Visualizar anexo 359591
Um dos jogos que eu tive maior expectativa em jogar esse ano e que tava na minha lista há um boooom tempo.
É muito raro eu dar nota 9+ pra algum jogo (pra mim só obra-prima mesmo), e por td que tinha lido/visto já de Obra Dinn achei que seria um desses jogos.... vamos lá:
O jogo é bem único, você investiga os acontecimentos de um navio baseado no momento da morte de cada tripulante... tendo como objetivo definir quem era cada tripulante do navio (60 no total), como morreu e por quem. (Ex: capitão Wallace morreu esfaqueado pelo marujo William).
Agora, o que me surpreendeu é que o jogo é BEM difícil, boa parte das dicas não são NADA triviais! Inclusive algumas pistas são mto vagas e rola tb algumas suposições/adivinhações... por exemplo até o sotaque nos diálogos podem ser dicas valiosas (o q fica difícil pra gente definir alguém pelo sotaque irlandês dele). Eu adoro jogos difíceis mas esse até acho q exagerou em deixar algumas coisas mais vagas, e teve um detalhe que não percebi no começo que piorou tb a experiência, vi tb outras pessoas reclamando de alguma suposições. Não se assustem se na primeira vez que percorrer todas memórias ter acertado pouquíssimo dos tripulantes.
A forma de navegar entre as memórias uma primeira vez é muito legal (vc tem q ir até onde ficou o corpo dele no navio)... mas depois que vc quer revisitar elas é um pouco chato ter q ir atrás toda hora... achei tb que a interface poderia ser um pouco + prática em outros pontos, mas no geral nada que atrapalhasse muito a experiência.
E eu tive um probleminha que joguei o jogo em inglês... falo inglês fluente mas msm assim o vocabulário é bem complicado... talvez ajudasse um pouco a experiência ter escolhido português (o jogo tinha essa opção, eu que não vi msm, e não sei se dava pra mudar no meio)... mas o audio ainda seria em ingles, teria apenas legenda/tradução msm.
Agora, dito todos esses detalhe (sempre pontuo o q faltou pro jogo ser um 10/10)........ o jogo é bom d+ sim. É muito único e uma experiência bem legal ir entendendo a história e relacionando as pessoas no navio através das memórias. Não da pra falar mto + que isso pra não dar spoiler. Ahhh, e o gráfico e arte do jogo é bem diferente tb, isso é fácil perceber em qualquer foto/vídeo do jogo.
Nota Final: 8.5 (se eu usasse + quebrado seria um 8.75, mas dou nota de 0,5 em 0,5), bateu na trave mesmo de passar a barreira do 9... mas um BAITA jogo EXCELENTE e diferente do que vemos por aí.
Recomendo d+. É um jogo que pra muito gente vai ser 10/10, mas pra outros talvez não "pegue" tb o estilo... só sugiro não dropar o jogo no começo e ao menos percorrer as memórias 1x. Pra completar o jogo todo com o final completo levei +-10h.
Ps.: Tem pra todos consoles, acabei jogando no
Switch e revezei entre docked e mobile.