O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Som voltado para Qualidade Sonora(SQ), quem tem aqui?

Wardini

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
9
Pontos
18
tenho so o aparelho de som que veio de fabrica e os alto falantes estourados que vieram tambem


Você vai querer uma caixa de grave no porta malas ou só som nas portas e na traseira? Temos que saber qual é a sua intensão básica para te dar umas dicas, qual amplificador, se vai ter altos na traseira etc
 

nettboxBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.246
Reações
2.950
Pontos
844
Você vai querer uma caixa de grave no porta malas ou só som nas portas e na traseira? Temos que saber qual é a sua intensão básica para te dar umas dicas, qual amplificador, se vai ter altos na traseira etc
Assim, nao quero aquelas caixas enormes no porta malas. Queria pelo menos trocas as caixas que ja estao nele por umas com qualidade um pouco melhor

queria uns graves mais fortes tambem. e qual a diferenca do sub pro alto falante? to pesquisando uns preços aqui
 

nettboxBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.246
Reações
2.950
Pontos
844
e se nao me engano, as portas traseiras nao tem onde colocar alto falante, vou ver isso depois. por enquanto ficaria so as da dianteira e atras
 

Wardini

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
9
Pontos
18
tenho so o aparelho de som que veio de fabrica e os alto falantes estourados que vieram tambem


Você vai querer uma caixa de grave no porta malas ou só som nas portas e na traseira? Temos que saber qual é a sua intensão básica para te dar umas dicas, qual amplificador, se vai ter altos na traseira etc
 

Wardini

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
9
Pontos
18
e se nao me engano, as portas traseiras nao tem onde colocar alto falante, vou ver isso depois. por enquanto ficaria so as da dianteira e atras

No gol nao tem na porta traseira mesmo.
Sub fica montado naquelas cxs que ocupam o porta malas rssss ele é responsável pelo grave mais forte.
Acho que com um bom kit 2 vias nas portas da frente voce vai ter um grave bom. Os do gol sao de 6"
Acho melhor você colocar um Kit 2 vias bom na frente e uns altofalantes de 5" na traseira. Acho que vai ficar legal.
Aqui tem alguns
http://www.naraudio.com.br/component/virtuemart/kit-2-vias/nar-audio

Tem gente aqui que conhece bem a marca, vamos esperar para ver alguma dica.

Acho que caixa de sub no gol vai acabar com seu porta-malas. Se não importar.
 

nettboxBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.246
Reações
2.950
Pontos
844
entao eu coloco dois subs nas portas da frente e dois alto falantes atras?
 


RAPTS

Bam-bam-bam
Mensagens
4.603
Reações
5.362
Pontos
303
netboxBR

Compra um kit 2 vias bom tipo Helix, Hertz, vai gastar na faixa de $300/350... compra um sub da Questo de 8" 250rms deve ta custando uns $250, faz uma caixinha mínima pro sub pra não acabar com o espaço do porta malas e compra um amplificador 4 canais, tipo um DAT, $350... aí ainda falta os cabos e instalação, vai passar um pouquinho de $1000... se não tiver $$ nem parcelado comece com o kit 2 vias + amplificador, quando sobrar um $$ compre o sub e a caixa...
 

mateus1020

Larva
Mensagens
6
Reações
0
Pontos
0
netboxBR

vai no que o RAPTS falou, apenas no seu caso, como a grana ta curta, eu pegaria um kit mais "mediano", tipo uma nar serie 2 e faria tratamento nas portas com manta asfaltica ao invés de gastar mais no kit. Lembrando que um bom kit em porta tratada e bem alimentado dispensa até o uso de subs em boa parte das músicas.
 

