O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.033
Reações
2.168
Pontos
709
Valeu mano, estou com um problema chato aqui.

Tenho 2 pentes de 16GB cada, DDR5 6200MHZ Corsair Vengeance CL36, estou tendo alguns BSODs raramente, jogando DOTA, as vezes jogando Helldivers, agora com benchmarks, stress tests ou até mesmo MEMTESTE86, tudo perfeito, nada de crash, só jogando mesmo.

Depois de fuçar muito, descobri que desligando o XMP e deixando default em 4800Mhz não crasha, ai comecei a pesquisar, muita gente fala que DDR5 as vezes precisa de mais voltagem mesmo, e as minhas estavam em 1.300v com o XMP, eu fui testando até 1.400v, nada, não resolveu.

Testei os pentes separados, testei slots diferentes, tudo normal, ai fiz o teste de ligar o XMP I só que ao invés de deixar fixo os 6200Mhz, eu abaixei para 6133Mhz, aparentemente resolveu, isso com os 1.300v originais do XMP, ou seja, estou forçando a minha memoria a trabalhar em uma frequencia inferior ao padrão dela, sei que é irrisória a diferença de 6133 para 6200mhz, mas porra, nada a ver isso né?

Fui olhar na internet e esta mLOTADO de pessoas fazendo o mesmo, gente com 7000 rodando a 6800 por causa de random bsods e etc, que m****, e estou com tudo atualizadinho, ultima BIOS e etc.
Deve ser Windows sendo Windows... o jeito é esperar atualização da parte deles, eu acho

Fora q... oq q é XMP? É algum programa pra mudar a frequencia das rams?
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.522
Pontos
1.354
Valeu mano, estou com um problema chato aqui.

Tenho 2 pentes de 16GB cada, DDR5 6200MHZ Corsair Vengeance CL36, estou tendo alguns BSODs raramente, jogando DOTA, as vezes jogando Helldivers, agora com benchmarks, stress tests ou até mesmo MEMTESTE86, tudo perfeito, nada de crash, só jogando mesmo.

Depois de fuçar muito, descobri que desligando o XMP e deixando default em 4800Mhz não crasha, ai comecei a pesquisar, muita gente fala que DDR5 as vezes precisa de mais voltagem mesmo, e as minhas estavam em 1.300v com o XMP, eu fui testando até 1.400v, nada, não resolveu.

Testei os pentes separados, testei slots diferentes, tudo normal, ai fiz o teste de ligar o XMP I só que ao invés de deixar fixo os 6200Mhz, eu abaixei para 6133Mhz, aparentemente resolveu, isso com os 1.300v originais do XMP, ou seja, estou forçando a minha memoria a trabalhar em uma frequencia inferior ao padrão dela, sei que é irrisória a diferença de 6133 para 6200mhz, mas porra, nada a ver isso né?

Fui olhar na internet e esta mLOTADO de pessoas fazendo o mesmo, gente com 7000 rodando a 6800 por causa de random bsods e etc, que m****, e estou com tudo atualizadinho, ultima BIOS e etc.
Confirma se essa ram esta mesmo na lista de compatibilidade da sua placa mãe, pq nesses casos é mais fácil ter instabilidade.
A que tenho não esta na lista da minha placa e se eu deixo em 6400, dá tela azul.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.820
Reações
10.971
Pontos
753
Valeu mano, estou com um problema chato aqui.

Tenho 2 pentes de 16GB cada, DDR5 6200MHZ Corsair Vengeance CL36, estou tendo alguns BSODs raramente, jogando DOTA, as vezes jogando Helldivers, agora com benchmarks, stress tests ou até mesmo MEMTESTE86, tudo perfeito, nada de crash, só jogando mesmo.

Depois de fuçar muito, descobri que desligando o XMP e deixando default em 4800Mhz não crasha, ai comecei a pesquisar, muita gente fala que DDR5 as vezes precisa de mais voltagem mesmo, e as minhas estavam em 1.300v com o XMP, eu fui testando até 1.400v, nada, não resolveu.

