O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


SERÁ QUE JÁ É HORA DE NOSSOS RETROCONSOLES DESCANSAREM?

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.294
Reações
2.458
Pontos
453
Isso é doença. Respeito demais quem coleciona porque gosta, as vezes nem joga, só coleciona, mas tem humildade. Agora uns zé bunda desses, merecem desprezo. Qualquer dia que eu não tiver nada pra fazer, vou pedir pra entrar em um grupo desses, e mandar a foto de um emulador com tela esticada, falando que é "meu setup", só pra ver a reação desse bando de vacilão.
Já se prepara porque a discórdia vai ser grande :klol
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.479
Pontos
1.064
JUASRE5.png


"TOPPER DEMAIS"

:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk
 

Nocturnus1984

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.204
Reações
2.092
Pontos
974
Se for colecionar hj em dia, sem condições rapaziada, principalmente qualquer coisa da Nintendo, qualquer coisa da Nintendo é uma facada, viver de original não tem como, eu vejo duas soluções, ou emular, ou os everdrives da
vida, e tem que ser um everdrive chinês, pq os "originais" são o olho da cara!
 


Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.479
Pontos
1.064
Se for colecionar hj em dia, sem condições rapaziada, principalmente qualquer coisa da Nintendo, qualquer coisa da Nintendo é uma facada, viver de original não tem como, eu vejo duas soluções, ou emular, ou os everdrives da
vida, e tem que ser um everdrive chinês, pq os "originais" são o olho da cara!

Minha coleção é só consoles e everdrives, 50% dos consoles que tenho é desde infância/adolescência. Os 50% que comprei de uns 10 anos pra cá só quis pra nostalgia mesmo e jogar algumas pérolas que deixei passar. Vendi muitos cartuchos (na época que não estava inflacionada) pra ter everdrives. Melhor ter 1 cartucho que rode jogo de 2 mil do que ter somente 20 cartuchos originais.

Jaguar e outros consoles toscos pra dizer que é colecionador? Deus me livre.

Por sorte manjo um pouco de eletrônica e qualquer perrengue que der eu consigo ajeitar alguma coisa, felizmente nenhum console meu deu problema, se der dá um jeito de se resolver aqui.
 

pc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
732
Reações
907
Pontos
1.034
Ano passado dois Game Gears "descansaram"..
Consegui recuperar o DreamCast..
Apesar de ter TV de tubo, tenho jogado muito mais o Wii usando vídeo componente em uma LED antiga que tenho... Ficou filé e muito prático jogar Mega, Snes, Nes e PcEngine( portanto, esses consoles estão guardados, difícil desfazer pelo apelo emocional).
Mantenho o Saturn com o DreamCast ao lado do Wii, mas os ligo no tubão... Essas com unidade óptica, principalmente o Saturn que é difícil emular ainda, se precisar apelo pro Fenrir
Aguardo ainda o orçamento de um Xbox Clássico que deu pau... E assim vamos tocando o quanto for possível...
Já digo há anos aqui na pasta que quero me divertir, então não vou ficar escravo de condições que atrapalhem o que é o mais importante que é o prazer de jogar nas horas que é possível.
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.328
Reações
45.863
Pontos
803
Tenho uma coleção bem modesta aqui com Ps2, Wii's e outros games, mas concordo com tudo que foi colocado aqui.

Eu sou filho da emulação e sempre que eu posso emular alguma coisa em algum video game eu o faço, até porque com os preços que são praticados hoje em dia nesses jogos retrô eu vejo que será cada vez mais viável se manter assim.

Fora que com o tanto de videogames que temos e opções como o XboxS e o PS5 rodando games da geração anterior fica cada vez mais difícil darmos atenção aos consoles mais antigos.

Hoje eu penso em adquirir alguns consoles como Dreamcast, Mega Drive e PSP, mas na boa acho que vou parar por aí porque esses consoles estão cada vez mais caros e todos eles consigo rodar em celular intermediário como o Moto G8 Power que eu tenho.

Eu acho que todos deveriam fazer o mesmo, investir em Notebooks ou PC para emuladores e adquirir os consoles que vão vir posteriormente, e é justamente o que eu penso em fazer no futuro.
 

Leira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.297
Reações
2.503
Pontos
999
Eu curtia jogar nos consoles, mas realmente eles demandam tempo e dinheiro para manutenção.

