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Shadow of the Colossus (PlayStation 4) [disponível na PlayStation Plus de março/2020]

RareHero

Bam-bam-bam
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Eu vi que existe um local com umas nuvens no mapa e um número nele que vai aumentando a cada coisinha dourada que você pega.
Não está atrelado a nenhum troféu, então vem aquela expectativa/sonho dos fãs pelo Colossus 17; mas... Resta esperar alguém achar todas pra descobrir o que é.
Acho que não vai rolar Colossus inédito, tá com cara de ser algum bônus/extra inesperado, não sei se eles colocariam um novo colossus sem o completo aval e ajuda do Ueda.
 


Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
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Espero, sonho, que seja o castelo do ICO.
Imagina, você termina o SotC, encontra os segredos, e "destrava a continuação se que passa séculos após"...
 

Pipoca Verde

Bam-bam-bam
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Exatamente. O que nós com frequência descobrimos aqui na OS é que debater sobre videogames pode ser ainda mais interessante e "divertido" do que jogar o próprio jogo em si.

Mas não tanto porque é "mais prazeroso falar do que jogar" (não é), mas sim porque começar a jogar é que é o grande problema da "geração Nutella" (que, de uma certa forma, somos todos nós).

Não é simplesmente à toa que os famosos "jogadores de Youtube" se proliferam tão rapidamente, pois aqui, os outros literalmente "jogam por nós", e nos sentimos aliviados quase como se nós tivéssemos jogado efetivamente.
Falando sério,eu acho estranho esses jogadores de youtube hoje em dia.
Assistir um jogo do Real Madrid pela televisão é completamente diferente de assistir o jogo no Santiago Bernabeu:klolz
Jogar é completamente diferente de assistir um vídeo no youtube.
 

RareHero

Bam-bam-bam
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e...


Imo, apesar de terem abusado um pouco de cenas que entregam alguns spoilers, mandaram bem na trilha do trailer de lançamento, Prologue ainda considero como a melhor peça da OST, mas Revived Power pra mim vem logo em seguida como a síntese do que define por si só o termo "Épico", até mais do que Flight em Panzer Dragoon foi pra mim um dia, aquele momento onde aquilo sendo jogado se casa tão bem com o que estava sendo ouvido causando epifania.
 

andersonjpr

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Meldeulsdúcéu:eek::eek::eek:!

Alguém esta jogando essa belezura ao invés de ficar discutindo?

Sério, parem um pouquinho e vão lá jogar, o game ficou lindo, ainda tem opção de jogar com os controles clássicos da época.

Eu havia zerado na época do PS2 e não rejoguei no PS3, bem que poderiam refazer o ICO nesses moldes, seria fantástico.
 

Ivo Maropo

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Falando sério,eu acho estranho esses jogadores de youtube hoje em dia.
Assistir um jogo do Real Madrid pela televisão é completamente diferente de assistir o jogo no Santiago Bernabeu:klolz
Jogar é completamente diferente de assistir um vídeo no youtube.
Verdade. Mas eu me refiro mais ao alívio de uma "obrigação moral de se divertir", mesmo. É claro que ninguém pode sentir a emoção de jogar videogame apenas ao assistir o outro jogando - se bem que há algumas exceções esquisitas, como nas risadas enlatadas de séries como Friends, por exemplo.

Em séries desse tipo, as risadas gravadas do auditório nos aliviam o stress quase como se nós mesmos tivéssemos rido (e não por elas provocarem a nossa própria risada, como se costuma pensar - em média, pouco se ri efetivamente ao se assistir uma série do tipo).
 


Mim

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Meldeulsdúcéu:eek::eek::eek:!

Alguém esta jogando essa belezura ao invés de ficar discutindo?

Sério, parem um pouquinho e vão lá jogar, o game ficou lindo, ainda tem opção de jogar com os controles clássicos da época.

Eu havia zerado na época do PS2 e não rejoguei no PS3, bem que poderiam refazer o ICO nesses moldes, seria fantástico.
tamo discutindo pq a cópia não chegou aqui uai. Fazer o que lol

comprei o vanilla nacional e o special edition no ebay. Ta bom já?
 

MalleoBH

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Tenho que dar um jeito de arrumar esse jogo!!!


E ICO é um game tão pequeno que não demoraria tanto para fazer um remake reutilizando a base. Torço que venha, mas não tenho grandes esperanças.
 

king_hyperdyo

A RPG Gamer
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Joguei um pouquinho ontem, que jogo maravilhoso. Esse fim de semana de carnaval termino e faço os troféus.
 

