O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico do Tubão, CRT , Monitores RGB e TVs de Tubo, Duvidas em Geral

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.720
Reações
27.102
Pontos
1.053
Não acredito q será sempre superior. Vídeo composto em tv barata vs um shader bem configurado já não sei se prefiro a opção da "crt mais barata" (talvez sim), preciso ver lado a lado pra ter certeza, tem tempo q n pego uma crt (peguei uma aqui mas ela converte 240p pra 480i, infelizmente), não tenho visão definida. Claro que RGB puro e PVMs ou uma CRT de alto nível é outra parada.

Mas pelo que falam e mostram por aí, não é besteira. Embora eu entenda perfeitamente sua opinião, q é a mais comum msm.
Comparar shader bem configurado x vídeo composto aí já é forçar o argumento de uma forma injusta,
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
Comparar shader bem configurado x vídeo composto aí já é forçar o argumento de uma forma injusta,
Tô forçando não cara, só to dizendo que não é todos os casos. Não to querendo que o shader seja melhor não, o q eu quero é concluir isso com meus próprios olhos, formar melhor a minha opinião sobre isso. Meu cérebro tá vidrado nesse assunto e só vou resolver quando ver tudo lado a lado. E já decidi q vou gastar pra isso.

Muitos (n é o seu caso) dão opiniões rasas sobre emulação e todo o contexto que envolve a cena atual. Infelizmente emulação (no sentido geral: execução, shaders, etc) virou sinônimo de coisa ruim injustamente, isso pq há inúmeras possibilidades... Aí a galera pega a pior emulação possível (tipo numa tv box barata) e usa como referência...

Input lag pra sistemas mais antigos nem é mais problema, por exemplo, e tem uma rapazeada q ainda acha q é...
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.720
Reações
27.102
Pontos
1.053
Tô forçando não cara, só to dizendo que não é todos os casos. Não to querendo que o shader seja melhor não, o q eu quero é concluir isso com meus próprios olhos, formar melhor a minha opinião sobre isso. Meu cérebro tá vidrado nesse assunto e só vou resolver quando ver tudo lado a lado. E já decidi q vou gastar pra isso.

Muitos (n é o seu caso) dão opiniões rasas sobre emulação e todo o contexto que envolve a cena atual. Infelizmente emulação (no sentido geral: execução, shaders, etc) virou sinônimo de coisa ruim injustamente, isso pq há inúmeras possibilidades... Aí a galera pega a pior emulação possível (tipo numa tv box barata) e usa como referência...

Input lag pra sistemas mais antigos nem é mais problema, por exemplo, e tem uma rapazeada q ainda acha q é...
Quem reclama de input lag hoje, é por falta de pesquisa ou de conhecimento.

Ps: Uso e abuso de shaders.
 

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.016
Reações
6.698
Pontos
453
Sem querer desvirtuar o tópico, mas:

Eu acho engraçado que quando crianças não ligávamos pra nada disso :kkk

A melhor TV era a que tinha em casa, Cabo AV composto já era o suficiente, qualquer controle que estivesse funcionando já nos satisfazia. O importante era JOGAR

Vejo em muitos depois de adulto a busca pela experiência perfeita™️ na hora de jogar, sendo que o que temos disponível na maioria das vezes já é bom o suficiente. Parece que o hobbie se torna otimizar a experiência em si e não jogar de fato

O que não é errado também. Cada um busca o que mais gosta, mas acho uma armadilha pro cara que só quer jogar cair nessa de que ele precisa ter a melhor imagem/som possível pra se divertir.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.720
Reações
27.102
Pontos
1.053
Sem querer desvirtuar o tópico, mas:

Eu acho engraçado que quando crianças não ligávamos pra nada disso :kkk

A melhor TV era a que tinha em casa, Cabo AV composto já era o suficiente, qualquer controle que estivesse funcionando já nos satisfazia. O importante era JOGAR

Vejo em muitos depois de adulto a busca pela experiência perfeita™️ na hora de jogar, sendo que o que temos disponível na maioria das vezes já é bom o suficiente. Parece que o hobbie se torna otimizar a experiência em si e não jogar de fato

O que não é errado também. Cada um busca o que mais gosta, mas acho uma armadilha pro cara que só quer jogar cair nessa de que ele precisa ter a melhor imagem/som possível pra se divertir.
Agente vai ganhando XP e ficando mais seletivo com o tempo.:kkk
 


Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
Sem querer desvirtuar o tópico, mas:

Eu acho engraçado que quando crianças não ligávamos pra nada disso :kkk

A melhor TV era a que tinha em casa, Cabo AV composto já era o suficiente, qualquer controle que estivesse funcionando já nos satisfazia. O importante era JOGAR

Vejo em muitos depois de adulto a busca pela experiência perfeita™️ na hora de jogar, sendo que o que temos disponível na maioria das vezes já é bom o suficiente. Parece que o hobbie se torna otimizar a experiência em si e não jogar de fato

O que não é errado também. Cada um busca o que mais gosta, mas acho uma armadilha pro cara que só quer jogar cair nessa de que ele precisa ter a melhor imagem/som possível pra se divertir.
Sim, vc tem razão. Acaba sendo isso mesmo... Eu adoro o fato de q na época a gente só queria jogar e pronto, mtas vezes bastava o RF msm (ngm entendia de nada disso tbm, k)... Mas eu tbm acho legal, hoje, procurar entender e saber como são as melhores imagens possíveis... E meio q vira um hobby mesmo, concordo com vc.

No meu caso eu tenho mais é uma curiosidade absurda mesmo de ver e comparar todos os tipos de CRT... Tvs, PVMs e tbm os monitores CRT de pc.... Mas por mais q pareça o contrário, n faço questão de jogar com a melhor imagem não. Eu só quero ver e tirar as dúvidas q eu tenho. Não quero morrer sem nunca ter visto uma imagem ao vivo de um PVM desses, kkk.

A ideia q eu to é investir (buscar oportunidades/negociar) os displays q eu quero, fazer as minhas análises/comparações, e logo depois revender a maioria deles... Lucrando um pouco q seja talvez.

Pq é foda ficar buscando só referências na internet, isso é uma parada q tem q ver pessoalmente... Aí a ideia q eu tive foi essa... "Brincar" no mercado de usados, mas "devolver pro mercado" depois.
 

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.016
Reações
6.698
Pontos
453
Sim, vc tem razão. Acaba sendo isso mesmo... Eu adoro o fato de q na época a gente só queria jogar e pronto, mtas vezes bastava o RF msm (ngm entendia de nada disso tbm, k)... Mas eu tbm acho legal, hoje, procurar entender e saber como são as melhores imagens possíveis... E meio q vira um hobby mesmo, concordo com vc.

No meu caso eu tenho mais é uma curiosidade absurda mesmo de ver e comparar todos os tipos de CRT... Tvs, PVMs e tbm os monitores CRT de pc.... Mas por mais q pareça o contrário, n faço questão de jogar com a melhor imagem não. Eu só quero ver e tirar as dúvidas q eu tenho. Não quero morrer sem nunca ter visto uma imagem ao vivo de um PVM desses, kkk.

A ideia q eu to é investir (buscar oportunidades/negociar) os displays q eu quero, fazer as minhas análises/comparações, e logo depois revender a maioria deles... Lucrando um pouco q seja talvez.

Pq é foda ficar buscando só referências na internet, isso é uma parada q tem q ver pessoalmente... Aí a ideia q eu tive foi essa... "Brincar" no mercado de usados, mas "devolver pro mercado" depois.

Po seria foda ter esse conhecimento. Quem sabe voce possa fazer videos no youtube ou pelo menos compartilhar aqui com a galera os resultados da sua pesquisa

Eu pelo menos ia achar bem daora
 

oscartilheiro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
561
Reações
441
Pontos
513
Sim, vc tem razão. Acaba sendo isso mesmo... Eu adoro o fato de q na época a gente só queria jogar e pronto, mtas vezes bastava o RF msm (ngm entendia de nada disso tbm, k)... Mas eu tbm acho legal, hoje, procurar entender e saber como são as melhores imagens possíveis... E meio q vira um hobby mesmo, concordo com vc.

No meu caso eu tenho mais é uma curiosidade absurda mesmo de ver e comparar todos os tipos de CRT... Tvs, PVMs e tbm os monitores CRT de pc.... Mas por mais q pareça o contrário, n faço questão de jogar com a melhor imagem não. Eu só quero ver e tirar as dúvidas q eu tenho. Não quero morrer sem nunca ter visto uma imagem ao vivo de um PVM desses, kkk.

