O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Reflexão] Estamos ficando velhos...

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Meu povo, hoje eu vos trago um tópico um pouco diferente do que estamos acostumados a ter por aqui.

Creio que a maioria esmagadora dos users dessa seção deve ter, hoje, pelo menos uns 20 e poucos anos. E, portanto, a maioria de nós viveu uma época onde os videogames, bem como a cultura que os cerca, eram muito diferentes de hoje em dia.

Por exemplo, nós crescemos em meio a cartuchos e jogos em 2D, coisas que hoje em dia praticamente inexistem. Somos da época do Atari, do NES, do Master, do SNES, do Mega. Muito provavelmente, a maioria de nós frequentou, exaustivamente, os arcades e as locadoras de games, mais coisas que hoje em dia não existem.

Outro dia eu tava voltando do trabalho e peguei um caminho diferente do que eu costumo fazer, já que tinha um assunto pra resolver. Daí, passei em frente a uma eletrônica e vi, num canto, uma máquina de fliperama desmontada.

Amigos, nesse momento me deu uma espécie de clique. Eu percebi que tudo isso que eu mencionei acima, os arcades, os jogos 2D, as locadoras, aquela época como um todo... isso tudo não existe mais. E de repente me bateu uma tristeza. Naquele momento me ocorreu que essa época, a minha época, tinha passado, e nunca mais voltaria.

Não bate uma tristeza quando vocês pensam nisso? Que toda aquela época tão legal, dos arcades, de jogar na locadora, de comprar revistas pra aprender os fatalities de Mortal Kombat, de sair da escola na sexta feira e já passar na locadora pra pegar umas "fitas"... enfim, que essa época passou e nunca mais vai voltar, e que só nos resta lembrar dela?

Acho que deve ser assim que as pessoas muito velhas se sentem em relação à vida. Não é fácil perceber que você está vivendo em uma época que não é a sua.

Enfim, isso tudo estava martelando na minha cabeça faz alguns dias, e eu queria falar a respeito. Então, ninguém melhor do que vocês, que provavelmente vão entender o que eu quero dizer.

:sad:
 

-=[The Funto]=-

Bam-bam-bam
Mensagens
11.478
Reações
1.379
Pontos
369
Acho que isso acontece com todo mundo em algum ponto da vida :lol
Comigo ainda não aconteceu, não sou tão antigo assim (meu primeiro VG foi um Mega Drive). Essa geração também vai ficar obsoleta um dia, e quando a meninada crescer vai dizer "como era bom jogar na Live/PSN" xD

Claro, eu sinto falta de algumas coisas como as revistas com dicas e detonados, e deixar o videogame ligado a noite toda pra continuar jogando no outro dia, porque não existia memory card e nem password. Mas essa parte de mim continua firme e forte, nem que seja através de emuladores e scans em .PDF.
 

DEFCON

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.360
Reações
5.510
Pontos
1.094
Quando vejo relatos assim, concluo 3 coisas com relação a mim
mesmo - antigamente era melhor não porque "os jogos eram 2D" ou coisas do tipo, mas simplesmente porque:

1) quando se era criança, não se tem stress com nada;
2) quando se era criança, os amigos vinham em casa numa boa jogar e tomar kisuco, coisa de moleque mesmo;
3) tudo era novidade e vinha a conta gotas numa Gamepower.

Já hoje:

1) adulto se estressa pra c***lh0 com tudo;
2) amigo ir em casa pra jogar videogame? se tiver algum, é "nerd", um sociopata;
3) nada é novidade e tudo vem de graça (90% por causa da internet, blogs, fóruns etc).

Na real, o que faz falta não eram os jogos. Isso era o de menos. Era o ambiente como um todo.

Fica aí o fato.
 

knOx_DF

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.713
Reações
3.474
Pontos
1.019
É, nobre colega moderador, compartilho dos seus sentimentos.
 

-=[The Funto]=-

Bam-bam-bam
Mensagens
11.478
Reações
1.379
Pontos
369
Na real, o que faz falta não eram os jogos. Isso era o de menos. Era o ambiente como um todo.

Exato. Eu lembro que quando eu jogava nas locadoras e o tempo ia acabar, começava aquele countdown FDP no timer que era tipo "59... 58... 57... 56...", aquilo me dava uma adrenalina e eu saia jogando meu último minuto que nem uma porra louca. Quando a TV desligava, eu olhava pro videogameque ainda estava ligado e pensava "meu personagem deve estar levando um pau agora" :lol

Ou quando eu saia correndo a 200km/h pra comprar mais fichas antes que o tempo do "insert coin/press start" acabasse no fliper :D

Hoje em dia é tudo fácil demais, não existe mais aquele negócio de ficar travado em uma parte do jogo, você simplesmente procura no Google/Gamefaqs/YouTube.
 

Hank

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19
Reações
6
Pontos
914
Concordo. Sou da época do Atari, Nes etc... foi a melhor época da minha vida, e não trocaria nada disso por essa época atual de jogos 3D,adsl etc...

Penso que essa nova geração, é a mais robotica de todos. Tudo você encontra pela internet.

O prazer de comprar uma revista, ou espera-la na banca até o próximo mês acabou-se por isso e por outros fatores.

