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Shadow of the Colossus - Tópico Especial (atualização com unboxing)

bróðir

Master Distiller
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fiz questão de comprar o original na época quando era comum a gente piratear tudo no ps2 hehehehe

Ainda peguei a versão HD no Ps3
 

T1mp4s

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Cara meus sinceros parabéns, quem faz isso merecia um subtítulo especial abaixo do nick pela excelente contribuíção para o fórum.
Obrigado.
 

dk120

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Meu sonho de jogo perfeito é o mundo e bosses de SotC com os templos de Zelda. Eu sempre achei que faltava ter algum tipo de level antes de enfrentar os monstrengos. Isso ajudaria a aumentar a expectativa da batalha, sem falar que tornaria o jogo mais longo. Se não fosse templos como os Zeldas, poderia ter os puzzles de ICO.
 

Shinigami Slash

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Meu sonho de jogo perfeito é o mundo e bosses de SotC com os templos de Zelda. Eu sempre achei que faltava ter algum tipo de level antes de enfrentar os monstrengos. Isso ajudaria a aumentar a expectativa da batalha, sem falar que tornaria o jogo mais longo. Se não fosse templos como os Zeldas, poderia ter os puzzles de ICO.
Nego já fala mal do jogo pelos Colossus serem os unicos inimigos,aí vc adiciona mais tempo (templos) e dificuldade (puzzles) pra chegar neles,muita gente ia dropar o jogo,claro que é aquele tipo de pessoa que não tem sensibilidade artistica (não que isso seja um defeito numa pessoa)
 

G-zus Rocker

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Eu sou extremamente fascinado por jogos artísticos e profundos. Tanto que acho esse e Okami os dois jogos mais impressionantes do PS2.
 


gamermaniacow

Togges
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Belo tópico, parabéns pelo trabalho.
Infelizmente não vou ler porque sou um dos hereges que nunca jogou SotC (nem ICO). Quando tiver dinheiro para investir em jogos novamente eu pego a versão do PS3.

Devia ter vergonha de postar isso.
Deslike.
Ban.
 

lucgab789

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Melhor q o seu topico soh o jogo mesmo, SoTC eh um dos melhores jogos ja feitos, tenho muita esperança q the last guardian esteja no mesmo nivel
 

MalleoBH

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Belo trabalho cara. Parabéns pelo tópico.
Descobri muito que não sabia do jogo. Nunca controlei o Wanda bebê e olha que já terminei várias vezes no PS2, tinha todos Time trial completos. No PS3 só terminei 2 vezes, menos tempo que antes... E que colosso foda esse Phoenix. Os meus prediletos são Trutle e Snake.
Fumito Ueda é muito ambicioso, imagine o que ele está aprontando com The Last Guardian.
 

Waters_PF

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Parabéns pelo tópico, devia poder curtir mil vezes, li tudo!

Joguei no Ps2 e fiz tudo, e sempre disse que este jogo devia ter remake no ps3 ao invés do sempre citado FFVII... ainda bem que minhas preces foram atendidas, e pudemos jogar num hardware que faz mais justiça ao que deveria ser essa pérola.
 

marcoseltermann

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joguei barbaridades no PS2, estou relutante pra pegar o collection, não sei se fizeram um bom trabalho neles.
 

G-zus Rocker

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Foda escolher o console errado numa geração daquela
I know that feel.

Mesmo assim, meu GC me deu alegrias. E hoje em dia, PS3 com os Classics na PSN e PC com emuladores me deixam jogar os games foda de PS2 que não joguei (que não foram tantos, pq eu vivia pegando PS2 emprestado de alguém huahauha)
 

vitzera

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Parabéns pelo tópico, sem palavras aqui...

4-the_rock_clap_clap_gif.gif


Qualquer lembrança do quão épico foi a primeira vez que terminei SotC já me emociona. :ksnif
 

[[Solid_Snake]]

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Jogo simplesmente fantástico, um verdadeiro master piece, me lembrou que preciso da HD Collection, to louco pra re-jogar ele.
 

Alberon

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Tomara que o fórum não mude mais, esse tópico merece ser eternizado.



