O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico do Tubão, CRT , Monitores RGB e TVs de Tubo, Duvidas em Geral

Terminus

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
1.890
Reações
2.125
Pontos
653
Idêntico vai ter que achar um cara bem diferenciado
Mas inspirado, dá pra fazer as 3 colunas com perfil em alumínio e as "prateleiras" em mdf. Uma placa de mdf de 12mm, vc já manda cortar pra fazer 3 prateleiras duplas, ficando com 24mm, aguenta peso tranquilo!
Acho que vou tentar. Vou atrás de um cara hoje que mexe com isso. Depois dou um update.

Pode mandar fazer em compensado ou madeira
MDF se for grosso tb aguenta
Ou vai em locais de móveis usados e procura um rack ou cômoda antiga, de madeira

Tô terminando o que eu peguei pra fazer, ainda falta organizar, fazer uns acabamentos, essas caixas de som vou por uma tela e uma madeira na frente, cable management, que quero tudo organizadinho e tudo vai ser RGB ou componente ligado nessa TV. O monitor da outra foto só tô usando pra ajeitar as coisas, atualizar o Wii e etc.
Z9XkrvK.png
Essa Toshiba tem entrada componente e suporta RGB? Via o que, SCART? Onde arrumou esse troço? Imaginava que todas TVs dessa época fossem basiconas, até com som mono. (ela me parece ser dos anos 80?)
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Acho que vou tentar. Vou atrás de um cara hoje que mexe com isso. Depois dou um update.


Essa Toshiba tem entrada componente e suporta RGB? Via o que, SCART? Onde arrumou esse troço? Imaginava que todas TVs dessa época fossem basiconas, até com som mono. (ela me parece ser dos anos 80?)
Ela tá com mod RGB e vou usar uma GBS pra ligar componente e o PC nela haha
E essa TV, eu nem liguei a entrada de áudio dela, já que é mono, vai ficar que nem um monitor mesmo.. Usar essas caixinhas externas que são de alguma Sony atual. Uns anos atrás vi um cara no ml vendendo 5 caixas do lado direito por um preço bacana, comprei, fiz uma caixinha bluetooth e guardei as outras
 
Ultima Edição:

Dipeka

Habitué da casa
Mensagens
124
Reações
83
Pontos
53
Pode mandar fazer em compensado ou madeira
MDF se for grosso tb aguenta
Ou vai em locais de móveis usados e procura um rack ou cômoda antiga, de madeira

Tô terminando o que eu peguei pra fazer, ainda falta organizar, fazer uns acabamentos, essas caixas de som vou por uma tela e uma madeira na frente, cable management, que quero tudo organizadinho e tudo vai ser RGB ou componente ligado nessa TV. O monitor da outra foto só tô usando pra ajeitar as coisas, atualizar o Wii e etc.
Z9XkrvK.png
fXKqC9r.png
Compensado naval?
 

Terminus

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
1.890
Reações
2.125
Pontos
653
Ela tá com mod RGB e vou usar uma GBS pra ligar componente e o PC nela haha
Quem faz esses mods por aqui?
Nunca tinha visto... parece que tem MDF,mas deve ter metal aí também, por falar nisso, vi um cara que fabrica mesas com perfis de metal, deve ser uma boa pedida também. Mas não tenho ideia do preço.
como é esse negócio de perfil de metal?
 


Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Quem faz esses mods por aqui?

como é esse negócio de perfil de metal?
Tem uns que fazem por aí, procura RGB mod via OSD pra entender.. Usa a entrada RGB que a TV usa pra mostrar controle de volume e configurações na tela.
Aqui um tópico antigo quando fiz o mod, daí ficou parado esses anos todos, agora que tô finalizando kkk


Quando se fala em perfil de metal, são peças assim, que se compra a barra em metro

comprar-perfil-de-aluminio-01.jpg
 
Ultima Edição:

bIuethunder

Ser evoluído
Mensagens
44
Reações
64
Pontos
18
Minha Wega de 21'' eu boto em cima daqueles carrinhos aramados com prateleiras e rodízios da seville classic. Acho que é carrinho próprio pra servir chá. Comprei baratinho no Carrefour na época e ele suporta legal o peso da tv e consoles. E eu posso arrastar sem dificuldade pro quarto onde eu durmo ou pra sala. TV de tubo de 29'' já é um incômodo muito grande e senti alívio quando me livrei da que eu tinha. Acho uma solução mais barata que esses móveis pesados de compensado. Uma folha de compensado de 15mm tá custando uns 200 reais. Não vale a pena.
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Acabei de adquirir mais uma para a coleção:

Sony Wega 29FA310.jpg

É uma 29FA310. Mas está suja pra c***lho. Já notei que bem nas extremidades ela já está com o foco embaçando, mas no geral está com uma boa imagem.