Dessa nova geração não adquiri nenhum console, e também não penso mais nisso. Hoje tudo que quero jogo via PC, emulador etc...e não gosto mais de bagunça de cabos etc.

Sou feliz assim e também posso relembrar os jogos que joguei na infância atravez do PC e também via servidores on.

UNABOMBER;6786052 disse:
[COLOR="Black"]Quando vejo relatos assim, concluo 3 coisas com relação a mim
mesmo - antigamente era melhor não porque "os jogos eram 2D" ou coisas do tipo, mas simplesmente porque:

1) quando se era criança, não se tem stress com nada;
2) quando se era criança, os amigos vinham em casa numa boa jogar e tomar kisuco, coisa de moleque mesmo;
3) tudo era novidade e vinha a conta gotas numa Gamepower.

Já hoje:

1) adulto se estressa pra c***lh0 com tudo;
2) amigo ir em casa pra jogar videogame? só tiver algum, é "nerd", um sociopata;
3) nada é novidade (90% por causa da internet, blogs, fóruns etc).

Na real, o que faz falta não eram os jogos. Isso era o de menos. Era o ambiente como um todo.

Fica aí o fato.[/COLOR]
 


SellGames.k6.com.br

Habitué da casa
Mensagens
278
Reações
1
Pontos
57
UNABOMBER;6786052 disse:
[COLOR="Black"]
2) amigo ir em casa pra jogar videogame? só tiver algum, é "nerd", um sociopata;
[/COLOR]

Discordo totalmente. Hj eu ainda me reuno com meus amigos pra jogar videogame. temos 24 - 26 anos.
Nos encontramos na casa de alguem pra jogar xbox. Jogos como GH e Rock band. é claro, tem sempre umas caixinha de cerva na geladeira.

Levamos as namoradas, elas jogam tb. Pra falar a verdade, tem hora que so tem mulher jogando, pois adoram GH e Rock Band.

É uma coisa comum. Aproveitamos o dia pra fazer um churrasco e tomar uma cerveja.

É mais fácil que nos reunirmos em algum lugar. é mais seguro e nao tem perigo de blitz tb.

VG hj em dia nao é pra crianças nerds nao. Ta mais pra entretenimento adulto, pela complexidade.

Hj em dia é os pais que se preocupam se não estão comprando um jogo muito complicado para seus filhos, com medo deles nao conseguirem jogar.
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
UNABOMBER;6786052 disse:
Quando vejo relatos assim, concluo 3 coisas com relação a mim
mesmo - antigamente era melhor não porque "os jogos eram 2D" ou coisas do tipo, mas simplesmente porque:

1) quando se era criança, não se tem stress com nada;
2) quando se era criança, os amigos vinham em casa numa boa jogar e tomar kisuco, coisa de moleque mesmo;
3) tudo era novidade e vinha a conta gotas numa Gamepower.

Já hoje:

1) adulto se estressa pra c***lh0 com tudo;
2) amigo ir em casa pra jogar videogame? só tiver algum, é "nerd", um sociopata;
3) nada é novidade (90% por causa da internet, blogs, fóruns etc).

Na real, o que faz falta não eram os jogos. Isso era o de menos. Era o ambiente como um todo.

Fica aí o fato.

Sim, você tem razão.

Eu não sou saudosista, gosto dos games atuais e continuo jogando. Mas o feeling daquela época não existe mais mesmo, pelos motivos que você citou.
 

o.aranhapvh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.827
Reações
1.401
Pontos
889
UNABOMBER;6786052 disse:
[COLOR="Black"]Quando vejo relatos assim, concluo 3 coisas com relação a mim
mesmo - antigamente era melhor não porque "os jogos eram 2D" ou coisas do tipo, mas simplesmente porque:

1) quando se era criança, não se tem stress com nada;
2) quando se era criança, os amigos vinham em casa numa boa jogar e tomar kisuco, coisa de moleque mesmo;
3) tudo era novidade e vinha a conta gotas numa Gamepower.

Já hoje:

1) adulto se estressa pra c***lh0 com tudo;
2) amigo ir em casa pra jogar videogame? só tiver algum, é "nerd", um sociopata;
3) nada é novidade (90% por causa da internet, blogs, fóruns etc).

Na real, o que faz falta não eram os jogos. Isso era o de menos. Era o ambiente como um todo.

Fica aí o fato.[/COLOR]

c***lh0 cara....tudo que vc falou é praticamente o que penso: pensando com muita lucidez, frieza e lógica, realmente o que faz falta não eram os jogos em si(claro que com isso eu não quero tirar o mérito dos clássicos da época, longe disso pessoal!), mas sim o ambiente como um todo!!!! Vejam bem, hoje muitos de nós somos casados, com filhos, com trabalho e etc....não brincamos mais

como antes porque agora há muitas responsabilidades antes disso. Na época do Nes/Mega Drive eu brincava como um porra louca, um viciado mesmo, junto com amigos. Agora hoje, é uma verdadeira luta eu conciliar o tempo que tenho para os jogos(para terem idéia, neste ano eu só zerei UM jogo desta nova geração, e tem uma série de outros que estou jogando, que está pela metade e etc, mas que pelo pouco tempo que tenho complica).

