Bom, nunca fui muito fã de RPGs em primeira pessoa com navegação em "grid" e com muitos encontros aleatórios(dois dos motivos pelos quais não joguei tantos Dungeon Crawlers, já que grande parte deles possuem essas características), porém recentemente peguei Realms of Arkania 2: Star Trail para jogar no dosbox e o jogo me prendeu. O que chamou a atenção logo de cara foi o sistema de criação de personagens, que possui um número bem grande de skills e atributos, com tantas skills sociais quanto de combate - senão mais. Dá pra você fazer, por exemplo, um personagem "bobo da corte" com muitos pontos em dança e instrumento e ganhar uns trocados realizando shows em tavernas, ou uma dançarina especialista na arte da sedução pra tirar mais grana ainda do povo. O jogo oferece um número bem grande de builds e maneiras de aplicá-las, o que permite bastante experimentação e confere um fator replay bem alto ao mesmo.
Outro ponto positivo que chamou a atenção foram as mecânicas de combate e sobrevivência. Você pode, por exemplo, contrair doenças em combate e durante as viagens. Se um orc te atingir com uma arma enferrujada, você pode pegar tétano e vai precisar de um curandeiro ou alguém na party com bastante conhecimento em cura de doenças e as ervas certas para o tratamento. Os personagens sentem sede e fome e você vai precisar estar sempre caçando animais e procurando água durante as viagens(o que requer um personagem com alta habilidade em skills de sobrevivência) ou reestocando nas cidades. Há muitos items no jogo que melhoram a "qualidade de vida" do personagem, como caldeirões e sacos de dormir, que conferem maior recuperação de life points e astral points durante o descanso, items como cordas e acessórios de alpinismo para subir em montanhas ou atravessar locais íngremes, e equipamentos como botas e casacos que impedem que seu personagem morra de frio, o que te obriga a administrar com cuidado o seu inventório que possui espaço limitado, além do peso afetar a quantidade de pontos de movimento no combate. Esses são recursos que adicionam bastante realismo ao jogo e dão profundidade ao gameplay.
A estória também é muito boa e o jogo já te obriga a tomar uma decisão bem importante logo de cara. Você começa em uma taverna onde um elfo alegando ser um embaixador aparece e lhe faz um pedido: encontrar um artefato lendário chamado "Salamander stone", que tem o poder de unir elfos e anões para lutar contra os orcs(que são os supostos "vilões" da estória), e entregar para um anão chamado Ingramosch. No entanto logo após o elfo se retirar, um homem aparece alegando que o elfo é um impostor, e pagará 1000 temers caso você entregue o artefato para ele. Posteriormente quando você aluga uma quarto em uma pensão para passar a noite, um sacerdote do tempo de phex aparece e lhe pede para recuperar a "Star Trail", uma machadinha lendária. O jogo apresenta essa quest como uma side quest, no entanto dado que o nome do jogo é Star Trail, fica evidente que não é irrelevante. Essas são as duas quests iniciais e servem muito bem como ponto de partida, já te dando uma boa idéia de como progredir e servindo como um bom pano de fundo para as muitas opções de roleplaying durante o jogo.
Gostei demais do jogo e o recomendo com segurança pra quem procura um RPG com mecânicas complexas, um gameplay com muita profundidade e muita exploração acompanhado de uma boa estória.