O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Remaster / remake são cânceres da indústria gamística?

Sobre a onda de remakes / remarters


  • Total voters
    107

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.266
Pontos
2.009
DÉCADAS esperando um novo Alex Kidd, franquia que atingiu seu ápice já no nascimento com o lendário Alex Kidd in Miracle World, game da infância de 9 a cada 10 gamers da época e a Cega nos anuncia isso aqui (tópico do @Allejo ):
Pegam uma das maiores franquias dos games na década de 80, colocam um gráfico meh e simplesmente nos empurram meia dúzia de extras como pretexto pra se cobrar o olho da cara na porra de uma marmita requentada de 34 anos atrás. E eu imaginando que o dia que anunciassem um novo AK seria algo épico, quem sabe um metroidvania com todos os elementos dos games anteriores, jogabilidade 2,5D, engine gráfica original e a porra toda? Ou quem sabe um platform 3D coletaton Mario Odyssey like? Sei lá, qualquer coisa que não fosse mais do mesmo.

Quando foi que o mundo dos games ficou tão escroto assim? Será que nós, seres de alma pura e veneradores de caixas de plástico que rodam jogos eletrônicos não mereceríamos mais?
Isso tudo se agrava quando se é proprietário de um Switch e vemos uma marmita requentada duas vezes com preço full (no caso, Mario Bros U Deluxe a R$ 250,00). E isso que to falando da NINTENDO, empresa reconhecidamente inovadora e que gosta de tornar a zona de conforto desconfortável.

Sério tetas, na minha percepção, ta foda.

O pior de tudo é ver o público gamer comemorando remasters / remakes (esses, quando bem feitos como foi FF VIII até podemos aceitar) esquecendo que isso coloca parte da indústria em uma grande e nojenta zona de conforto.

Vejam bem: NÃO SOU CONTRA REMAKES / REMASTERS, acho que são uma excelente ferramenta nos limbos entre grandes lançamentos, só acho que a coisa ta muito exagerada e o que deveria ser exceção está virando regra na indústria.
Uma estratégia bacana na minha humilde - e hoje em dia quase leiga - percepção é a da Capcom, que vem lançando e anunciando remakes do RE (alguns dos quais de excelente qualidade) nos últimos tempos e agora anuncia RE8, amarrando completamente o mercado à série. Aqui temos o remake como um "endosso à marca", genericamente falando, preparando o terreno pra um lançamento futuro mais robusto.

Por essas e por outras que não consigo ficar de mimimi com lançamentos AAA como por exemplo TLOU II, mesmo com muitos pontos negativos, pois acho uma mosca branca em uma nuvem de moscas remasterizadas.

Comentão.
 

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.328
Reações
29.968
Pontos
1.049
Muito pouco remake, tem muitos clássicos absolutos que infelizmente envelheceram mal. Merecem uma repaginada pra encarar de frente e com glória as novas gerações.

O que não precisamos é de lixos como RE3 Remake, precisamos de mais obras divinas como o remake de Wonder Boy.
 

Shakan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
955
Reações
1.254
Pontos
844
Acho que remaster, em especial do jeito a ms tá querendo fazer com os jogos lançados no series x pela retro, tá é válido, desde que não cobre full price. Agora, um remake bem feito, com o Mafia 1, pago com gosto! Eu sonho com um remake do Xenogears. SONHO
 


Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.839
Pontos
803
não, bons remakes e remaster são necessários, o ponto chave é que quando eles se tornam norma e não exceção aí que ta o problema e isso precisa ser repensado

sobre o alex kidd sem comentário mata de vergonha quem é seguista e jogou o primeiro
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.898
Reações
63.111
Pontos
1.253
Quando a criatividade acaba começam a fazer trocentos remakes, e o pior e que a maioria falha ainda por cima.

Remake pra mim tem que ser de jogo que era ruim, muito limitado, ou que envelheceu mal.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.191
Reações
32.530
Pontos
1.629
Só remaster é do mal. Remake de jogo bem velho tá valendo, Alex Kidd full price é justo.

Enviado de meu Redmi 7 usando o Tapatalk
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
Sim, e o pior é que batem palma
Rockstar descobriu essa mina e quem queria um GTA novo se fudeu

"herp derp remasterizar nao impede de criar novas IPs herp derp"
Acreditem nisso msm

Enviado de meu Galaxy S20 usando o Tapatalk
 

Dark Tomorrow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.113
Reações
3.282
Pontos
739
a falta de criatividade eh o câncer, e muitas vezes, o reflexo desse câncer, se reflete em remasters e remakes, q nao sao jogos ruins, necessariamente.
 

Math Dealer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.521
Reações
4.989
Pontos
819
Remakes são positivos, jogos clássicos que envelheceram mal reimaginados nos padrões atuais.
Agora remaster é uma foda, apesar de eu gostar quando não joguei o jogo no passado ou é um jogo que eu gosto muito e seria bom revisitar em alta res e framerate,, é certamente um problema atual avaliando imparcialmente.
 

Rel666

Bam-bam-bam
Mensagens
3.214
Reações
5.575
Pontos
339
Não querem remaster nem remake parem de pedir ou parem de ser viúvas choronas das suas franquias preferidas e joguem o que vier.
O problema não é refazer o jogo mas como refazer e o resultado final até o momento a maioria das repaginações de jogos antigos tem valido a pena e quem não ta satisfeito com o que foi feito simplesmente não jogue e fique com a versão original.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.737
Reações
22.514
Pontos
1.129
Há casos e casos.