Testei os pentes separados, testei slots diferentes, tudo normal, ai fiz o teste de ligar o XMP I só que ao invés de deixar fixo os 6200Mhz, eu abaixei para 6133Mhz, aparentemente resolveu, isso com os 1.300v originais do XMP, ou seja, estou forçando a minha memoria a trabalhar em uma frequencia inferior ao padrão dela, sei que é irrisória a diferença de 6133 para 6200mhz, mas porra, nada a ver isso né?

Fui olhar na internet e esta mLOTADO de pessoas fazendo o mesmo, gente com 7000 rodando a 6800 por causa de random bsods e etc, que m****, e estou com tudo atualizadinho, ultima BIOS e etc.

memória ram é complicado mesmo, pode acontecer disso
as soluções foram oq vc fez mesmo, desligar xmp, aumentar voltagem ou reduzir o clock do xmp, acho essa última o melhor e mais viável
se parou deixa como está
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.017
Reações
3.169
Pontos
1.239
Deve ser Windows sendo Windows... o jeito é esperar atualização da parte deles, eu acho

Fora q... oq q é XMP? É algum programa pra mudar a frequencia das rams?
Não man, XMP é o profile da memoria em overclock, toda memoria quase que voce compra se voce instala na sua maquina ela não vem habilitada de fabrica para rodar na frequência dela, ligando o XMP na BIOS voce faz isso acontecer, dá uma googleada ai, está cheio de vídeos explicando isso.

Confirma se essa ram esta mesmo na lista de compatibilidade da sua placa mãe, pq nesses casos é mais fácil ter instabilidade.
A que tenho não esta na lista da minha placa e se eu deixo em 6400, dá tela azul.
Não está infelizmente, olhando a QVL da minha MOBO, ela não aparece. A minha é CMH32GX5M2B6200C36

Tem chance de sair BIOS com atualização dela?


memória ram é complicado mesmo, pode acontecer disso
as soluções foram oq vc fez mesmo, desligar xmp, aumentar voltagem ou reduzir o clock do xmp, acho essa última o melhor e mais viável
se parou deixa como está
Sim, acho que não tem jeito, vou ter que deixar em 6133mhz mesmo. A gente paga por 6200 e não pode usar, é foda isso, deveria ter economizado e comprado uma de 6000mhz.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.820
Reações
10.971
Pontos
753
Não man, XMP é o profile da memoria em overclock, toda memoria quase que voce compra se voce instala na sua maquina ela não vem habilitada de fabrica para rodar na frequência dela, ligando o XMP na BIOS voce faz isso acontecer, dá uma googleada ai, está cheio de vídeos explicando isso.


Não está infelizmente, olhando a QVL da minha MOBO, ela não aparece. A minha é CMH32GX5M2B6200C36

Tem chance de sair BIOS com atualização dela?




Sim, acho que não tem jeito, vou ter que deixar em 6133mhz mesmo. A gente paga por 6200 e não pode usar, é foda isso, deveria ter economizado e comprado uma de 6000mhz.

na prática a diferença é nula, desencana kkkkkkkkk
 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.033
Reações
2.168
Pontos
709
Não man, XMP é o profile da memoria em overclock, toda memoria quase que voce compra se voce instala na sua maquina ela não vem habilitada de fabrica para rodar na frequência dela, ligando o XMP na BIOS voce faz isso acontecer, dá uma googleada ai, está cheio de vídeos explicando isso.
Ah ta entendi, faz um tempo q não mexo na BIOS então até esqueci como era o nome dessa configuração Acho q os meus pentes foram pro 3200mhz de primeira ou a placa auto-configurou, mas enfim, vlw por explicar
 


RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.296
Reações
3.795
Pontos
1.039
Não man, XMP é o profile da memoria em overclock, toda memoria quase que voce compra se voce instala na sua maquina ela não vem habilitada de fabrica para rodar na frequência dela, ligando o XMP na BIOS voce faz isso acontecer, dá uma googleada ai, está cheio de vídeos explicando isso.