Enviado de meu GT-S5830B usando o Tapatalk 2
 

BigJ

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Excelente tópico. Salvando pra ler depois.
 

deriks

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Que tópico, cara :eek:
Parabéns ai! O único "defeito" é que esse jogo foi lançado pro PS2 e roda muito lagado... Mas é só por a versão do PS3 que ta muuuito de boa. Recomendo a todos, mesmo com o final mais deprimente do mundo dos games
 

OPTIMUS PRIME

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Parabéns Paiva tópico incrivelmente maravilhoso, queria fazer um desses em homenagem a minha amada serie Metroid.
 

Substância "C"

Habitué da casa
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Nunca vi um tópico tão bem feito assim em um fórum, mais completo impossível.
Parabéns.

Sobre o jogo, aproveitar para comentar algo que me incomoda.
Sabe, SotC É SotC, não precisa dizer mais nada. Quando joguei anos atrás foi aquela experiência que vocês todos conhecem. Só que com o passar dos anos, eu notei que passei a cada vez mais me forçar a aceitar e lembrar isso, manter esse sentimento. Várias vezes peguei o jogo, ele é divertido, é bonito, mas parecia faltar algo... parte da magia não estava lá. Ontem mesmo eu peguei para jogar e me senti incomodado, meio como "só isso?".
O jogo é simples, só que muito simplista. Você escala os Colossos e isso é legal, mas não varia muito, não tem muito desafio. Os Colossos são pouco ameaçadores, o mais difíceis são aqueles que se sacodem mais e apenas isso. Eles também são bem burros e não tem lá muita vida, sendo muito estáticos. Por isso que aquele touro foi tão legal, era divertido ter que correr dele, enquanto que por outro lado, você vê aquele voador gigantesco no deserto ele percebe que ele voa seguindo um trilho, e sempre reage da mesmíssima maneira, no mesmo ritmo sempre para te derrubar dele. Essa falta de variedade está presente nos outros Colossos. É um jogo que te impressiona bastante e não tem concorrentes por ser único, você não tem nada semelhante para comparar, mas se tivesse... O jogo teria o mérito de ter sido pioneiro de todo modo, seria a referência, mas quando você pensa no que poderia ser melhorado ali... tem muita coisa que poderia sim, não é um jogo tão perfeito assim.
Esse incômodo se fortalece ao ver que alguns Colossos diferenciados poderiam ter sido incluídos.
 

Insane Metal

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Que tópico, parabéns paiva!

E SOTC é um dos jogos mais memoráveis que tive o prazer de jogar. Maravilhoso!
 

Rubro Negro

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Jogo vídeo game desde a época do atari ja joguei verdadeiros clássicos de todos os consoles até hj,mais esse jogo e o mais marcante que joguei até hj em minha vida Gamer.
 

ludex

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Excelente tópico. Ainda falta ler tudo, mas a história por trás dos colossos descartados e os cenários escondidos sao muito foda. Aquela Dam foi impressionante.

Nunca vi um tópico tão bem feito assim em um fórum, mais completo impossível.
Parabéns.

Sobre o jogo, aproveitar para comentar algo que me incomoda.
Sabe, SotC É SotC, não precisa dizer mais nada. Quando joguei anos atrás foi aquela experiência que vocês todos conhecem. Só que com o passar dos anos, eu notei que passei a cada vez mais me forçar a aceitar e lembrar isso, manter esse sentimento. Várias vezes peguei o jogo, ele é divertido, é bonito, mas parecia faltar algo... parte da magia não estava lá. Ontem mesmo eu peguei para jogar e me senti incomodado, meio como "só isso?".
O jogo é simples, só que muito simplista. Você escala os Colossos e isso é legal, mas não varia muito, não tem muito desafio. Os Colossos são pouco ameaçadores, o mais difíceis são aqueles que se sacodem mais e apenas isso. Eles também são bem burros e não tem lá muita vida, sendo muito estáticos. Por isso que aquele touro foi tão legal, era divertido ter que correr dele, enquanto que por outro lado, você vê aquele voador gigantesco no deserto ele percebe que ele voa seguindo um trilho, e sempre reage da mesmíssima maneira, no mesmo ritmo sempre para te derrubar dele. Essa falta de variedade está presente nos outros Colossos. É um jogo que te impressiona bastante e não tem concorrentes por ser único, você não tem nada semelhante para comparar, mas se tivesse... O jogo teria o mérito de ter sido pioneiro de todo modo, seria a referência, mas quando você pensa no que poderia ser melhorado ali... tem muita coisa que poderia sim, não é um jogo tão perfeito assim.
Esse incômodo se fortalece ao ver que alguns Colossos diferenciados poderiam ter sido incluídos.