No caso do Alex Kidd, o remake era a melhor opção. Quem faria o design de uma sequência?

A arte seria a mesma, já que quem manda é quem paga, e quem está pagando pelo remake também pagaria pela sequência...
 

Suja

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.450
Reações
5.969
Pontos
989
Nesse caso o problema está no público, que comemora esses anúncios e gasta dinheiro nesses lixos.

MK8 Deluxe é o jogo mais vendido do Switch. Ontem tinha muita gente falando que ia comprar um PS5 só para jogar Demon's Souls de novo. Não tem como a indústria ignorar essa prática com esse retorno.

E eu concordo que existem jogos que merecem ser rejogados, eu mesmo faço isso o tempo todo. Mas pra mim ainda é incompreensível ver o apoio a esse tipo de prática, enquanto se minimiza iniciativas como retrocompatibilidade e suporte contínuo.

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Compra quem quer, nada como um bom remake de um clássico ou um remaster de um jogo que você não jogou.

Remake de jogos é bem diferente de filmes, um filme de 30 anos atrás você assiste de boa, mas tem jogos que simplesmente ficam complicados da pessoa encarar. Tem muito jogo de PS1 que o gráfico é absurdamente ruim ou a jogabilidade já datou.

Dependendo do jogo o remake tem que ter coragem de mudar as coisa tmb, não é só questão de melhorar o gráfico em muitos casos.

Remakes são positivos, jogos clássicos que envelheceram mal reimaginados nos padrões atuais.
Agora remaster é uma foda, apesar de eu gostar quando não joguei o jogo no passado ou é um jogo que eu gosto muito e seria bom revisitar em alta res e framerate,, é certamente um problema atual avaliando imparcialmente.
Exemplo, joguei TLoU no PS3, em que o remaster para PS4 me prejudicou? Só não comprei, eventualmente me deram ele e agora posso rejogar o jogo de forma melhor antes da sequencia.

Remaster de Dark Souls, não comprei quando saiu, um dia vi na loja por 50 reais e peguei, posso rejogar agora um dos meus jogos favoritos em qualidade melhor.
 

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.911
Reações
28.720
Pontos
803
Essas reclamações sobre remakes e remaster na indústria são muito exageradas.

Se não fossem por eles, essa gen teria sido muito pior.
 

Havokdan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.522
Reações
10.094
Pontos
764
Penso que se pararem de comprar esses jogos, naturalmente eles deixaram de fazer eles.
 

Wyvern_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.946
Reações
7.023
Pontos
1.234
Em alguns casos sim, em outros não.

Veja Age of Empires por exemplo. Foram as edições HD e depois a remasterização que deram o impulso final para termos um Age of Empires 4.

Ou seja, é uma forma de apresentar antigas franquias para novos jogadores que muitas vezes possuem um certo preconceito de jogar algo visivelmente ou mecanicamente datado, além de fazer uma prospecção do interesse na franquia.

Em outros casos e puro cash grab.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.266
Pontos
2.009
Nesse caso o problema está no público, que comemora esses anúncios e gasta dinheiro nesses lixos.

MK8 Deluxe é o jogo mais vendido do Switch. Ontem tinha muita gente falando que ia comprar um PS5 só para jogar Demon's Souls de novo. Não tem como a indústria ignorar essa prática com esse retorno.

E eu concordo que existem jogos que merecem ser rejogados, eu mesmo faço isso o tempo todo. Mas pra mim ainda é incompreensível ver o apoio a esse tipo de prática, enquanto se minimiza iniciativas como retrocompatibilidade e suporte contínuo.

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk
MK8 é um excelente exemplo, talvez o melhor pra ilustrar o que quero dizer no tópico.

É nojento e incompreensível uma marmita requentada de 6 anos atrás ser o game mais vendido de uma plataforma que vem vendendo tão bem. E ainda por cima preço full... Isso que eu digo sobre deixar a indústria numa zona de conforto, enquanto o mercado continuar canonizando games requentados (por mais épicos que eles possam ser), menos continuações das franquias mais renomadas teremos.
Ainda falando de MK8, eu me neguei a comprei um game que joguei tanto há 6 anos. Agora se tivéssemos um MK9 eu certamente compraria.

Essas reclamações sobre remakes e remaster na indústria são muito exageradas.

Se não fossem por eles, essa gen teria sido muito pior.
Será que teria sido pior?
Não poderia ter sido muito melhor?

Foi numa dessas que passamos a geração inteira batida sem um novo GTA, por exemplo.
Ou então o FF com melhor recepção ter sido um remake de um game de 23 anos atrás e o anúncio do retorno de uma franquia como AK ser um mero remaster.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.266
Pontos
2.009

Looz

Bam-bam-bam
Mensagens
2.340
Reações
3.780
Pontos
453
Tem muito jogo excelente na geladeira... esquecido. Com potencial gigante. Eu apoio um bom remake. Não estou dizendo para vivermos só de nostalgia, de quando jogávamos Atari, Snes, Mega Drive e etc. É sempre bom ver novos jogos, novas ideias. Só que tem muito diamante guardado, que merece outra chance.
 
Topo Fundo