Sandro Emerim

Habitué da casa
Mensagens
110
Reações
35
Pontos
63
Após meses e meses de pesquisas em fóruns (inclusive este que foi utilíssimo) e mercado em geral finalmente consegui fazer a instalação dos equipamentos no meu Fiesta Rocam. O set completo ficou assim:
- kit 2 vias NAR CX-3 650 nas portas dianteiras
- coaxiais NAR CS-3 600 nas portas traseiras
- sub Questo 8" (toca MUITO!) em caixa selada + plug speakon Santo Angelo, no projeto de um amigo
- HU Alpine CDA-9886
- DAT DA-4100 para as dianteiras e traseiras
- Blaupunkt GTA-280 para o sub
- cabeamento Shok reference pro 4 AWG para a parte elétrica + porta-fusíveis Shok + derivador Stinger para o terra
- cabos speaker Shok Classic 12 AWG
Para a parte elétrica como não foi viável trocar a bateria original do Fiesta de 48A (o espaço é ínfimo) conversei com o eletricista e optamos por trocar o alternador por um de 120A, já que só escutarei som com o carro em movimento (motor ligado). Como bônus melhorei a performance do ar condicionado :)
Bom... resumindo: ficou espetacular! Apesar de algumas adaptações (o tweeter ficou colado na parte de cima do painel por ex) passei a ouvir TODAS as frequências, tudo em um detalhamento que antes simplesmente não existia. Claro que existe um período de amaciamento dos falantes mas já de cara o resultado foi absurdo.
O Questo dá um grave aveludado, complementa o espectro de frequência abaixo dos 60Hz numa qualidade absurda.
Ainda estou em processo de tweaking mas posteriormente colocarei o PXA-H100 que me dará a possibilidade de Time Alignment e equalização paramétrica.

Ao amigo netboxBR: siga essa receita de bolo que não tem erro: kit 2 vias nas portas dianteiras (Hertz, Helix, NAR, TEAC), módulo classe A/B (DAT é uma excelente opção e com preço bem justo) e um sub Questo 8", não tem erro! Cabeamento à altura tb, claro. Se puder melhorar a HU então ficará um espetáculo.

Mais tarde gravarei um vídeo para mostrar o resultado final.
 

Wardini

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
9
Pontos
18
Após meses e meses de pesquisas em fóruns (inclusive este que foi utilíssimo) e mercado em geral finalmente consegui fazer a instalação dos equipamentos no meu Fiesta Rocam. O set completo ficou assim:


Tratou as portas? Trocando o alternador já deu pra segurar os faróis? Já fez o teste com o carro ligado os faróis acesos próximo a uma parede e o som no máximo desempenho, vê se os faróis não baixam. Uma bateria de 48 ... pelo que somei rapidamente seu som puxa uns 50 amperes. Não foi preciso colocar nenhum capacitor. Falo isso porque quando o som chega a uns picos de potência ele pede a bateria, o alternador só gera carga ele não guarda.
Da uma olhada com esse exemplo do farol e vê se não ta dando falta de carga nos picos.
Parabéns o som deve te ficado muito bom.
 

Sandro Emerim

Habitué da casa
Mensagens
110
Reações
35
Pontos
63
Tratou as portas? Trocando o alternador já deu pra segurar os faróis? Já fez o teste com o carro ligado os faróis acesos próximo a uma parede e o som no máximo desempenho, vê se os faróis não baixam. Uma bateria de 48 ... pelo que somei rapidamente seu som puxa uns 50 amperes. Não foi preciso colocar nenhum capacitor. Falo isso porque quando o som chega a uns picos de potência ele pede a bateria, o alternador só gera carga ele não guarda.
Da uma olhada com esse exemplo do farol e vê se não ta dando falta de carga nos picos.
Parabéns o som deve te ficado muito bom.


Ainda não fiz o tratamento das portas, aqui em Campos não tem NINGUÉM que faça. Mais pra frente me animo e eu mesmo vou tentar com manta adesiva.
Fiz o teste dos faróis e eles estão perfeitos, estáveis mesmo no mais alto volume possível - sub inclusive.
 

Wardini

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
9
Pontos
18
Ainda não fiz o tratamento das portas, aqui em Campos não tem NINGUÉM que faça. Mais pra frente me animo e eu mesmo vou tentar com manta adesiva.
Fiz o teste dos faróis e eles estão perfeitos, estáveis mesmo no mais alto volume possível - sub inclusive.


Queria muito ver um carro que tenha a porta tratada e um igual sem tratamento pra ver se da essa diferença mesmo que tanto falam, sinceramente acho que não vale o trabalho todo. Pode dar só na batida do grave, mas acho que a cx de sub supre bem isso.
 

mateus1020

Larva
Mensagens
6
Reações
0
Pontos
0
Queria muito ver um carro que tenha a porta tratada e um igual sem tratamento pra ver se da essa diferença mesmo que tanto falam, sinceramente acho que não vale o trabalho todo. Pode dar só na batida do grave, mas acho que a cx de sub supre bem isso.