A ideia q eu to é investir (buscar oportunidades/negociar) os displays q eu quero, fazer as minhas análises/comparações, e logo depois revender a maioria deles... Lucrando um pouco q seja talvez.

Pq é foda ficar buscando só referências na internet, isso é uma parada q tem q ver pessoalmente... Aí a ideia q eu tive foi essa... "Brincar" no mercado de usados, mas "devolver pro mercado" depois.
Eu fiz isso anos atrás, só que tive prejuízo. Fazer agora, e ainda com lucro, realmente vai te exigir muito tempo e paciência. A maioria dos monitores são de nivel intermediário e tem bastante horas de uso. Uma experiência bem diferente dos monitores mais inteiros e tops de linha, tive alguns 0km. É outro assunto. Mas achar isso hoje aonde? É bem difícil quem tem não larga
 

Terminus

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
1.890
Reações
2.125
Pontos
653
Eu fiz isso anos atrás, só que tive prejuízo. Fazer agora, e ainda com lucro, realmente vai te exigir muito tempo e paciência. A maioria dos monitores são de nivel intermediário e tem bastante horas de uso. Uma experiência bem diferente dos monitores mais inteiros e tops de linha, tive alguns 0km. É outro assunto. Mas achar isso hoje aonde? É bem difícil quem tem não larga
Pior que um médico que vou faz uns 20 anos tinha um PVM da Sony desses...quando me dei conta do que era aquilo e ia pedir ele já tinha jogado fora por um monitorzinho LCD de caixa de mercado...
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
Eu fiz isso anos atrás, só que tive prejuízo. Fazer agora, e ainda com lucro, realmente vai te exigir muito tempo e paciência. A maioria dos monitores são de nivel intermediário e tem bastante horas de uso. Uma experiência bem diferente dos monitores mais inteiros e tops de linha, tive alguns 0km. É outro assunto. Mas achar isso hoje aonde? É bem difícil quem tem não larga
É, agora q vc falou, e dei uma pesquisada aqui, percebi q n é fácil no caso dos PVM, estava iludido com isso... N tem tanta oferta, por razões óbvias. Se tivesse prejuízo seria o de menos (ao revender), eu consideraria a perda financeira como um custo da realização do desejo. A questão é q é difícil achar mesmo um bom...

Pelo menos umas 2 CRTs convencionais, com componente, vou caçar por aí.
 

xandasreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
640
Reações
1.898
Pontos
333
Eu achei minha Wega digitando TV de Tubo no marketplace, paguei 150 reais e tá funcionando que é uma beleza. Mesmo tendo todo o setup pra modenizar tudo aqui, ainda prefiro usar no cabo AV porque é algo que não quero como perfeição e sim para me divertir, então tudo que tenho aqui é mais pra entretenimento do que busca de perfeição.

O scanline da Wega é top demais, tenho uma LG de 20" e uma Samsung de 14", posso dizer que a de 14" de longe é a que tem melhor cor em relação a de 20" e 29", porém como a minha de 20" é tela plana e parece emulador quando coloco nela já a Wega de 29" me trás aquela segurança de estar jogando em algo relativamente "bom". Em relação as TVs, gosto de todas em momento oportunos, jogar N64 na TV de 20" é melhor que na de 29" e se quiser jogar algo mais antigueira tipo o vagabundo do Dactar, prefiro jogar na de 14".

Tenho também todo um esquema para ligar console por console e jogar no Retro Scaler 2x e ainda não possuo um monitor LCD de 15" ou 17" que seja 4:3, logo vou atrás disso, mas sei que ficará jogado de canto enquanto todas minhas TV de tubo estiverem vivas. Aí aproveito pra jogar para um splitter AV que jogar para o RetroScaler e depois vem para a placa de captura.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.720
Reações
27.102
Pontos
1.053
É, agora q vc falou, e dei uma pesquisada aqui, percebi q n é fácil no caso dos PVM, estava iludido com isso... N tem tanta oferta, por razões óbvias. Se tivesse prejuízo seria o de menos (ao revender), eu consideraria a perda financeira como um custo da realização do desejo. A questão é q é difícil achar mesmo um bom...