Meu Mega Drive era bem guerreiro e era o único que não dava problema.
Já o meu Atari 2600 passou por vários problemas. Era um custo para os jogos funcionarem e os joysticks também davam problema no direcional. Porém, o Master System foi o que mais levei na assistência técnica, tanto o console quanto os joysticks. Meu Sega Saturn dava erro de leitura também de vez em quando. O Game Gear até que não dava muito problema, mas tinha aquela questão da bateria não durar, que já era uma situação vinda de fábrica.

Depois que descobri o mundo da emulação, procurei me adaptar e hoje em dia até prefiro jogar com emuladores mesmo, considerando a praticidade e funcionalidades. Tenho um retroportátil que levo para qualquer lugar e roda desde Atari até PSP.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.267
Reações
15.544
Pontos
1.524
Passou da hora!

quem JOGA, tem melhores opções EMULANDO.
Sim, ou alguem consegue jogar "nativamente" snes em HD? o core bsnesHD consegue essa proeza sem distorcer, sem lags

Se o foco é jogar, não há pq insistir em retroconsoles
@Cosmão discorda, mas ele que continue colecionando cartuchos com caixa original, berço e serial batendo

:coolface

Aqui é serial batendo, crocância de pixels na tela, sem stretch, sem save states, caixinha posando pra foto no melhor ângulo, foto grudada na tela pra mostrar pixels, tudo como manda a cartilha dos colecionadores retardados.
 

Leira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.297
Reações
2.503
Pontos
999
Aqui é serial batendo, crocância de pixels na tela, sem stretch, sem save states, caixinha posando pra foto no melhor ângulo, foto grudada na tela pra mostrar pixels, tudo como manda a cartilha dos colecionadores retardados.
Save state passou a fazer parte da minha jogatina.
Quando lembro que no passado zerei The Revenge of Shinobi e peguei A+ no Bart's Nightmare sem save state, quase não acredito que era eu jogando.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.479
Pontos
1.064
PC Engine, Mega, NES, Master, Neo-Geo, consoles de 8 a 16 bits, a melhor experiência retrogamer com CRT de um console só é no Wii, put* console foda.

Se eu não tivesse meu Meguinha, NES e PCE, apelaria só pro Wii mesmo, emulação foda.

A única coisa que acho legal do console físico separado é de por a mão nele e ter a sensação de uso daquele tempo, mas se eu não tivesse apelaria pra um Wii somente (que aliás é um dos console que tenho). Se eu comprasse ele antes do PC Engine (quando comprei em 2016), nem esse console eu teria. Um Wii supre as necessidades de experiência de 8 a 16 bits em termos de console (sem ser emulação via PC).

Quem está querendo vender seus consoles, só não venda ele, é um 10 em 1 super foda.

Se eu passasse aperto, muito aperto mesmo, o único console que não venderia era o Wii e o Saturn, porque o Saturn já sabem né, put* console que tem uma emulação complicada, aliás, até quem programava nele passava por isso.
 
Ultima Edição:

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Não sou fã de emuladores (nada contra também quem gosta, cadum cadum), então não investiria nisso. Mas minha questão mesmo é o espaço. Ter 2 TVs (uma atual e outra pra retrô), 2 hacks, e tenho muito jogo e tenho que guardar um pouco ali e outro pouco acolá. Enfim. Não penso em me desfazer de nada, mas acho que se voltasse no tempo, teria deixado de comprar muita coisa e focado muito no básico e necessário.
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
Eu parei de colecionar retrô propriamente dito por causa do custo e da manutenção que é complicada, ainda mais pra mim que moro em cidade pequena. Aí vc pensa, "se der problema em alguma peça é só comprar no Aliexpress e mandar trocar"... Não, as peças do Ali normalmente são de baixíssima qualidade, acabei perdendo um DS Lite porque a tela origianal estragou e a tela que peguei no Ali só durou duas semanas.

Sem falar que vc melindroso pra jogar, eu pelo menos tomava um cuidado ferrado pra usar meus video games, já que a maioria foi cara e eu queria conservar. Hoje de "retro",eu tenho um Snes mini, um Mega Mini da retroflag e um RG351P. Eu sei que é emulação, mas se der B.O não me importo muito.

