra moça do mercadinho, uma falou pra outra que fazia no forno e ficava ótima. Aí eu falei que só fazia no forno elétrico e a 3ª moça disse o mesmo.
Mas pra ficar boa tem uns pontos.
Batata com corte muito pequeno é ruim, ou fica molenga ou acaba torrando. Eu prefiro aquela "Corte Caseiro", ou a Crinkle. Estas 2 ficam mais fáceis de assar por completo.
11742510350366.jpg

Outro ponto é o forno e temperatura. O meu tem 2 resistências, então posso aquecer por baixo e/ou por cima. Deixo entre 180º e 200º pra evitar que torre se errar uns minutos. E é bom virar as batatas no meio do tempo. Não tem erro.

------------------------------------
Respondendo o OP: azeite. Óleo não presta. Esqueça isso.
 


New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.175
Reações
80.823
Pontos
1.559
Curioso, outro dia mesmo eu tava comprando 1kg dessa congelada. Aí nisso de perguntar o preço pra moça do mercadinho, uma falou pra outra que fazia no forno e ficava ótima. Aí eu falei que só fazia no forno elétrico e a 3ª moça disse o mesmo.
Mas pra ficar boa tem uns pontos.
Batata com corte muito pequeno é ruim, ou fica molenga ou acaba torrando. Eu prefiro aquela "Corte Caseiro", ou a Crinkle. Estas 2 ficam mais fáceis de assar por completo.
11742510350366.jpg

Outro ponto é o forno e temperatura. O meu tem 2 resistências, então posso aquecer por baixo e/ou por cima. Deixo entre 180º e 200º pra evitar que torre se errar uns minutos. E é bom virar as batatas no meio do tempo. Não tem erro.

------------------------------------
Respondendo o OP: azeite. Óleo não presta. Esqueça isso.

Porra, legal.

Desconhecia a marca. Vou dar uma procurada aqui. Valeu, @Vim do Futuro ! :rox
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Aqui nem faço fritura no óleo, só na airfryer

Óleo só uso 1 fiozinho quando frito ovo

Então uso qualquer óleo pra isso, e f**a-se. Costuma durar bastante tb
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.277
Pontos
1.503
Curioso, outro dia mesmo eu tava comprando 1kg dessa congelada. Aí nisso de perguntar o preço pra moça do mercadinho, uma falou pra outra que fazia no forno e ficava ótima. Aí eu falei que só fazia no forno elétrico e a 3ª moça disse o mesmo.
Mas pra ficar boa tem uns pontos.
Batata com corte muito pequeno é ruim, ou fica molenga ou acaba torrando. Eu prefiro aquela "Corte Caseiro", ou a Crinkle. Estas 2 ficam mais fáceis de assar por completo.
11742510350366.jpg

Outro ponto é o forno e temperatura. O meu tem 2 resistências, então posso aquecer por baixo e/ou por cima. Deixo entre 180º e 200º pra evitar que torre se errar uns minutos. E é bom virar as batatas no meio do tempo. Não tem erro.

------------------------------------
Respondendo o OP: azeite. Óleo não presta. Esqueça isso.

É muito cara essa batata? Fiquei com vontade aqui, nunca comi nesse formato.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
É muito cara essa batata? Fiquei com vontade aqui, nunca comi nesse formato.
Ah, é um pouco mais cara que a comum. Acho que paguei uns 17,00 no pacotão na última vez. Mas os preços aumentaram nos últimos meses. Atualmente tenho comprado a Corte Caseiro, 10,00 por 1KG.
 

Aruguren

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.676
Reações
17.932
Pontos
1.159
Azeite de oliva é mais rico em triacilgliceróis (ou triglicerídeos) insaturados do que os demais óleos comuns. Isso é saudável... para comer "cru". Quanto mais insaturações presentes, menos termicamente estável é o óleo. Aquecimento + insaturação = decomposição e geração de radicais livres, você não quer comer radicais livres.

Você pode escolher óleos com "ponto de fumaça" elevados. Ponto de fumaça é a temperatura onde o óleo aquecido passa a produzir fumaça, ou seja, entra em decomposição. Se você aquecer o azeite de oliva em uma frigideira vai ver que produz fumaça mais rápido que os demais, justamente por se decompor mais rápido. Isso implica menor temperatura de fritura também, vai demorar pra fritar o alimento.

Pensando assim, banha e óleo de cocô são mais estáveis (não saudáveis) pois são gorduras e óleos saturados, ou seja, menor reatividade frente ao aquecimento. ENTRETANTO, gorduras saturadas acumulam mais nas artérias, por exemplo.

