O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico do Tubão, CRT , Monitores RGB e TVs de Tubo, Duvidas em Geral

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Descobri um jeito de corrigir uma leve descoloração no canto superior direito da TV. Só dá para perceber em telas brancas, fica meio amarelado. É na verdade uma magnetização. Eu corrigi deixando um ímã de geladeira em cima dela no ponto certo. A manchinha desapareceu.
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Postei no tópico da gbs sobre o setup que tô arrumando
Meu setup começa a tomar forma
Há pouco tempo montei meu rack que vou deixar um set de consoles e um PC fixos pra ficarem prontos pra jogatina
E como quero usar uma TV mais antiga que era só RF e eu fiz mod RGB nela, tô usando a GBS pra poder usar o Wii, PS2 e talvez em breve o Xbox clássico na TV, além do PC @ 480p, evitando ter que usar gpu AMD/ATI e driver específico pra ligá-lo nessa TV. Assim qualquer coisa que entre 480p, 480i, 240p vai ficar na resolução correta pra TV.

O rack, peguei um monitor pra testar como tava a GBS, que tava guardada faz um tempo..
Xe7xuGW.png


A TV que realmente vai ficar aí:
owpokjX.jpeg

GBS roots, na época que comprei nem tinha as prontas na China, infelizmente. (ESP8266 tá caído de lado ali kkkk depois vou fazer uma caixinha pra ela não ficar pegando poeira)
n1WMtzi.jpeg


O combinador de sincronismo, que junta o horizontal e vertical do VGA e passa pro C-Sync que a TV precisa:
Tb no improviso, essa plaquinha vai pra dentro da TV já já
9FK3EA5.jpeg
Passive-Sync-Combiner.png

Tô usando cabo VGA no Mega Drive, SNES e óbvio, no PC
Então comprei um switch VGA pra ligar na GBS, já modifiquei pra usar 2 fios do VGA pra transportar o som e na saída o P2 pega esse áudio pra eu ligar no amplificadorzinho daquelas caixas da primeira foto:
O PC é o único que o som vai por P2, por isso aquele buraquinho ali na entrada de cima
RWsN7VW.png

Awk2Pw3.jpeg

O Wii, PS2.. Vão pra um switch componente ligado na GBS, que já já chega da China.

Esses dias tive que dar uma estudada pra conseguir regular direito a imagem da TV, troquei alguns capacitores do vertical e outros que não tavam visualmente legais e tinham importância pra imagem. Ainda não tá 100% a geometria, mas já tô super satisfeito.. Daqui um tempo eu troco mais um bucado de capacitor haha
Como essa TV é mais antiga, não tem menu de serviço nem nada.. Ajuste é tudo manual e tem pouco ajuste disponível. Exemplo.. Consigo mover a imagem horizontalmente, mas o vertical não. No vertical só consigo espichar ou achatar a imagem.
As cores tem que ser ajustadas com potenciômetros na neckboard, os ajustes do menu são bem simples..
s1xVk6L.jpeg

Melhorei a convergência o que deu, olha como o azul e vermelho se desencontravam e depois mal dá pra ver as cores separadas:
GygBHbi.jpeg

fugayO8.jpeg

gjq3MYN.jpeg

HhfvMMo.jpeg

0OtNOWV.jpeg

6omnuwf.jpeg

eQWBtRm.jpeg

6o2MjJz.jpeg

Essa TV não tem aquelas scanlines super marcadas igual as Sony conseguem fazer, mas devo melhorar isso em breve com um modzinho que tô olhando aí
Pegando o gancho pra comentar sobre uma modificação que tô afim de testar nessa TV, pra melhorar as TVL dela, não sei se alguém já pegou pra olhar isso por aqui:


Me parece bem promissor, ainda mais que eu curto usar TVs mais antigas e tal.. Só que ainda tô me inteirando de como funciona pra tomar coragem pra fazer haha
D4eOBEt.jpg

qR7jSw1.jpg
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Vou te ser sincero: prefiro as scanlines mais suaves da esquerda. Não sei se é por que fui mais acostumado a isso nas tvs que tive na época. Mas a partir de um certo ponto as scanlines fortes demais incomodam o foco no jogo. Não gosto também da imagem dos PVMs de TVL alto. Acho os de menor TVL mais bonitos.

Pra quem gosta de scanlines fortes, recomendo as WEGAs de chassis BA-06 que foi a última que adquiri. Ela tem tem scanlines um pouco mais fortes do que eu gosto.
 

Schizophenic Nintendo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.207
Reações
488
Pontos
533
Olá amigos, peguei uma tv LCD, desses antigos da Samsung de 19p, tem várias saídas, inclusive SCART.
Como tem VGA, coloquei meu deram, mas não consigo setar nessa saída. Como faz? O modelo é uma 940nw
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Vou te ser sincero: prefiro as scanlines mais suaves da esquerda. Não sei se é por que fui mais acostumado a isso nas tvs que tive na época. Mas a partir de um certo ponto as scanlines fortes demais incomodam o foco no jogo. Não gosto também da imagem dos PVMs de TVL alto. Acho os de menor TVL mais bonitos.

