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Tópico oficial Switch 2 - A falência contra-ataca | Rumores e Informações

BmX Burner

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Já que estão falando tanto de Resident Evil, bom lembrar que mesmo o iPhone 15 Pro sendo bem mais potente que o Switch, ainda assim o aparelho tem dificuldades pra rodar o jogo, e é bem pior que a versão de PS4:


Mas segundo os Neonintendistas fantasiosos, dá sim pra rodar fácil e igual no Switch, só meter 720p e "já era".:klol

Está ignorando aí diversas variáveis.

1 - O iPhone 15 Pro usa um chipset com GPU feita pela APPLE. Não temos como saber como ela se portaria contra uma nVidia da vida.
2 - O iPhone 15 Pro é um dispositivo super pequeno e com refrigeração passiva e o A17 Pro é um chipset que sofre MUITO de aquecimento e thermal throttling
3 - O Switch e possivelmente o Switch 2 tem refrigeração ativa, o que alivia muito e dá mais poder ao chipset.

Claro, também duvido que o Switch 1 rode o jogo, mas o iPhone 15 Pro não é o melhor exemplo pra mostrar que um Switch 2 não o rodaria direito.

E acho o Luigi's Mansion 3 um jogo mais graficoso que o próprio Metroid Prime remaster.
 

IuriXtremeSilver

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Essa lista é incompleta mesmo porque as empresas não costumam soltar dados completos de vendas. De acordo com o relatório fiscal da Nintendo, o Switch vendeu mais de 1 bilhão de jogos em mídia física, sendo que mais de 500 milhões foram de jogos third party somente em mídia física.

O próprio Minecraft só tem dados de 3 países, não existe hipótese remota que só vendeu só isso

Se somar toda a lista da Wikipedia temos 574 milhões de jogos da Nintendo vendido, e 55 milhões jogos Third party(editora), ainda falta 571 dos 1.2 bilhões de jogos vendidos.

48% das vendas totais de jogos que tiveram mídia física (inclui LRG sem retroativo) simplesmente sem dado público.

Hogwarts Legacy certamente vendeu uns 3 milhões nos últimos 2 meses de 2023 e ficou ranqueado na frente de vários jogos da nintendo(TOTK só não foi o jogo mais vendido de 2023, justamente pela versão Switch)


1713818058504.png

Minecraft do Switch vendeu zero cópias nos Estados Unidos e Brasil XD


1713818815472.png



Aliás Switch abriu um mercado Thirds para Nintendo que ela não pode ignorar como fez com o Wii U ou o próprio 3DS
 

ELTORO

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Eu acho que o resultado ainda serie parecido.
Re2 Remake e THPS rodam no ps4 a 1080p 60fps
Rodam no Séries S a 1440p e 60 fps (e RE ainda tem modo ray tracing)
Nao sao jogos tao diferentes graficamente assim nao.
Com a engine pronta daria pra fazer o port.
Mas não tem como desconsiderar isso dos zumbis.
Querendo ou não, quanto mais objetos em tela pra renderizar, mais pesado fica. E isso não é apenas pelo visual, mas IA também, que pesa no hardware.
Olha isso aqui do RE2R por exemplo:


E RE continua sendo mais pesado do que THPS.
Tem tecnologia bem avançada ali de fotogametria que não deve ser fácil pra adaptar no Switch:


Os modelos são muito mais elaborados:


Mas...novamente, dá pra fazer?
Dá.
É fácil, vagabundagem da Capcom?
Não. É difícil, demanda tempo e dinheiro. Muitas vezes não compensa.

Vagabundagem dela foi RE6 de Switch.
Aquilo dali sim dava pra fazer muito melhor.
Olha esse jogo rodando no switch , dizer que o residente evil 2 remake nao rodaria é brincadeira.
Leia:
Rodar roda.
Com muito downgrade, mas roda.

Não seria nem de longe "fácil" igual o outro cara falou.
Não basta reduzir resolução.
 

ELTORO

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Está ignorando aí diversas variáveis.