Não está infelizmente, olhando a QVL da minha MOBO, ela não aparece. A minha é CMH32GX5M2B6200C36

Tem chance de sair BIOS com atualização dela?



Sim, acho que não tem jeito, vou ter que deixar em 6133mhz mesmo. A gente paga por 6200 e não pode usar, é foda isso, deveria ter economizado e comprado uma de 6000mhz.

Conforme for saido atualizações para BIOS a sua memória pode aparecer e esse tipo de problema pode ser resolvido. Drivers de chipset novos também podem ajudar. Mas como você disse que está com tudo atualizado, então a solução que você encontrou acabou sendo a melhor mesmo.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.522
Pontos
1.354
Não man, XMP é o profile da memoria em overclock, toda memoria quase que voce compra se voce instala na sua maquina ela não vem habilitada de fabrica para rodar na frequência dela, ligando o XMP na BIOS voce faz isso acontecer, dá uma googleada ai, está cheio de vídeos explicando isso.


Não está infelizmente, olhando a QVL da minha MOBO, ela não aparece. A minha é CMH32GX5M2B6200C36

Tem chance de sair BIOS com atualização dela?



Sim, acho que não tem jeito, vou ter que deixar em 6133mhz mesmo. A gente paga por 6200 e não pode usar, é foda isso, deveria ter economizado e comprado uma de 6000mhz.
Existe chance de sair sim, eu vou atualizando a minha direto aqui.
Mas como amd funciona melhor em 6000mhz, pra mim não fará diferença.
E nunca tive tela azul usando os 6000, acredito que pra vc será a mesma coisa.
Se ficar com a pulga atrás da orelha, compra uma nova compativel e vende essas.
De preferência com CL abaixo de 32.
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.017
Reações
3.169
Pontos
1.239
Existe chance de sair sim, eu vou atualizando a minha direto aqui.
Mas como amd funciona melhor em 6000mhz, pra mim não fará diferença.
E nunca tive tela azul usando os 6000, acredito que pra vc será a mesma coisa.
Se ficar com a pulga atrás da orelha, compra uma nova compativel e vende essas.
De preferência com CL abaixo de 32.
Valeu man, aqui estabilizou, 1.30v XMP I em 6133mhz ao invés de 6200, absurdo né HAHA, mas ta funcionando bem, vou deixar assim mesmo!
 

[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.759
Reações
4.830
Pontos
1.194
Aqui o XMP nunca funcionou, é uma m****. Eu fiz de tudo, o PC não inicia. E manualmente tbm dá pau.

To até pensando em trocar essas memórias.
 

daniellm

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.435
Reações
3.595
Pontos
1.049
Bom dia Srs!! Minha irmã me pediu pra sugerir uma configuração boa de pc pra ela, uso principal seria Photoshop para imagens, tb não mexe com videos.
Estou com dúvida no processador, se sugiro intel ou AMD.
13600K, 13700k, 14600k ou Ryzen 7700X.
Help?
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.522
Pontos
1.354
Bom dia Srs!! Minha irmã me pediu pra sugerir uma configuração boa de pc pra ela, uso principal seria Photoshop para imagens, tb não mexe com videos.
Estou com dúvida no processador, se sugiro intel ou AMD.
13600K, 13700k, 14600k ou Ryzen 7700X.
Help?
O grafico por si só responde a sua pergunta sobre qual processador performa mais no photoshop.

fdgdft456rthgfd.jpg
 

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.296
Reações
3.795
Pontos
1.039
Bom dia Srs!! Minha irmã me pediu pra sugerir uma configuração boa de pc pra ela, uso principal seria Photoshop para imagens, tb não mexe com videos.
Estou com dúvida no processador, se sugiro intel ou AMD.
13600K, 13700k, 14600k ou Ryzen 7700X.
Help?
O grafico por si só responde a sua pergunta sobre qual processador performa mais no photoshop.