Pra quem gosta de scanlines fortes, recomendo as WEGAs de chassis BA-06 que foi a última que adquiri. Ela tem tem scanlines um pouco mais fortes do que eu gosto.
Chegou a ver as fotos da minha TV no spoiler?
É lisa! Tem é nada de scanline! kkk
Eu quero melhorar isso, mas acho que meu tubo não chegaria nesse ponto incômodo e nem gostaria, porque quero a TV pra assistir filmes de época tb, já tenho até uma pasta que tenho baixado filme aqui "Sessão da Tarde"
 


Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Conforme prometi, segue em anexo a tabela Excel com o Menu de Serviço da 29FA310. Detalhe, os valores são apenas para a entrada Video Componente. Nas entradas AVs alguns valores são diferentes. Como uso apenas em componente, só anotei esses valores.
 

Anexos

  • Sony WEGA 29FA310 - Menu de Serviço - Tabela.zip
    35 KB · Visualizações: 7

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Sim. E eu usei apenas os valores NTSC e PAL-M (esses coloquei só por curiosidade). O que vale aqui é só NTSC. A questão é que alguns valores são diferentes se a entrada é YUV ou AV/RF. Eu só anotei os valores para YUV.

O que realmente fez diferença na imagem da minha foi o seguinte:

  • Desabilitar totalmente o ClearEDGE pelo menu de serviço. Estava 1, deixei em 0. (Esse recurso, IMO, detona a imagem dos jogos, pode até servir para filmes. Não a toa que muita gente não gosta das chassis BA-06, deve ser por causa dessa porcaria!);
  • Baixar MTRX de 1 para 0 para reduzir o vermelho berrante;
  • Aumentar o GYG de 0 para 3 e recuperar a qualidade do verde. Isso só funciona na entrada componente;
  • Usar o modo PRO que é o único que está em Gamma 0. Níveis de preto superiores;
  • Calibrar cor, brilho, contraste no próprio menu usando o 240p Test Suite de Wii. E Geometria pelo menu de serviço;
For isso, deixei o resto default. Não adianta mexer nos CUTs e DRVs, pois detona o white balance. AXIS também alterar o WB.

Ainda havia mais uns recursos para mexer no nível de Vermelho, Verde e Azul. No menu CDEC tem os YGAN, RGAN e BGAN que ficam com valor 1 e podem ir até 3. Mas eu não precisei usar.
 
Ultima Edição:

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.604
Reações
2.914
Pontos
1.264
Sim. E eu usei apenas os valores NTSC e PAL-M (esses coloquei só por curiosidade). O que vale aqui é só NTSC. A questão é que alguns valores são diferentes se a entrada é YUV ou AV/RF. Eu só anotei os valores para YUV.

O que realmente fez diferença na imagem da minha foi o seguinte:

  • Desabilitar totalmente o ClearEDGE pelo menu de serviço. Estava 1, deixei em 0. (Esse recurso, IMO, detona a imagem dos jogos, pode até servir para filmes. Não a toa que muita gente não gosta das chassis BA-06, deve ser por causa dessa porcaria!);
  • Baixar MTRX de 1 para 0 para reduzir o vermelho berrante;
  • Aumentar o GYG de 0 para 3 e recuperar a qualidade do verde. Isso só funciona na entrada componente;
  • Usar o modo PRO que é o único que está em Gamma 0. Níveis de preto superiores;
  • Calibrar cor, brilho, contraste no próprio menu usando o 240p Test Suite de Wii. E Geometria pelo menu de serviço;
For isso, deixei o resto default. Não adianta mexer nos CUTs e DRVs, pois detona o white balance. AXIS também alterar o WB.

Ainda havia mais uns recursos para mexer no nível de Vermelho, Verde e Azul. No menu CDEC tem os YGAN, RGAN e BGAN que ficam com valor 1 e podem ir até 3. Mas eu não precisei usar.
Perfeito, amanhã vou testar isso na minha de 38".

Vou anotar os valores originais antes.
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
@Papangu você sabe a função de cada item que você alterou, ou foi no olho mesmo?

Exemplo, a função DCTRANSFER GAIN lá no VP2, o que essa função faz?
Esse item aí eu não alterei. A minha veio com o valor bem diferente da referência. Na referência era 12. A minha TV veio com valor 2. Eu até mexi um pouco para ver se alterava alguma coisa, mas não vi nada, por isso voltei para o valor 2. Os valores que eu realmente alterei estão em vermelho na tabela.
 