1 - O iPhone 15 Pro usa um chipset com GPU feita pela APPLE. Não temos como saber como ela se portaria contra uma nVidia da vida.
2 - O iPhone 15 Pro é um dispositivo super pequeno e com refrigeração passiva e o A17 Pro é um chipset que sofre MUITO de aquecimento e thermal throttling
3 - O Switch e possivelmente o Switch 2 tem refrigeração ativa, o que alivia muito e dá mais poder ao chipset.

Claro, também duvido que o Switch 1 rode o jogo, mas o iPhone 15 Pro não é o melhor exemplo pra mostrar que um Switch 2 não o rodaria direito.

E acho o Luigi's Mansion 3 um jogo mais graficoso que o próprio Metroid Prime remaster.
Colega, estou falando apenas do Switch 1.
O Switch 2 aí é outra história. Provavelmente vai rodar com facilidade os REs.

Agora, quando ao Luigi's Mansion 3, não acho melhor que o Prime, porque jogo cartunesco é mais fácil de mascarar as limitações, os cenários do jogo são bem pequenos, e roda em 30 FPS.
Nesse estilo mais cartunesco prefiro o Odyssey que ainda roda 60FPS. Aliás nem parece que esse jogo é de 2017, até hoje o gráfico continua absurdo para o hardware.
O próprio Minecraft só tem dados de 3 países, não existe hipótese remota que só vendeu só isso

Se somar toda a lista da Wikipedia temos 574 milhões de jogos da Nintendo vendido, e 55 milhões jogos Third party(editora), ainda falta 571 dos 1.2 bilhões de jogos vendidos.

48% das vendas totais de jogos que tiveram mídia física (inclui LRG sem retroativo) simplesmente sem dado público.

Hogwarts Legacy certamente vendeu uns 3 milhões nos últimos 2 meses de 2023 e ficou ranqueado na frente de vários jogos da nintendo(TOTK só não foi o jogo mais vendido de 2023, justamente pela versão Switch)


Visualizar anexo 389321

Minecraft do Switch vendeu zero cópias nos Estados Unidos e Brasil XD


Visualizar anexo 389322



Aliás Switch abriu um mercado Thirds para Nintendo que ela não pode ignorar como fez com o Wii U ou o próprio 3DS
De certo o desempenho melhorou.
Mas aí vai o que falei : vale a pena gastar recursos pra otimizar um jogo para um hardware mais fraco?
Querendo ou não, via de regra os jogos não irão vender mais do que em outros aparelhos.
Pra maioria das empresas não deve compensar o esforço.
 

IuriXtremeSilver

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Colega, estou falando apenas do Switch 1.
O Switch 2 aí é outra história. Provavelmente vai rodar com facilidade os REs.

Agora, quando ao Luigi's Mansion 3, não acho melhor que o Prime, porque jogo cartunesco é mais fácil de mascarar as limitações, os cenários do jogo são bem pequenos, e roda em 30 FPS.
Nesse estilo mais cartunesco prefiro o Odyssey que ainda roda 60FPS. Aliás nem parece que esse jogo é de 2017, até hoje o gráfico continua absurdo para o hardware.

De certo o desempenho melhorou.
Mas aí vai o que falei : vale a pena gastar recursos pra otimizar um jogo para um hardware mais fraco?
Querendo ou não, via de regra os jogos não irão vender mais do que em outros aparelhos.
Pra maioria das empresas não deve compensar o esforço.

Maiorias das empresas estavam receosas justamente pelo fim de vida fraco do 3DS e o desastre do Wii U, Switch teve gastar metade do seu ciclo reconstruído pontes, passando por testes imbecis , se jogo X vendesse portariam jogo Y (aka bandai namco) , Switch 2 precisa de um HW minimo que vale o esforço das thirds que evita essa situação.

Empresas conseguem perder dinheiro porque são geridas por pessoas (Nintendo o faz quando negligencia sua linha de clássicos), tipo como lançaram alguns jogos no PSVITA sem versão no Switch em 2019-2020, isso já é um exemplo bem claro de decisão comercial burra que não havia impedimento técnico, tudo vai muito além de escopo de projeto/custo de orçamento do port/retorno.