Tenho um Vita e um 2DS, mas aí não se pode ser considerado retro. Também tenho um Wii guardado na caixa, espero poder dar pro meu filho de presente daqui uns 6 anos, tomara que não estrague até lá.
Cara, essa parte do melindroso é muito verdade...morro de medo de zoar meu controles. Já errei muitos DMs nos jogos da SNK por causa disso. :klol
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
Eu parei de colecionar retrô propriamente dito por causa do custo e da manutenção que é complicada, ainda mais pra mim que moro em cidade pequena. Aí vc pensa, "se der problema em alguma peça é só comprar no Aliexpress e mandar trocar"... Não, as peças do Ali normalmente são de baixíssima qualidade, acabei perdendo um DS Lite porque a tela origianal estragou e a tela que peguei no Ali só durou duas semanas.

Sem falar que vc melindroso pra jogar, eu pelo menos tomava um cuidado ferrado pra usar meus video games, já que a maioria foi cara e eu queria conservar. Hoje de "retro",eu tenho um Snes mini, um Mega Mini da retroflag e um RG351P. Eu sei que é emulação, mas se der B.O não me importo muito.

Tenho um Vita e um 2DS, mas aí não se pode ser considerado retro. Também tenho um Wii guardado na caixa, espero poder dar pro meu filho de presente daqui uns 6 anos, tomara que não estrague até lá.
Cara, essa parte do melindroso é muito verdade...morro de medo de zoar meu controles. Já errei muitos DMs nos jogos da SNK por causa disso. :klol
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
Console que usa unidade óptica é inevitável não problema, um dia a unidade óptica vai morrer, por isso coloquei algum dispositivo que substitua a unidade óptica em todos os meus consoles, em nenhum deles uso cd. Saturn uso fenrir, Dreamcast uso dreamshell ou GDemu china, PS1 uso PSIO, Wii uso HD, PS3 slim também uso HD, PS2 Fat uso HD.
@Rubens01 é bem tranquilo passar esse PSone para ntsc só trocar o cristal e resoldar um terminal do CI, o cristal do PSone é 14.318 MHz, há uns anos eu passei meu PSone para ntsc, e já fiz isso também com alguns PS1 fat PU-18, PU-8 e PU-20, já fiz em 2 N64 e em 1 Saturn VA0. No PS1 PU-18 e PU-8 só mais chatinho de fazer quando o cara arranca o cristal original, mas é difícil fazerem isso, mas no PSone é tranquilo. Teu snes eu acho que o cara não quis ter o trabalho de consertar e trocou a placa que é muito mais fácil e ele lucra mais, pois para ele o tempo que ele perderia procurando o defeito não compensava para ele.
Aqui eu jogo os consoles no av mesmo na tv de tubo, não tenho essa exigência de perfeição que o povo tem hoje de usar rgb, no PS2 e Wii uso vídeo componente. Agora na tv de LCD acho que algo que adicione scanlines já deixa a imagem razoável.
Meu problema com consoles antigos é ter que ficar montando e desmontando, pois não tenho como deixar tudo ligado, e também com consoles que amarelam com o tempo. Mas tento aos poucos me acostumar com emulador de vez em quando, mas eu gosto de jogar na tv de tubo esses consoles podendo ser tv de 14 ou 21 pol e no vídeo composto ou componente caso esteja disponível. Eu não vejo necessidade de algo acima do composto para mega, snes, ps1 e etc.

Edit.: eu ainda tenho os cds prensados de saturn e o world heroes de snes com lacres da 1000Games que você doou aqui no fórum :kcool
Pois é mano, mídia ótica é questão de tempo pro leitor dar problema...meu dream, wii e ps2 já estão no gdemu e hd externo, mas o psone que eu saiba só o modelo fat dá pra usar o PSIO e o meu é o slim...e os meus ps3 e 360 são super slim, que infelizmente não tem como desbloquear...ai já era.
Saturn tenho dois pra me dar uma segurança maior, mas gostaria muito de substituir o leitor de um deles por algum emulador de drive ótico...mas todos são muito caros e dificeis de achar (esse fenrir eu não conheço).
Eu imagino que seja mesmo bem fácil trocar o cristal do psone por um ntsc, mas sou noobão em solda e fico com medo de zoar a placa e não to numa vibe de gastar nisso....até pq tenho jogado só no duckstation (que inclusive foi o que me motivou a criar o tópico).
O que me leva pra parte final do seu comentario...tirar o console da caixa, montar...e depois de jogar ter que guardar tudo...sério, me cansa só de pensar.
Principalmente quando posso emular tudo com qualidade sem esforço.
Acho que pra mim é um caminho sem volta...provavelmente vou vender o que tenho esse ano, antes que a maresia corroa tudo por ficar parado.
Edit: Legal que vc ainda tem eles mano...pior que até esses itens estão valorizando, virando "piratinha de época" kkkkk. Se não me engano os cds vieram da extinta pinguim games...saudosos tempos.
 

