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Review - Castle of Illusion Remake (the bomb has been planted)

NÃOMEQUESTIONE

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Pode soar também como crítica de um saudosista rabugento do velho Master System, mas não curtia esse Mickey rebolador.
Prefiro muito mais a sutileza do camundongo no jogo 8 bits.



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:kkong



Zoeira à parte (preferia o 8bits mesmo, mas ficaria estranho no remake), queria que o modelo 3D tivesse a qualidade e a animação do "A Casa do Mickey Mouse".
Tá lá pronto, padrão Disney com carisma e características oficiais do personagem.


casaMickey2.jpg


Caramba não me lembrava que o visual do Sprite do Master era tão melhor assim, e olha que cresci jogando essa versão soa destemido. Na boa joguei tanto essa versão que acho ela bem mais fácil que a do Mega, sabia tudo de có e salteado.
 
Ultima Edição:

Stranger_Eddie

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Ainda bem que peguei este jogo numa promoção da Playstore por menos de 2 Reais :kbeca

Eu só vi o começo... Deixei pra jogar outra hora.
 

edineilopes

Retrogamer
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Caramba não me lembrava que o visual do Sprite do Master era tão melhor assim, e olha que cresci jogando essa versão soa destemido. Na boa joguei tanto essa versão que acho ela bem mais fácil que a do Mega, sabia tudo de có e salteado.
Se tem um projeto que me deixaria animado é tentar fazer uma versão HD das sprites do Master. Mas nunca me entendi com aquele emulador que permite isso. Acho que só o @Macbee aprendeu a mexer naquilo.
:kkk
 

sux

soteropolitano
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Penso que videogames são uma das únicas formas de arte (na falta de palavra melhor) em que remakes são bem-vindos. Um jogo será sempre reflexo direto da tecnologia da época em que foi lançado. A limitação de hardware é quase uma co-autora de cada videogame.

Quem cria/recria jogos hoje tem acesso a uma infinidade de recursos impossíveis há poucos anos - só isso, ao meu ver, já justifica revisitar um título antigo. É um cenário muito diferente do existente em outras formas de criação. O cara que escrever um livro hoje vai partir do mesmo ponto em que o Shakespeare partiu há séculos: uma folha em branco.

Super Mario Bros. 3, pra citar um exemplo aleatório, era daquele jeito 50% por talento de quem o fez e 50% porque não dava pra ser melhor. Tanto que quando a Nintendo relançou esse jogo anos depois, fez questão de melhorar o que era restrição técnica, mas deixou jogabilidade e design das fases intactos.
Mas como você disse. Os jogos são reflexo do seu tempo.
Mesmo que melhorado, um remake jamais teve o mesmo impacto do jogo original.
Apoio muito mais uma nova entrada na série retomando o estilo clássico que um suposto remake que só serve pra passar vergonha.
 

Macbee

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Se tem um projeto que me deixaria animado é tentar fazer uma versão HD das sprites do Master. Mas nunca me entendi com aquele emulador que permite isso. Acho que só o @Macbee aprendeu a mexer naquilo.
:kkk
Na verdade não aprendi - eu insistia em refazer o projeto mesmo após um erro atrás do outro.
No fim das contas o Alex Kidd HD virou uma tela preta injogável (mas com som). Depois disso acabei desistindo.
 

edineilopes

Retrogamer
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Na verdade não aprendi - eu insistia em refazer o projeto mesmo após um erro atrás do outro.
No fim das contas o Alex Kidd HD virou uma tela preta injogável (mas com som). Depois disso acabei desistindo.
Coisa triste. Seria muito legal se o cara aprimorasse o aplicativo. A ideia foi excelente, poderia inspirar vários projetos legais da comunidade se o recurso funcionasse direito.

Aquele seu Alex Kidd estava ficando muito top. Até tentaria dizer que valia a pena insistir, mas imagino a raiva que deve ter passado.
 


Macbee

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Coisa triste. Seria muito legal se o cara aprimorasse o aplicativo. A ideia foi excelente, poderia inspirar vários projetos legais da comunidade se o recurso funcionasse direito.
Até funcionava. Tem um emulador parecido pra NES, que já tem várias versões e não faz uma fração do que esse HiSMS conseguiu logo no início.
Esse projeto foi muito ridicularizado nos fóruns quando lançado, então acho que o cara desistiu por isso.