Visualizar anexo 382255
Pelo gráfico o 7700x parece ser o melhor mesmo, essa CPU com pelo menos 32GB de DDR5-6000 vai ficar muito boa para sua irmã. Ainda tem a vantagem de poder atualisar para uma CPU melhor no futuro já que a AMD deve suportar essa plataforma até depois de 2025 enquanto a Intel já está para lançar uma nova plataforma final do ano ou início do próximo.

- EDIT -

Só confere se a memória escolhida está na lista de modelos oficialmente suportados pela placa-mãe que você escolher, para evitar o tipo de problema que colega mais acima teve com as dele.
 

daniellm

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.435
Reações
3.595
Pontos
1.049
Valeu manolos !! :kkong
P.s: outra dúvida, photoshop tira proveito da GPU tb né? Interessante incluir uma 3060ti - 4060ti ? Nessa categoria?
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.522
Pontos
1.354
ta ótimo, mas ssd de 512gb é bem pouco, tenta pegar de 1tb
a fonte eu trocaria também, pra uma de marca mais confiável, tem a propria pichau nidus também, msi mag, corsair etc
placa de vídeo veja se da muita diferença de preço pra uma rtx 4060
Se for apenas para sistema operacional esta ótimo, agora para jogos é pouco, eu instalando um bando de programas pesados no drive C e mesmo assim estava mais de 200GB livres.
 

GGJoe

Veterano
Mensagens
198
Reações
148
Pontos
118
Hoje em dia dá pra sonhar com uma APU que rode uns joguinhos até 2k ou é mt devaneio?
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.017
Reações
3.169
Pontos
1.239
memória ram é complicado mesmo, pode acontecer disso
as soluções foram oq vc fez mesmo, desligar xmp, aumentar voltagem ou reduzir o clock do xmp, acho essa última o melhor e mais viável
se parou deixa como está
Existe chance de sair sim, eu vou atualizando a minha direto aqui.
Mas como amd funciona melhor em 6000mhz, pra mim não fará diferença.
E nunca tive tela azul usando os 6000, acredito que pra vc será a mesma coisa.
Se ficar com a pulga atrás da orelha, compra uma nova compativel e vende essas.
De preferência com CL abaixo de 32.
Conforme for saido atualizações para BIOS a sua memória pode aparecer e esse tipo de problema pode ser resolvido. Drivers de chipset novos também podem ajudar. Mas como você disse que está com tudo atualizado, então a solução que você encontrou acabou sendo a melhor mesmo.

É galera, más noticias, crashou com 6133mhz, abaixei para 6000mhz e usando em 1.4v crashou tambem, BSOD de vez em quando jogando DOTA 2 ou Helldivers, todos drivers atualizados, tudo perfeito, só essa situação chata.

Estou agora testando com o XMP desligado, tudo stock em 4800Mhz em 1.4v, se crashar de novo, ai ferrou, pois pode ser falha nas memorias, só que eu já rodei o memtest86 para ambos os pentes separadamente umas 2 vezes, mais de 4 horas de testes 2-3 vezes e não achou nenhum erro.

Se continuar pensei no seguinte, o que acham?

1 - Tirar o pente do slot B2 e testar só com 16GB do slot A2, se resolver pode ser algum problema no pente ou no slot.
2 - Se crashar o teste acima, vou fazer o mesmo teste com o outro pente.

Minhas memórias não estão na lista QVL da MOBO, mas eu já achei alguns modelos a venda na Kabum que estão, inclusive corsair dominator/vengeance de 5600mhz e 6200mhz, seria minha ultima alternativa, comprar mais 2 pentes de 16gb que estejam na lista e vendo as atuais.

Se as memorias estão na lista QVL significa que a ASUS testou arduamente essas memorias, faz sentido isso?

