O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.148
Pontos
1.494
Se o objetivo é jogar a 60 fps, não vai fazer tanta diferença, embora o 3900X e o 3950X sejam bem superiores ao 3600X

Claro que esses processadores (3900X e 3950X) segurarão os games com ótimo desempenho por muito mais tempo que o 3600X, então pode ser uma boa troca pensando no futuro.

Só fica esperto, que esses processadores demandam muito mais energia e não é qualquer placa mãe que segura. Os VRMs, se a placa mãe for de entrada, poderão "fritar" dependendo do processador.
 

kaduabc

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
775
Reações
422
Pontos
794
Se for mais dedicado a jogos, um Ryzen 7 5800x daria um up legal ? pensando em não ter preocupação por um tempo com upgrade.

Hoje rodo tudo sem problemas.
 

IamBulljim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.594
Reações
5.860
Pontos
1.144
Se for mais dedicado a jogos, um Ryzen 7 5800x daria um up legal ? pensando em não ter preocupação por um tempo com upgrade.

Hoje rodo tudo sem problemas.

pra jogo 5800x só vai te fazer ter dor de cabeça com temperatura, eu iria de 5600x.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.933
Reações
41.014
Pontos
1.444
5600x e você ta no céu, não precisa de majs que isso e vai ter mais performance que o 3900x
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
Pessoal, tenho um ryzen 5 3600x com uma b450m, 64gb, rtx 2080 super.

Vale a pena trocar para um ryzen 9 3900x ou 3950x?

Obs: vou manter a placa mãe.

Obrigado
Mas qualo objetivo desse up? Jogos? Renderização? Algum programa mais específico?

Se forem jogos, quais os jogos que tu realmente curte e que você quer ver diferença? Quantos frames pra vc estaria bom?

Porque dependendo da resposta, a troca pode ser de inútil a extremamente relevante e útil. Ou talvez seja melhor pensar no 5600X mesmo.
 


rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
Rapeize, pintou um Ryzen 5 5600x do Aliexpress por R$1.286,35, ele empurra a RTX3070 em fullhd? Pergunto pq meu atual 3500x peida na farofa pra altos fps no PUBG. Acho que vou encarar esse upgrade em...
Link de onde vi nesse preço.
Aqui na 3060 o 11400F já tá dando um banho no Ryzen 3600 no Warzone. Tranquilamente 20% mais frames. Imagine um Ryzen 5600, que é 10% mais forte.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
Esse 5600x é demais pra uma gtx1660 super?
Sim, um tremendo exagero. A 1660 Super acaba sendo o limitador dos frames. Ryzen 3600 é suficiente pra essa placa de vídeo.

Mas se está numa outra velharia qualquer tipo 1600, 2600, i5 antigo ou i7 antigo, melhor partir diretopra Ryzen 5600X mesmo.
 

kaduabc

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
775
Reações
422
Pontos
794
No meu caso tenho uma RTX 2080 Super com 64gb, vendo as opinioes seria o 5600, uma duvida, é o ryzen 5 ou 7 ?

só vou usar para jogos
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.933
Reações
41.014
Pontos
1.444
Esse 5600x é demais pra uma gtx1660 super?
Sobra um pouco sim, mas longe de ser exagero.
E pensando em longevidade, não vejo sentido em gastar num 3600 sendo que 5600x esta em preço parecido


The Ryzen 5 5600X is bottlenecking GTX 1660 SUPER by 10.5% at 1080p using ultra quality settings in Grand Theft Auto V.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
Sobra um pouco sim, mas longe de ser exagero.
E pensando em longevidade, não vejo sentido em gastar num 3600 sendo que 5600x esta em preço parecido


The Ryzen 5 5600X is bottlenecking GTX 1660 SUPER by 10.5% at 1080p using ultra quality settings in Grand Theft Auto V.
Até mais. Só que GTA5 é exceção da exceção da exceção. Jogo muito antigo que qualquer placa de vídeo sobra. Não ocorre com nenhum jogo moderno na 1660S. Se ganhar frames, só nos Warzone da vida mesmo e mesmo assim meia duzia deles rs.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.933
Reações
41.014
Pontos
1.444
Até mais. Só que GTA5 é exceção da exceção da exceção. Jogo muito antigo que qualquer placa de vídeo sobra. Não ocorre com nenhum jogo moderno na 1660S. Se ganhar frames, só nos Warzone da vida mesmo e mesmo assim meia duzia deles rs.
Mas entra o CxB no jogo. Ele ja tem uma mobo AM4, pelo preço um 5600x faz muito mais sentido pois se daqui um tempo ele pegar uma 3080 por exemplo, o 3600 não vai tankar, diferente do 5600x
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
Mas entra o CxB no jogo. Ele ja tem uma mobo AM4, pelo preço um 5600x faz muito mais sentido pois se daqui um tempo ele pegar uma 3080 por exemplo, o 3600 não vai tankar, diferente do 5600x
Sem duvida nenhuma! Concordo! Quem vai investir agora, melhor cair dentro do 5600 se puder. Se é pra economizar, 11400F. Agora o up, em si, precisa avaliar e esperar quando trocar a placa de vídeo, na minha opinião.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
Pintou a chance de fazer um up, o que dizem?


