O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Remaster / remake são cânceres da indústria gamística?

Sobre a onda de remakes / remarters


  • Total voters
    107

SolidIdea

Supra-sumo
Mensagens
1.398
Reações
523
Pontos
169
Se o loop do jogo em si é bom, a modernização visual, e as vezes até do controle, é bem vinda.
Imagina reclamar de Tetris recebendo versões com visuais melhores, HD, 3D.
E isso que Tetris mal tem uma direção de arte que perde detalhe com o meio.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.285
Reações
27.584
Pontos
1.553
Olha que mesmo quando tem sequência oficial, a indústria sofre desse mal.

Vejam a diferença de uma sequência dos anos 90, onde criavam vários novos elementos no jogo, novos personagens, cenários, vilões, etc... Mas sem perder a essência.

Alguns jogos chamam de sequência mas possuem o mesmo design e os mesmos personagens... parecem apenas novas versões do mesmo jogo.
 

Snorlax Junior

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.433
Reações
11.423
Pontos
503
eu particularmente acho interessante tanto remakes quanto remasters, a primeira opção é melhor obviamente
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.406
Reações
44.240
Pontos
1.339
Remake é pouco! Quer mais porem de franquias ja largadas e nao GTAS da vida e jogos recentes
 


JerryLewis

Supra-sumo
Mensagens
1.277
Reações
1.354
Pontos
179
Não. Câncer é lootbox e monetização. Ou jogos de esporte, tipo FIFA e PES, que não muda quase nada e todo ano tem um novo, cobrando valor cheio.

É apenas uma opção a mais para quem quer jogar um jogo antigo, mas com melhor qualidade.
Não sou fã nenhum de REMASTER, mas REMAKE sou a favor, se bem feito, como foi FF7r, por exemplo.
 

JerryLewis

Supra-sumo
Mensagens
1.277
Reações
1.354
Pontos
179
Tem muito jogo excelente na geladeira... esquecido. Com potencial gigante. Eu apoio um bom remake. Não estou dizendo para vivermos só de nostalgia, de quando jogávamos Atari, Snes, Mega Drive e etc. É sempre bom ver novos jogos, novas ideias. Só que tem muito diamante guardado, que merece outra chance.
Que pena que não tem o emoticon aplausos junto ao curtir...

E nem me fala em nostalgia, porque tinha ouvido que a BluePoint estaria trabalhando num remake de Legend of Dragoon! Seria maravilhoso!
 

Kojiro

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.163
Reações
1.112
Pontos
1.149
Prefiro um remake ou remaster de um jogo que joguei há anos, do que um jogo "novo", copy/paste que eu joguei no no anterior, anterior e anterior, tipo um Far Cry, AC etc

Por isso nessa geração está todo mundo saturado de open World, é tudo muito igual.

Lógico que eu prefiro franquias novas, mas do jeito que os custos de produção são altos hoje, é compreensível que as produtoras queiram reduzir risco e ir com o certo.



Enviado de meu HMA-L29 usando o Tapatalk
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.773
Reações
40.756
Pontos
1.053
Eu gosto de remakes quando bem feitos, como RE2 e o Castlevania do PSP. Mas acho que ainda é cedo pra fazer remake de jogos do PS3, um remaster seria mais compreensível.
Pra mim só jogos do PS2 pra trás é quem deveriam receber esse tipo de tratamento.
 

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.360
Reações
19.754
Pontos
503
Remaster que já joguei ignoro, remake de jogo bom é legal.
Todo jogo antigo relançado é bem vindo pra quem sabe engatar uma sequência, quem não gosta não compra, se vende vai ter muito mais.
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.487
Reações
7.969
Pontos
453
Se for um jogo obscuro, antigo e/ou ficou preso a uma plataforma, é bem vindo.
Se não fosse por remake, duvido que o pessoal teria jogado Yakuza Kiwami 1 e 2, e Final Fantasy III.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564

Mas se o jogo terminar no primeiro CD não faria sentido algum....

Fei se transformando em ID quando eles estão saindo de Solaris, Elly lutando contra o ID do lado de fora da Yggdrasil e ambos caindo na floresta perto da casa do Taura Melchior....o final do primeiro CD é isso...sem conclusão alguma
 

fr3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.178
Reações
14.479
Pontos
1.019
Depende como o Remake é feito. De Resident Evil 2, Shadow of The colossus e agora Demon Souls estão incríveis.
Já remaster sempre achei caça niquel, mas também depende do remaster.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.401
Reações
19.994
Pontos
1.434
Remake e remaster são exatamente como jogos, se bem feito é legal, senão é ruim.

De qualquer forma, o lançamento de um não atrapalha a produção do outro, não são os mesmos funcionários que trabalham em ambos. A falta de games na SEGA não tem a ver com remake ou remaster de coisa alguma, tem a ver com problemas de produção que a empresa enfrenta a anos.
 

-Ale-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.056
Reações
1.390
Pontos
854
Eu ADORO remakes, fico só imaginando como ficariam remakes de inúmeros jogos incríveis do passado, totalmente atualizados e tudo mais, como Xenogears, que já mencionaram aqui.