E os meus amigos dessa época de ouro dos videogames, alguns nem jogam mais, outros jogam muito ocasionalmente e outros sofrem das mesmas dificuldades e responsabilidades que tenho.
 

-=[The Funto]=-

Bam-bam-bam
Mensagens
11.478
Reações
1.379
Pontos
369
Eduardo Furlan;6786159 disse:
Sim, você tem razão.

Eu não sou saudosista, gosto dos games atuais e continuo jogando. Mas o feeling daquela época não existe mais mesmo, pelos motivos que você citou.

Não diria que um "feeling" de uma época é pior ou melhor que o outro, apenas diferente.

Naquela época era mais difícil, e todo mundo sabe que o que se dá mais valor a algo quando é conquistado com dificuldade. Hoje em dia dá pra baixar um jogo na net, e se não gostar, é só jogar o DVD fora. Naquela época não existia esse negócio de jogar fora, o game (mesmo pirata) ficava com você até a hora de trocar/vender [kviraolho]

A época das locadoras foi boa, mas essa geração tem outras coisas a oferecer, por exemplo, escutar músicas direto no HD do seu console enquanto joga um FPS nervoso e conversa com pessoas de outros países, tudo isso wireless. Fica difícil comparar =/
 

CAP Systems

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.607
Reações
1.942
Pontos
909
Una, como sempre, falou de maneira "bombástica", com o perdão do trocadilho srrsrs.

É exatamente esse o pensamento
 

unforastero

Veterano
Mensagens
1.945
Reações
8
Pontos
144
UNABOMBER;6786052 disse:
[COLOR="Black"]Quando vejo relatos assim, concluo 3 coisas com relação a mim
mesmo - antigamente era melhor não porque "os jogos eram 2D" ou coisas do tipo, mas simplesmente porque:

1) quando se era criança, não se tem stress com nada;
2) quando se era criança, os amigos vinham em casa numa boa jogar e tomar kisuco, coisa de moleque mesmo;
3) tudo era novidade e vinha a conta gotas numa Gamepower.

Já hoje:

1) adulto se estressa pra c***lh0 com tudo;
2) amigo ir em casa pra jogar videogame? só tiver algum, é "nerd", um sociopata;
3) nada é novidade (90% por causa da internet, blogs, fóruns etc).

Na real, o que faz falta não eram os jogos. Isso era o de menos. Era o ambiente como um todo.

Fica aí o fato.[/COLOR]

Concordo com o seu Post, resumiu bem a situação de muitos retrogamers.

Sinto falta mesmo é o ambiente, de não ter preocupação com nada (a não ser de tirar boas notas na escola, senão meus videogames eram tomados a força pelos meus pais [klingua] ), do tempo que sobrava, torneios mano a mano com amigos..etc..etc..

A reflexão do Furlan e o cometário do Unabomber são bem oportunos.

Ainda me divirto com as gerações passadas, mesmo tendo os 3 consoles atuais, jogo muitos games das antigas. Porém é diferente, falta aquele ''ambiente'' nostálgico de 10,15 e até mesmo 20 anos atrás, afinal começei a jogar com 7 anos de idade no Atari e hj tô com 30 nas costas.

A sensação que me passa é semelhante qdo assisto a um desenho ou filme que marcou época, me divirto na hora, e fico relembrando de como era bom aquele tempo que não volta mais.
 

PC-Crew

Supra-sumo
Mensagens
2.138
Reações
854
Pontos
174
Com certeza tudo que passou de bom um dia em nossas vidas naum é esquecido e bate uma certa tristesa, mas eu estou dando um jeitinho nisso, mas claro que reviver o ambiente como todo naum é possivel mais ja da para preservar e ter um pouco de nostalgia.

Este é meu trabalho, para quem ainda não conhece ai vai algumas fotos e videos.


DSC02897.jpg


DSC02900.jpg


DSC02870.jpg






Aqui video de como a nostalgia naum tem limites:

Parte1:

[youtube]SsrWspu9z0w[/youtube]




Parte 2:

[youtube]AITi0LskoS8[/youtube]




De certa forma eu tento trazer de volta satisfações que muitas pessoas tinham na época que jogava estas maravilhas, desculpem a propagandinha, mas tem tudo haver com o topico..abraço a todos!






Para saber mais só acesar o meu site: www.arcadesolutions.com.br
 

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.263
Reações
26.595
Pontos
1.549
Eduardo Furlan;6786010 disse:
Meu povo, hoje eu vos trago um tópico um pouco diferente do que estamos acostumados a ter por aqui.

Creio que a maioria esmagadora dos users dessa seção deve ter, hoje, pelo menos uns 20 e poucos anos. E, portanto, a maioria de nós viveu uma época onde os videogames, bem como a cultura que os cerca, eram muito diferentes de hoje em dia.

Por exemplo, nós crescemos em meio a cartuchos e jogos em 2D, coisas que hoje em dia praticamente inexistem. Somos da época do Atari, do NES, do Master, do SNES, do Mega. Muito provavelmente, a maioria de nós frequentou, exaustivamente, os arcades e as locadoras de games, mais coisas que hoje em dia não existem.