Ou espero a memoria ram ddr5 em 2022?
Agora tenho i5 4ª geração placa rtx 2070
É normal o processador bater 100% nos jogos?
Visualizar anexo 196112


i7 com H410 de entrada não combina. Clock do CPU nunca alcança bons níveis, fora VRM derretendo e possíveis crashes quando uma aplicação ou jogo exigir muito.

Hoje o melhor cxb pra vc seria H510+11400F, sendo que aconselho vc a ir de B560 da Asus (TUF tá 1130 e Prime Plus tá 999 na Terabyte) ao invés da H510.

Vai bater pau a pau com a tua placa de vídeo, casamento extremamente feliz.

10700 seria pela longevidade, afinal são 16 threads. Ai tá batendo 100% porque o i5 não dá conta. Na real tua 2070 tá funcionando como se fosse uma 1650 Super ou máximo 1660 graças ao CPU.
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.255
Reações
12.144
Pontos
1.119
Galera, meu primo está vendendo alguns consoles e quer ir para o PC. Ele tem 7k.
Será que consegue montar algo que de pra segurar bom tempo hoje do zero com esse valor?
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
Galera, meu primo está vendendo alguns consoles e quer ir para o PC. Ele tem 7k.
Será que consegue montar algo que de pra segurar bom tempo hoje do zero com esse valor?
7k tá meio apertado. Dá pra comprar CPU, memória e placa de vídeo. 11400F+H510+RTX3060. Isso já é superior ao PS5 e vai, portanto, segurar a geração toda com performance acima do PS5. Especialmente se o foco for 1080p. Resto não dá pra comprar, infelizmente. Mas esperar 1 ou 2 meses, capaz da 3060 dropar bem o preço dela. Assim como a placa H510.
 

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.791
Reações
1.210
Pontos
1.254
Pessoal, tenho um ryzen 5 3600x com uma b450m, 64gb, rtx 2080 super.

Vale a pena trocar para um ryzen 9 3900x ou 3950x?

Obs: vou manter a placa mãe.

Obrigado

Mais cores e o pouco mais de performance por isso vão só dar um pouco mais de longevidade no setup. Por um bocado a mais, leia-se 1 ou 2 anos a mais com o mesmo processador em comparação com o tempo médio que você geralmente faz a troca.

Se o preço da troca compensar pra você, na sua pele eu trocaria. Só pelo pouco mais de longevidade mesmo, porque esperar ganhos enormes de FPS em jogos, maior estabilidade ou coisas assim, esquece.
 

kaduabc

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
775
Reações
422
Pontos
794
Mais cores e o pouco mais de performance por isso vão só dar um pouco mais de longevidade no setup. Por um bocado a mais, leia-se 1 ou 2 anos a mais com o mesmo processador em comparação com o tempo médio que você geralmente faz a troca.

Se o preço da troca compensar pra você, na sua pele eu trocaria. Só pelo pouco mais de longevidade mesmo, porque esperar ganhos enormes de FPS em jogos, maior estabilidade ou coisas assim, esquece.

Obrigado, não farei agora a troca. Ainda dá pro gasto
 

LucianoPsico

Supra-sumo
Mensagens
76
Reações
24
Pontos
178
Estava pensando, o elderlake (lançamento no segundo semestre) vai empatar com os ryzen então seria bom pegar um kit amd?
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
Estava pensando, o elderlake (lançamento no segundo semestre) vai empatar com os ryzen então seria bom pegar um kit amd?
Tendência é que Intel retome a ponta em termos de performance. Um 11700 é mais rápido que um Ryzen 5800X em jogos, por exemplo. Muito ligeiramente, mas é. E ligeiramente inferior - embora nem sempre, as vezes vence ligeiramente tb - em outros tipos de tarefas. Então tendência é que retomem um trono para posteriormente perderem de novo.

Calcanhar de Aquiles da Intel hoje é eficiência.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.422
Reações
34.509
Pontos
1.354
Tendência é que Intel retome a ponta em termos de performance. Um 11700 é mais rápido que um Ryzen 5800X em jogos, por exemplo. Muito ligeiramente, mas é. E ligeiramente inferior - embora nem sempre, as vezes vence ligeiramente tb - em outros tipos de tarefas. Então tendência é que retomem um trono para posteriormente perderem de novo.

