Eu acho que os fighting games devem ser o gênero mais prejudicado com a atual moda de DLCs, lootboxes e modelos comerciais praticados.
Tornar estes jogos verdadeiros "Shoppings" canibalizou muito do que eles tinham a oferecer.
Pra mim, um dos maiores atrativos de um fighting game é o fator "replay". E este fator replay se dava, em boa parte, por ver uma série de personagens bloqueados e que eram desbloqueáveis à medida que você finalizava o game. Isso, hoje, foi mudado por DLC / Season Pass.
Outro grande diferencial era o cuidado que tinham com a criação do History Mode. Mesmo que mais precários, por limitações técnicas, no passado era possível engajar com personagens por identificação.
Hoje em dia, com os modos online, esports e todo o incentivo ao multiplayer, há um grande foco no competitivo, e um quase abandono dos history modes.
Por falar em modos de jogo, também percebo uma redução drástica na diversificação de modos de jogo.
Ou seja, compramos um produto completamente vazio, se comparado com os antigos (menos personagens, menos modos de jogo, menos cenários, menos cuidados com enredo), pagando mais, e ainda somos brindados com fatias, que deveriam ser entregues como um todo no início, sendo vendidas a preço elevado, de tempos em tempos, pra ir completando o que já deveria estar lá.
Isso acontece em outros jogos / gêneros? Sim, claro! Mas os jogos de luta foram os que mais perderam itens essenciais para ser convertidos em comércio eletrônico, em comparação com outros, em meu ponto de vista. A ponto de me fazer perder totalmente o interesse por eles, sendo que os jogava em abundância até a geração PS2.