Phantasy Star

Bam-bam-bam
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"Cássico" e "massa gamer" são termos que não têm relação direta. Out of this World é clássico, e não tem "apelo popular" praticamente nenhum. Clássico tem muito mais a ver com ser referência em seu segmento e sua capacidade de influenciar outras produções. E existe uma caralhada de conteúdo na Internet dissecando a influência de ICO no mercado - não vou ficar escrevendo tudo aqui.

Isso sem contar que, em trailers oficiais do remaster HD, ICO é considerado clássico (veja no Youtube):

Bem, que seja. É questão de opinião. Quando anunciarem oficialmente o game, saberemos.
 

Flavius Maximus

Bam-bam-bam
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Esse jogo cheira a menos de 100 reais em um mês.
Mesma coisa do The last Guardian que comprei por 99 zerei e troquei em um Doom, mas já vi por 49 reais estou pensando em pegar para deixar de coleção, o pessoal falou mal do the last guardian mas é aquele tipo de jogo que mesmo com seus pequenos defeitos ao final da jornada você é pego pelo sentimento pelos personagens igual ao Shadow of the colossus.
 

gamermaniacow

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Joguei ontem, primeira impressão é que o mundo esta LINDO DEMAIS.
A ambientação parece ter outra conotação, mas isso não significa algo ruim.
Controles novos são bem melhores, mas como fanboy, prefiro os antigos :klol
 

Eguacavalo

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Eai pessoa, tudo joia?

Primeira vez jogando... é normal essa briga com a câmera? tipo, estamos cavalgando olhamos para o lado e a câmera automaticamente puxa novamente para visão frontal.
 

Jogar Agora

Bam-bam-bam
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Joguei ontem, primeira impressão é que o mundo esta LINDO DEMAIS.
A ambientação parece ter outra conotação, mas isso não significa algo ruim.
Controles novos são bem melhores, mas como fanboy, prefiro os antigos :klol
Quais são as diferenças pro controle clássico para os controles novos, o que mudaram ?
 

ethan

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Eai pessoa, tudo joia?

Primeira vez jogando... é normal essa briga com a câmera? tipo, estamos cavalgando olhamos para o lado e a câmera automaticamente puxa novamente para visão frontal.
Não joguei esta nova versão, mas no PS2 e PS3 a câmera sempre foi o 17º colossus q vc deve superar
 

Joey Tribbiani

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Zerou rápido desse jeito, só pra falar aqui q foi o primeiro a terminar. kkkkkk
Passou isto na sua cabeça? Tenho idade mental saudável de achar que se vangloriar por jogo de videogame é babaca e pueril. Sinto vergonha alheia de quem vê nisso virtude.

Como falei, o jogo está PERFEITO. Sem nem um defeito. Trabalho irretocável.

Quantas horas deu? Tomara que tenha ao menos umas 10h de gameplay, esse é compra obrigatória pra quem tem PS4!!!

.
A última vez que joguei o jogo foi há dez anos no PS2 mesmo. Mas ainda sim lembrava de muita coisa de como derrotar os colossus. Não lembrava onde ficava as árvores e os santuários, até porque à época fiz pouco caso deles. Levei nove horas explorando o mapa com afinco procurando os santuários e as árvores.

A respeito dos gráficos, estão sensacionais. Joguei no PS4 Fat. No Pro, deve ser muito melhor jogando com 60fps.

Não senti diferença da física ou perda de desempenho nesta área. Achei exatamente igual ao jogo original. Pelo menos foi esta a sensação que tive. Bem, como falei, joguei a última vez há mais dez anos.
 
Ultima Edição:

evil_gambit

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Quais são as diferenças pro controle clássico para os controles novos, o que mudaram ?

Mudou a disposição dos botões, antes era triangulo para pular, no formato moderno é o "padrão" X para pular, quadrado para atacar, etc.

Mas não foi só isso, a câmera tem uma sensibilidade melhor, mais acurada, escalar os colossos está mais preciso e o fato da taxa de frame rate estar melhor, significa que a respostas aos comandos como um todo melhorou.


Eu to começando, cheguei no quinto colosso e ta muito prazeroso jogar, é como reencontrar um velho amigo, daqueles que vc respeita demais.
 

Paiva :)

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Joguei.

Matei os dois primeiros colossos e vaguei bastante pelo mapa, fiz alguns testes, mexi com os filtros. O que posso dizer?

Parabéns para a BP. Sério mesmo. @gamermaniacow lembra que recebi os primeiros trailers com uns 3 pés atrás, não tendo certeza se a ambientação e afins estariam no ponto certo. A direção de arte está diferente sim, mas não por causa disso o jogo está mais pobre. Verdade é que, se o Ueda estivesse à frente da direção deste remake, a arte TAMBÉM seria diferente. Uma coisa é desenvolver um jogo com a tecnologia de 14 anos atrás. Outra coisa é desenvolver para a geração atual. Muita coisa muda. Da mesma maneira que frames de animação são alterados a depender de quão fluído a build final é, a mesma coisa acontece se temos novos sistemas de iluminação, texturas mais detalhadas, etc. SotC original foi feito para ser o mais bonito possível no PS2. SotC Remake foi feito para ser o mais bonito possível no PS4. Contanto que não se perca a essência, diferenças substanciais existirão.