Calcanhar de Aquiles da Intel hoje é eficiência.
O problema não é só a eficiência, vc gasta no processador que talvez esteja mais barato que a amd, mas além da sua conta de luz vir mais cara, ainda tem que gastar mais grana numa fonte parruda. E não sei se resfriamento extra tb.
Não vejo vantagem nenhuma nisso.
A longo prazo, o intel sai bem mais caro.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
O problema não é só a eficiência, vc gasta no processador que talvez esteja mais barato que a amd, mas além da sua conta de luz vir mais cara, ainda tem que gastar mais grana numa fonte parruda. E não sei se resfriamento extra tb.
Não vejo vantagem nenhuma nisso.
A longo prazo, o intel sai bem mais caro.
Então, para usuário doméstico essa parada de conta de luz acho nóia demais. Vou colocar um cálculo no final e a gente comparada dai. Já pra quem realmente vai realizar trabalhos profissionais e com uso prolongado, a diferença pode ser enorme mesmo. Esse cara tem que com certeza ir de AMD, isso não tenho dúvida. Agora nós meros mortais? Pra mim, baseado nos cálculos, compensa aquele que entrega e melhor performance dentro do melhor preço, e isso a Intel tem conseguido dependendo do nicho.

Bora comparar um 11700KF (não encontrei o 11700F e provavelmente consome um pouco menos) com o Ryzen 5800x.

Vou comparar só full, pq idle é a mesma coisa segundo Guru3D.com, fonte que to usando e sempre usei, acho mto confiável fonte de informações.

Intel= 273W
AMD= 219W


3 horas por dia considerando R$1,00 o KwH (maioria dos Estados é na faixa dos 80 a 90 centavos).

Intel= 24,57
AMD= 19,71
Diferença por mês= R$ 4,86
Diferença por ano= R$ 58,32

Diferença em 5 anos= R$291,60 (Mais, pois tarifa possui reajustes esporádicos)

Algumas observações importantes:

*11700F deve ter consumo consideravelmente inferior ao 11700KF
*Placas Intel 11th possuem recursos simples para mitigar o consumo sem que se perca performance. Simplesmente ir na BIOS e habilitar, sem futucar. Aqui reduzi em 20% o consumo (de acordo com HWinfo) sem perder performance. Temperatura despencou de 68C pra 59C em teste de estresse marcando mesmos pontos.
*Esse cálculo leva em conta 3 horas de uso massivo, 100% de uso em todos os núcleos, ponto flutuante e o escambau. Portanto o gamer ou casual pode tranquilamente esperar uma diferença ainda menor, pois quanto mais se exige, mais e mais o Intel vai ficando com fome de energia. AMD escalona BEM MELHOR, sabemos, pois são processadores mais eficientes.


Baseado nessas observações, eu faria um chute parcialmente educado que muito provavelmente o 11700F e o Ryzen 5800X consomem a mesmíssima coisa em stock ou quase a mesmíssima coisa.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.422
Reações
34.509
Pontos
1.354
Então, para usuário doméstico essa parada de conta de luz acho nóia demais. Vou colocar um cálculo no final e a gente comparada dai. Já pra quem realmente vai realizar trabalhos profissionais e com uso prolongado, a diferença pode ser enorme mesmo. Esse cara tem que com certeza ir de AMD, isso não tenho dúvida. Agora nós meros mortais? Pra mim, baseado nos cálculos, compensa aquele que entrega e melhor performance dentro do melhor preço, e isso a Intel tem conseguido dependendo do nicho.

Bora comparar um 11700KF (não encontrei o 11700F e provavelmente consome um pouco menos) com o Ryzen 5800x.

Vou comparar só full, pq idle é a mesma coisa segundo Guru3D.com, fonte que to usando e sempre usei, acho mto confiável fonte de informações.

Intel= 273W
AMD= 219W


3 horas por dia considerando R$1,00 o KwH (maioria dos Estados é na faixa dos 80 a 90 centavos).

Intel= 24,57
AMD= 19,71
Diferença por mês= R$ 4,86
Diferença por ano= R$ 58,32

Diferença em 5 anos= R$291,60 (Mais, pois tarifa possui reajustes esporádicos)

Algumas observações importantes:

*11700F deve ter consumo consideravelmente inferior ao 11700KF
*Placas Intel 11th possuem recursos simples para mitigar o consumo sem que se perca performance. Simplesmente ir na BIOS e habilitar, sem futucar. Aqui reduzi em 20% o consumo (de acordo com HWinfo) sem perder performance. Temperatura despencou de 68C pra 59C em teste de estresse marcando mesmos pontos.
*Esse cálculo leva em conta 3 horas de uso massivo, 100% de uso em todos os núcleos, ponto flutuante e o escambau. Portanto o gamer ou casual pode tranquilamente esperar uma diferença ainda menor, pois quanto mais se exige, mais e mais o Intel vai ficando com fome de energia. AMD escalona BEM MELHOR, sabemos, pois são processadores mais eficientes.