Já remasters eu realmente não curto tanto, é muito raro eu me interessar por algum, mas também acho importante ter uma forma de jogar esses clássicos antigos caso o console não ofereça retrocompatibilidade.
 

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.126
Reações
6.480
Pontos
1.049
Tá pouco. Quero mais remakes. Principalmente de jogos do MegaDrive. Ver Alex Kid voltando foi demais. :kjoinha
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Eu não achava, mas depois de ontem eu sou obrigado a concordar que é uma das piores coisas.
 

Kimer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.056
Reações
9.786
Pontos
779
Não, muito pelo contrário, remakes são uma benção, principalmente para os jogos que envelheceram mal em aspecto gráfico ou na jogabilidade. Por mim haveriam bem mais.

Pego o melhor exemplo disso: já pensaram se não existisse o Resident Evil Remake (e olha que nem gosto de Resident Evil)? Quem quisesse jogar o primeiro capitulo da franquia teria que partir para a versão do PSX cujos gráficos mal envelhecidos não agradariam a todos os jogadores, principalmente os mais novos.

No caso dos remasters, a historia é um pouxo diferente. Boa parte deles são apenas caça níqueis, e isso não é algo que eu aprecio. Mas às são bem vindos, como nos casos de jogos que não podem ser jogados por retrocompatibilidade.
 
Ultima Edição:

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.911
Reações
28.720
Pontos
803
Será que teria sido pior?
Não poderia ter sido muito melhor?

Foi numa dessas que passamos a geração inteira batida sem um novo GTA, por exemplo.
Ou então o FF com melhor recepção ter sido um remake de um game de 23 anos atrás e o anúncio do retorno de uma franquia como AK ser um mero remaster.
De fato, foi ruim ter uma geração inteira sem esses jogos, mas atualmente o mercado, principalmente o ocidental, tá cheio de jogos open world e com dezenas de side quests pra encher a linguiça.

Pelo menos com os remasters, foi possível curtir uns jogos retro, e os remakes são sempre muito bem vindos.É legal ver um clássico com um gráfico atual.
Mas ao falar isso você está praticamente assumindo que se essa geração dependesse apenas do que ela trouxe de novo, ela seria uma geração bem ruim.
Mas essa gen nem teve tanta coisa nova se for levar em consideração os AAA.

Poucas franquias surgiram, e o que mais teve foram continuações.Os remasters/remakes ajudaram a dar um pouco de variedade, principalmente pra quem não curte open world ou pew pew online.
 

RJBADBOY01

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.958
Reações
6.839
Pontos
1.134
Por mim pode continuar vindo, é muito bom ver versões atualizadas de jogos que marcaram sua infância/vida, se a parada é boa não vejo nenhum problema nisso.

Acho que tem espaço para tudo, tem muita coisa original sendo planejada e lançada, além de continuações, só procurar.
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.886
Reações
19.664
Pontos
1.689
Se estão fazendo é porque tem gente que está gostando e comprando. Como não sou empata-foda, que continuem fazendo para essas pessoas. Eu sou uma delas.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.982
Pontos
1.529
Que horrível esse do Alex Kidd.

Pra mim se for pra fazer, que faça reboot logo, algo bem diferente.

Olha o River City Girls que parece ótimo por exemplo, e o Dragon Quest: The Adventure Of Dai.
 

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.812
Reações
2.760
Pontos
703
Sou saudosista, mas a resposta é depende, se o jogo esta muito datado (injogável) acho ok um remake.
Sobre remaster, o que fazem com MK e GTA chega a ser zoeira, não duvido que tenha mais exemplos por ai.
 

LANTIS!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.226
Reações
18.439
Pontos
753
De forma alguma!
Mas por outro lado não acho justo roubarem os holofotes nas premiações até pq já sabem exatamente oq "corrigir" num game desses para chamar mais a atenção.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Remasters já passaram de quase todos os limites possiveis.
Salvo exceções como Metal Gear, não há porque revender o mesmo jogo toda geração, especialmente com retrocompatibilidade e upscaling (que é especialmente o caso no Xbox).

Agora remakes são necessarios.
Há muitos jogos que envelheceram muito mal e jogos que tiveram um bom conteudo cortado.

Jogos que merecem remakes: Tomb Raider (do 1 até o Angel of Darkness), Deus Ex (O Primeiro mesmo), Dino Crisis, Silent Hill (O Primeiro), Interstate 76+Interstate 82, Mat Hoffman's Pro BMX (deveriam aproveitar o embalo dos Remakes do THPS 1+2), FIghting Force, entre outros que se deterioraram e muito.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.201
Reações
44.467
Pontos
803
Tem coisa pior: aqueles ports/marmitas oportunistas com pouca ou nenhuma melhoria substancial.
 

xjackx

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.244
Reações
13.762
Pontos
1.389
Não. O remake de Demon's Souls por exemplo, tornou o jogo mil vezes melhor que o original.
 
Topo Fundo