No dia 10 de março terminei
Thief para
XBox One.
Durante uma noite de folia na cidade, Garrett é contratado por seu contato Basso para roubar a mansão do Barão Northcrest, o governante tirânico da cidade. Garrett faz parceria com Erin para ajudá-lo, porém, ela é ingênua, imprudente e acaba matando um guarda desnecessariamente usando sua garra, levando Garrett a repreendê-la.
No topo do telhado da mansão, a dupla testemunha Northcrest liderando um grupo de homens na condução de um ritual mágico. Com uma postura cautelosa, Garrett cancela o trabalho, entretanto, Erin se opõe. Na luta que se segue, Erin cai por uma claraboia e absorve a energia que está sendo canalizada através do ritual. Garrett inadvertidamente cai no corredor e é nocauteado.
Garrett acorda do coma um ano depois e descobre que a cidade está sendo atormentada por uma doença de origem desconhecida chamada "Melancolia", e que vários bairros da cidade estão bloqueados. Voltando ao seu esconderijo, Garret recebe uma mensagem de Basso, que contrata Garrett para roubar um anel do cadáver de um nobre em uma fundição usada para eliminar as vítimas da Escuridão.
Garrett foge do braço direito de Northcrest, o General Thief-Taker, e recupera o anel. Lá, ele conhece um homem chamado Orion, líder de um movimento de resistência que trabalha para derrubar o Northcrest. Concordando em ajudar Orion, Garrett se aventura em um bordel escondido para encontrar um livro único, visitando o esconderijo de Erin no processo e tendo uma visão dela mencionando um lugar chamado Asilo Moira. Basso é preso pelo General Thief-Taker, o que leva Garrett a resgatá-lo. Garrett invade o cofre de Northcrest e recupera um pedaço de uma pedra misteriosa chamada Primal, que foi usada no ritual em sua mansão. Outra visão revela a Garrett que Erin está viva e sob a influência do poder da pedra.
Thief é um jogo de ação e aventura com jogabilidade focava na furtividade. Sua perspectiva é em primeira pessoa, e nos deparamos com uma bela arquitetura vitoriana com elementos Steampunk em uma cidade que está sob um toque de recolher. Todo o jogo é situado durante o período noturno, logo, um jogo bem escuro, porém muito bem detalhado e com level design fantástico, que nos possibilita acessar os distritos da cidade através de janelas de casas, portões e becos.
Basicamente, o jogo nos coloca em uma cidade que tem sua rotina própria, como guardas do Barão Northcrest fazendo suas rondas, comerciantes escondidos nos becos e mendigos jogados pelas ruas. Através dos acessos da cidade, acessamos os capítulos da campanha principal, e com o seu avanço, novos locais da cidade e missões secundárias são liberadas.
Apesar da cidade ser um meio de transito entre os capítulos da campanha, ela tem muito a se explorar, ressaltando que para acessar alguns locais específicos, devemos comprar novas habilidades para Garret. A cada capítulo que concluímos, as possibilidades de exploração da cidade vão se expandindo, assim como também novas missões secundárias de alguns personagens que estão pela cidade.
O jogo possui uma quantidade gigantesca de colecionáveis e documentos de arquivo que revelam detalhes importantes sobre o enredo. Esses colecionáveis podem ser encontrados em passagens secretas, cofres e em alguns inimigos que os carregam consigo, tanto nos capítulos principais, como em localizações pela cidade e nas missões secundárias.
No ato da conclusão das fases, podemos ter um acréscimo de bônus, que no caso é em moeda corrente do jogo, quando concluímos certos desafios, como por exemplo roubar NPCs, nocauteá-los e coletar itens. Existem três maneiras de concluir um fase, sendo elas o Predator, executando o máximo de inimigos possível, Oportunista, neutralizando o minimo possível e apenas quando necessário, e silencioso, concluindo a fase sem eliminar nenhum inimigo. Confesso que jogos de furtividade são meu calcanhar de aquiles, logo, passar fases sem eliminar ninguém está fora de cogitação para mim.