Outro dia eu tava voltando do trabalho e peguei um caminho diferente do que eu costumo fazer, já que tinha um assunto pra resolver. Daí, passei em frente a uma eletrônica e vi, num canto, uma máquina de fliperama desmontada.

Amigos, nesse momento me deu uma espécie de clique. Eu percebi que tudo isso que eu mencionei acima, os arcades, os jogos 2D, as locadoras, aquela época como um todo... isso tudo não existe mais. E de repente me bateu uma tristeza. Naquele momento me ocorreu que essa época, a minha época, tinha passado, e nunca mais voltaria.

Não bate uma tristeza quando vocês pensam nisso? Que toda aquela época tão legal, dos arcades, de jogar na locadora, de comprar revistas pra aprender os fatalities de Mortal Kombat, de sair da escola na sexta feira e já passar na locadora pra pegar umas "fitas"... enfim, que essa época passou e nunca mais vai voltar, e que só nos resta lembrar dela?

Acho que deve ser assim que as pessoas muito velhas se sentem em relação à vida. Não é fácil perceber que você está vivendo em uma época que não é a sua.

Enfim, isso tudo estava martelando na minha cabeça faz alguns dias, e eu queria falar a respeito. Então, ninguém melhor do que vocês, que provavelmente vão entender o que eu quero dizer.

:sad:
me identifiquei com 100% do que vc relatou ae...

tb me da essa "depressão" as vezes...[karrepio]

mas enfim, o jeito é manter o espirito jovem...rir, chorar, gostar e desgostar das mesmas coisas...guardar e compartilhar essas boas (e as más) lembranças/experiencias com os outros..
 

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
A locadora do meu bairro foi derrubado todas as paredes depois que o dono morreu.

Hoje estão construindo outra coisa lá.


É interessante notar que muitos lugares que eu ia não existe mais.


Quando vejo relatos assim, concluo 3 coisas com relação a mim
mesmo - antigamente era melhor não porque "os jogos eram 2D" ou coisas do tipo, mas simplesmente porque:

1) quando se era criança, não se tem stress com nada;
2) quando se era criança, os amigos vinham em casa numa boa jogar e tomar kisuco, coisa de moleque mesmo;
3) tudo era novidade e vinha a conta gotas numa Gamepower.

Já hoje:

1) adulto se estressa pra c***lh0 com tudo;
2) amigo ir em casa pra jogar videogame? se tiver algum, é "nerd", um sociopata;
3) nada é novidade e tudo vem de graça (90% por causa da internet, blogs, fóruns etc).

Na real, o que faz falta não eram os jogos. Isso era o de menos. Era o ambiente como um todo.

Fica aí o fato.
É bem por aí. E gostei da parte do sociopata....hehehehehhe



Uma coisa legal antigamente era ir na casa de um amigo ou mesmo uma locadora e dar final num game com outra pessoa.

Hoje esses coop online eu acho muito sem graça e confuso.
 

Brunus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.705
Reações
3.423
Pontos
1.289
É verdade que o clima daquela época passou. Era ótimo esse 'ao vivo' da época comparado ao 'live' de hoje.
Se a gente se estender muito na saudade vou viajar e falar até de cosme e damião (hoje em dia praticamente inexiste por aqui). Só aquilo pra me tirar do fliper. ;D



PC-Crew;6786703 disse:
Com certeza tudo que passou de bom um dia em nossas vidas naum é esquecido e bate uma certa tristesa, mas eu estou dando um jeitinho nisso, mas claro que reviver o ambiente como todo naum é possivel mais ja da para preservar e ter um pouco de nostalgia.

Este é meu trabalho, para quem ainda não conhece ai vai algumas fotos e videos.

DSC02897.jpg


DSC02900.jpg


DSC02870.jpg






Aqui video de como a nostalgia naum tem limites:

Parte1:

[youtube]SsrWspu9z0w[/youtube]




Parte 2:

[youtube]AITi0LskoS8[/youtube]




De certa forma eu tento trazer de volta satisfações que muitas pessoas tinham na época que jogava estas maravilhas, desculpem a propagandinha, mas tem tudo haver com o topico..abraço a todos!






Para saber mais só acesar o meu site: www.arcadesolutions.com.br

Me possua!!! :apaixonado:
 

Lagarto Frenético

Habitué da casa
Mensagens
2.474
Reações
7
Pontos
96
PC-Crew;6786703 disse:
Com certeza tudo que passou de bom um dia em nossas vidas naum é esquecido e bate uma certa tristesa, mas eu estou dando um jeitinho nisso, mas claro que reviver o ambiente como todo naum é possivel mais ja da para preservar e ter um pouco de nostalgia.

Este é meu trabalho, para quem ainda não conhece ai vai algumas fotos e videos.


DSC02897.jpg


DSC02900.jpg


DSC02870.jpg






Aqui video de como a nostalgia naum tem limites:

Parte1:

[youtube]SsrWspu9z0w[/youtube]




Parte 2:

[youtube]AITi0LskoS8[/youtube]




De certa forma eu tento trazer de volta satisfações que muitas pessoas tinham na época que jogava estas maravilhas, desculpem a propagandinha, mas tem tudo haver com o topico..abraço a todos!