Vocês usam algum produto específico para limpar a sujeira impregnada na carcaça por décadas? Quero limpar, mas sem destruir a textura. Também queria abrir o subwoofer para tirar a poeira de dentro que está bem acumulada.
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.604
Reações
2.914
Pontos
1.264
Acabei de adquirir mais uma para a coleção:


Visualizar anexo 378118

É uma 29FA310. Mas está suja pra c***lho. Já notei que bem nas extremidades ela já está com o foco embaçando, mas no geral está com uma boa imagem.

Vocês usam algum produto específico para limpar a sujeira impregnada na carcaça por décadas? Quero limpar, mas sem destruir a textura. Também queria abrir o subwoofer para tirar a poeira de dentro que está bem acumulada.
Eu removi a sujeira da minha usando um pano com veja multiuso, remove bem as manchas e não agrediu a pintura.

Sobre o alto falante do sub a maioria da vezes a tela é colada no alto falante, no meu caso eu removi com um pouco de thinner pra amolecer a cola porque fiz a restauração dele.

1708692338800.png
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Eu removi a sujeira da minha usando um pano com veja multiuso, remove bem as manchas e não agrediu a pintura.

Sobre o alto falante do sub a maioria da vezes a tela é colada no alto falante, no meu caso eu removi com um pouco de thinner pra amolecer a cola porque fiz a restauração dele.
Tava vendo na net que não deveria usar produto, apenas um pano de microfibra no máximo úmido.

Caramba, tem que descolar o alto-falante?? Pensei que teria algum parafuso por baixo para abrir tudo. Nem thinner eu tenho e nem a cola de botar de volta. Vou limpar aos poucos só com o pano seco por enquanto.
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.604
Reações
2.914
Pontos
1.264
Tava vendo na net que não deveria usar produto, apenas um pano de microfibra no máximo úmido.

Caramba, tem que descolar o alto-falante?? Pensei que teria algum parafuso por baixo para abrir tudo. Nem thinner eu tenho e nem a cola de botar de volta. Vou limpar aos poucos só com o pano seco por enquanto.
Tem parafusos, mas essa tela vem colada em alguns modelos, só abrindo pra conferir.
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Dei uma testada com mais calma usando o Wii em 240p. Até que a geometria está boa, só vai precisar de um pequeno ajuste no menu de serviço. O embaçamento que falei não chega a incomodar, fica no canto superior direito.

Deu uma tristeza inicial quando botei Mario. A TV estava muuuuito mal calibrada. Já tirei a opção de CleaEdge, que deixa os jogos bem horríveis. Reduzi bastante as cores e a nitidez. Coloquei a cor em Padrão. Ainda estou procurando o ponto ideal.

Mas notei nessa que as scanines são GIGANTESCAS! Chega até a incomodar. Minha WEGA 21 não tem scanlines tão pronunciadas, mesmo considerando a proporção. Depois tenho que ver se é possível alterar o tamanho delas no menu de serviço. Alguém com uma dessas WEGAs chassis BA-06 ou BA-5D já fez isso?
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.780
Pontos
803
Dei uma testada com mais calma usando o Wii em 240p. Até que a geometria está boa, só vai precisar de um pequeno ajuste no menu de serviço. O embaçamento que falei não chega a incomodar, fica no canto superior direito.

Deu uma tristeza inicial quando botei Mario. A TV estava muuuuito mal calibrada. Já tirei a opção de CleaEdge, que deixa os jogos bem horríveis. Reduzi bastante as cores e a nitidez. Coloquei a cor em Padrão. Ainda estou procurando o ponto ideal.

Mas notei nessa que as scanines são GIGANTESCAS! Chega até a incomodar. Minha WEGA 21 não tem scanlines tão pronunciadas, mesmo considerando a proporção. Depois tenho que ver se é possível alterar o tamanho delas no menu de serviço. Alguém com uma dessas WEGAs chassis BA-06 ou BA-5D já fez isso?

