kkkk, diria que é muito bom, mas melhor que ser rico é viver como rico! o que recentemente está sendo dificil de fazer rsrsrsrsrs
Pior que nem sei muito o que dizer, tem suas dificuldades como todo mundo, mas já que tenho a visão de chefe, baseando no que já vivi + experiência dos meus pais tem algumas coisas que acho que posso ajudar...
Para quem é funcionário,
- Trabalhe duro, faça tudo o que te pedirem e faça bem feito.
Vcs talvez não tenha noção da frustração que é contratar uma pessoa, para depois de 6 meses no trabalho ela começar a fazer tudo nas coxas, entregar projeto atrasado, aí vc tem que demitir, pagar não sei quantos em direitos e (até um tempo atrás, agora já diminui muito) o cara ainda te botar na justiça pedindo mais uns R$100k.
- Estude, nunca deixe de aprender.
Sempre esteja aprendendo algum coisa, cursos e etc, nunca é pouco e você sempre vai melhorar sua visão de mundo e te abrir imensas possibilidades de crescimento tanto dentro quanto fora da empresa. (ou até decidir em empreender sozinho e etc).
- Corra atrás de fazer as coisas.
Sempre que puder corra atrás de serviço para fazer ou alguma maneira de simplificar as coisas, tivemos uma nova contratada no RH aqui na empresa e meu pai quase teve um treco quando ela falou para ele que "tinha gente demais"; Quase todo mundo na empresa só fala que tem serviço demais e que tem que contratar mais gente, mas quando vc olha de verdade está tudo meio parado e é empurrado com a barriga até o último segundo.
Para quem quer empreender/é empresário
- Faça cursos como o Empretec/MBM e etc.
são cursos fantásticos que te abrem os olhos para um outro mundo e o melhor, te dá amigos e contatos para a vida, uma das coisas que empresários mais sofrem é a solidão que a "empresa" te trás, quase ninguém te endende pq quase ninguém sofre as mesmas dores que você.
Para um funcionário geralmente a única coisa que ele se importa é receber o dele e trabalhar o mínimo possível, para um empresário ele tem que se importar em pagar todas as contas todos os meses, tenho colegas que tem mais de 800 funcionários, isso é ter que faturar no mínimo R$1,000,000.00 todo mês, só para poder se manter, sem ganhar 1 tustão de lucro.
Quase ninguém tem a noção do que é isso e você acaba se sentido sozinho, conseguir amigos empresários é essencial e te ajuda a superar essas dificuldades.
- Você vai trabalhar feito um condenado por muitos anos
Outra coisa, muitas vezes o "patrão" chega na empresa ao meio dia, faz uma coisa ou outra e vai embora, mas ninguém sabe que ele estava desde as 6 da manhã acordado visitando cliente, resolvendo mil pepinos e etc etc etc.
Meu pai mesmo ficou quase 10 anos sem tirar férias quando ele abriu a empresa, trabalhava de domingo a domingo para conseguir fazer o negócio rodar, só depois de muito tempo que ele conseguiu desacelerar e "aproveitar" os frutos do trabalho dele (isso aprendemos com o curso MBM).
E essa é para quem já tem negócios
- Padronização é tudo
Quanto mais padronizado for os seus processos, menor vai ser o seu custo e vai tudo rodar de maneira mais fluida, vc nunca pode ficar na mão de 1 funcionário que saiba fazer o processo, tem que ser padronizado e permitir que vc contrate um cara novo e em 1 semana ele já saiba fazer perfeitamente.
- Nenhuma empresa é perfeita
Se vc conversar com qualquer empresário, a maioria não tem nem idéia de como é que tudo funciona, geralmente é uma bagunça tão grande que se mexer desaba tudo kkkk, mas é importantíssimo conseguir organizar isso.
É o que separa uma empresa normal de uma "profissional" de verdade e o que garante a sobrevivência da empresa quando o dono original sai.
Acho que é isso, não estou falando que funcionários são ruins e chefes são perfeitos, como muitas coisas varia demais, existem funcionários nossos que são anjos e já tivemos gerentes horríveis.
Mas pelo menos da minha perspectiva esses são nossos maiores problemas.
se alguém tiver alguma pergunta só falar rsrsrsrs