Para saber mais só acesar o meu site: www.arcadesolutions.com.br

[COLOR="SeaGreen"]Cara, meu sonho é ter um desses....parabens pelo trabalho muitissimo bem feito.
Espero um dia poder adquirir um.
[/COLOR]
 

rpacciulli

Bam-bam-bam
Mensagens
20.229
Reações
9.300
Pontos
479
acho que o post do furlan diz exatamente o que nós (ou pelo menos a maioria) aqui do retospace sentimos às vezes.
não é exagero dizer que uma parte de nossas vidas se "foi" junto com os flipers e locadoras. :(

como diria o meu avô: ah, bons tempos aqueles...
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.372
Pontos
1.409
mas alugar jogos era uma m****. prefiro horrores podem ter todos os jogos desses consoles em emulador e conseguir comprar os que quero.

também fiquei feliz pacas na época que tinha pirata de psx por 5 paus.

a era dos fliperamas faz falta. mas, porra, não tem nada de nostálgico nisso. é ERRO não ter fliperama. eles têm sentido, cazzo. no futuro, temos de ter fliperamas. não me parece ser algo historicamente superado, me parece degeneração, mesmo.
 

Lukalmeida

Bam-bam-bam
Mensagens
14.097
Reações
36
Pontos
211
desde que se criaram os EMUs, eu nunca mais parei de reviver esses games retrõ.

Logo logo terei meu proprio arcade, projetado do zero por mim mesmo.
esse fim de ano farei um, e vai ficar pronto no tempo certo para eu coloca-lo no meu apartamento, que vou receber à partir de 03/2011.
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.238
Reações
4.040
Pontos
1.109
UNABOMBER;6786052 disse:
[COLOR="Black"]Quando vejo relatos assim, concluo 3 coisas com relação a mim
mesmo - antigamente era melhor não porque "os jogos eram 2D" ou coisas do tipo, mas simplesmente porque:

1) quando se era criança, não se tem stress com nada;
2) quando se era criança, os amigos vinham em casa numa boa jogar e tomar kisuco, coisa de moleque mesmo;
3) tudo era novidade e vinha a conta gotas numa Gamepower.

Já hoje:

1) adulto se estressa pra c***lh0 com tudo;
2) amigo ir em casa pra jogar videogame? se tiver algum, é "nerd", um sociopata;
3) nada é novidade e tudo vem de graça (90% por causa da internet, blogs, fóruns etc).

Na real, o que faz falta não eram os jogos. Isso era o de menos. Era o ambiente como um todo.

Fica aí o fato.[/COLOR]

Concordo com o UNABOMBER sobre o fato do ambiente que vivemos em nossa infancia e adolescencia fazer falta em nossas vidas.

Tenho saudade dos anos 90 em que alugava jogos de Master System e Mega Drive e de jogar SNES e Neo Geo por hora nas locadoras alem dos fliperamas que hoje encontram-se quase extintos graças a varios fatores como Lan Houses, embora hoje em dia Lan House ande meio em baixa especialmente com o fechamento da rede Monkey que foi uma das pioneiras.

Sobre jogar com amigos atualmente e meio incomum a não ser em festas onde o pessoal tambem curte games.

Quando morava em Goiania fui a casa de um amigo e a galera jogou muito Guitar Hero de PS2.

Da minha adolescencia so tenho saudade do ambiente dos games das eras 8 e 16 bits e quero esquecer dos pessimos anos de 94, 95 e 97 que foram em minha vida pessoal marcados por desavenças com colegas de escola que tinham inveja de mim porque eu tirava nota boa e tinha amizade com varias garotas da classe ( 1994 ), das desavenças com meus pais e parentes que na epoca achavam que videogame era coisa de criança ( 1995 ) e risco de repetir de ano ( 1997 ).
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
É como o Una disse.

Esses fliperamas, jogos retro, são parte de um mundo que não existe mais. Como era a época de nossa infância, guardamos a recordação com carinho. Não eram melhores ou piores, eram coisas de nosso tempo. Como o LP e os programas de rádio foram coisas de nossos pais.

Molecada de hoje talvez no futuro sinta falta de lan house, de celular barulhento e de vídeos em baixa qualidade do youtube.[kong]
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Meu povo, hoje eu vos trago um tópico um pouco diferente do que estamos acostumados a ter por aqui.

Creio que a maioria esmagadora dos users dessa seção deve ter, hoje, pelo menos uns 20 e poucos anos. E, portanto, a maioria de nós viveu uma época onde os videogames, bem como a cultura que os cerca, eram muito diferentes de hoje em dia.

Por exemplo, nós crescemos em meio a cartuchos e jogos em 2D, coisas que hoje em dia praticamente inexistem. Somos da época do Atari, do NES, do Master, do SNES, do Mega. Muito provavelmente, a maioria de nós frequentou, exaustivamente, os arcades e as locadoras de games, mais coisas que hoje em dia não existem.

Outro dia eu tava voltando do trabalho e peguei um caminho diferente do que eu costumo fazer, já que tinha um assunto pra resolver. Daí, passei em frente a uma eletrônica e vi, num canto, uma máquina de fliperama desmontada.

