O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual seu grau de tolerância RETRÔ ?

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Voltando ao assunto, pra mim seria paciência em vez de tolerância, porque de vez em quando, testo um jogo antigo que nunca joguei por curiosidade. Nesta década, Já joguei alguns jogos de Ps1 que muita gente pularia fora por causa de gráfico.

Eu sei que o assunto de gráficos entrou na discussão, mas o propósito original do tópico, e o caso de muita gente aqui, não é que jogo de console tal é feio, mas que ele tem problemas na jogabilidade, framerate, imaturidade das mecânicas, etc, e, por isso, envelheceu mal e nem todo mundo voltaria a jogá-lo. Claro que se o gráfico for feio, a situação piora, mas não é o problema principal e ṕode ser relevado se o restante do jogo compensar.

Este parágrafo aqui, por mais que esteja dentro da citação, não é direcionado especificamente a você, Agent13. Mas é uma reflexão a todos aqueles que defendem ter de aturar tudo que é velharia para ser retrogamer. Sinceramente, eu não tenho problema algum em escolher o que me agrada. Você pode gostar de dirigir, mas não vai querer trafegar em uma rua só buraco e lamaçal; você pode gostar de comer, mas não vai querer comida ruim; você pode gostar de música, mas não vai querer ouvir coisa de péssimo gosto. Eu, assim como muita gente aqui, gosta de retrogames, mas não me desce qualquer coisa pela goela. Tem coisa que, pra mim, ficou no passado. Outras, são divertidas até hoje. E ainda existem aqueles jogos que, pra mim, nunca foram divertidos, nem antigamente. Ter seletividade não desqualifica meu gosto.
 

fVilaça

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.206
Reações
2.292
Pontos
964
Estranho que eu tive um Nes e joguei muito, mas hoje em dia tenho dificuldades.

Pior que jogo Atari de boa e do Snes pra cima tranquilo, mas Nes acho datado pra caramba.

Master System nem falo pq e o único vg da Sega que não gosto, acho que não salva nada.


Mas talvez ainda consiga jogar Top Gun.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.480
Reações
133.959
Pontos
1.779
Assunto interessante.
Atari, 8 e 16 bits eu jogo de boa.
Mas de quando começou o 3D, eu não teria prazer de jogar os 32bits, N64 então...nem rolaria.
Do DC e do PS2 eu até revisitaria alguns medalhões.
Dali pra diante, zero vontade.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.783
Pontos
803
tem jogos que nao sei se envelheceram mal ou nao estou com paciencia pra encarar a mecanica de seu gameplay

fui jogar finalmente eternal darkness, so ha 15 anos ali no meu backlog rsrs, e depois de 1h30 nao deu. Achei bem meh os controles, principalmente o combate.

em compensacao comecei chibi robo e curti bastante desde a apresentacao quanto os comandos do que ele pode fazer no limite da bateria
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.294
Reações
2.458
Pontos
453
tem jogos que nao sei se envelheceram mal ou nao estou com paciencia pra encarar a mecanica de seu gameplay

fui jogar finalmente eternal darkness, so ha 15 anos ali no meu backlog rsrs, e depois de 1h30 nao deu. Achei bem meh os controles, principalmente o combate.

em compensacao comecei chibi robo e curti bastante desde a apresentacao quanto os comandos do que ele pode fazer no limite da bateria
Chibi robo é tão incrível que eu acabei fazendo 100% no jogo e mesmo assim, ainda ficava andando atoa pela casa, já que ele estava com bateria infinita.
 


Raptor87

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
3.750
Pontos
303
Estava jogando Final Fantasy 6 e dropei depois de umas horas.
As batalhas levam uma eternidade pra terminar e vc dá alguns passos e do nada começa uma. Também tem a necessidade de grind em algumas partes e o gameplay demora demais pra engrenar. Até gosto da história e trilha sonora mas pra mim não dá.

Tenho mais paciência pra jogo assim não.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.518
Reações
2.765
Pontos
703
Vendo os comentários, me lembrei de um "desgosto" até bem obvio meu: jogo poligonal / 3d. Principalmente os antigos. Não sou contra, acho que a utilização criativa de polígonos e elementos tridimensionais deve ter seu espaço, mas demorou pros jogos 3D ficarem com uma aparência realmente boa, enquanto o 2D, que já era muito bom entre os 8 e 16 bits, continuou evoluindo claramente. Joguei muita coisa 3d desde a geração do PS1, gostei e posso até ainda gostar, mas quando vou procurar coisa retro pra jogar que ainda não joguei, geralmente nem penso em jogo 3d.

