O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico dos ônibus antigos

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.756
Reações
14.472
Pontos
503
Criei esse tópico para a gente postar e falar sobre ônibus antigos, eu acabei tendo interesse por esse assunto porque recentemente o Youtube começou a me recomendar vídeos sobre ônibus antigos e teve alguns modelos que achei muito bonitos, e eles acabaram me trazendo nostalgia também, pois andei em alguns desses ônibus na infância.

Vou começar o tópico com esse clássico que conheci em 2017, uma vez eu estava no centro de Porto Alegre e passando na frente do Mercado Público, um mercado bastante famoso da minha cidade, acabei topando por essa relíquia aqui:

Photo0369.jpg

Esse ônibus era uma espécie de ônibus museu de uma empresa daqui de Porto Alegre, a Carris, essa empresa foi fundada em 1872 e é a mais antiga em atividade no Brasil, era uma empresa pública da cidade, mas recentemente foi vendida para uma empresa privada, ela começou na época dos bondes, e pesquisando sobre esse ônibus, descobri que ele é um modelo O 364 da Mercedes, fabricado em 1984 e circulou pela cidade até os anos 90, depois foi aposentado e tirado de serviço, sendo escolhido tempos depois para virar esse museu, sendo restaurado e colocado um memorial dentro dele, com fotos, peças antigas da empresa, bancos do tempo dos bondes, passagens de ônibus antigas, entre outras coisas, infelizmente não tirei fotos de dentro dele, mas ele era bem legal por dentro, só não sei como ele está agora, já faz alguns anos que não vejo ele, e a empresa foi vendida, espero que ainda preservem ele e ainda usem ele para o que estava sendo usado :ktriste2

Esse modelo O 364 da Mercedes foi bastante usado em praticamente todo o Brasil, milhares de empresas de ônibus usavam ele, e talvez ele tenha sido usado por algumas empresas até o início dos anos 2000, não sei se ele ainda é usado por empresas de ônibus, pois cada estado ou cidade tem leis que permitem um certo tempo de uso para cada ônibus, mas muita gente ainda tem exemplares desse modelo e adaptam ele para motor home, entre outras coisas. Esse ônibus certamente é um dos modelos mais clássicos já lançados.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.756
Reações
14.472
Pontos
503
Adorava andar nos Volvo B10M (310HP), tinham um ronco fantástico.

Visualizar anexo 357613

Outro que gostava muito eram os Mercedes com motor traseiro, onde os bancos que ficavam em cima do motor eram bem elevados. Também roncavam alto.

Visualizar anexo 357614
Esse segundo que você postou é o Mercedes OF 1315, até uns 15 anos atrás acho que ainda tinha bastante rodando por ai pelas empresas, mas hoje em dia devida a idade e tempo de serviço deles, devem existir poucos ainda rodando, a maioria que ainda existem e rodam devem ter virado ônibus de feira transportando frutas e verduras por ai...:kcry

46ea85f4c8da7c0a0396683a78fa9145.jpg

Já esse Volvo ai tem carroceria da Marcopolo, modelo Vaggio GV 1000, acho que ainda é produzido, mas esse ai deve ser dos anos 90.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.756
Reações
14.472
Pontos
503
Andei muito nesse aqui. Sinto falta

Visualizar anexo 358014

Visualizar anexo 358015

Curtia esse modelo tb

Visualizar anexo 358016
Interessantes esses ônibus, eu não conhecia esse com carroceria da Condor, não lembro dessa marca, como aqui no meu estado tem algumas famosas, como a Marcopolo e a Neobus, e tem aqui perto as fábricas da Busscar de SC e a Mascarello do PR, aparecem mais essas marcas por aqui:klol

Já os ônibus Caio tem por aqui também, mas esse que você postou não é do meu tempo, mas eu já conhecia ele, é o Caio Gabriela, tem vários modelos dele, com chassis diferentes também, os principais eu acho que eram da Mercedes, mas tinha com chassis da Fiat também:

caio-gabriela-II_fiat-acervo-caio-colecao-jose-augusto-de-souza-oliveira.jpg

Outros ônibus clássicos da Caio eram o Amélia também:

maxresdefault.jpg
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.222
Reações
23.323
Pontos
1.619
1700516039062.png

Não faz muito tempo, eu vi um video de um ônibus desse (conhecido por muitos como "bala de prata"), restaurado e transformado em um motorhome e ficou fantástico!

Além de tudo, haviam feito MUITAS melhorias nele.



O povo chama ele (também) de "dinossauro". Sempre achei lindo o design dele, principalmente por ele ficar parecendo muito com os americanos Greyhound:

1700516300089.png

...Que sempre me chamou a atenção justamente por ser um dos 'protagonistas' em um dos filmes do Clint Eastwood!



The Gauntlet/Rota Suicida

E lembrando que, se existe uma cena de filmes de ação que consegue fazer você suar testosterona, essa é uma delas!
 


tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.325
Reações
65.241
Pontos
2.059
Eu lembro que andava uito de trolebus (onibus que corria com essas antenas na rede eletrica)

Quem é de SP ou região do ABC certamente andou neles

33688369788_7dddf5b4ef_b.jpg


E uma foto do modelo raiz, qual eu andei bem mais

sddefault.jpg
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.996
Reações
8.758
Pontos
353
Já andei neste, nas duas versões:


Dono de força e ronco inigualáveis, os chassis Scania das séries 112 e 113 faziam os amantes de ônibus babarem e, principalmente os de motor dianteiro, faziam os motoristas enlouquecerem com o barulho as vezes ensurdecedor.