Amigos, nesse momento me deu uma espécie de clique. Eu percebi que tudo isso que eu mencionei acima, os arcades, os jogos 2D, as locadoras, aquela época como um todo... isso tudo não existe mais. E de repente me bateu uma tristeza. Naquele momento me ocorreu que essa época, a minha época, tinha passado, e nunca mais voltaria.

Não bate uma tristeza quando vocês pensam nisso? Que toda aquela época tão legal, dos arcades, de jogar na locadora, de comprar revistas pra aprender os fatalities de Mortal Kombat, de sair da escola na sexta feira e já passar na locadora pra pegar umas "fitas"... enfim, que essa época passou e nunca mais vai voltar, e que só nos resta lembrar dela?

Acho que deve ser assim que as pessoas muito velhas se sentem em relação à vida. Não é fácil perceber que você está vivendo em uma época que não é a sua.

Enfim, isso tudo estava martelando na minha cabeça faz alguns dias, e eu queria falar a respeito. Então, ninguém melhor do que vocês, que provavelmente vão entender o que eu quero dizer.

:sad:

Furlan Belo tópico e eu com meus 27 anos tambem me sinto assim como você mencionou.
Esse tópico aborda mais o aspecto de nossas vidas do que os videogames em si.
Por isso de vez enquando bate uma tristeza, um saudosismo.

Foi um periodo maravilhoso de minha vida os meus 0 a 18 anos não mudaria nada até alguns erros pequenos que fazem parte do aprendizado.

Fiz muitos amigos em locadoras mantenho inclusive muito dessas amizades até hoje, mesmo com o pessoal que não joga mais.

Tenho umas fotos minha com meus grandes amigos da locadora(inclusive o dono que é até hoje um grande amigo). Desses 5 amigos com 4 tenho contato até hoje, embora dois deles não os vejos faz uns 3 anos. Outro foi para outro país.
A ultima foto da galera junta foi em janeiro 2006 parece que sabiámos que seria dificil de reunir os 6 de novo.
A locadora fechou no final de 2007 e ele abriu uma lan. De vez enquando saímos para bater papo e jogar uns remanescentes 3 normalmente.

Vendo essas fotos de 97 a 2000 com o pessoal rindo inocente e se divertindo lá de forma ingenua....putz da uma sensação.....
E essa sensação nunca mais voltara....faz parte de um passado muito feliz.

E isso não tem haver com a geração de games. O Defunto mencionou bem, da galera de hoje, muitos vão se sentir assim daqui 10 anos.
O problema não são que os games de hoje são melhores ou piores mas o fato é que nos envelhecemos e mudamos quer gostemos ou não.


E tambem no meu caso já faz uns anos que minha jogatina anda cada vez mais diminuindo isso desde 2007. E não por falta de tempo.

Sou privilegiado pois moro numa cidade pequena a 5 minutos a pé do serviço.
Sou servidor público estavel e aprecio meu trabalho que não é estressante, embora exija boa responsabilidade claro.

O Fato é que o fogo pelos games anda diminuindo e não por falta de tempo. Essa deve ser minha ultima geração com videogame. Não ligo meu 360 faz mais de uma semana.
E não curto pcs salvo para jogar emuladores(estou jogando no momento).

Como Una mencionou o que mas nos traz saudade é o ambiente da época.

Eu ainda as vezes jogo com amigos, claro que não é a mesma coisa embora seja legal. Como moro em cidade pequena os 2 que ainda estão aqui é facil de se encontrar. Moro sozinho na minha recem construida casa as vezes eles vem aqui outras vezes vou na casa de um deles.

O que mais impede a galera jogar com os amigos creio que seja o tempo e a distância. Quando jogo online jogo normalmente nos fins de semana com conhecidos e amigos, aí pergunto para os 2 da minha cidade: estão muito ocupados???(Afinal um é casado outro é mais novo que eu e é servidor tambem quase sempre tem tempo.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.991
Reações
41.693
Pontos
1.689
Realmente é muito triste isso q vc falou, mas p/ mim com a existencia dos emuladores balanceia tudo. A única coisa q não da p/ voltar é aquela reunião com os amigos, sem responsabilidades, sem compromissos.
Eduardo, acho q vc ta é sentindo falta é disso. Esses jogos todos vc consegue rejogar em emulador, pode comprar um controle arcade, da p/ reviver isso.
Eu por exemplo tinha (e ainda tenho) N64 com Goldeneye, mas jogava esse jogo mais na locadora do q em casa, pq jogava com os amigos o multiplayer. É desse experiencia social q sinto falta. A maioria dos meus amigos mais proximos ja casaram, tem filhos e responsabilidades, e não da p/ reunir como faziamos antigamente.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Realmente é muito triste isso q vc falou, mas p/ mim com a existencia dos emuladores balanceia tudo. A única coisa q não da p/ voltar é aquela reunião com os amigos, sem responsabilidades, sem compromissos.
Eduardo, acho q vc ta é sentindo falta é disso. Esses jogos todos vc consegue rejogar em emulador, pode comprar um controle arcade, da p/ reviver isso.
Eu por exemplo tinha (e ainda tenho) N64 com Goldeneye, mas jogava esse jogo mais na locadora do q em casa, pq jogava com os amigos o multiplayer. É desse experiencia social q sinto falta. A maioria dos meus amigos mais proximos ja casaram, tem filhos e responsabilidades, e não da p/ reunir como faziamos antigamente.