pc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
732
Reações
907
Pontos
1.034
Pois é mano, mídia ótica é questão de tempo pro leitor dar problema...meu dream, wii e ps2 já estão no gdemu e hd externo, mas o psone que eu saiba só o modelo fat dá pra usar o PSIO e o meu é o slim...e os meus ps3 e 360 são super slim, que infelizmente não tem como desbloquear...ai já era.
Saturn tenho dois pra me dar uma segurança maior, mas gostaria muito de substituir o leitor de um deles por algum emulador de drive ótico...mas todos são muito caros e dificeis de achar (esse fenrir eu não conheço).
Eu imagino que seja mesmo bem fácil trocar o cristal do psone por um ntsc, mas sou noobão em solda e fico com medo de zoar a placa e não to numa vibe de gastar nisso....até pq tenho jogado só no duckstation (que inclusive foi o que me motivou a criar o tópico).
O que me leva pra parte final do seu comentario...tirar o console da caixa, montar...e depois de jogar ter que guardar tudo...sério, me cansa só de pensar.
Principalmente quando posso emular tudo com qualidade sem esforço.
Acho que pra mim é um caminho sem volta...provavelmente vou vender o que tenho esse ano, antes que a maresia corroa tudo por ficar parado.
Edit: Legal que vc ainda tem eles mano...pior que até esses itens estão valorizando, virando "piratinha de época" kkkkk. Se não me engano os cds vieram da extinta pinguim games...saudosos tempos.
Rapaz... Pinguim Games na Marcílio Dias(Santos)??
Aí a nostalgia vai lá no talo... Quantos sábados fui até lá e via aquelas prateleiras cheias de prensados.. que época
 
  • Curtir
Reações: *ka

NIETTO.U2

Veterano
Mensagens
298
Reações
255
Pontos
109
Yo!!

Eu parei faz muito anos atrás justamente por causa que o Odyssey estragou e na época ninguém consertava consoles retrós (diferente de hoje em dia).

Resolvi vendir tudo e hoje emulo tudo. Senti que tirei um peso das costas, pois não fico mais preocupado quando tal console irá morrer. Se o pc que emulo estragar uma peça, vou na "padaria" e compro outra. Simples assim.

Estou feliz com a emulação e não volto mais para os consoles.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.294
Reações
2.458
Pontos
453
Vi o pessoal falando de leitor cansado, eu tenho dois cubes, e um deles que inclusive comprei lacrado em 2007 apresentou problemas pra ler discos no fim de 2019 ou início de 2020, não me recordo bem agora.
Ele semepre rodou jogos originais, acabei desmontando e regulei o pod do leitor no "olhometro" e por enquanto ele voltou a funcionar, porém... Sei que os últimos dias dele estão chegando, infelizmente.
 

Juan de fenix

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.400
Reações
401
Pontos
533
Eu estou na mesma olha estou muito desanimado os valores das coisas retro estao complicados , estou seriamente e montar um pc com oboard boa para rodar em emuladores instalar aquele launcher box e por para inicar com ele pq estou cansado sao anos nessa historia

estou pensando em manter os de 128 bits para cima o resto emular tudo
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.518
Reações
2.764
Pontos
703
Se estiver pensando em vender, talvez seja melhor guardar os consoles, pois quanto mais conservados, melhor será o retorno. Se só quer jogar, pode ficar tranquilo por que os emuladores estão sempre por ai, e as vantagens dos mesmos foram mais uma vez reforçadas nesse tópico.
 