E a essência está lá. A paleta de cores, as texturas, a adição aos cenários - tudo serviu para atualizar o visual, e não transformá-lo. Uma coisa que diversos jogos erram, como Horizon, achando que beleza e funcionalidade não se equivalem, e que gráficos devem ser sempre os mais detalhados possíveis, sem levar em conta a composição do quadro e os elementos de gameplay. Por mais competente tecnicamente que Zero Dawn seja, os desenvolvedores precisam aprender URGENTEMENTE com a ND como criar cenários belos, detalhados, porém não abarrotados. Com a quantidade de informação suficiente e, acima de tudo, planejada. Feita para somar ao jogo, e não ganhar prêmio de “gráficos carai, véi” do ano.

E eu tava cagadasso que a BP fosse errar a mão nisso. Não. Acertaram magistralmente. A composição do mundo de SotC Remake reforça quão desolada, etérea e bela é a terra proibida. Uma natureza linda, porém imóvel no tempo. A Agro está simplesmente belíssima. Que égua linda da porra. Meu coração até aperta ao olhar pra ela e imaginar o que ainda enfrentaremos adiante. Só enfrentei dois colossos, então ainda não posso falar muito deles. Achei o primeiro, apesar de muito bonito, “artificial”. Muito limpo. Não tive a impressão de um ser-vivo que se fundiu aos elementos naturais da região que o cerca com o passar dos tempos, sendo formado de vida, terra, rocha, e afins. Já o segundo me agradou muito mais nesse aspecto. Detalhe para a pelugem deles, que está im-pres-sio-nan-te.

A única cagada do jogo até agora, ao meu ver, foi o Wander. E aí cagaram FEIO. O responsável pela modelagem e, principalmente, direção artística do mesmo merece um puxão de orelha forte. Os designes do Ueda NUNCA apelaram para o realismo, principalmente em sua expressividade. Sejam os modelos in-game, como também os rascunhos, eles sempre foram voltados para o estilo animado e lúcido ao invés de realista. Realmente não entendi porque diabos fizeram isso. O rosto dele ficou péssimo. Uma pena.

Um dos maiores diferenciais que notei, e que acho que poucos prestarão atenção, é a mixagem de sol. Nossa, tá sensacional. Muito acima do trabalho feito no original. Adicionaram novos elementos auditivos e fizeram uma divisão nos canais de som bem mais elaborada. Desde as correntes dos colossos, até o som de pássaros, rochas esmagadas, vento, ondas... trabalho impressionante para um estúdio do tamanho da BP.

Sobre o gameplay, chuto que eles usaram bastante do código-fonte do jogo. O pulo flutuante, o ragdoll do Wander, gameplay super característico sobre a Agro, e afins. Tá tudo super semelhante. Até “erros” clássicos, como a animação do Wander cavalgando com o braço esticado como se estivesse segurando a espada, porém com a mesma desequipada, eles mantiveram. Tudo realizado com muito cuidado. De cara já deu pra notar que os colossos estão mais “responsivos”. O gatilho pra certas animações e ações dos mesmos está bem mais simples e facilitado do que no original. Ainda não sei se acho isso bom ou ruim.

Enfim. Um jogasso. Tenho muita sorte. São poucos aqueles que têm a oportunidade de jogar um remake tão redondo como esse do jogo predileto. SotC realmente era muito, muito à frente de seu tempo.

PS. Jogar uma segunda playthrough com o filtro de noite ligado o tempo todo é obrigação;
PS2. Quem é NUTELLA e jogou o original, mas não botou o esquema de controle clássico no remake, pode me avisar pra eu bloquear;
PS3. Ainda tenho que revisitar várias localidades clássicas, mas confesso que meu coração bateu forte quando cheguei na praia de ICO.

Jogasso.







 
Ultima Edição:

Lino Germano

Bam-bam-bam
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Fato 1: Pegarei todas a frutas e rabo de lagarto primeiro, sem pressa.
Fato 2: Em BR


Fato 3: O jogo é um fábrica de Papel de Paredes sem fazer esforço.



 

Aesthetics

Zima Blue
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Comecei a jogar agora. Matei o primeiro colosso. Foda de já ter jogado, é que fica bem mais fácil.

Alguém já sabe qual é a das relíquias douradas?
 

kurenaida

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Pessoal, coloquem umas fotos com esse filtro noturno ai...

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