Não é sobre vender mais que os outros, COD pra ser bem sucedido no Switch 2 não precisa vender 10 milhões, mas sim agregar como FIFA faz já que agora com UT tem usuários no Switch gastando com MTX (no caso de COD, vendas de pacotes de armas/skins), tem vários jogos multi como Switch pegou 20~30% das vendas totais e isso tá ótimo


MHWilds só vai sair para XBox Series, PC e PS5, não sei como a Nintendo vai fazer e duvido que eles abrem mão desse jogo, porque diferente de MHRise que era um plano B antes do World lançar, a Capcom não tem isso mais com MH, ou recebe ele ou não recebem nenhum.



A dificuldade da transição é não perder as vendas Thirds que conseguiram e expandir onde é fraco, são mais de 600 milhões de jogos vendidos na sua plataforma atual quando sair o sucessor, não dá pra abrir mão tão fácil, só porque o FP vende a mesma coisa, quedas nos lucros seria enormes.
 


ELTORO

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Maiorias das empresas estavam receosas justamente pelo fim de vida fraco do 3DS e o desastre do Wii U, Switch teve gastar metade do seu ciclo reconstruído pontes, passando por testes imbecis , se jogo X vendesse portariam jogo Y (aka bandai namco) , Switch 2 precisa de um HW minimo que vale o esforço das thirds que evita essa situação.

Empresas conseguem perder dinheiro porque são geridas por pessoas (Nintendo o faz quando negligencia sua linha de clássicos), tipo como lançaram alguns jogos no PSVITA sem versão no Switch em 2019-2020, isso já é um exemplo bem claro de decisão comercial burra que não havia impedimento técnico, tudo vai muito além de escopo de projeto/custo de orçamento do port/retorno.


Não é sobre vender mais que os outros, COD pra ser bem sucedido no Switch 2 não precisa vender 10 milhões, mas sim agregar como FIFA faz já que agora com UT tem usuários no Switch gastando com MTX (no caso de COD, vendas de pacotes de armas/skins), tem vários jogos multi como Switch pegou 20~30% das vendas totais e isso tá ótimo


MHWilds só vai sair para XBox Series, PC e PS5, não sei como a Nintendo vai fazer e duvido que eles abrem mão desse jogo, porque diferente de MHRise que era um plano B antes do World lançar, a Capcom não tem isso mais com MH, ou recebe ele ou não recebem nenhum.



A dificuldade da transição é não perder as vendas Thirds que conseguiram e expandir onde é fraco, são mais de 600 milhões de jogos vendidos na sua plataforma atual quando sair o sucessor, não dá pra abrir mão tão fácil, só porque o FP vende a mesma coisa, quedas nos lucros seria enormes.
Então, mas não sei se agrega algo considerando o orçamento.
Não deve ser barato pra fazer port, dentro ou fora da empresa (contratando uma outra).

Quanto ao Monster Hunter Wilds, concordo.
É bom a Nintendo fazer algo direito no Switch 2, porque se ela vier com hardware fraco, vai ser bem complicado pra portar esse jogo.
 

Frenesus

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Colega, estou falando apenas do Switch 1.
O Switch 2 aí é outra história. Provavelmente vai rodar com facilidade os REs.

Agora, quando ao Luigi's Mansion 3, não acho melhor que o Prime, porque jogo cartunesco é mais fácil de mascarar as limitações, os cenários do jogo são bem pequenos, e roda em 30 FPS.
Nesse estilo mais cartunesco prefiro o Odyssey que ainda roda 60FPS. Aliás nem parece que esse jogo é de 2017, até hoje o gráfico continua absurdo para o hardware.

De certo o desempenho melhorou.
Mas aí vai o que falei : vale a pena gastar recursos pra otimizar um jogo para um hardware mais fraco?
Querendo ou não, via de regra os jogos não irão vender mais do que em outros aparelhos.
Pra maioria das empresas não deve compensar o esforço.
Luigi's Mansion 3 acho que é um dos jogos mais pesados do switch junto com prime e os zeldas. A animação é muito boa. Até no emulador as recomendações pra jogar o mansion exigem mais.
 

Kise Ryota

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Velho Lobo do Mar

Bam-bam-bam
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Ta uma novela esse switch 2 heim...

Deveriam fazer uma enquete, vai ter o poder de um ps4 ou ps4pro? Eu chuto no máximo um ps4 base mesmo

O que não seria nada ruim para um portátil
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
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Está ignorando aí diversas variáveis.