Eu comentei anteriormente que tenho restrição em jogar coisa em emulador sem filtros de scanline e antialising, por ex, mas ando tentando mudar quanto a isso, pois acho que minha vida ficaria mais fácil nesse sentido. Não dá pra esperar que todo emulador tenha grandes filtros, e não quero deixar de jogar certos jogos por c
ausa disso.
 
Ultima Edição:

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Estava jogando Final Fantasy 6 e dropei depois de umas horas.
As batalhas levam uma eternidade pra terminar e vc dá alguns passos e do nada começa uma. Também tem a necessidade de grind em algumas partes e o gameplay demora demais pra engrenar. Até gosto da história e trilha sonora mas pra mim não dá.

Tenho mais paciência pra jogo assim não.
Nunca terminei esse jogo, também. Razões similares. Já dropei duas vezes e acho que vou ficar por isso mesmo. Infelizmente, não tenho mais paciência pra RPGs. Em virtude disso, acabo nem julgando esse tipo de jogo, porque sei que virou um bloqueio meu. Cheguei a zerar Final Fantasy II (Ou IV no Japão), na época, achei mais direto ao ponto, mas, ainda assim, eu não teria saco de rejogar.

A falta de tempo e disposição acabou me levando para experiências mais diretas.
Vendo os comentários, me lembrei de um "desgosto" até bem obvio meu: jogo poligonal / 3d. Principalmente os antigos. Não sou cotra, acho que a utilização criativa de polígonos e elementos tridimensionais deve ter seu espaço, mas demorou pros jogos 3D ficarem com uma aparência realmente boa, enquanto o 2D, que já era muito bom entre os 8 e 16 bits, continuou evoluindo claramente. Joguei muita coisa 3d desde a geração do PS1, gostei e posso até ainda gostar, mas quando vou procurar coisa retro pra jogar que ainda não joguei, geralmente nem penso em jogo 3d.

Eu comentei anteriormente que tenho restrição em jogar coisa em emulador sem filtros de scanline e antialising, por ex, mas ando tentando mudar quanto a isso, pois acho que minha vida ficaria mais fácil nesse sentido. Não dá pra esperar que todo emulador tenha grandes filtros, e não quero deixar de jogar certos jogos por c
ausa disso.
Mesma coisa comigo, pouquíssima coisa de 3D antigo eu ainda consigo jogar. Foi uma época em que os jogos começaram a ter mais história, maia interrupções, uma jogabilidade mais arrastada... Daí acaba ficando parecido com o que reclamei acima.

Quanto à imagem de emuladores, já caiu a ficha: nada é igual ao tubão, nem parece que, a curto prazo, vai haver. Eu apenas aplico um filtro bilinear pra tirar o excesso de nitidez dos pixels e aproveito uma imagem limpa, mais suavizada, porém sem perder a clareza e o brilho, com zero artefato visual.

Demorou um bocadinho pra me acostumar, porém agora não volto atrás. Cansei de ficar em relação de amor e ódio com filtros, buscando resultados impossíveis.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.518
Reações
2.765
Pontos
703
Quanto à imagem de emuladores, já caiu a ficha: nada é igual ao tubão, nem parece que, a curto prazo, vai haver. Eu apenas aplico um filtro bilinear pra tirar o excesso de nitidez dos pixels e aproveito uma imagem limpa, mais suavizada, porém sem perder a clareza e o brilho, com zero artefato visual.

Demorou um bocadinho pra me acostumar, porém agora não volto atrás. Cansei de ficar em relação de amor e ódio com filtros, buscando resultados impossíveis.
|
|
Também acho que é por ai. Mas minha ideia nem era tentar replicar a experiência de uma tv-tubo, pois o que eu obtenho com o Kega-Fusion, por exemple, faz com que eu nem sinta falta dessas tvs antigas. A questão é que nem todo emulador é como o Kega, e era isso que eu tava com certa dificuldade em aceitar. Bobagem de minha parte, claro. Hoje em dia o que não falta é jogo novo totalmente em pixel-art crua, e muitos desses jogos são bons mesmo assim.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.605
Pontos
1.179
Gosto muito de rejogar rpgs do GBA, para mim sao melhores que muitos atuais.
Mas para contextualizar, consigo ir ate algo estilo chrono trigger
 

Raptor87

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
3.750
Pontos
303
Quanto à imagem de emuladores, já caiu a ficha: nada é igual ao tubão, nem parece que, a curto prazo, vai haver. Eu apenas aplico um filtro bilinear pra tirar o excesso de nitidez dos pixels e aproveito uma imagem limpa, mais suavizada, porém sem perder a clareza e o brilho, com zero artefato visual.