Garret tem um arsenal modesto e muito útil. Por padrão, Garret carrega um cassetete, um arco e a garra de escalada de Erin, e também temos disponíveis alguns consumíveis, com flechas de fogo, onde podemos acender tochas pelas fases e acender poças de óleo no chão para incinerar inimigos, além de explodir barris de combustível e pólvora, flechas explosivas, de gás, que deixam os inimigos tontos, de gás, para deixá-los momentaneamente sem visão, além de flechas normais, flechas dentadas, para atravessar armaduras e capacetes de metal, flechas com bolhas d'água, que nos permite apagar tochas, lareiras e fogueiras para inibir a iluminação do local.
Também temos uma flecha que não é capaz de ferir inimigos, mas podemos utilizá-la para apertar interruptores a distância, quebrar polias de cordas com elementos que estejam suspensos e quebrar elementos de vidro a distância para chamar a atenção de inimigos. Finalizando as armas consumíveis de Garret, temos também uma flecha com corda que serve como recurso em locais específicos para escalar e alcançar locais específicos que não são acessíveis de outra forma.
Com recurso de recuperação, Garret utiliza alimentos para recuperar HP e a flor de papoula para recuperar foco, recurso que permite que Garret enxergue elementos ao qual podemos interagir, como maçanetas, gavetas, baús, além de destacar itens que podemos coletar e armadilhas. Garret também pode melhorar seus atributos físicos e habilidades de combate, além de incluir ferramentas em seu arsenal que permite que o mesmo explore locais que não seriam possíveis sem elas, como por exemplo um alicate de corte, que nos dá a habilidade de desarmar armadilhas e interromper mecanismos de tranca, e a chave de fenda, que nos dá a habilidade de destrancar portões de acesso a dutos de ar.
Como o jogo tem foco de sua jogabilidade nas habilidades furtivas de Garret, a nossa melhor ferramenta é a sombra, onde através de um cursor ao lado direito inferior do HUD, podemos saber se estamos visíveis ou não para os inimigos. O jogo também possui alguns recursos para que possamos nos esconder espalhados pelas fases, como um armário que podemos entrar e aguardar que os inimigos sumam ou saiam de estado de alerta.
Quando estamos em um determinado ponto de visão dos inimigos, ou não estamos sendo silenciosos os suficiente, aparece um olho acima da cabeça dos NPS, que vai aumentando seu nível, até que o mesmo acenda um ponto vermelho no topo do ícone, que representa o nível de alerta que o mesmo está. Quando o olho está amarelo, os inimigos estão a procura de Garret. Normalmente isso acontece quando algum ruído chama sua atenção, ou então quando eles encontram o corpo de algum aliado jogado em algum lugar. Quando olho está completamente vermelho, os inimigos estão vendo você estão vindo de forma agressiva atacá-lo.
Como é de praxe, o ideal é não chamar a atenção dos inimigos, e também dos NPCs que vagam pela cidade, pois, quando eles se assustam, gritam e chamam a atenção dos guardas, por isso, mesmo em modo Predador é importante ter cautela com os corpos dos inimigos que por ventura forem sendo eliminados.
O jogo tem uma trilha sonora razoável e um desafio moderado, mas eu achei que seu destaque são seus gráficos e sua ambientação, além da jogabilidade amigável. Confesso que os NPCs poderiam ter sido melhor modelados, mas isso não atrapalhava. Todo o resto do jogo compensa. De fato achei
Thief divertidíssimo, e explorar a cidade foi uma experiência bem prazerosa pra mim.
Levei cerca de 33 horas para concluir o jogo e não consegui coletar tudo que tinha no jogo, porém, sempre tentei coletar tudo que fosse possível. O decorrer das fases é muito bem elaborado e estudar as inúmeras possibilidades de passar por elas foi algo que me agradou muito. Lembro que na época o jogo sofreu diversas críticas e confesso que no começo é meio monótono, mas depois que compreendemos melhor as mecânicas de jogo e passamos do segundo ou terceiro capítulo, a coisa esquenta e fica muito interessante.
Para os que não conhecem e buscam uma experiência silenciosa e sem pressa, recomendo muito. O jogo é bem legal. As screenshots acima foram geradas no decorrer da minha campanha e postei mais delas
nesse tópico. Confiram abaixo os vídeos curtos que fiz durante a campanha.