Deaths Gambit: Afterlife
Ja vi esse jogo em diversas listas de "Metroidvanias mais subestimados" por aí.. e como um absoluto mestre no estilo, me propus a jogar e dar meu veredito que será o veredito final e oficial para o jogo a partir daqui.
É difícil terminar o jogo e não achar o final foda (fiz o melhor final), mas a experiencia como um todo não é nem PERTO do que é a parte final, é bem abaixo.
Graficamente o jogo é competente, tem uma arte legal e os gráficos abusam e zoom in e out para dar proporção a cenários e isso é bem legal, o design geral dos inimigos e mundos é bom e dos bosses, no geral, são muito bons.
A história é bem legal mas ela só fica interessante do meio para frente... antes disso ela é bem normal e suportada por um EXCELENTE trabalho de vozes e um tom de humor negro interessante que funciona. Na parte final, quando entram outros pontos aprofundando o início de tudo... o jogo realmente dá um twist foda e a parte final toda é bem recheada de conteúdo interessante e fechamentos legais.
A jogabilidade é o ponto mais instável do jogo. O mapa é bom mas precisa apertar mais de um botão para acessar, erro crasso em metroidvanias... ele tb é mto aberto sobre o que fazer então o senso de progressão é ruim mas vc dificilmente fica completamente perdido... então tem isso. Navegar pelo mapa vai ficando menos trabalhoso com o tempo, não achei problemático mas não chega perto de um SotN ou Metroid Dread.. ou mesmo Hollow Knight.
Os combates são travados demais, o controle as vezes não é responsivo como deveria e como o jogo tem um sistema de atributos tipo RPG e jogos da FROM, alguns bosses claramente pensados para um tipo de construção de personagem viram um pesadelo para outros. Com um combate travado desses, a dificuldade as vezes salta de forma artificial.
Para se fazer o final A, entre outras coisas, é exigido que vc vença 5 chefes previamente derrotados em suas dificuldades "Heróico" e pqp.. aqui eu sofri. Para matar um Boss relativamente fácil na dificuldade normal, eu levei umas 35 tentativas nessa dificuldade e ainda venci meio que na cagada. Achei mto frustrante pq as batalhas nessa dificuldade não parecem justas e nem são divertidas... é algo que vc quer matar ali e nunca mais na vida olhar para o jogo rs.
Nota (média 7) - só o que é relevante
+ 1 por ter uma história mto interessante que segura o jogador... isso em metroidvania é mto importante e nem todos aproveitam
- 0,5 pelos bosses obrigatórios para o final A
-0,5 Pelos erros crassos para o estilo: Mapa com acesso demorado, navegação bem travada no início e falta de senso de progressão até a última parte
Nota: 7