1 - O iPhone 15 Pro usa um chipset com GPU feita pela APPLE. Não temos como saber como ela se portaria contra uma nVidia da vida.
2 - O iPhone 15 Pro é um dispositivo super pequeno e com refrigeração passiva e o A17 Pro é um chipset que sofre MUITO de aquecimento e thermal throttling
3 - O Switch e possivelmente o Switch 2 tem refrigeração ativa, o que alivia muito e dá mais poder ao chipset.

Claro, também duvido que o Switch 1 rode o jogo, mas o iPhone 15 Pro não é o melhor exemplo pra mostrar que um Switch 2 não o rodaria direito.

E acho o Luigi's Mansion 3 um jogo mais graficoso que o próprio Metroid Prime remaster.

A GPU do A17 é equivalente a GTX 1050Ti.

Colega, estou falando apenas do Switch 1.
O Switch 2 aí é outra história. Provavelmente vai rodar com facilidade os REs.

Agora, quando ao Luigi's Mansion 3, não acho melhor que o Prime, porque jogo cartunesco é mais fácil de mascarar as limitações, os cenários do jogo são bem pequenos, e roda em 30 FPS.
Nesse estilo mais cartunesco prefiro o Odyssey que ainda roda 60FPS. Aliás nem parece que esse jogo é de 2017, até hoje o gráfico continua absurdo para o hardware.

De certo o desempenho melhorou.
Mas aí vai o que falei : vale a pena gastar recursos pra otimizar um jogo para um hardware mais fraco?
Querendo ou não, via de regra os jogos não irão vender mais do que em outros aparelhos.
Pra maioria das empresas não deve compensar o esforço.

A GPU do Switch é equivalente a Geforce 830M, que é arquitetura Kepler, tem 256 CUDA cores e roda a 1 GHz.

Essa GPU roda Resident Evil 7 em 1366x768, a 30~40 fps no lowest. Como é um jogo escuro, a resolução deixa o jogo bem feio.
Porém, nessa vídeo, o usuário está usando um i5 5200u 2.2 GHz que é muito mais poderoso que o processador ARM do Switch.



CPU e largura de banda são os maiores empecilhos do Switch 1. São meros 25 GB/s de banda, que é mais ou menos o mesmo que o PS3. Só que o PS3 tinha memória dedicada para CPU e GPU e no Switch é compartilhado. É uma arquitetura moderna, mas quando se tem pouco, cada MB faz falta e é isso que impede muitos ports para o Switch.
Se os desenvolvedores já passam mal com os 10 GB do Series S e 10x mas banda, imagine no Switch.
 

ELTORO

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A GPU do A17 é equivalente a GTX 1050Ti.



A GPU do Switch é equivalente a Geforce 830M, que é arquitetura Kepler, tem 256 CUDA cores e roda a 1 GHz.

Essa GPU roda Resident Evil 7 em 1366x768, a 30~40 fps no lowest. Como é um jogo escuro, a resolução deixa o jogo bem feio.
Porém, nessa vídeo, o usuário está usando um i5 5200u 2.2 GHz que é muito mais poderoso que o processador ARM do Switch.



CPU e largura de banda são os maiores empecilhos do Switch 1. São meros 25 GB/s de banda, que é mais ou menos o mesmo que o PS3. Só que o PS3 tinha memória dedicada para CPU e GPU e no Switch é compartilhado. É uma arquitetura moderna, mas quando se tem pouco, cada MB faz falta e é isso que impede muitos ports para o Switch.
Se os desenvolvedores já passam mal com os 10 GB do Series S e 10x mas banda, imagine no Switch.

Finalmente alguém que fez um comentário mais técnico e realista. Bom post.

Eu lembro de ter visto essa limitação de banda do Switch pela primeira vez numa review do jogo Hyrule Warriors.
Não lembro qual versão, mas tem sérios problemas de framerate no Switch.
E muito provavelmente é em decorrência disso.

Btw, seu post, pelo vídeo e informações, prova que não seria nada fácil portar os Resident Evil mais novos pra Switch, mesmo o 7.
 

Wolkaiser

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Finalmente alguém que fez um comentário mais técnico e realista. Bom post.