Pelo menos umas 2 CRTs convencionais, com componente, vou caçar por aí.
Tenho um PVM de 8 polegadas aqui parado, to pensando em vender por uns 200 conto no ML.
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
Tenho um PVM de 8 polegadas aqui parado, to pensando em vender por uns 200 conto no ML.
Pra mim o mínimo é 14". Mas legal q vc tem, então sua opinião anterior tem mais propriedade, já q vc testa bastante os shaders tbm.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.720
Reações
27.102
Pontos
1.053
Pra mim o mínimo é 14". Mas legal q vc tem, então sua opinião anterior tem mais propriedade, já q vc testa bastante os shaders tbm.
Olha, sim e não.

Não porque também acho que o mínimo aceitável serem 14 pol. Porque numa tela pequena tudo fica lindo e maravilhoso, esconde muito detalhe, e sim porque dá pra ter uma base de comparação real.
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
Consegui outra LG com componente, essa com curvatura, e faz 240p certinho.

Já dei uma comparada e o q realmente não tem comparação é o brilho (e provavelmente os tons de cores tbm).

Emulando sem shaders ainda da pra aproximar no brilho, mas com shaders ela escurece muito, distanciando demais da crt mesmo, pelo menos aqui com o meu monitor led, n deu pra contornar isso usando shader não, não com os que eu tentei...

Agora, a simulação da máscara e das scanlines vi mta proximidade... Se fosse só isso, já "substituiria" na minha opinião. Mas realmente, as scanlines naturais não escurecem a imagem, é outro patamar, essa tv q consegui nem deve ser grande coisa e já deu pra notar a realidade dos fatos

O que eu quero testar agora é monitor crt/vga...

Vi que temos duas opções né, ou faz 480p com scanlines artificiais, e pelo q li, isso fica mto próximo dos pvms, só q sem o mesmo brilho.

Ou fazer resolução customizável, 240p com 120hz, mas nesse caso teria um "motion blur" aí devido a frequência maior.

Mas sem dúvida vou pegar um, até pq são bem acessíveis.
 

gabrielz1010

Larva
Mensagens
2
Reações
0
Pontos
1
Olá, alguém tem a sony trinitron kv-29fs100 ? poderia me passar a configuração e calibração dela ? valores do menu de serviço e dicas pra melhorar a linearidade vertical e etc. obrigado
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.321
Pontos
1.619
Pra manter o tópico interessante, acabei de achar isso no YT:



Parece interessante. O caso é que, PRA MIM, 14 polegadas é meio pequeno. Se fosse 20...
 

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.016
Reações
6.698
Pontos
453
Pra manter o tópico interessante, acabei de achar isso no YT:



Parece interessante. O caso é que, PRA MIM, 14 polegadas é meio pequeno. Se fosse 20...


14 polegadas é quase um tablet hoje em dia. Acho legal se for pra deixar na mesa do PC/Escritório mas pra jogar mais de longe eu acho bem ruim também
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.772
Reações
13.081
Pontos
453


Eu lembro que esse modelo de PVM estava a venda uns 12 anos atrás no ML e não estava caro, o problema era o frete que era muito caro…
 
Ultima Edição:

CammyWhite

Habitué da casa
Mensagens
70
Reações
65
Pontos
78
Wiistation, emulador de PSX para Nintendo Wii, agora esta com suporte para 240p. Para jogos 2D mais leves, esta perfeito. Imagem nítida, bonita, como o que só uma CRT pode fazer. No PS2, jogos como Parasite Eve II, Digimon World 2003, Castlevânia, Final Fantasy VIII, e muitos outros problemáticos, já possuem correção para POPSTARTER. Essas evoluções me animaram bastante com meus consoles antigos. Wii esta se tornando o aparelho retro definitivo.
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
Wiistation, emulador de PSX para Nintendo Wii, agora esta com suporte para 240p. Para jogos 2D mais leves, esta perfeito. Imagem nítida, bonita, como o que só uma CRT pode fazer. No PS2, jogos como Parasite Eve II, Digimon World 2003, Castlevânia, Final Fantasy VIII, e muitos outros problemáticos, já possuem correção para POPSTARTER. Essas evoluções me animaram bastante com meus consoles antigos. Wii esta se tornando o aparelho retro definitivo.
Acho bacana q tenha e q ainda evolua... Mas acho tbm mto forçado rodar PS1 no Wii... Certeza q a precisão é baixa, mesmo sem ter testado.