testa um alto falante com e sem caixa, e diferença é quase a mesma se comparado com um midbass numa com e sem tratamento, a função da manta é preencher os buracos da porta, tentando simular uma caixa para o midbass, vai da uma encorpada no som, um som mais presente. Mas se voce tive um sub rapido e que suba bem, da pra "supri uma porta sem tratamento", mas não é a mesma coisa..
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Após meses e meses de pesquisas em fóruns (inclusive este que foi utilíssimo) e mercado em geral finalmente consegui fazer a instalação dos equipamentos no meu Fiesta Rocam. O set completo ficou assim:
- kit 2 vias NAR CX-3 650 nas portas dianteiras
- coaxiais NAR CS-3 600 nas portas traseiras
- sub Questo 8" (toca MUITO!) em caixa selada + plug speakon Santo Angelo, no projeto de um amigo
- HU Alpine CDA-9886
- DAT DA-4100 para as dianteiras e traseiras
- Blaupunkt GTA-280 para o sub
- cabeamento Shok reference pro 4 AWG para a parte elétrica + porta-fusíveis Shok + derivador Stinger para o terra
- cabos speaker Shok Classic 12 AWG
Para a parte elétrica como não foi viável trocar a bateria original do Fiesta de 48A (o espaço é ínfimo) conversei com o eletricista e optamos por trocar o alternador por um de 120A, já que só escutarei som com o carro em movimento (motor ligado). Como bônus melhorei a performance do ar condicionado :)
Bom... resumindo: ficou espetacular! Apesar de algumas adaptações (o tweeter ficou colado na parte de cima do painel por ex) passei a ouvir TODAS as frequências, tudo em um detalhamento que antes simplesmente não existia. Claro que existe um período de amaciamento dos falantes mas já de cara o resultado foi absurdo.
O Questo dá um grave aveludado, complementa o espectro de frequência abaixo dos 60Hz numa qualidade absurda.
Ainda estou em processo de tweaking mas posteriormente colocarei o PXA-H100 que me dará a possibilidade de Time Alignment e equalização paramétrica.

Ao amigo netboxBR: siga essa receita de bolo que não tem erro: kit 2 vias nas portas dianteiras (Hertz, Helix, NAR, TEAC), módulo classe A/B (DAT é uma excelente opção e com preço bem justo) e um sub Questo 8", não tem erro! Cabeamento à altura tb, claro. Se puder melhorar a HU então ficará um espetáculo.

Mais tarde gravarei um vídeo para mostrar o resultado final.


O set ficou excelente... Mas vou avisando que esse duas vias nas portas traseiras só vai atrapalhar tudo... se for mantar ele ai não adianta nem comprar o PXA H100 que você nunca vai conseguir fazer o alinhamento de tempo com o palco se formando atrás de você.

O que eu recomendaria para você é deixar o ganho do falante traseiro quase zerado, e deixar o tweeter atenuado no máximo, para vir o minimo de som possível para trás... ou então controla pelo fader... mas deixa bem fraquinho, se não na hora do ajuste de T.A não vai adiantar nada... Meu irmão instalou kit duas vias na frente e atrás e eu não consegui fazer o alinhamento de tempo nem regulagem até hoje corretamente... o som fica bagunçado...

Se quiser melhorar mais ainda netbox, compre manta asfaltica e sele essas portas, tanto por dentro quanto por fora... O resultado é uma caixa acustica de 20 litros para cada falante! você vai ter uma sensação de ter um subwoofer na sua porta tambem, vai tocar 20hz-400hz com muito mais vida e detalhamento... dá outra cara ao som...
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Ainda não fiz o tratamento das portas, aqui em Campos não tem NINGUÉM que faça. Mais pra frente me animo e eu mesmo vou tentar com manta adesiva.
Fiz o teste dos faróis e eles estão perfeitos, estáveis mesmo no mais alto volume possível - sub inclusive.

é mais facil do que você imagina... a maior dificuldade é abrir e fechar o forro das portas... Se quiser, vá na loja de som, peça para eles desmontarem o forro da porta e arrancarem o falante e você faz o tratamento... fica facil facil... só ir grudando, no interior da porta, fazer umas 3 camadas, depois fecha todos os buracos na parte externa, até ficar totalmente selada ( só não feche os buracos onde o forro da porta encaixa. ). se quiser deixar melhor ainda, cola EVA por cima da manta na parte interna, ou espuma acustica... fica nota 10....