Basicamente: coloque azeite de oliva na salada, refogue ou frite com óleo de soja/canola/girassol, e como falaram, não coma fritura em imersão, use air fryer.
 

mfalan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.210
Reações
23.990
Pontos
803
Vou colocar na ordem que você deve dar, priorizando a saúde:

fritadeira_1.png


61ZnQutobUL._AC_SX466_.jpg


80% das frituras podem e devem ser feitas sem uso de óleo.
O que não tiver jeito, você deve priorizar:

17522270404638.jpg



9112_B.jpg


Primeiro manteiga. Pena que custa caro. Segundo toucinho ou barriga suína. Frite sem óleo. Ela vai soltar muita gordura e essa é a banha que você poderá guardar por longo tempo na geladeira e usar para outras frituras. É o menos pior para a saúde. Evite comprar banha industrializada.

Se não tiver jeito mesmo, sugiro usar só dois tipos de óleo para fritura submersiva: óleo de girassol ou milho. São os menos piores dos refinados:

7898247780242.jpg


468693.jpg


Se não for fritura submersiva, pode usar azeite próprio para fritura como opção. :kjoinha

Óleo de girassol e de milho são os piores pra fazer fritura.
 

bren

Bam-bam-bam
Mensagens
127
Reações
63
Pontos
213
Eu tenho comprado óleo de canola e tem um selinho "seu coração agradece", então porque o canola não seria bom?
Mas se o girassol e milho for melhor passo a comprar.

Edit: compro óleo de canola Purilev
 

dknightg

Veterano
Mensagens
478
Reações
321
Pontos
129
O óleo que dura mais tempo sem saturar é o de Algodão mas em mercado regular é dificil de achar ( geralmente so acha soja ou canola). Mas quando saturar tudo vira a mesma m****, vai de Air mesmo
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Porra duas páginas em um tópico sobre óleo e ninguém ainda veio postar a fake de que canola não existe.

Vocês já foram piores melhores.
 

Radamanthys Wyvern

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.690
Reações
25.687
Pontos
1.374
Eu tenho comprado óleo de canola e tem um selinho "seu coração agradece", então porque o canola não seria bom?
Mas se o girassol e milho for melhor passo a comprar.

Edit: compro óleo de canola Purilev

Oleo de canola é o pior que tem. Procure saber do que se trata esse oleo, pq ele tem esse nome. Se for usar oleo use de soja, milho ou girassol.
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.893
Reações
11.981
Pontos
753
Já discutiram bastante sobre os óleos disponíveis, vou só deixar uma curiosidade. Pessoal do Paraná que planta soja (digo fazendeiro), não usa óleo de soja nem de graça.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.416
Pontos
2.599
Oleo de canola é o pior que tem. Procure saber do que se trata esse oleo, pq ele tem esse nome. Se for usar oleo use de soja, milho ou girassol.
Já vou até deixar aqui

Óleo de canola faz bem? Verdade que é venenoso?
c3b3leo-de-canola-faz-bem.png


Óleo de canola faz bem? verdade que o danado é venenoso?
Henrique Lacerda Rodrigues, Curitiba, PR

Notícia falsa de raiz.

Vira e mexe pipocam textos na internet afirmando que não existe uma planta chamada “canola” (verdadeiro), e que o óleo vem de sementes de colza (verdadeiro). A colza, por sua vez, seria parente da mostarda (verdadeiro) e ingrediente do gás mostarda (falso), arma química da 1ª Guerra Mundial.

Eis um belo exemplo de como construir uma mentira recheada com verdades. Canola realmente não existe na natureza – o nome é uma abreviação de canadian oil, low acid (“óleo canadense de baixa acidez”). Ou seja, o óleo de colza (Brassica napus) virou “canola” por puro marketing – e não tem nada de tóxico ou de arma química nisso.

Se ele faz bem ou não já é outra controvérsia. O óleo de canola tem ômega 3 e ácidos graxos monoinsaturados, consagrados como substâncias benéficas para o coração. Por outro lado, pesquisas apontam que ácidos com cadeias de carbono compridas (como os presentes no canola) podem ser prejudiciais para o mesmíssimo coração.

Então o que dá para dizer é: canola não vai salvar sua vida, tampouco te matar.

Fonte: Renata Cintra, do Centro de Estudos e Práticas em Nutrição da Unesp.
 

Tecnomage

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.002
Reações
8.594
Pontos
1.013
Não sei se é mais saudável ou não, é fritura no final... mas recomendo usar ode algodão pra frituras, não altera o sabor do que você esta fritando como óleo de soja ou de coco e o resultado final é ótimo principalmente se usar na temperatura certa, é importante o óleo não estar muito frio ou muito quente...
 

mfalan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.210
Reações
23.990
Pontos
803
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.597
Pontos
1.179
Air Fryer sem óleo, faço qualquer coisa lá, se deixar frita até um pneu.
 