Outra coisa, pode ser que não seja as memórias o BSOD, a GPU não é, tudo stock, trouxe do outro PC, tudo perfeito, talvez formatar o windows e instalar tudo do zero seria uma alternativa final antes de comprar mais 2 pentes.

Existe alguma forma pelo BSOD de descobrir a origem do erro? Criar algum arquivo de LOG e depois analisar?
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.820
Reações
10.971
Pontos
753
É galera, más noticias, crashou com 6133mhz, abaixei para 6000mhz e usando em 1.4v crashou tambem, BSOD de vez em quando jogando DOTA 2 ou Helldivers, todos drivers atualizados, tudo perfeito, só essa situação chata.

Estou agora testando com o XMP desligado, tudo stock em 4800Mhz em 1.4v, se crashar de novo, ai ferrou, pois pode ser falha nas memorias, só que eu já rodei o memtest86 para ambos os pentes separadamente umas 2 vezes, mais de 4 horas de testes 2-3 vezes e não achou nenhum erro.

Se continuar pensei no seguinte, o que acham?

1 - Tirar o pente do slot B2 e testar só com 16GB do slot A2, se resolver pode ser algum problema no pente ou no slot.
2 - Se crashar o teste acima, vou fazer o mesmo teste com o outro pente.

Minhas memórias não estão na lista QVL da MOBO, mas eu já achei alguns modelos a venda na Kabum que estão, inclusive corsair dominator/vengeance de 5600mhz e 6200mhz, seria minha ultima alternativa, comprar mais 2 pentes de 16gb que estejam na lista e vendo as atuais.

Se as memorias estão na lista QVL significa que a ASUS testou arduamente essas memorias, faz sentido isso?

Outra coisa, pode ser que não seja as memórias o BSOD, a GPU não é, tudo stock, trouxe do outro PC, tudo perfeito, talvez formatar o windows e instalar tudo do zero seria uma alternativa final antes de comprar mais 2 pentes.

Existe alguma forma pelo BSOD de descobrir a origem do erro? Criar algum arquivo de LOG e depois analisar?

memória é chato de identificar mesmo, se o problema é nela
mas tudo leva a crer que sim
tem alguma configuração na bios? overclock/undervolt de cpu por exemplo

por hora vai usando com o xmp desligado mesmo, e vê se dá algo
se ainda assim der tela azul daí vc testa individual
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.922
Pontos
1.444
eu não pegaria CPU com sufixo F nessa situação; Você está comprando um pc de baixo custo (relativo), e se alguma peça não funcionar corretamente, você pode ficar totalmente no escuro, sem nem saber por onde começar.
Às vezes penso nesse backup, estou com um i5 há 15 anos e a ideia é uma máquina com bastante longevidade, por vezes a placa de video pifou e acabei tendo que ficar sem usar até chegar a nova placa, aliás a última dele é uma GT210 só pra dar video, pois já não valia a pena pegar uma placa nova pra continuar usando. Talvez pegue 1 tera e uma placa sem o F, pretendo ficar muito tempo com a máquina.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.522
Pontos
1.354
É galera, más noticias, crashou com 6133mhz, abaixei para 6000mhz e usando em 1.4v crashou tambem, BSOD de vez em quando jogando DOTA 2 ou Helldivers, todos drivers atualizados, tudo perfeito, só essa situação chata.

Estou agora testando com o XMP desligado, tudo stock em 4800Mhz em 1.4v, se crashar de novo, ai ferrou, pois pode ser falha nas memorias, só que eu já rodei o memtest86 para ambos os pentes separadamente umas 2 vezes, mais de 4 horas de testes 2-3 vezes e não achou nenhum erro.

Se continuar pensei no seguinte, o que acham?

1 - Tirar o pente do slot B2 e testar só com 16GB do slot A2, se resolver pode ser algum problema no pente ou no slot.
2 - Se crashar o teste acima, vou fazer o mesmo teste com o outro pente.