um amigo meu tem essa sony de 38''

realmente os scanlines eh gritante, muito evidente e meio q ate escurece a imagem um pouco

a minha de 21'' nem da pra notar e fica show. pensei q era similar a de 29'' mas parece q nao
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
um amigo meu tem essa sony de 38''

realmente os scanlines eh gritante, muito evidente e meio q ate escurece a imagem um pouco

a minha de 21'' nem da pra notar e fica show. pensei q era similar a de 29'' mas parece q nao
De fato, a imagem parece imagem de PVM. As scanlines são muito fortes mesmo. Confesso que não estava acostumado com linhas tão fortes. Mas vou pesquisar se há uma forma de alterar isso no menu de serviço. Sei que brilho e contraste alteram um pouco isso, só ainda não achei o ponto ideal. Mesmo assim, o tamanho da tela dá gosto quando comparado à de 21".
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.604
Reações
2.914
Pontos
1.264
Dei uma testada com mais calma usando o Wii em 240p. Até que a geometria está boa, só vai precisar de um pequeno ajuste no menu de serviço. O embaçamento que falei não chega a incomodar, fica no canto superior direito.

Deu uma tristeza inicial quando botei Mario. A TV estava muuuuito mal calibrada. Já tirei a opção de CleaEdge, que deixa os jogos bem horríveis. Reduzi bastante as cores e a nitidez. Coloquei a cor em Padrão. Ainda estou procurando o ponto ideal.

Mas notei nessa que as scanines são GIGANTESCAS! Chega até a incomodar. Minha WEGA 21 não tem scanlines tão pronunciadas, mesmo considerando a proporção. Depois tenho que ver se é possível alterar o tamanho delas no menu de serviço. Alguém com uma dessas WEGAs chassis BA-06 ou BA-5D já fez isso?
Você pode desativar o Clear Edge por completo, mesmo desligando no menu normal ele ainda esta no nível "1", basta acessar o menu de serviço e ir na opção.

Device "VP2"

Item# OSD DETAILInitial Data(DEC) 21" NTSC/RF NTSC/YUVInitial Data(DEC) 21" PAL/RF PAL/YUVInitial Data(DEC) 29" NTSC/RF NTSC/YUVInitial Data(DEC) 29" PAL/RF PAL/YUV
1 VMOF VM LEVEL at "Off" Setting 01 01
2 VMLO VM LEVEL at "Low" Setting 05 05
3 VMHI VM LEVEL at "High" Setting 11 11


No item 1 você coloca "0"
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Você pode desativar o Clear Edge por completo, mesmo desligando no menu normal ele ainda esta no nível "1", basta acessar o menu de serviço e ir na opção.

Device "VP2"

Item#OSDDETAILInitial Data(DEC) 21" NTSC/RF NTSC/YUVInitial Data(DEC) 21" PAL/RF PAL/YUVInitial Data(DEC) 29" NTSC/RF NTSC/YUVInitial Data(DEC) 29" PAL/RF PAL/YUV
1VMOFVM LEVEL at "Off" Setting0101
2VMLOVM LEVEL at "Low" Setting0505
3VMHIVM LEVEL at "High" Setting1111


No item 1 você coloca "0"
Valeu!

Eu tou montando minha planilha do Menu de Serviço desse modelo. Já comecei a ver os valores que estão nela, mas já vi que o antigo dono deu uma mexida na geometria e nas cores. Notei que está faltando azul nela e o gray ramp no 240p test suit está ruim. Sinal de que ele mexeu onde não devia. Felizmente o manual com o service menu tem os valores default para eu ter uma ideia do que está muito fora dos valores normais. Vi que tem uns itens que mudaram mais de 10 pontos. Acho que isso que mexeu com as cores.
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
746
Reações
979
Pontos
543
Dei uma testada com mais calma usando o Wii em 240p. Até que a geometria está boa, só vai precisar de um pequeno ajuste no menu de serviço. O embaçamento que falei não chega a incomodar, fica no canto superior direito.

Deu uma tristeza inicial quando botei Mario. A TV estava muuuuito mal calibrada. Já tirei a opção de CleaEdge, que deixa os jogos bem horríveis. Reduzi bastante as cores e a nitidez. Coloquei a cor em Padrão. Ainda estou procurando o ponto ideal.

Mas notei nessa que as scanines são GIGANTESCAS! Chega até a incomodar. Minha WEGA 21 não tem scanlines tão pronunciadas, mesmo considerando a proporção. Depois tenho que ver se é possível alterar o tamanho delas no menu de serviço. Alguém com uma dessas WEGAs chassis BA-06 ou BA-5D já fez isso?
Dá sim. A minha é a KV29FS, BA-5D.

É no menu de serviço, opção INTL (Interlaced). Vai do nível 0 a 3.

É uma opção que ativa 240p (mesmo em sinais 480, o que é bem interessante, jogar PS2/Gamecube ou assistir animes/filmes com scanlines). Mas pra jogos com sinal original, fica grossa mesmo, daí e bom deixar em 0 ou 1.