Concordo contigo nisso. O cara no final da entrevista fala que esperava que as pessoas de tempo em tempo voltassem a jogar o jogo, explorar ele. Mas nao dá, nao chega perto da sensaçao que foi a 1a vez que eu joguei o jogo. Às vezes eu acho que é só mimimi meu, mas seja lá qual for o motivo, nao consigo mais ter a mesma empolgaçao de quando joguei pela 1a vez.

Sei que é um jogo que nao precisa de nenhuma sequencia, nao faria sentido praticamente, mas nao dá pra negar que dá uma put* curiosidade de imaginar como poderia ter sido esse jogo se fosse desenvolvido pra essa gen. Ou pra próxima.
 

LHand

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Pra mim, SoTC é a expressão máxima da arte de se fazer videogames... enredo vago e interpretativo, personagens que praticamente não falam (e nem por isso menos carismáticos), pouquíssimas cutscenes, objetivo simples e direto e experiência toda focada no gameplay. Mas que gameplay!

Você pode até reclamar que tecnicamente o jogo sofreu muito com quedas de framerate e texturas não muito boas (embora seja bem bonito para a época). Também é válido mencionar que a câmera tem lá seus problemas, mas cada luta é única e inesquecível, de uma forma nunca antes vista nos videogames. Além disso, nunca imaginei que alguém pudesse tornar tão divertida a tarefa de cavalgar numa imensidão vazia, mas esse jogo conseguiu.

Com todo o respeito aos outros jogos, mas SoTC é um dos poucos que conseguem almejar o status de "arte" sem abusar de recursos cinematográficos ou simplesmente copiar outras mídias. Seria impossível reproduzir a experiência transmitida por SoTC em um meio diferente dos videogames... seja ele o cinema, a música, o teatro, a literatura...
 

doutordoom

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Esse é o Wandette que eu conheço.

Largou a vida de malandragem (The Overtaker sabe do que falo :ksafado ) e produziu algo digno de seus tempos áureos aqui no fórum. :kluv

Doom, somente agora, o perdoa por deixar Snake perder o OSCB VII.:kjoinha
 

RareHero

Bam-bam-bam
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Cara, eu concordo com vc em várias coisas que vc escreveu...

Claro que o jogo tenta atingir um tipo de player específico e não vai agradar a uma grande parte dos jogadores que estão acostumados a algo mais tradicional, mais cadenciado, mas, mais do que tudo, acho que é um daqueles jogos que vc tem uma unica chance de realmente vivenciar por completo, vc precisa estar no "mood" certo para entender a experiencia e dar relevância a ela.

No meu caso, eu joguei ele em uma tacada só, estava sozinho em casa em um fds com um tempo frio e chuvoso, e pra completar, tinha acabado de comprar um HT e foi o primeiro jogo que eu joguei com um som decente... e acho meio que foi o timing correto desse dia, a forma como a estória é apresentada, os cenários desolados e estéreis, o som do vento, somente o wander e o argo. Acho que é um jogo que acima de tudo, mais do que querer ser inovador na jogabilidade, pretende criar uma experiencia. Claro que muitos perguntam: Pq não existem inimigos, pq não existem puzzles?...então eu acho que o jogo se equilibra em vários aspectos, e os usa de forma que um complemente o outro, seja a arte, a música, seja a narrativa simplória, seja a dificuldade que não é tão frustrante...e a mim, parecia algo único, nunca tinha visto algo parecido, com essa proposta, então fiquei instigado, e consegui enxergar o todo, perceber a idéia bruta, e não me ative a algum detalhe, que fosse para bom, ou para ruim, que me fizesse perder o foco do contexto do jogo.