Aquele seu Alex Kidd estava ficando muito top. Até tentaria dizer que valia a pena insistir, mas imagino a raiva que deve ter passado.
Obrigado! Acho que não vale a pena insistir, até porque não pretendia lançar o hack mesmo. Mas, como ninguém tinha feito hack com o HiSMS até o Alex Kidd, pelo menos serviu pra mostrar que a ferramenta tem potencial.

Mas como você disse. Os jogos são reflexo do seu tempo.
Eu disse que eles refletem a tecnologia disponível na época. Bem diferente disso de serem reflexo de seu tempo.
São pouquíssimos os jogos que retratam bem a época em que foram lançados (é o primeiro Doom e mais uns poucos que deve dar pra contar nos dedos de uma mão).

Mesmo que melhorado, um remake jamais teve o mesmo impacto do jogo original.
Acho que é por isso que os remakes existem em pequena quantidade. Se fossem mais lucrativos, teríamos uma overdose deles.
Estou até hoje esperando pelo Chip N' Dale HD que a Capcom queria fazer antes do novo DuckTales vender mal.
E não é verdade isso de um remake jamais ter tido o impacto do original. É caso raro, verdade, mas de cabeça eu lembro imediatamente do Leisure Suit Larry (remake de Softporn Adventure), que é infinitamente mais conhecido que a primeira versão.

Apoio muito mais uma nova entrada na série retomando o estilo clássico que um suposto remake que só serve pra passar vergonha.
Aí é sua opinião, você tem todo o direito de pensar como quiser.
Eu já acho que toda empresa podia, a cada 10 ou 15 anos, lançar releituras/atualizações de seus títulos principais.
 

Crude Dude

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Eu gostei do jogo, daria um 8. A única coisa que me incomodou foi a dificuldade (ou ausência dela), mas como o Ednei citou, pode ser pelas facilidades de salvar e tal. Faltaram mais atrativos pra tentar uma segunda jogada.

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
 

edineilopes

Retrogamer
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Até funcionava. Tem um emulador parecido pra NES, que já tem várias versões e não faz uma fração do que esse HiSMS conseguiu logo no início.
Esse projeto foi muito ridicularizado nos fóruns quando lançado, então acho que o cara desistiu por isso.
Ridicularizado? Dessa eu não sabia. Putz. Como pode isso, um trabalho "voluntário" e como você disse, desde o início mostrando grande potencial? Merecia muitos aplausos e paciência para os ajustes que viriam em próximas versões.

Lamentável que na internet ganhe espaço gente arrogante que, por vezes nem tendo conhecimento adequado ou capacidade para fazer algo útil, se sente com propriedade para detonar o esforço das outras pessoas.

Que pena se desistiu.
 
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Macbee

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Não está confirmado, mas tudo indica que Castle of Illusion vai sumir (das lojas de todos os sistemas) no dia 2 de setembro.
A hora de comprar é agora!
 

Soldado!

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Curti bastante pelo fator nostalgia e por jogar com meus filhos. Valeu a pena!

Sent from mTalk
 

Spielvan

Bam-bam-bam
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OBS : não terminei o jogo original,portanto não posso nem vou comparar.

Muitos jogos antigos merecem remakes ou remasterizações.
É o caso de Castle of Illusion,jogo clássico do Mega Drive,que apesar de ter envelhecido bem,merecia um remake,já que seria interessante abordar aquele conceito de uma maneira mais evoluída e moderna.

Com isso em mente,a Disney,em parceria com a Sega (que fez o jogo com o estúdio Australia e também o divulgou),lançou um Remake,que prometia não só fazer uma homenagem ao clássico,mas também estender a mecânica com novos conceitos.

Qual foi o resultado?
Veremos agora.

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Castle of Illusion começa com uma introdução simples e direta (uma curta animação em 2D) : Minnie foi raptada por Mizrabel,e assim Mickey decide resgatá-la.

Logo de início,percebemos que agora o jogo tem um narrador,não só nas cenas,mas também no meio do jogo.

Ao contrário do jogo original,o jogo começa nos apresentando um castelo,onde podemos acessar as fases,ao estilo de Super Mario 64.
No entanto,a sensação inicial que o lugar passa é meramente ilusória,pois não há exploração e nem nada de interesse no mesmo,é apenas um lugar para se acessar as fases,com algumas gemas colecionáveis.