Se for o caso da sua, diminuindo pode resolver.
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Dá sim. A minha é a KV29FS, BA-5D.

É no menu de serviço, opção INTL (Interlaced). Vai do nível 0 a 3.

É uma opção que ativa 240p (mesmo em sinais 480, o que é bem interessante, jogar PS2/Gamecube ou assistir animes/filmes com scanlines). Mas pra jogos com sinal original, fica grossa mesmo, daí e bom deixar em 0 ou 1.

Se for o caso da sua, diminuindo pode resolver.
A minha é chassis BA-6. Não tem INTL.

Anyway, após horas e horas alterando o menu de serviço, cheguei numa geometria boa e as cores também estão quase perfeitas.

Zerei o ClearEdge no menu de serviço e melhorou bem os contornos.

Também zerei o Item MTRX e reduziu o vermelho berrante dela. Voltei os dados de fábrica de cores e ficou muito bom. Só preciso de um pouco de ajuste no Azul. Por exemplo, no início da Secret of Mana, a água em que o personagem começa na de vocês é verde ou azul? Aqui está verde. Mas lembro de ter visto fotos azul. Lembrando que estou usando temperatura de cor Neutra. Mas mesmo se colocar Fria ainda fica verde. Por isso acho que o azul ainda precisa de um pouco de ajuste.


20240225-151647.png
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.604
Reações
2.914
Pontos
1.264
A minha é chassis BA-6. Não tem INTL.

Anyway, após horas e horas alterando o menu de serviço, cheguei numa geometria boa e as cores também estão quase perfeitas.

Zerei o ClearEdge no menu de serviço e melhorou bem os contornos.

Também zerei o Item MTRX e reduziu o vermelho berrante dela. Voltei os dados de fábrica de cores e ficou muito bom. Só preciso de um pouco de ajuste no Azul. Por exemplo, no início da Secret of Mana, a água em que o personagem começa na de vocês é verde ou azul? Aqui está verde. Mas lembro de ter visto fotos azul. Lembrando que estou usando temperatura de cor Neutra. Mas mesmo se colocar Fria ainda fica verde. Por isso acho que o azul ainda precisa de um pouco de ajuste.


20240225-151647.png

Vou mexer nesse MTRX da minha pra ver como fica.

As configurações de cor eu uso o perfil pro, deixa tudo na metade.

Edit: Zerei a opção, o vermelho ficou menos saturado.

1708902742517.png
 
Ultima Edição:

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Vou mexer nesse MTRX da minha pra ver como fica.

As configurações de cor eu uso o perfil pro, deixa tudo na metade.
Tou usando PRO também. Descobri outro item que melhorou demais a imagem. Está quase igual às cores do meu monitor sRGB.

O item GYG estava em zero. É o ganho de verde pela entrada componente. Estava achando o verde maio xoxo nela. Aí aumentei esse GYG para 3 voilá! Ficou top demais!

Estou quase chegando no ponto que acho ideal que é o meu monitor.

Quando eu tiver finalizado a calibração, vou postar a planilha aqui, pois serve para todas com chassis BA-6.
 

Ruano Roxo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.881
Reações
598
Pontos
844
A minha é chassis BA-6. Não tem INTL.

Anyway, após horas e horas alterando o menu de serviço, cheguei numa geometria boa e as cores também estão quase perfeitas.

Zerei o ClearEdge no menu de serviço e melhorou bem os contornos.

Também zerei o Item MTRX e reduziu o vermelho berrante dela. Voltei os dados de fábrica de cores e ficou muito bom. Só preciso de um pouco de ajuste no Azul. Por exemplo, no início da Secret of Mana, a água em que o personagem começa na de vocês é verde ou azul? Aqui está verde. Mas lembro de ter visto fotos azul. Lembrando que estou usando temperatura de cor Neutra. Mas mesmo se colocar Fria ainda fica verde. Por isso acho que o azul ainda precisa de um pouco de ajuste.


20240225-151647.png

Papangu, além de desativar o MTRX vc também precisa desativar o AXIS pra diminuir mais o red push

Eu ia avisar do GYG , mas vc já descobriu :D
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Papangu, além de desativar o MTRX vc também precisa desativar o AXIS pra diminuir mais o red push

Eu ia avisar do GYG , mas vc já descobriu :D
Eu até tentei mexer no AXIS, mas ele altera outras cores tb. Tava alterando ele com o 240p test suit aberto e na tela de cores dá para ver que ele altera muito outras cores e mexe no balanço de branco. Como ele é um controle de Fase (Phase), ele não mexe só no vermelho. Por enquanto deixei ele no valor de referência.
 