testa um alto falante com e sem caixa, e diferença é quase a mesma se comparado com um midbass numa com e sem tratamento, a função da manta é preencher os buracos da porta, tentando simular uma caixa para o midbass, vai da uma encorpada no som, um som mais presente. Mas se voce tive um sub rapido e que suba bem, da pra "supri uma porta sem tratamento", mas não é a mesma coisa..

exato, arranca o subwoofer da caixa e escuta ( é assim que seu midbass tá funcionando ), ai coloca novamente e escuta ( é esse o ganho que ele vai ter... )

o médio e grave ficam animais em porta tratada... Sem tirar que o carro esquenta muito menos no sol, mantem melhor a temperatura com o ar condicionado, o ruido externo diminui e MUITO... no meu carro nem ambulancia quase eu escuto vindo de fora... rsrsrsrs
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Para quem tem dúvidas em como fazer, segue as fotos que eu bati de eu e um parceirasso(engenheiro) me ajudando a tratar a porta... se não fosse por ele o serviço ficaria bem mais porco, mas funcional tambem... hehehe
i52p.jpg


c97p.jpg

1tu1.jpg

x9qq.jpg



k3fk.jpg
 

Wardini

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
9
Pontos
18
O set ficou excelente... Mas vou avisando que esse duas vias nas portas traseiras só vai atrapalhar tudo... se for mantar ele ai não adianta nem comprar o PXA H100 que você nunca vai conseguir fazer o alinhamento de tempo com o palco se formando atrás de você.


Eu tenho 2 kits 2 vias da beyma na frente e atras. Ficou normal, ta ligado no mesmo amplificador, ficou ótimo.
 

Wardini

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
9
Pontos
18
é mais facil do que você imagina... a maior dificuldade é abrir e fechar o forro das portas... Se quiser, vá na loja de som, peça para eles desmontarem o forro da porta e arrancarem o falante e você faz o tratamento... fica facil facil... só ir grudando, no interior da porta, fazer umas 3 camadas, depois fecha todos os buracos na parte externa, até ficar totalmente selada ( só não feche os buracos onde o forro da porta encaixa. ). se quiser deixar melhor ainda, cola EVA por cima da manta na parte interna, ou espuma acustica... fica nota 10....


Pode ser fácil, mas dá trabalho pra caramba, a manta tem uma cola que gruda pra kct, detona a tesoura ou a ferramenta que for cortar ela. Pode ficar legal mas da um trabalhão.
Se a pessoa for tão fanatica assim por som seria melhor colocar os altos instalados no "pezinho"
celta+(10).JPG
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Pode ser fácil, mas dá trabalho pra caramba, a manta tem uma cola que gruda pra kct, detona a tesoura ou a ferramenta que for cortar ela. Pode ficar legal mas da um trabalhão.
Se a pessoa for tão fanatica assim por som seria melhor colocar os altos instalados no "pezinho"
celta+(10).JPG


O foda do pezinho é ter a litragem correta... esse da foto não parece nem ter 4litros direito... e o tweeter tá instalado ai ainda?

O problema de ter agudo vindo de trás é que o palco não vai ficar acima do painel no vidro... vai ficar lá para trás...

Eu conheço um competidor iasca que tinha pezinho, mas o dele tinha 11 litros, era um tanque praticamente...
 

Wardini

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
9
Pontos
18
O foda do pezinho é ter a litragem correta... esse da foto não parece nem ter 4litros direito... e o tweeter tá instalado ai ainda?

O problema de ter agudo vindo de trás é que o palco não vai ficar acima do painel no vidro... vai ficar lá para trás...

Eu conheço um competidor iasca que tinha pezinho, mas o dele tinha 11 litros, era um tanque praticamente...

Verdade. Você é gente boa, responde tudo e parece conhecer bem o assunto. No meu carro os 2 kits 2 vias estão em paralelo, acho que o som está bom, ta em sincronia.
 

Sandro Emerim

Habitué da casa
Mensagens
110
Reações
35
Pontos
63
O set ficou excelente... Mas vou avisando que esse duas vias nas portas traseiras só vai atrapalhar tudo... se for mantar ele ai não adianta nem comprar o PXA H100 que você nunca vai conseguir fazer o alinhamento de tempo com o palco se formando atrás de você.

O que eu recomendaria para você é deixar o ganho do falante traseiro quase zerado, e deixar o tweeter atenuado no máximo, para vir o minimo de som possível para trás... ou então controla pelo fader... mas deixa bem fraquinho, se não na hora do ajuste de T.A não vai adiantar nada... Meu irmão instalou kit duas vias na frente e atrás e eu não consegui fazer o alinhamento de tempo nem regulagem até hoje corretamente... o som fica bagunçado...