Como se não bastasse,esta sensação continua ao ir para as fases.
Castle_of_Illusion-2.jpg

O Remake tenta nos impressionar fazendo uma mistura de 2D com 3D nas fases,tanto na mecânica (em algumas partes em que você passa pelo background da fase,ou quando o jogo passa a te dar a liberdade de completar o personagem num ambiente 3D) quanto na parte visual (intercalando o foreground e o background da fase).
No entanto,apenas a parte estética funciona.

As fases não apresentam um fator de interação com o cenário.A mistura não faz diferença alguma na jogabilidade,a interação com o cenário é inexistente e a exploração é simplória.

Aliás,explicando a exploração,ela aqui tem uma execução muito porca,em que o design das fases não o faz querer ser explorado,nem traz algum desafio ao jogador.
Isto acontece porque,além dos colecionáveis não serem recompensadores,o design não tem um indicador (mais evidente) para que o jogador consiga ter uma ideia de onde estão os setores que podem ser explorados,e o que pode ser explorado.

2013-09-10_00014-600x337.jpg

As seções em 3D,apesar de serem poucas,são desnecessárias e esquecíveis.
Uma tentativa de adicionar uma parcela extra à jogabilidade,mas que não traz nada de interessante à ela.
Ficou claro que isso poderia ser muito melhor utilizado caso adicionassem um puzzle que faz uso do 3D,ou algum tipo de mudança no gameplay.
Infelizmente nada disso acontece.

A dificuldade do jogo também é muito mal construída,pois é exageradamente fácil e não dá senso de progresso ao jogador (em que ele vai melhorando suas habilidades ao longo do jogo).
Os inimigos pecam ao não oferecer nenhum tipo de relevância no gameplay,porque eles não possuem um contexto dentro do level design (dá pra dizer que estão ali só por estarem mesmo,sem nenhum propósito).Já os outros obstáculos são tão ridículos que chegam a ser inúteis,visto que também não oferecem nenhum tipo de desafio ou possibilidades.
Sem falar que os continues são infinitos,e à cada plataforma que você pula o jogo tem um checkpoint (aliás,ele nem mostra quando vai ter um checkpoint ou não).
maxresdefault.jpg

Os bosses levam ao máximo essa ideia de dificuldade implementada no jogo,e acabam sendo ridiculamente fáceis e previsíveis.
Com exceção do chefe final (que aliás tem um erro bizarro na câmera,no seu último ataque),todos os chefes não se impõem sobre o jogador,e a estratégia para vencê-los é muito parecida.

Agora,mais vergonhoso ainda é a física.
Ou melhor,nem parece que há uma física.
Ela é muito bugada (o sistema de colisão muitas vezes não funciona,com o Mickey não sendo detectado em alguns pontos,principalmente nos Bosses) e apresenta um controle muito ruim com o Mickey,que não tem um peso definido,e não se encaixa dentro do jogo.
Ter uma física ruim em um jogo de plataforma é fatal.

Visualmente falando,o jogo é bonito e muito colorido.
Nessa fase abaixo,fiquei até um pouco impressionado com a direção de arte:

No entanto,embora seja bonito,a parte técnica fica devendo.
As texturas são de qualidade questionável,e os cenários tem uma modelagem muito fraca.
Fora isto,o visual poderia ser mais apelativo,colocando talvez uma iluminação mais irrealista ou adicionando outros elementos no cenário.
Mas pra um jogo pequeno,não ficou ruim.

O mesmo já não se pode dizer da trilha sonora,que é extremamente sem graça.
A música tema é chatíssima e as melodias encontradas nas músicas das fases não conseguem criar uma atmosfera de fantasia.
Elas soam muito simples e os sons utilizados são muito baixos - isso bate muito com o que eu venho falando sobre trilha sonora nos jogos atuais.
Eu sinceramente fiquei muito decepcionado com isso,apenas uma música no jogo conseguiu me deixar imerso.

Além de tudo que já foi dito aqui,dá pra dizer que o jogo é bem curto.
Ele tenta suprir com algumas roupas personalizadas para o Mickey,mas elas não tem importância nenhuma para o gameplay.

Pontos fortes:
  • Visual bonito e colorido
  • Mistura do 2D com 3D bem implementada no visual
  • Cutscenes interessantes
Pontos fracos:
  • Curto
  • Esquema de fases mal explorado
  • Mistura do 2D com 3D mal inserida no gameplay
  • Level design sem inspiração
  • Física falha
  • Bosses esquecíveis
  • Fácil DEMAIS
  • Trilha sonora pequena
Conclusão :
Castle of Illusion é uma amostra de como NÃO fazer um remake.
As ideias podem ter sido muito boas,mas a execução foi muito fraca.