Minhas memórias não estão na lista QVL da MOBO, mas eu já achei alguns modelos a venda na Kabum que estão, inclusive corsair dominator/vengeance de 5600mhz e 6200mhz, seria minha ultima alternativa, comprar mais 2 pentes de 16gb que estejam na lista e vendo as atuais.

Se as memorias estão na lista QVL significa que a ASUS testou arduamente essas memorias, faz sentido isso?

Outra coisa, pode ser que não seja as memórias o BSOD, a GPU não é, tudo stock, trouxe do outro PC, tudo perfeito, talvez formatar o windows e instalar tudo do zero seria uma alternativa final antes de comprar mais 2 pentes.

Existe alguma forma pelo BSOD de descobrir a origem do erro? Criar algum arquivo de LOG e depois analisar?
Então existem situações, a minha não esta na lista do QVL, porém a nomenclatura é muito proxima de outras da mesma familia da ram aqui, só mudando um coisinha no final.
Se a sua for completamente diferente, a tolerancia da placa mãe pode ser mais baixa tb.
E se não me engano o memtest é pra encontrar erro fisico na ram e não falta de compatibilidade, se ela esta perfeita, ela vai continuar sem apresentar problemas no teste.
Só resta comprar uma nova mesmo, eu mesmo pretendo fazer isso mais pra frente, como não esta me dando dores de cabeça agora, eu vou prolongando, pois meu objetivo agora é pegar a RTX 4070 Super e sair dessa RX6600 aqui.
Se eu quisesse comprar 64gb de ram ddr5 CL 30 compatível agora, eu poderia com o dinheiro que tenho, mas como disse, tá tranquilo aqui.
 

SrGameplay

Habitué da casa
Mensagens
256
Reações
350
Pontos
88
Minha placa mãe é PCie 3.0 (asus prime a520M-E)
Tem um SSD NVME PCie 4.0 em promoção

Um amigo falou pra comprar, que o PCie 4.0 vai funcionar de boa na placa mãe.

Funciona mesmo ou é maluquice dele?
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.820
Reações
10.971
Pontos
753
Minha placa mãe é PCie 3.0 (asus prime a520M-E)
Tem um SSD NVME PCie 4.0 em promoção

Um amigo falou pra comprar, que o PCie 4.0 vai funcionar de boa na placa mãe.

Funciona mesmo ou é maluquice dele?

funciona normal, só não vai chegar na velocidade máxima do pcie 4.0
mas na prática não faz diferença
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.354
Reações
47.411
Pontos
1.599
Pensando em devolver o kumara pro wireless que peguei. O teclado em si é ótimo, não notei delay na conexão, teclas confortáveis, tamanho e etc, porém a bateria dele é um completo lixo, não dura um dia inteiro de trabalho, aí não dá, isso tá matando ele pra mim.

Como peguei na Amazon, tenho um mês pra pensar se devolvo ou não.
 

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.296
Reações
3.795
Pontos
1.039
...

Se continuar pensei no seguinte, o que acham?

1 - Tirar o pente do slot B2 e testar só com 16GB do slot A2, se resolver pode ser algum problema no pente ou no slot.
2 - Se crashar o teste acima, vou fazer o mesmo teste com o outro pente.

...
É uma boa estratégia de teste sim.
 

rakulex

.
GOLD
Mensagens
6.153
Reações
1.055
Pontos
1.109
Pessoal, to precisando de um note pra trabalho básico de escritório que vá ter alguma longevidade, qual me recomendam?
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.788
Pontos
2.009
Pessoal, to precisando de um note pra trabalho básico de escritório que vá ter alguma longevidade, qual me recomendam?

Não é o melhor custo x benefício mas o Apple Macbook é bem longevo. As peças e carcaça são bem resistentes.

Estou postando do meu Macbook que tem 13 anos de uso. Nesse tempo troquei algumas peças (memória, ssd e bateria) e ele continua muito funcional (está com o OSX Monterey instalado com o OpenCore Legacy Patcher).
 
Topo Fundo