Se quiser melhorar mais ainda netbox, compre manta asfaltica e sele essas portas, tanto por dentro quanto por fora... O resultado é uma caixa acustica de 20 litros para cada falante! você vai ter uma sensação de ter um subwoofer na sua porta tambem, vai tocar 20hz-400hz com muito mais vida e detalhamento... dá outra cara ao som...


Pois é, essa ambiência de falantes nas portas traseiras tem um preço... na verdade não foi um kit que instalei atrás, foi um par de coaxiais mesmo - o CX-3 vai de 70Hz a 16kHz. Estou fazendo testes ainda e já tentei isso de colocar o fader com o áudio praticamente todo na frente, o palco fica muito melhor em relação à definição mas a ambiência some.
Quando colocar o PXA-H100 vou definir direitinho como vai ficar.

Quanto ao tratamento das portas... cara, vc tirou as portas?? Caceta... só de acompanhar o cara instalando aqui já me cansei ehehehe...
Um detalhe que percebi no Fiesta foi que as portas estão com todos os vãos fechados com uma espécie de espuma colada com massa nas pontas, isto é, não tem nenhum buraco aparente quando se retira a primeira proteção interna. Embora não seja um tratamento acústico acredito que isso já seja melhor que nada (buracos na porta). Já percebi que o som que sai das portas tem uma acústica boa, como se os falantes realmente estivessem instalados em uma caixa de som ainda que primitiva.
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Pois é, essa ambiência de falantes nas portas traseiras tem um preço... na verdade não foi um kit que instalei atrás, foi um par de coaxiais mesmo - o CX-3 vai de 70Hz a 16kHz. Estou fazendo testes ainda e já tentei isso de colocar o fader com o áudio praticamente todo na frente, o palco fica muito melhor em relação à definição mas a ambiência some.
Quando colocar o PXA-H100 vou definir direitinho como vai ficar.

Quanto ao tratamento das portas... cara, vc tirou as portas?? Caceta... só de acompanhar o cara instalando aqui já me cansei ehehehe...
Um detalhe que percebi no Fiesta foi que as portas estão com todos os vãos fechados com uma espécie de espuma colada com massa nas pontas, isto é, não tem nenhum buraco aparente quando se retira a primeira proteção interna. Embora não seja um tratamento acústico acredito que isso já seja melhor que nada (buracos na porta). Já percebi que o som que sai das portas tem uma acústica boa, como se os falantes realmente estivessem instalados em uma caixa de som ainda que primitiva.


O fiesta na verdade tem uma tampa que cobre os buracos... o que acaba ficando muito mais facil... O problema é que a manta asfaltica não só tampa os buracos, mas como tambem faz o papel de deixar mais rigido o material, evitar que o som fique se debatendo na lata da porta.... é simples, pegue um cano de PVC ou um cone dentro dele e fale dentro dele, você vai ver que sua voz vai ficar uma porcaria... coloque manta asfaltica no interior do PVC e espuma acustica e fale novamente no PVC, sua voz vai sair normalmente sem ficar aquele som estranho...

é a mesma sensação na porta...
Fica sussegado que eu tambem achava que não ia fazer diferença na porta do civic, já que o civic tinha uma espécie de borracha tampando o buraco... mas a diferença foi gritante...

Curte o som, assim que tiver um tempo, peça para arrancar...

sua porta é assim:

dsc0301yi.jpg


ai vem a tampa parafusada nela assim:]

dsc0304ra.jpg


O ideal é arrancar essa tampa, passar manta em tudo lá dentro, ai depois trata essa tampa com manta asfaltica... ia ficar muito foda!
 

Sandro Emerim

Habitué da casa
Mensagens
110
Reações
35
Pontos
63
O fiesta na verdade tem uma tampa que cobre os buracos... o que acaba ficando muito mais facil... O problema é que a manta asfaltica não só tampa os buracos, mas como tambem faz o papel de deixar mais rigido o material, evitar que o som fique se debatendo na lata da porta.... é simples, pegue um cano de PVC ou um cone dentro dele e fale dentro dele, você vai ver que sua voz vai ficar uma porcaria... coloque manta asfaltica no interior do PVC e espuma acustica e fale novamente no PVC, sua voz vai sair normalmente sem ficar aquele som estranho...