Eu lembro de ter visto essa limitação de banda do Switch pela primeira vez numa review do jogo Hyrule Warriors.
Não lembro qual versão, mas tem sérios problemas de framerate no Switch.
E muito provavelmente é em decorrência disso.

Btw, seu post, pelo vídeo e informações, prova que não seria nada fácil portar os Resident Evil mais novos pra Switch, mesmo o 7.

Vai rodar de boa, se a largura de banda for a rumorada, é nível Xbox one.
E a GPU mais moderna tira um pouco do peso da CPU.

A arquitetura Kepler do Switch não envelheceu muito bem, é uma arquitetura de transição ali dos consoles, não tem async compute, o tesselation é fraco. Eu tive uma GTX 780 e ela envelheceu mau por isso, enquanto a sua concorrente, a RX 290, dá pra brincar até hoje.
 

LucianoBraga

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Vai rodar de boa, se a largura de banda for a rumorada, é nível Xbox one.
E a GPU mais moderna tira um pouco do peso da CPU.

A arquitetura Kepler do Switch não envelheceu muito bem, é uma arquitetura de transição ali dos consoles, não tem async compute, o tesselation é fraco. Eu tive uma GTX 780 e ela envelheceu mau por isso, enquanto a sua concorrente, a RX 290, dá pra brincar até hoje.

Não é Kepler, é Maxwell.
 

T-Rexz

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RUMOR | Sucessor do Nintendo Switch teria dimensões maiores, Joy-Con magnéticos e mais

Fabricantes de acessórios teriam sido apresentadas à uma versão opaca de mostruário para referência


Os rumores em torno do que deve vir como sucessor direto do Nintendo Switch continuam a circular pela web e dessa vez, a fonte das possíveis novidades vem de fabricantes dos futuros acessórios para o novo hardware.

De acordo com matéria publicada recentemente pelo portal espanhol Vandal, o jornalista Rubén Mercado obteve acesso à informações privilegiadas sobre o novo sistema da Nintendo durante a realização de uma feira em que fabricantes de acessórios estiveram presentes.

Nessa feira, a Nintendo supostamente teria permitido que as companhias tocassem uma caixa opaca para que as dimensões do novo sistema fossem compreendidas sem que houvesse comprometimento de sigilo do seu design final.

O novo hardware da Nintendo teria dimensões maiores que o atual Switch, porém sem ultrapassar o tamanho do Steam Deck (Valve) de acordo com as fontes. Além disso, foi informado ainda que a Nintendo deve utilizar um sistema magnético de acoplagem dos novos controles (Joy-Con?) — o que poderia dificultar a compatibilidade física com os Joy-Con atuais que se utilizam de trilhos no aparelho.

Por fim, comentou-se que o Controle Pro do atual Nintendo Switch não enfrentaria problemas de compatibilidade com o novo sistema — o que era esperado dado em vista que sua comunicação utiliza o Bluetooth que também se presume estar presente no novo hardware até mesmo para que viabilize a comunicação remota com os potenciais novos Joy-Con.

Referente à data de lançamento, as fabricantes corroboram com os rumores mais recentes de que o novo console da Nintendo deva chegar ao mercado global durante os meses iniciais de 2025.

Fonte: https://universonintendo.com/rumor-...-dimensoes-maiores-joy-con-magneticos-e-mais/

Para efeito comparativo entre Switch e Steam Deck, logo o sucessor do Switch será algo um meio termo no tamanho entre eles.
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Jovi.

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A mesma fonte koreana fala sobre o lançamento ser em 2024, sendo que geral (até mesmo a nikkei) reportou o tal adiamento interno para 2025.

May 7th que não chega nunca

Por que essa data em específico? Relatório fiscal?


Aliás fim de maio tem o "ultimo jogo" pro Switch, vamos ver o que a Nintendo apronta em Junho.
 

Kise Ryota

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@LucianoBraga aliás, tirando rumores sobre o switch 2, aparentemente esse node 7LPH não é oficializado pela Samsung em parte alguma. Eu lembro da galera no famiboards procurando por esse node quando um outro rumor apareceu do nada tempos atrás falando a mesma coisa, e ninguém achou nada em roadmap algum. O que faz parecer uma coleção de rumores antigos (sem maior credibilidade) sendo reciclados.
 