Resumiu bem meu post caro colega.

Realmente o que eu sinto mais falta é disso que você mencionou.
A maioria dos meus amigos mais próximos se mudaram tem outras responsabilidades ou não jogam mais.

No meu caso adicione tambem aos poucos perdendo aquela gana de jogar.
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Olha, eu sinto muita falta da época dos fliperamas, de jogar nas locadoras, das lojas que frequentava e já não existem mais, das revistas de videogame, de como eram os cinemas (não própriamente os filmes).... mas nem tanto da reunião de amigos já que tinha poucos e sofria bullying pela maioria das pessoas que conhecia, inclusive professores, mas foi uma época maravilhosa e que gostei bastante mesmo não tendo emuladores e toda a facilidade que temos hoje em dia.

O que eu tenho feito é investir um bocado nesse saudosismo, comprando revistas usadas, jogos que marcaram a minha vida, filmas, gibis, e tudo aquilo que gosto, para deixar o meu quarto o mais retrospectivo possível, e assim sempre ter onde voltar para sentir a verdadeira alegria novamente, já que aqueles tempos não voltam mais vou resgatar e continuar aproveitando os novos momentos.

Também estou relembrando alguns momentos e consequências em textos num bloghttp://grose64.blogspot.com. Quem sabe quando aprender a escrever faça um livro. hiha
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
concordo com os textos, mas ressalto que esse "saudosismo" que a gente acaba tendo, a molecada da "geração playstation" 1, 2 e até 3 vai ter um dia, é como a impressão que as vezes tenho de que os jogos antigamente eram melhores, se eu deixo a emoção falar mais alto nisso, vou concordar, mas se colocar a razão na parada, irei perceber que houve tanto jogo ruim e bom nos 8, 16 e 32 bits quanto tem hoje, talvez a memoria seletiva faça a gente lembrar só do que era legal, e tudo se torna mais legal pq a gente era criança ou adolescente, naquela época também havia ISMO, guerrinhas e afins, mas eu de coração, só fui dar atenção pra esse tipo de coisa ao me inscrever num fórum de videogame, antes disso, nem me passava pela cabeça existir guerrinhas e briguinhas por existirem videogames diferentes, mas talvez, se a internet fosse o que é hoje na época do auge de master system e NES, seria a mesma coisa, sei lá, sobre os fliperamas é verdade mesmo, outro dia passei num playland novo de um shopping novo perto de casa, e é incrivel como só tem jogo velho, desatualizado e o lugar acaba meio as mosas até por causa disso

só terminando, apesar da conectividade cada vez maior e das redes sociais mais desenvolvidas, creio eu que jogar videogame está se tornando um hobby cada vez mais solitário
 

Lukalmeida

Bam-bam-bam
Mensagens
14.097
Reações
36
Pontos
211
DocVooDoo;6790412 disse:
Realmente é muito triste isso q vc falou, mas p/ mim com a existencia dos emuladores balanceia tudo. A única coisa q não da p/ voltar é aquela reunião com os amigos, sem responsabilidades, sem compromissos.
Eduardo, acho q vc ta é sentindo falta é disso. Esses jogos todos vc consegue rejogar em emulador, pode comprar um controle arcade, da p/ reviver isso.
Eu por exemplo tinha (e ainda tenho) N64 com Goldeneye, mas jogava esse jogo mais na locadora do q em casa, pq jogava com os amigos o multiplayer. É desse experiencia social q sinto falta. A maioria dos meus amigos mais proximos ja casaram, tem filhos e responsabilidades, e não da p/ reunir como faziamos antigamente.

É por isso que quero montar um arcade, inclusive com visual daqueles Taito antigos, assim os amigos que chegarem em casa vão ter este sentimento retrô batendo no peito :rox
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Putz Grose que coisa sofrer Bullying.....nunca sofri.

No meu caso o que sinto mais falta é do ambiente e jogar com a galera mesmo.

Como Dark mencionou não tem essa de uma geração ser melhor que a outra. Toda geração tem seus pontos fortes e baixos. Pessoal de hoje vai se sentir assim daqui uns 10 anos.

E concordo contigo Dark jogar parece ser um hobby cada vez mais solitário. E tambem aos poucos estou perdendo a gana de jogar mesmo tendo um bom tempo.
 

Rodrigocfb

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.674
Reações
3.615
Pontos
1.354
edineilopes;6789912 disse:
É como o Una disse.

Esses fliperamas, jogos retro, são parte de um mundo que não existe mais. Como era a época de nossa infância, guardamos a recordação com carinho. Não eram melhores ou piores, eram coisas de nosso tempo. Como o LP e os programas de rádio foram coisas de nossos pais.

Molecada de hoje talvez no futuro sinta falta de lan house, de celular barulhento e de vídeos em baixa qualidade do youtube.[kong]

Exatamente isso.