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.012
Reações
6.685
Pontos
453
Apareceu um anúncio de Mkt Place aqui da minha cidade de um Sony Wega de 21'' por 100 reais, mandei mensagem na mesma hora que vi mas o cara ainda não respondeu

Gosto muito da minha Panasonic de 29'' mas por esse preço não tem como deixar passar
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.780
Pontos
803
Apareceu um anúncio de Mkt Place aqui da minha cidade de um Sony Wega de 21'' por 100 reais, mandei mensagem na mesma hora que vi mas o cara ainda não respondeu

Gosto muito da minha Panasonic de 29'' mas por esse preço não tem como deixar passar

tenho uma trinitron de 21'' eh show

so confirme antes se tem componente, pois vi q tem modelos da decada de 90 q so tem composto
 

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.012
Reações
6.685
Pontos
453
tenho uma trinitron de 21'' eh show

so confirme antes se tem componente, pois vi q tem modelos da decada de 90 q so tem composto

Marquei de ir buscar ela mais tarde, aí vejo

Como é dessas wega quadradinhas tela plana acredito que tenha componente sim, mas na hora eu confirmo

Se eu não me engano ela só não tem S-video
 

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.012
Reações
6.685
Pontos
453
Galera só um duvida antes de eu ir lá olhar a TV

É uma sony wega kv-21fs140 igual essa da foto:

1709755246507.png

Esse modelo é bom igual aos outros?

Outra coisa, qual a melhor forma de trazer ela no carro?
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.816
Reações
10.967
Pontos
753
Galera só um duvida antes de eu ir lá olhar a TV

É uma sony wega kv-21fs140 igual essa da foto:

Visualizar anexo 380644

Esse modelo é bom igual aos outros?

Outra coisa, qual a melhor forma de trazer ela no carro?

tive uma dessas por alguns dias, depois vendi pq o n64 tava horrível na tv, mas não sei se a culpa é do tubo que já estava velho
ela tem componente sim

bota deitado no porta-malas, ou no banco de trás/frente, com a tela virada pra baixo
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Galera só um duvida antes de eu ir lá olhar a TV

É uma sony wega kv-21fs140 igual essa da foto:

Visualizar anexo 380644

Esse modelo é bom igual aos outros?

Outra coisa, qual a melhor forma de trazer ela no carro?
Tenho uma atualmente e já tive duas! É muito boa sim, caso esteja em boas condições. Inclusive dá para saber quantas horas de uso ela tem no menu de serviço. Já postei aqui.. Se puder entrar no menu de serviço lá, é fácil. Uma TV de tubo dura entre 30 e 40 mil horas de uso. Por aí dá para você saber se ela já passou da metade da vida útil. Se puder levar um videogame para testar é bom pq dá para ver a qualidade das cores e da geometria.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.780
Pontos
803
Tenho uma atualmente e já tive duas! É muito boa sim, caso esteja em boas condições. Inclusive dá para saber quantas horas de uso ela tem no menu de serviço. Já postei aqui.. Se puder entrar no menu de serviço lá, é fácil. Uma TV de tubo dura entre 30 e 40 mil horas de uso. Por aí dá para você saber se ela já passou da metade da vida útil. Se puder levar um videogame para testar é bom pq dá para ver a qualidade das cores e da geometria.

entrando no menu de servico, qual a sigla pra ver essa info sobre o tempo de uso? pela foto onde vc apontou eh diferente de como aparece na minha kv210fv
 

bIuethunder

Ser evoluído
Mensagens
44
Reações
64
Pontos
18
Galera só um duvida antes de eu ir lá olhar a TV

É uma sony wega kv-21fs140 igual essa da foto:

Visualizar anexo 380644

Esse modelo é bom igual aos outros?

Outra coisa, qual a melhor forma de trazer ela no carro?
Minha wega é dessa daí. Acho que é um modelo lançado tardiamente, já nos anos finais da linha wega. Não sei dizer se é melhor ou pior. Pra mim, é tudo igual, tubo feito em Singapura e montada em Manaus. Mas passou uns 10 anos parada (usava com um xbox 360) e funcionou de boa quando liguei. O único incômodo é que não tem s-video.
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
entrando no menu de servico, qual a sigla pra ver essa info sobre o tempo de uso? pela foto onde vc apontou eh diferente de como aparece na minha kv210fv
Não é sigla. Aparece logo na primeira tela do menu conforme a imagem que postei. Acredito que só as WEGAs de chassis BA-1X tenham essa informação no menu de serviço.
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.604
Reações
2.914
Pontos
1.264
Tenho uma atualmente e já tive duas! É muito boa sim, caso esteja em boas condições. Inclusive dá para saber quantas horas de uso ela tem no menu de serviço. Já postei aqui.. Se puder entrar no menu de serviço lá, é fácil. Uma TV de tubo dura entre 30 e 40 mil horas de uso. Por aí dá para você saber se ela já passou da metade da vida útil. Se puder levar um videogame para testar é bom pq dá para ver a qualidade das cores e da geometria.
Tenho uma com subwoofer, tem 12k horas de uso.
 
Topo Fundo