Enriquecedores são a vinda enfim dos números da rede de conteúdo proprietário. Já era sabido, via relatórios internos desenhados para investidores, que o conglomerado first party - que inclui, na terminologia da própria Sony, games de sua posse desenvolvidos por empresas terceiras - representava de 15 a 20% do total de vendas de software no PS4.
A Sony não divulgava à imprensa quanto vendia de seus próprios games, mas em relatórios a investidores esses números já eram sabidos com boa aproximação. Cito esse recorte aqui, feito por mim mesmo dum Release de orientação de capital.
Por essa divulgação de agora, ela confirma que 20% do que é vendido dentro de sua plataforma, vem dela mesma como Publisher, mas mesmo os números brutos já saíam nesses relatórios a investidores, sob a alcunha de "estimativas". Ou seja, eu "já sabia", mesmo antes de divulgarem em Press Release.
Dá pra ver aí que a Sony "sozinha" no PS4/Vita, comparada às outras 4 maiores Publishers do mundo, Activision, EA, Ubisoft, e o conglomerado 2K/TAKE-2/Rockstar, que estão presentes em várias plataformas (3DS,
Switch, WiiU, PC, Xbox One, PS4, mobile), vende mais games por ano na proporção, especialmente porque chega a ter apenas 1/5 dos funcionários. Esses são dados estimados, em relatórios, para 2019, e como agora foi revelado oficialmente que a Sony-sofhouse vendeu 50.6 milhões de games ano passado, sabemos que de fato
ela é a softhouse que mais vende games por ano no mundo, superando a EA. Mesmo estando somente em suas próprias redes. Se não for isso, é perto disso.
Se seguir o ritmo para 2020, vai bater 60 milhões de games/ano.
Como a ciência estatística prova que vendas de software não escalonam linearmente por base instalada, e sim por concorrência interna (i.e., número de grandes lançamentos concomitantes/futuros), considero esse arranjo o mais saudável. Deve ser mais que o que a Nintendo conseguiu no SNES, seu último console histórico que possuía uma alta taxa de High Quality Software (OBS: O termo "High Quality Software" é um "x" estatístico que representa "potencial de vendas", e não qualidade objetiva do produto como game, embora o SNES tenha sido o último console dela com alto número de games bons também), mas vá saber.
Sim.. a quantidade de jogos lançados para PS4 é enorme .. 20% é muito coisa..
Isso. Não se conta isso em proporção, porque o ambiente do PS4 é Overcrowded demais. Se saísse somente The Last of Us 2 em 2020, ele venderia muito mais do que já vendeu, mas sai ele, e sai Doom Eternal, FF VII REMAKE, Dreams, Ghost of Tsushima, Resident Evil 3, COD, Dragon Ball Kakarot, NiOH2, Marvel Avengers,
Cyberpunk, Assassin´s Creed Valhala, Yakuza 7, cada um comendo em proporções variadas uma fatia do potencial de vendas do game da ND.
For comparison Xbox generated $1.3B revenue. PlayStation made more $ in profit than Xbox did in overall revenue.
Só pra citar o quão "revenue" e "lucro" podem estar distantes. Você veja que o Revenue da Sony no PS3 foi alto:
...mesmo se comparado ao PS2. E na verdade seu terceiro console deu preju em boa parte dos anos. Ou seja, subsídio é uma m
erda, você paga pros outros jogarem, seu faturamento é até alto, mas seu gasto é mais ainda, e você toma no botão. Faturamento pode significar bullshit, e ter faturamento alto pode até significar uma coisa ruim.
EDIT: Só para amarrar o final, vender muito nem sempre é o melhor indicativo de virtude para todas as análises de performance. Um Dreams não vende mais que 1.5 milhão, mas pode ser (e é) um jogo melhor que FIFA 2019, e isso é outra coisa dentro da análise de performance duma softhouse. "Ser bom" pode significar, para alguns, "vender muito", ou "produzir jogos com alta qualidade objetiva", para outros, eu prefiro o segundo conceito, ele é mais importante, mas não deixa de ser fantástico quando as duas coisas acontecem ao mesmo tempo. Super Metroid e Vagrant Story vendem 1 milhão de cópias, e seus reforços às bibliotecas não deixam de existir só pela performance algo "subpar", às vezes é importante compensar pro outro lado, para que esses títulos possam existir. Por isso, digo que é o arranjo "mais saudável".
EDIT 2: Editei aqui só porque fui reler, e a Outerspace censurou minha palavra m
erda, vim aqui de novo pra por o negrito e burlar a caneta censora.