Tive essa mesma experiencia com o Metroid Prime do GC e o Castlevania: SoTN no PS, quando joguei os dois pela primeira vez, logo quando lançaram em suas respectivas épocas, e lembro de como foi foda a experiencia, como a hora passou, como me desliguei do mundo em volta, mas há um tempo atrás, voltei a jogar os dois, e não foi a mesma coisa, então eu acho que tem isso, pelo menos cmgo é assim, até mesmo alguns filmes que assisti em determinado momento me foram relevantes de uma forma que não consegui em uma segunda, ou terceira assistida.
 

Substância "C"

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Concordo contigo nisso. O cara no final da entrevista fala que esperava que as pessoas de tempo em tempo voltassem a jogar o jogo, explorar ele. Mas nao dá, nao chega perto da sensaçao que foi a 1a vez que eu joguei o jogo. Às vezes eu acho que é só mimimi meu, mas seja lá qual for o motivo, nao consigo mais ter a mesma empolgaçao de quando joguei pela 1a vez.

Não quero criticar o jogo, só comentar algo que eu tenho observado nas vezes que eu rejoguei ele.
A cada vez que eu jogo eu pareço me divertir menos. O jogo continua sendo impressionante, mas não tem mais aquele encanto e principalmente mistério. Esses hacks e sobras do desenvolvimento são justamente o que mantém vivo, porque são novidades, surpresas.
Outra coisa que me incomodou ontem foi como o cenário está dividido. Ele é bastante amplo e dividido em várias áreas, de uma você consegue enxergar outra enorme, então não é só limitação técnica nisso. A forma como eles estão divididos, acessíveis, é por pontes e corredores. Deveria ter maior ligação entre eles, as vezes você vai para o lado errado atrás de um colosso e tem que voltar para a área central porque mesmo passando do lado da área correta, vendo ela todinha, não tem como você chegar lá. Aquelas partes de florestas, tem corredor que fica em uma sombra de uma dobra do terreno totalmente camuflados, mesmo sendo feito para ser escondido mesmo não fica parecendo natural, poderia ser mais aberto.

RareHero
Nesse jogo o som gritando e com efeito turbinado faz MUITA diferença, o jogo perde 70% da graça dele com um som comum.
 

NÃOMEQUESTIONE

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Paiva postou:
Uma parcela do fórum tem como referência ao meu usuário o jogo Shadow of the Colossus. A outra nem tem ideia da fissura que tenho pelo game. Desde antes do lançamento, eu já era alucinado pela obra de Ueda, pesquisando e postando tudo que achava. No Tópico Oficial, criado pelo @THE_PLAYER, traduzi entrevistas, realizei tutoriais e trouxe cada nova informação, curiosidade e descoberta feita naquele mundo que tanto mergulhei e mergulho. Esse segundo grupo de usuários que não acompanhou o grande tópico de 2005 - que ultrapassou incríveis 200 páginas e me rendeu o carinhoso apelido de Wandette ( @doutordoom) - perdeu bastante.

Mil curtidas pelo seu tópico, muito obrigado por partilhar conosco seu conhecimento brother, certamente esse fórum devia ser muito melhor em 2005, de certa forma eu torço muito para que as produtoras japonesas voltem a representar o que eram na época do PS1, PS2, não me agrada muito esse modelo de negócios e produção de games puramente ocidental, tem que ter lugar para a criatividade, quem sabe se o PS4 for bem sucedido as thirds japonesas possar ter um cenário melhor.

Ainda não vi um game nessa geração que chegue aos pés da obra de arte que é esse game, fazer o que se a galera quer se masturbar pra FPS's PC like, e ficar brigando por especificações técnicas.:klolz
 

Haagenti

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É um entendiante jogo bonito. Foi o primeiro caso de "cultismo" que trouxeram do cinema para os videojogos.
A arte e o acabamento do jogo são muito bacanas, dá um clima de imersão que só vi em Max Payne 1.
 
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