Baseado nessas observações, eu faria um chute parcialmente educado que muito provavelmente o 11700F e o Ryzen 5800X consomem a mesmíssima coisa em stock ou quase a mesmíssima coisa.
Pra mim pesa, pois encodo videos 24h/7.
Eu não compraria nunca um intel por isso. Se pra uso comum for só isso, blz.
 

LucianoPsico

Supra-sumo
Mensagens
76
Reações
24
Pontos
178
Vamos ter comprar cooler novo
O processador alder lake ainda terá um tamanho retangular, tornando o soquete LGA 1700 diferente dos soquetes LGA já existentes no mercado. Isso também significa que serão necessários novos resfriadores, pois os antigos não seriam capazes de se encaixar nas novas placas-mãe.
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
Galera, atualmente eu tenho um Ryzen 5 1600af e uma RTX 2070. Jogo em 2k normalmente.

Estava pensando em fazer um upgrade para um Ryzen 7 3700x. Mas será que eu sentiria a diferença utilizando? Meu medo é gastar grana e não sentir diferença alguma.
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.213
Reações
3.589
Pontos
1.084
Chegou minha MSI B450 Tomahawk MAX importada pelo SouBarato.




Valor pago pro SouBarato : R$359,42
Taxa na alfândega : R$208,85
Total: R$568,27

Hoje a noite vou montar no meu PC gamer :D
Depois é passar uns trocos na minha atual Asrock B450m Pro4.

Por curiosidade, qual o motivo da troca da Pro4 pra Tomahawk?

EDIT: Pagou um put* preço bom hein, mesmo com taxa.
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
Cara, você está sofrendo alguma perda atualmente? Tipo, a performance não está lhe agradando ou as tarefas que você executa hoje não estão sendo plenamente atendidas?

Se for aí sim, caso contrário, provavelmente você não notará diferença.
Te falar que eu tenho um problema que me incomoda pra caramba que são micro travadas aleatórias. Não são frequentes, mas do nada.o jogo congela e fica assim uns 3 segundos. Isso ainda até vai em jogos normais mas no VR é a morte. Eu nem sei o que fazer aqui mais pra resolver isso.

Falando da ram, são 16gb 3000mhz.
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.213
Reações
3.589
Pontos
1.084
Te falar que eu tenho um problema que me incomoda pra caramba que são micro travadas aleatórias. Não são frequentes, mas do nada.o jogo congela e fica assim uns 3 segundos. Isso ainda até vai em jogos normais mas no VR é a morte. Eu nem sei o que fazer aqui mais pra resolver isso.

Falando da ram, são 16gb 3000mhz.

Isso não é temperatura não? Meu note jogando Valheim o processador chega a 100 graus e rola um throttling nervoso, que tem exatamente esse comportamento, o jogo congela por alguns segundos.

De qualquer forma, se for pra ir pra 3700X, eu particularmente iria num 5600X que acredito que é mais negócio se o foco são jogos.
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.584
Reações
16.532
Pontos
553
Por curiosidade, qual o motivo da troca da Pro4 pra Tomahawk?

EDIT: Pagou um put* preço bom hein, mesmo com taxa.
Ainda não troquei. E o motivo da compra foi o promobug mesmo!
Ainda estou em dúvida se fico com ela ou vendo. Eu comprei um R5 5600x e estou esperando chegar.

Eu gosto de gabinete matx, hj o meu é um atx, mas gosto mto do Gemini m iron Gray. Se eu ficar com a Tomahawk não vou poder usar gabinete matx....

Até pensei em colocar a Tomahawk e o r5 3500x que vai sobrar pra minha minirig mas seria um desperdício... Hj tô com um Pentium Gold e uma placa mãe baratinha...
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
Isso não é temperatura não? Meu note jogando Valheim o processador chega a 100 graus e rola um throttling nervoso, que tem exatamente esse comportamento, o jogo congela por alguns segundos.

De qualquer forma, se for pra ir pra 3700X, eu particularmente iria num 5600X que acredito que é mais negócio se o foco são jogos.
Preciso monitorar a temperatura melhor. Mas essa b*sta de gabinete tem 9 coolers seguindo certinho aí especificação para fazer a corrente de ar correr. Se for temperatura, provavelmente é o watercooler indo pro saco
 
Ultima Edição:
Topo Fundo