Um dos piores Remakes que já joguei...se não for O pior.

NOTA 4/10

CastleOfIlussionE3screen2.jpg


OBS1: muitos desconsideraram as notas dos críticos.Bom,eu desconsiderei,comprei,e fiquei amargamente decepcionado.
Pensei que o jogo seria ao menos legalzinho.

OBS2:
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Mano a tua review ficou impecável parabéns, eu ia comprar este jogo para ps3 , pois joguei muito ele no meu primeiro mega drive, e na versão do mega tinha um castelo também para escolha de fase conforme tu ia avançando uma porta nova do castelo ia sendo destrancada para poder avançar, acabei optando por pegar na psn o Dungeons & Dragons: Chronicles of Mystara no lugar dele, pelo visto fiz um bom negócio.
 

Dark Texugo

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Ah eh,tem isso também.
No último chefão foi chatinho ter que ficar assistindo a cutscene toda vez que morria.

Eu tive muitos problemas com o touch,no último chefão principalmente,mas nem coloquei aqui na análise porque é exclusividade da versão de mobile.

Aliás,vou colocar essa observação depois.
Valeu.

Não sei se eu conseguiria aplicar aquilo que eu falo num jogo...mas algum dia eu quero fazer um...caso eu comece um projeto,eu aviso aqui na Retro.



Eu até entendo quem olha na Steam,mas eu não aconselho pelos motivos que citei.

Prefiro Metacritic (mas já dizendo que também não é perfeito,tem muita análise mal escrita ou mal selecionada).

Mas acabo usando os 2,às vezes.

O mais adequado no caso seria o cara baixar no Navio e testar no PC,já que o jogo é leve pra baixar e rodar.

Eu sempre faço isso pra ver se um jogo vale à pena...eu diria que é tipo uma demonstração.


Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk

Esse lance de ter que ver a cena toda vez que morre, é uma das maiores sacanagens que se tem em alguns jogos.

O orçamento talvez não permitisse uma superprodução, faltou um pouco de polimento em alguns trechos, mas notei um esforço em fazer um remake honesto. Não restringiria a parte legal à biblioteca e brinquedos. Exemplos de outros trechos que acho que ficaram legais. Bela arte.
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Belas imagens.
Pelo menos parece bonito.

O ratinho ai não tem dado muito sorte ultimamente quando o assunto é a jogabilidade em si.
Tenho até vontade de pegar algum Epic Mickey pra jogar com a minha pequena, por causa do coop, mas dizem que o controle de câmera é bem ruim, o que geralmente atrapalha bastante, ainda mais em jogos que requerem certa precisão nos saltos.
O que é uma pena, pois os jogos tem uma arte bem legal.
 

ELTORO

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Mano a tua review ficou impecável parabéns, eu ia comprar este jogo para ps3 , pois joguei muito ele no meu primeiro mega drive, e na versão do mega tinha um castelo também para escolha de fase conforme tu ia avançando uma porta nova do castelo ia sendo destrancada para poder avançar, acabei optando por pegar na psn o Dungeons & Dragons: Chronicles of Mystara no lugar dele, pelo visto fiz um bom negócio.
Valeu.
Mas pode ser que goste,já que jogava e gostava do original.
 

edineilopes

Retrogamer
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Belas imagens.
Pelo menos parece bonito.

O ratinho ai não tem dado muito sorte ultimamente quando o assunto é a jogabilidade em si.
Tenho até vontade de pegar algum Epic Mickey pra jogar com a minha pequena, por causa do coop, mas dizem que o controle de câmera é bem ruim, o que geralmente atrapalha bastante, ainda mais em jogos que requerem certa precisão nos saltos.
O que é uma pena, pois os jogos tem uma arte bem legal.
Foi um remake despretencioso, longe de ser à altura do grande clássico que foi Castle Of Illusion. Mas ainda assim, um bom game que vale a pena jogar e relembrar, com momentos bonitos até. É mais longo e mais difícil que o original (o remake vira uma baba de fácil por causa das vidas infinitas, não fossem elas teria um desafio razoável.).

Epic Mickey, não gostei. Tenho o 1 no Wii. O 2 no PC. Nem a arte me agradou, achei o jogo feio e pouco inspirado. Não recomendo. Ao menos o 2 é menos feio que o primeiro, o que não era muito difícil.
 
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