É coisa nossa, de quem viveu intensamente a época.

No fim das contas:
"Ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais."

Vamos falar pros nossos filhos que infância boa era a nossa, coisa que sempre escutei dos meus pais e tios. E assim caminha a humanidade...
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.696
Reações
2.847
Pontos
1.334
UNABOMBER;6786052 disse:


Na real, o que faz falta não eram os jogos. Isso era o de menos. Era o ambiente como um todo.

Fica aí o fato.

Concordo com você, Una.

A rotina da gente quando era criança ou adolescente era completamente diferente de hoje em dia e os videogames, a música, o cinema tinham um papel mais importante nessa época do que na vida de um adulto com trabalho e família pra cuidar. A gente tinha tempo para se dedicar e aproveitar mais essas coisas, daí que fica uma impressão muito forte da época e bate uma saudade de vez em quando.

Eduardo Furlan;6786010 disse:
Acho que deve ser assim que as pessoas muito velhas se sentem em relação à vida. Não é fácil perceber que você está vivendo em uma época que não é a sua.

Aí cabe as pessoas muito velhas se reinventarem. É legal curtir o passado, mas não dá pra viver só disso. Eu tenho alguns tios/tias já na casa dos 70 e tantos anos que realmente parecem viver em outro mundo, completamente alheios a qualquer novidade tecnológica. Mas também tenho tios de mais de 70 que são bem antenados: fazem cursos, usam a internet, têm e-mail etc.

Eu acredito que a maioria dos jovens de hoje, ao contrário de seus avós, chegarão a terceira idade mais ligados no presente. E atribuo isso a melhoria na saúde e à internet, que facilita a troca de idéia entre pessoas de gerações bem distintas.
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Realmente, todo aquele ambiente, aquele clima de despreocupação, isso sim é o que nos faz falta.
 

Sannin_Lionheart

Bam-bam-bam
Mensagens
4.393
Reações
2.970
Pontos
374
Cara, fiquei triste também...

Tristeza não é coisa boa, vote ela no lixo e vá jogar Dragon Quest 8 ou Zelda Wind Waker... Me senti com 7 anos de novo enquanto jogava esses jogos.

Eu sei que é difícil, mas devemos dar o nosso melhor para manter a felicidade em nossas vidas. Ser "adulto" não é justificativa para levar uma vida estressante e cheia de tristeza.

Tive uma infância maravilhosa, e gosto de lembrar dela... dos bons momentos... Mas não gosto de comparar com o presente e ver que a coisa só piorou.

Só quero que saiba que, putz, vasculhe no fundo da sua alma, encontre a criança que lá está e dê seu máximo para ser feliz novamente. Tome um bom sorvete, vá no cinema, compre uma Pizza da Sadia e coma vendo os Simpsons, jogue um pouco de Pokemon e ria um pouco com as Quotes, leia um bom livro e depois assista um filme de Miyazaki. Cara, não deixe que o façam pensar que o seu tempo passou, a vida adulta está cheia de falsos valores e ideais que corroem as nossas vidas, seja feliz de novo...

O passado foi perfeito, por que o futuro não será?
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.249
Reações
23.359
Pontos
1.619
Furlan, concordo em termos com vc.

Realmente, estamos aqui, no mundo, e passamos por MUITAS coisas (só Deus sabe o tanto de coisas malucas que eu viví em meus 37 anos de vida [kaham] )

Mas, meu falecido pai me ensinou um fato (dentre inúmeros outros) que hoje, eu lembro disso e falo com orgulho:

"Nós não envelhecemos. Nós AMADURECEMOS!"

O que isso quer dizer?

Fácil! Somos como o vinho, quanto mais tempo 'amadurecendo', melhor fica. E olhe só, mesmo que não existam mais os 'Taitos' (como eram antigamente), mesmo que nossa pele fique enrugada...

.... SEMPRE existem operações de lifting e plásticas hiper sofisticadas (que nos deixarão igual a Hebe... [coolface] )

DarkMorten;6791263 disse:
apesar da conectividade cada vez maior e das redes sociais mais desenvolvidas, creio eu que jogar videogame está se tornando um hobby cada vez mais solitário


Concordo com isso. Estamos nos trancando em casa, criando medo de coisas que não tinhamos antes.

Isso até parece com os relatos dos 'pós guerra' da 2ª guerra mundial, onde em muitos povos, as pessoas tinham completo medo de sair de suas casas, devido ao perigo de ataques quimicos e nucleares...

Fico preocupado porque, na hora que eu tiver filhos, ficarei com medo de que eles saiam nas ruas pra brincar (assaltos/raptos/pedofilia/drogas), para estudar (as mesmas razões das anteriores mais o Bullying), para... Enfim... Pra tudo!

O melhor a fazer? Bom, eu tenho um sonho e vou conseguir isso na hora que eu pegar a nossa casinha própria:

Um arcade em casa, juntamente com a minha coleção de videogames, para que todos possam brincar de boa (principalmente quando eu chamar a 'veiarada' pra tirar uns rachas comigo, enquanto a molecada fica olhando assustada.... :rox
 
Topo Fundo