é a mesma sensação na porta...
Fica sussegado que eu tambem achava que não ia fazer diferença na porta do civic, já que o civic tinha uma espécie de borracha tampando o buraco... mas a diferença foi gritante...

Curte o som, assim que tiver um tempo, peça para arrancar...

sua porta é assim:

dsc0301yi.jpg


ai vem a tampa parafusada nela assim:]

dsc0304ra.jpg


O ideal é arrancar essa tampa, passar manta em tudo lá dentro, ai depois trata essa tampa com manta asfaltica... ia ficar muito foda!


Valeu Felipe, quando tiver um tempinho vou tomar coragem e abrir a porta do Fiesta pra estudar como fazer ehehe.
Em relação ao módulo pro sub, acha que teria vantagens significativas em trocar o meu Blaupunkt GTA-280 por um JVC KS-AX6750 ? Em termos de potência vi que sim mas fico na dúvida se valeria o investimento (em torno de $110 + eventuais impostos da Receita).
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Valeu Felipe, quando tiver um tempinho vou tomar coragem e abrir a porta do Fiesta pra estudar como fazer ehehe.
Em relação ao módulo pro sub, acha que teria vantagens significativas em trocar o meu Blaupunkt GTA-280 por um JVC KS-AX6750 ? Em termos de potência vi que sim mas fico na dúvida se valeria o investimento (em torno de $110 + eventuais impostos da Receita).


o JVC é foda! mas eu usaria o JVC no kit duas vias... usar um JVC no sub é subutiliza-lo...

se você for importar, procura o Polk Audio monoblock para o sub... ouvi pessoalmente nos EUA, e é sensacional!
 

Wardini

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
9
Pontos
18
Gente to com um Sub-Woofer aqui que tem resposta de frequência de 30 a 1500 hz. Como ligo ele, direto no amplificador em low ou tem que usar um crossover?
Obrigado.
 

Sandro Emerim

Habitué da casa
Mensagens
110
Reações
35
Pontos
63
Gente to com um Sub-Woofer aqui que tem resposta de frequência de 30 a 1500 hz. Como ligo ele, direto no amplificador em low ou tem que usar um crossover?
Obrigado.

Vc precisa ligar o sub no amplificador em bridge (veja as instruções no manual do módulo) e setar o crossover em LP. Geralmente existe uma regulagem para cada configuração (LP e HP), neste caso vc vai usar a regulagem do LP para configurar a frequência de atuação do sub.
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Gente to com um Sub-Woofer aqui que tem resposta de frequência de 30 a 1500 hz. Como ligo ele, direto no amplificador em low ou tem que usar um crossover?
Obrigado.

Qual seu subwoofer amigo? é de 10"?

Liga no amplificador em bridge, e liga o LP do amplificador... O ideal é você ter um kit bom na frente para deixar o sub tocando apenas as frequencias subgraves. ( corte bacana é 40-50-63, acima disso eu não gosto não... )

Não é porque o subwoofer responde até 1500hz que você tem que deixar ele tocar até 1500hz... o som acaba ficando sujo...

ele é um SUBWOOFER, e não um woofer... Subwoofer toca subgraves, tem gente que acha que subwoofer tem que tocar graves, mas não, subwoofer foi feito para tocar subgraves e ajudar no grave, o grave tem que vir do woofer mesmo, nada de subwoofer ficar tocando frequencias de 100hz para cima que fica uma bagunça!
 

Wardini

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
9
Pontos
18
Vc precisa ligar o sub no amplificador em bridge (veja as instruções no manual do módulo) e setar o crossover em LP. Geralmente existe uma regulagem para cada configuração (LP e HP), neste caso vc vai usar a regulagem do LP para configurar a frequência de atuação do sub.
Já está assim só achei que como ele tem uma resposta de até 1500 seria melhor ele tocar ate essa frequência. Obrigado.

Qual seu subwoofer amigo? é de 10"?

Liga no amplificador em bridge, e liga o LP do amplificador... O ideal é você ter um kit bom na frente para deixar o sub tocando apenas as frequencias subgraves. ( corte bacana é 40-50-63, acima disso eu não gosto não... )

Não é porque o subwoofer responde até 1500hz que você tem que deixar ele tocar até 1500hz... o som acaba ficando sujo...

ele é um SUBWOOFER, e não um woofer... Subwoofer toca subgraves, tem gente que acha que subwoofer tem que tocar graves, mas não, subwoofer foi feito para tocar subgraves e ajudar no grave, o grave tem que vir do woofer mesmo, nada de subwoofer ficar tocando frequencias de 100hz para cima que fica uma bagunça!