HenriqueV5

Bam-bam-bam
Mensagens
1.191
Reações
4.557
Pontos
293
A minha é chassis BA-6. Não tem INTL.

Anyway, após horas e horas alterando o menu de serviço, cheguei numa geometria boa e as cores também estão quase perfeitas.

Zerei o ClearEdge no menu de serviço e melhorou bem os contornos.

Também zerei o Item MTRX e reduziu o vermelho berrante dela. Voltei os dados de fábrica de cores e ficou muito bom. Só preciso de um pouco de ajuste no Azul. Por exemplo, no início da Secret of Mana, a água em que o personagem começa na de vocês é verde ou azul? Aqui está verde. Mas lembro de ter visto fotos azul. Lembrando que estou usando temperatura de cor Neutra. Mas mesmo se colocar Fria ainda fica verde. Por isso acho que o azul ainda precisa de um pouco de ajuste.


20240225-151647.png
Cor pastel, tubo cansado.
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.604
Reações
2.914
Pontos
1.264
Tou usando PRO também. Descobri outro item que melhorou demais a imagem. Está quase igual às cores do meu monitor sRGB.

O item GYG estava em zero. É o ganho de verde pela entrada componente. Estava achando o verde maio xoxo nela. Aí aumentei esse GYG para 3 voilá! Ficou top demais!

Estou quase chegando no ponto que acho ideal que é o meu monitor.

Quando eu tiver finalizado a calibração, vou postar a planilha aqui, pois serve para todas com chassis BA-6.
Ótimo, vai ajudar bastante que tem esse chassi BA6. :kjoinha
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Hoje foi dia de abrir o SubWoofer e tentar limpar. Agradeço a ajuda do @TarcísioBrito! Não tive coragem de descolar a grade do alto-falante, apenas passei o aspirador de pó por cima e raspei um pouco a poeira com uma arame torto. Tinha bastante poeira em cima. Enfim, depois montei e o som deu uma melhorada substancial!

Aqui mais umas fotos com a calibração atual (só dá para tirar fotos melhores a noite e com brilho e contraste reduzidos):

20240226-143654.jpg


 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.110
Reações
7.206
Pontos
774
Galera, aquelas LG Flatron(aquelas de tubo de tela plana que vendia aqui no Brasil no fim da vida da tecnologia) são boas? Apareceu uma porrada das de 29 polegadas a venda em um grupo de revenda no facebook aqui da região onde eu moro por umas 100-200 pila. Estou tentado a pegar.
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Galera, aquelas LG Flatron(aquelas de tubo de tela plana que vendia aqui no Brasil no fim da vida da tecnologia) são boas? Apareceu uma porrada das de 29 polegadas a venda em um grupo de revenda no facebook aqui da região onde eu moro por umas 100-200 pila. Estou tentado a pegar.
Se não for aquelas Super Slim, vale a pena. As Super Slim têm um ângulo muito aberto para projetar a imagem na tela e por isso são mais vulneráveis a problemas de foco nas extremidades.
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
746
Reações
979
Pontos
543
Galera, aquelas LG Flatron(aquelas de tubo de tela plana que vendia aqui no Brasil no fim da vida da tecnologia) são boas? Apareceu uma porrada das de 29 polegadas a venda em um grupo de revenda no facebook aqui da região onde eu moro por umas 100-200 pila. Estou tentado a pegar.
Tenho uma dessas desde aquela época. Agora tá parada porque queimou a fonte e também já estava com as cores bem desgastadas devido ao uso diário. Mas sempre gostei dela. Tem entrada componente, o que é bem importante.
 

Dipeka

Habitué da casa
Mensagens
124
Reações
83
Pontos
53
RGB. O mega drive geralmente precisa de um buffer pra melhorar a imagem
Sabe qual o circuito integrado é usado como buffer? ou se é outro esquema diferente?
Estive olhando o 74xx245, e me pareceu uma boa opção de buffer, e praticamente só este circuito acho que daria conta do recado.
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Sabe qual o circuito integrado é usado como buffer? ou se é outro esquema diferente?
Estive olhando o 74xx245, e me pareceu uma boa opção de buffer, e praticamente só este circuito acho que daria conta do recado.
THS7314/16 ou o THS7374

Não lembro o resto do assunto disso, mas o que precisa é o Mega 2, o primeiro modelo precisa não
 
Topo Fundo