Edit: quer dizer, renderização via hardware geralmente tem requisitos mais baixos com ótima qualidade (tipo, o core Beetle PSX é mais pesado que o core Beetle PSX HW)... Deve ser o caso, por isso pode estar rodando bem no Wii mesmo (faltava só uma atualização, q veio agora)... A precisão de fato é mais baixa renderizando assim mas n necessariamente significa baixa qualidade... Vou até testar depois, pelo menos o SOTN e um Crash. Fiquei curioso.
 
Ultima Edição:

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.348
Reações
13.682
Pontos
1.604
Percebi hoje que o móvel que comprei já está envergado com o peso da Tubosa

Bateu mó cagaço dessa porra quebrar, cair tudo e danificar os consoles :kwow:facepalm


Visualizar anexo 331358

Vixi... e o ruim é que os pés do móvel estão num formato ruim q pode dar risco de desabar. Outra coisa ruim é que a estrutura de divisória (a q fica entre o branco e o marrom) do seu móvel não ajuda muito por estar mais pro lado em vez do meio, daí pode envergar até rachar com o passar do tempo da madeira se deteriorando e perdendo resistência.

Faz assim, põe uma peça sólida (não uma caixa oca) que preencha a altura toda da parte inferior do móvel e pronto.

Se puder, tira a TV pra desenvergar, dai faça a medida da altura no vão inferior e, caso já estiver bem envergado mesmo sem TV, tente acrescentar uns 2 centímetros adicionais pra ajudar a deixar mais "plano" quando for colocar. Dai procure uma loja de madeiras e peça uma madeira sólida largada lá e cortar pra vc, já que por ser de sobra, deve ser barato, pois é pra te ajudar só por um bom tempo até vc investir em outro móvel melhor que tenha a divisória exatamente no meio pra melhor sustentar e evitar envergar como esse da foto abaixo:


IMG_20230705_095846.jpg
 

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.016
Reações
6.698
Pontos
453
Atualizando sobre o móvel e o peso da tubosa

Preferi não esperar pra ver no que ia dar, pedi a um amigo meu pra fazer um móvel estilo nicho de madeira que aguentasse o peso da criança

Esteticamente não é tão agradável aos olhos, mas vai cumprir seu papel, alem de ter espaço pra futuras aquisições que pretendo fazer tipo um mister fpga e um xbox clássico.

IMG_0533.jpeg
 

Anexos

  • IMG_0520.jpeg
    IMG_0520.jpeg
    129,3 KB · Visualizações: 2

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.720
Reações
27.102
Pontos
1.053
Atualizando sobre o móvel e o peso da tubosa

Preferi não esperar pra ver no que ia dar, pedi a um amigo meu pra fazer um móvel estilo nicho de madeira que aguentasse o peso da criança

Esteticamente não é tão agradável aos olhos, mas vai cumprir seu papel, alem de ter espaço pra futuras aquisições que pretendo fazer tipo um mister fpga e um xbox clássico.

Visualizar anexo 331934
Ficou bacana pô.

Pra deixar mais bonito, maçarico nele de leve pra destacar os veios da madeira e uma seladora sem brilho por cima, fica lindão.
 

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.016
Reações
6.698
Pontos
453
Ficou bacana pô.

Pra deixar mais bonito, maçarico nele de leve pra destacar os veios da madeira e uma seladora sem brilho por cima, fica lindão.

Boa, vou dar uma olhada em como faz. Futuramente tbm quero colocar um fundo em cada quadrado pra esconder 100% os cabos
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.720
Reações
27.102
Pontos
1.053
Boa, vou dar uma olhada em como faz. Futuramente tbm quero colocar um fundo em cada quadrado pra esconder 100% os cabos
Fica + fácil comprar uma placa do tamanho do fundo do móvel fechando tudo, aí é só fazer furação individual pra fiação de cada nicho.

Aqui como destacar os veios fazendo "efeito Safari":



E a seladora:

 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Passar um preparado de bombril tb fica bem legal, pensando em alternativas baratas..
Coloca o bombril uns dias dentro de um tanto de vinagre, depois coa e passa, o óxido de ferro reage com o tanino na madeira, deixando ela bem escura. Depois joga a seladora e boa
 
Topo Fundo