Demorou um bocadinho pra me acostumar, porém agora não volto atrás. Cansei de ficar em relação de amor e ódio com filtros, buscando resultados impossíveis.
Retroarch tem uns filtros que aproximam bastante da imagem de uma CRT. Se você usar um deles e aplicar Reshade pra simular o efeito ghost e a saturação/contraste fortes das TVs de tubo, o resultado fica bem satisfatório.

Muito melhor que jogar com filtro bilinear.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.518
Reações
2.765
Pontos
703
@Grief

Lendo seu comentário, me surgiu uma dúvida. Recentemente vi um tutorial do Retroarch que informava que os filtros disponíveis nele dependiam do core que estava sendo utilizado. Isso procede de alguma forma, ou o Retroarch tem filtros próprios que funcionam em qualquer um de seus cores?
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Retroarch tem uns filtros que aproximam bastante da imagem de uma CRT. Se você usar um deles e aplicar Reshade pra simular o efeito ghost e a saturação/contraste fortes das TVs de tubo, o resultado fica bem satisfatório.

Muito melhor que jogar com filtro bilinear.

Nunca testei isso de ReShade, aliás, eu nem conhecia. :klol

Mas, quanto aos filtros CRT, testei todos e só me lembraram de como o tubão é melhor. Quando eu tiver mais tempo, vou pesquisar isso de ReShade, pra ver se melhora, mas, no momento, tô mais confortável com o filtro bilinear. De qualquer maneira, obrigado pela sugestão!

@Grief

Lendo seu comentário, me surgiu uma dúvida. Recentemente vi um tutorial do Retroarch que informava que os filtros disponíveis nele dependiam do core que estava sendo utilizado. Isso procede de alguma forma, ou o Retroarch tem filtros próprios que funcionam em qualquer um de seus cores?

O próprio core pode fornecer alguns filtros, similares aos que você vê no Kega Fusion, mas isso é exceção. A maioria dos shaders são efeitos de pós-processamento. Ou seja, trabalham em cima da imagem pronta, não importa a sua origem, sendo compatíveis com qualquer core. Agora, é claro, existem filtros que funcionam melhor com a imagem de determinado jogo e console, mas isso não significa que é exclusivo dele.
 

DanMorishima

Bam-bam-bam
Mensagens
1.674
Reações
2.036
Pontos
353
Gosto muito de rejogar rpgs do GBA, para mim sao melhores que muitos atuais.
Mas para contextualizar, consigo ir ate algo estilo chrono trigger

Vi sua foto e seu comentário dai lembrei que estava jogando YGO Duel Monsters ontem msm

@topic

Eu sou de boa , caso eu não tenha nada pra fazer kkkk

Agora se for entre escolher 1 jogo rodando a 30 fps num portátil e um emulador no pc ( nada de cell ) rodando a 100 , eu prefiro o que roda mais
Sem falar das traduções né galera , isso força eu jogar de outros meios
As empresas deveriam ser obrigado a por o jogo em 6 idiomas ( inglês , espanhol ,francês , italiano , alemão e Português ) , caso se asiático ( japonês , coreano ,chinês , inglês , francês e italiano ) ,

Jogos antigos valem a pena ? Valem se você ter imaginação ou bastante cartuchos , pois é complicado tu pegar um River Raid de Atari hoje em dia , não tem nada pra fazer no jogo além de atirar .:

Enfim , não tenho uma tolerância rigorosa , sou aquele que levava o GBA pra escola pra jogar Pokémon Blue , joguei muito Atari / Master / NES

Estava jogando Final Fantasy 6 e dropei depois de umas horas.
As batalhas levam uma eternidade pra terminar e vc dá alguns passos e do nada começa uma. Também tem a necessidade de grind em algumas partes e o gameplay demora demais pra engrenar. Até gosto da história e trilha sonora mas pra mim não dá.

Tenho mais paciência pra jogo assim não.

É pq você não jogou ( ou não lembra ) os primeiros FF , o jogo era difícil e você perdia ataque caso o monstro morresse ( seu boneco não atacava outro )
 
Topo Fundo