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.250
Reações
22.577
Pontos
1.324
Curioso, outro dia mesmo eu tava comprando 1kg dessa congelada. Aí nisso de perguntar o preço pra moça do mercadinho, uma falou pra outra que fazia no forno e ficava ótima. Aí eu falei que só fazia no forno elétrico e a 3ª moça disse o mesmo.
Mas pra ficar boa tem uns pontos.
Batata com corte muito pequeno é ruim, ou fica molenga ou acaba torrando. Eu prefiro aquela "Corte Caseiro", ou a Crinkle. Estas 2 ficam mais fáceis de assar por completo.
11742510350366.jpg

Outro ponto é o forno e temperatura. O meu tem 2 resistências, então posso aquecer por baixo e/ou por cima. Deixo entre 180º e 200º pra evitar que torre se errar uns minutos. E é bom virar as batatas no meio do tempo. Não tem erro.

------------------------------------
Respondendo o OP: azeite. Óleo não presta. Esqueça isso.

Essa é perfeita para Airfryer

a_mccain_ao_forno_palito_600g.jpg
 

Dathilot

Lenda da internet
Mensagens
15.724
Reações
12.746
Pontos
1.654
Pra fritura Girassol Refinado

Para pratos crus oliva extra virgem, uva extra virgem.


(Óleo de canola e de soja são venenos.)
 

Thomas Shelby

Bam-bam-bam
Mensagens
2.249
Reações
4.945
Pontos
353
Achei tudo mto especulativo... Quero procurar depois algum estudo grande que compare esses óleos pra dizer oq melhor deu resultados (não sei se existe).
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.874
Reações
3.943
Pontos
1.544
Eu já ouvi de nutricionista que é possível fritar com azeite extravirgem, desde que não passe de 160ºC. A nutricionista parece ter embasamento para afirmar isso, embora eu não tenha certeza se qualquer azeite aceita essa temperatura ou se ela está certa.

Manteiga não é saudável, pois manteiga vem do leite, que possui caseína, que é uma proteína animal que nós não absorvemos corretamente e que segundo alguns estudos extensivos e reconhecidos mundialmente, causa várias doenças graves, algumas autoimunes, além da lactose. Em pouca quantidade até pode não gerar danos perceptíveis, mas como base para fritura não recomendo. Para isso há a manteiga clarificada, que é o ghee, manteiga na qual é retirada a lactose, mas ainda com caseína (impossível de retirar, é a base do leite). O problema é o gosto forte. Eu não me adaptei.

Manteiga de coco é muito saudável, mas possui muita gordura saturada, então apenas em quantidades moderadas faz bem. Além de ter gosto forte que marca o alimento.

Banha de porco também tem o problema da gordura saturada, o problema ambiental da criação de porcos e o problema de não termos o controle de qual foi a alimentação do animal, que vai refletir fortemente na nossa saúde (antibióticos e a ração acabarão indo para a gordura do animal).

A melhor solução a meu ver é uma frigideira de pedra sabão (como a que postaram mais acima) ou antiaderente de cerâmica, pois com isso se usa muito pouco óleo para fritar e não solta a terrível substância BFOA do teflon, que é cancerígena e mortal (recomendo Dark Waters, com o Mark Rufallo), bem como moderação ao comer frituras que precisam ser imersas em óleo, como batata frita (meu maior vício alimentar).

Eu uso de canola, não sei se é o melhor mas pelo menos deve ser um dos menos piores.

Uma dica que te dou é comprar uma Airfryer, você consegue alimentos bem preparados com pouquíssimo óleo, eu tenho uma de 4.2 litros e recomendo

A substância cancerígena que é liberada com a fritura decorre da alta temperatura e não do óleo. A airfryer aumenta a temperatura do alimento MAIS do que a fritura à óleo. Assim, existem estudos que a fritura à ar seria mais danosa à saúde nesse aspecto do que à óleo. Eu ainda não tenho certeza sobre isso, mas os estudos existem e são convincentes.

Eu tenho comprado óleo de canola e tem um selinho "seu coração agradece", então porque o canola não seria bom?
Mas se o girassol e milho for melhor passo a comprar.

Edit: compro óleo de canola Purilev

Óleo de canola é um veneno. Pesquisei e li sobre o assunto e sempre leio e tenho buscado o que é mais saudável ou menos danoso, porque adoro batata frita e como ao menos uma vez por semana, embora o restante da minha dieta possa ser considerada muito saudável.

Canola é um óleo refinado advindo de outras plantas. É mais processado do que outros. Agora eu não lembro em detalhes cientificamente porque é um veneno, mas na época li em diversas fontes e as pesquisas que li eram conclusivas.

Melhor óleo vegetal até onde li é girassol. Soja em si é um óleo ok, bem como a soja é um alimento com várias propriedades benéficas. O problema é a soja transgênica, que possui uma substância que se comporta como um hormônio feminino sintético.
 

MaLaX360

Bam-bam-bam
Mensagens
1.032
Reações
419
Pontos
283
Ouvi falar que Óleo de Amendoim pra fritura é o melhor devido a baixa absorção do alimento diante do produto!
 
Topo Fundo