LucianoBraga

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@LucianoBraga aliás, tirando rumores sobre o switch 2, aparentemente esse node 7LPH não é oficializado pela Samsung em parte alguma. Eu lembro da galera no famiboards procurando por esse node quando um outro rumor apareceu do nada tempos atrás falando a mesma coisa, e ninguém achou nada em roadmap algum. O que faz parecer uma coleção de rumores antigos (sem maior credibilidade) sendo reciclados.

Passou pela minha cabeça ser o LP EUV, porque Samsung tem 7nm FinFET também e o H ser de "high performance" ou algo assim.
Mas a nomenclatura realmente não existe como oferta de processo.
 

Kise Ryota

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Uma coisa que eu acho interessante comentar sobre node (e esqueci de fazer tem semanas ou meses já rs) é que a Nintendo não compra node de ninguém. Pra muitos há essa ideia de que é a Nintendo quem irá negociar com uma foundry, mas na verdade a Nintendo compra o chip da Nvidia, e é a Nvidia quem decide qual node será usado. Nintendo e Nvidia se sentam e conversam sobre performance, consumo e preço. Aí a Nvidia oferece as opções. Mas não é a Nintendo quem negocia com Samsung ou TSMC. Tem até teorias da Nintendo fechando um pacotão com a Samsung (RAM, storage, tela, e aí entraria foundry também por um valor baixo), mas, novamente, quem se encarrega de escolher node é a Nvidia (e a mesma vende um produto, e não o node em si).

Quanto a Nvidia, sabemos que sua maior capacidade reservada está na TSMC. Eles ainda tem alguma capacidade com a Samsung (SEC 8nm), mas até o momento não temos qualquer informação sobre outro node que eles tenham reservado.

Pra Nvidia é interessante trabalhar com poucos nodes. Se o Switch 2 for um flop, ela vai fazer o que com o node b*sta que ela reservou só pq "nintendo is cheap"? Se a Nvidia mesmo não for lançar algum produto naquele node, ela meio que se fode. Até pq, node é algo que vc reserva com até 1 ano e meio de antecedência, como o próprio Jensen Huang já comentou. Se o Switch 2 não vender como o esperado e o node usado tiver sido o TSMC 4N, a Nvidia não terá problema algum para gerenciar essa capacidade que ela comprou pq ela continuará lançando produtos dela nesse node (já o SEC 8nm parece um dead end, por exemplo)

Então o mais lógico é esperar que a Nvidia tenha vendido pra Nintendo um SoC em um node que ela tenha reservado não para a Nintendo em si, mas para outros produtos dela própria. Podemos argumentar que o Tegra X1 foi o único produto da Nvidia pro node TSMC 20nm. Mas isso ocorreu pq o node em si foi uma b*sta. Ficou muito aquém do que se esperava, e todo mundo moveu seus projetos para outro node pq simplesmente não valia a pena. Mesma coisa vimos acontecer recentemente (últimos 4 anos) com os nodes da Samsung (incluindo o SEC 8nm) que ficaram muito distantes do que a TSMC tava oferecendo, e Nvidia/Qualcomm e companhia pularam do barco e foram pra TSMC.

Essa é mais uma das razões do pq eu penso que o 4N é o node que faz mais sentido a Nvidia ter escolhido pro T239. Ela não se compromete com um node que ela não vá utilizar pra si própria caso o Switch 2 passe longe de repetir o sucesso do original. Afinal, como eu disse, quem faz todo esse estudo de custo de nodes e as negociações com as foundries é a Nvidia, a Nintendo só compra o chip dela (dentro do que ela pediu em termos de performance/consumo/preço) e é isso. A Nvidia ainda tem capacidade comprada pro SEC 8nm, então essa possibilidade ainda existe (isso se esse node for suficiente pro T239). Pode ser que a Nvidia também tenha reservado algum novo da Samsung mais novo e vá usar pro T239 entre outros produtos dela? Pode ser, mas se for o caso, não ficamos sabendo de nada ainda. Eu ainda aposto na TSMC (ela tem capacidade reservada pros 7nm da TSMC também, que ela inclusive usou para fabricar GPUs Ampere para servers)
 
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