Mega Retro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.569
Reações
2.266
Pontos
703
Eu só tenho o MD pra jogar mesmo. Não faz o menor sentido pra mim tê-lo parado. Quando der B.O., vou tentar recuperar, se não der, paciência.
 

Super-EuF

Supra-sumo
Mensagens
529
Reações
445
Pontos
163
Meu ps2 as vezes lê jogo as vezes não. Dreamcast segue o mesmo caminho...
Já o Saturn encrespa por causa do cartucho de expansão
 

oscartilheiro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
561
Reações
441
Pontos
513
Bom falando de mim eu tenho os consoles que mais gosto e não coleciono jogos, só um que outro. Eu jogo nos emuladores não jogo nos meus consoles. E mantenho eles no meu quarto como decoração. Se eu tiver vontade de jogar em algum deles coloco na tv, simples assim. Não fico me preocupando se vai estragar ou não pq acima de tudo, gosto de tê-los perto de mim pra olhar e tocar
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Ainda dá pra contornar os problemas...mas uma hora não vai dar infelizmente...eu acho legal colecionar aquilo que tem valor sentimental pra pessoa, um console um jogo específico é algo que ainda dá pra fazer mesmo com preços malucos...agora sim uma hora vai tudo pro vinagre....
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.099
Reações
11.981
Pontos
754
Isso é doença. Respeito demais quem coleciona porque gosta, as vezes nem joga, só coleciona, mas tem humildade. Agora uns zé bunda desses, merecem desprezo. Qualquer dia que eu não tiver nada pra fazer, vou pedir pra entrar em um grupo desses, e mandar a foto de um emulador com tela esticada, falando que é "meu setup", só pra ver a reação desse bando de vacilão.
Infelizmente, eu concordo.
Teve uma época da minha vida em que eu comprava jogos e consoles igual maluco. Só pra ficar me escondendo atrás disso enquanto não conseguia resolver alguns problemas psicológicos meus e outras coisas. Quando me dei conta, tava gordão, depressivo com a saúde indo pro buraco e nem jogava nada do que comprava.
Eu tomei força e aos poucos fui me desfazendo de tudo e botando a vida / saúde nos eixos. Claro, não quero dizer que isso é culpa dos games, podia ter feito isso com música, cigarro, bebida, putas ou qualquer outra coisa.
 

oscartilheiro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
561
Reações
441
Pontos
513
Infelizmente, eu concordo.
Teve uma época da minha vida em que eu comprava jogos e consoles igual maluco. Só pra ficar me escondendo atrás disso enquanto não conseguia resolver alguns problemas psicológicos meus e outras coisas. Quando me dei conta, tava gordão, depressivo com a saúde indo pro buraco e nem jogava nada do que comprava.
Eu tomei força e aos poucos fui me desfazendo de tudo e botando a vida / saúde nos eixos. Claro, não quero dizer que isso é culpa dos games, podia ter feito isso com música, cigarro, bebida, putas ou qualquer outra coisa.
Triste cara que loucura mexeu com você
 

CarlosButler

Bam-bam-bam
Mensagens
375
Reações
910
Pontos
278
Infelizmente, eu concordo.
Teve uma época da minha vida em que eu comprava jogos e consoles igual maluco. Só pra ficar me escondendo atrás disso enquanto não conseguia resolver alguns problemas psicológicos meus e outras coisas. Quando me dei conta, tava gordão, depressivo com a saúde indo pro buraco e nem jogava nada do que comprava.
Eu tomei força e aos poucos fui me desfazendo de tudo e botando a vida / saúde nos eixos. Claro, não quero dizer que isso é culpa dos games, podia ter feito isso com música, cigarro, bebida, putas ou qualquer outra coisa.
Que bom que você melhorou de saúde!
Logo após que meu pai faleceu, eu não colecionava, mas me vi em uma situação que estava com um monte de consoles e jogos. Era um refúgio e eu não sabia. Estava me fazendo mal, eu não jogava neles, só em emuladores. Quem me salvou do limbo foi meu filho. Um belo dia olhei pra ele, vi o que estava fazendo e vendi quase tudo (não era muita coisa, mesmo assim, deu uma graninha boa). Esses meses que passou me vi querendo comprar algumas coisas, mas seria mais o que eu ia jogar realmente. O preço me assustou e decidi sossegar o rabo com emuladores mesmo hahaha
 
Topo Fundo