É um Sub de 10 Esse aqui:
http://www.beyma.de/fileadmin/seiten/download/pdf/Beyma_Car-Audio/SCW10-I.pdf

Achei que ele tocando de 30 a 1500 seria legal.....porque ele responde até 1500? Os amplificadores que já vi cortam no máximo até 400. Uma resta mais alta dá mais qualidade nas baixas?

Obrigado.
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Já está assim só achei que como ele tem uma resposta de até 1500 seria melhor ele tocar ate essa frequência. Obrigado.



É um Sub de 10 Esse aqui:
http://www.beyma.de/fileadmin/seiten/download/pdf/Beyma_Car-Audio/SCW10-I.pdf

Achei que ele tocando de 30 a 1500 seria legal.....porque ele responde até 1500? Os amplificadores que já vi cortam no máximo até 400. Uma resta mais alta dá mais qualidade nas baixas?

Obrigado.


Bom vamos lá.

Analisando os parametros do falante já deu para perceber que ele tem um altissima frequencia de ressonancia, um baixo controle de cone, e baixissimo excursionamento.

Meu midbass desce mais que esse sub para você ter idéia...

A frequencia de ressonancia dele é 47hz, isso indica que ele tem dificuldade para tocar qualquer frequencia abaixo disso. Sendo que um subwoofer geralmente eu uso para tocar de 50hz para baixo, ou seja, ele responderia bem apenas uma faixa que envolve 3hz, e disso para baixo reproduziria, mas com certa dificuldade.

A primeira analise já posso dizer que esse alto falante não deve ter boa qualidade.

O motivo pelo qual ele responde até 1500hz, é simples, porque ele é um alto falante e vai reproduzir qualquer frequencia que você mandar para ele... Na verdade ele responde até 15.000hz se você mandar para ele, mas existe uma grande diferença entre responder, e responder bem.

Um tweeter por exemplo você pode mandar grave para ele, batida mesmo, e ele vai responder ( ele vai funcionar. ), mas não vai responder bem ( o som não vai vir puro ) e corre o risco de estragar ele... não é o que aconteceria com o subwoofer, ele não estragaria em enviar frequencias acima, mas ia ficar uma grande porcaria...

Eu já tive Bomber, que era uma porcaria, que tinha parametros infinitamente melhores que esse Beyma....

Minha sugestão seria você vender ele e pegar um outro, quem sabe um Questo, Bravox UXP, NAR Série 1 ou 2, rockford fosgate... Ou até um Bomber Upgrade.

Caso queira montar som com esse subwoofer, sugiro fazer em caixa selada, pois ele tem baixo controle sobre o cone, se você colocar dutada vai ficar zoado demais. ( o duto tende a descontrolar mais ainda ele. )

Qualquer dúvida estou a disposição, mas lembre de perguntar aqui antes de fazer a compra de algum produto. Eu já fiz a grande cagada de comprar tudo por achismo e o som ficou um lixo...
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Obrigado pela aula. Estou aprendendo muito aqui. Na verdade esse beyma pequei para experimentar, queria substituir o meu Bravox Slim de 10". Vou pesquisar esses que me falou.
Valeu pela força.

Uma dica:

Vai de Questo Q250.
Atinge os subgraves muita precisão e fidelidade, toca tanto notas graves quanto mais altas tipo 80-100hz com muita fidelidade, é rapido, tem SPL de sobra, e não é caro.

http://produto.mercadolivre.com.br/...to-audio-10-250w-bobina-simples-de-4-ohms-_JM

recomendo a loja: www.r2audio.com.br ele só vende produtos de qualidade aí, dificilmente vai encontrar algo ruim....

saca só o FS do Questo
  • Fs: 24.0590 Hz
Ou seja, ele toca fudidamente até 24hz, abaixo disso ele toca com certa dificuldade... o seu beyma toca até 47hz, e abaixo disso toca com dificuldade.
olha o xmax
  • Xmax: 10 mm
ele se movimenta para frente em 10mm, ou seja, ele pula 1 centimetro para frente, enquanto o seu pula 0,4cm... Isso dá uma diferença, dá aquela porrada no peito pela movimentação de ar, além de ficar muito mais bonito tocando...
 
Topo Fundo