Esse chassi em especial começou a circular no ano de 1990 em uma carroceria Thamco Scorpion. Era fixo na linha T-401 – CDU/Caxangá/Boa Viagem, cujo código atual é o 440. Depois foi rodar muito pela linha R-032 – Setúbal (atual 032 – Setúbal(Conde da Boa Vista). Em 1999 , a Borborema o reencarroçou, desta vez em uma carroceria Marcopolo Torino GV com o padrão SEI Perimetral.

Depois de reencarroçado, o ônibus rodou basicamente nas linhas 050 – PE-15/Boa Viagem e 080-Joana Bezerra/Boa Viagem. Porém, devido a idade e ao alto consumo, a Borborema foi aos poucos colocando-o em viagens esporádicas até finalmente o aposentar em meados dos anos 2000.


borborema-990-1.jpg

borborema-990-12.jpg

borborema-990-3.jpg

borborema-990-2.jpg


 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.526
Reações
12.746
Pontos
1.634
Interessantes esses ônibus, eu não conhecia esse com carroceria da Condor, não lembro dessa marca, como aqui no meu estado tem algumas famosas, como a Marcopolo e a Neobus, e tem aqui perto as fábricas da Busscar de SC e a Mascarello do PR, aparecem mais essas marcas por aqui:klol

Já os ônibus Caio tem por aqui também, mas esse que você postou não é do meu tempo, mas eu já conhecia ele, é o Caio Gabriela, tem vários modelos dele, com chassis diferentes também, os principais eu acho que eram da Mercedes, mas tinha com chassis da Fiat também:

Visualizar anexo 358077

Outros ônibus clássicos da Caio eram o Amélia também:

Visualizar anexo 358078
Andei muito nesse tb!
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.375
Reações
15.831
Pontos
503
Um outro que tinha aqui na cidade, andei algumas vezes.

Visualizar anexo 358629
Aqui na minha cidade, se chamavam "Jardineiras". Operavam linhas turísticas pela orla, e o nome é por causa dos bancos, que ficavam um de frente para o outro, como em praças.

Minha infância viu vários modelos incríveis de ônibus. Caio Vitória no OF-1315. Padron Alvorada no Scania 113. Padron Amélia no Volvo B58E. Thamco Scorpion no Mercedes Benz 0371-UP. E muitos outros.

Busologia, o pior hobby do mundo :kbeca
 

Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.538
Reações
18.524
Pontos
1.464
Muitas lembranças boas aqui.
Esse Caio Vitória eu lembro de ter ficado maravilhado qdo chegou lá no bairro, era um modelo muito mais moderno q os Caio Gabriela já cansados de guerra.

No final dos anos 80 chegaram uns Ciferal-Alvorada bem novinhos e confortáveis, lembbro q esse onibus eu pegava p atravessar a cidade rumo aos xops.
1701399577285.jpeg
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.222
Reações
23.323
Pontos
1.619


Goiânia, na década de 80 teve alguns desses bichos de dois andares. foram removidos justamente porque teve alguns que chegaram a perder a cabeça com a doença 'cachorro com a língua de fora'. No final das contas, era só a cabeça que saia voando...

Mas, voltando ao assunto, eu mesmo consegui andar apenas duas vezes nele! Lembro que ele andava extremamente LOTADO (e o povo só faltava chorar por um terceiro andar...) e isso, além da insegurança que tinha neles, tirava a vontade de conhecer uma coisa que poderia ser legal se tivesse hoje, mas com a cachorrada perdendo a cabeça a toa...
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.222
Reações
23.323
Pontos
1.619

Olha essa máquina.

"TURISMO"

Mecânica 113, qualquer buraco na estrada conserta.

Fazer bate e volta Ribeirão Preto - Ciudad del Leste. :kkk
1702161358441.png

65 mil nele? A ideia seria fazer um belo motorhome e sair rodando no mundo no melhor estilo 'Jonny Quest'. O problema seria a manutenção dele. Deve ser CARA pra esculacho!
 

Larva Maligna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.718
Reações
18.452
Pontos
703
Show de bola esse tópico. Curto os que foram encarroçados pela Ciferal!
ciferal-texto2.jpg


É lindo demais, put* que pariu.

E em um clube de carros antigos que participo, tem um ônibus da Mercedes Benz guardado, de uma antiga companhia daqui de Blumenau. É simplesmente magnífico. Já entrei nele diversas vezes, muito bacana. É exatamente esse da foto abaixo.

Gl%C3%B3ria-16-D.jpg
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.995
Reações
12.365
Pontos
753
Caramba ninguém postou uma foto do Mercedão O-365 da CMTC:

0f4dae778543f854e066b92dbda30c59.jpg


Os motoristas voavam com essa máquina por SP. Gostava bastante de andar neles.

Em Osasco teve uns ônibus de 2 andares por um tempo:
WhatsApp-Image-2021-09-02-at-12.07.28.jpeg


Até a CMTC também teve:
fofao.jpg
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.756
Reações
14.472
Pontos
503
Hoje eu estava navegando pelo Facebook e por acaso me deparei com esses ônibus que eu nem lembrava mais, que eram chamados de Romeu e Julieta:

porto-alegre1.jpg 8ae1cfb611880484931aa43483fb0bb9.jpg

Esses ônibus eram bem conhecidos na região metropolitana de Porto Alegre, esses ai eram da cidade de Alvorada, vi muitos destes circulando quando minha família ia visitar alguns familiares do meu avô nesta cidade, eu nunca andei num destes, mas tinha bastante curiosidade, mas vi um pessoal comentar no Facebook que quem andava neles era um terror, pois eles eram um ônibus normal na frente, e a parte de trás era um reboque, e quem andava no reboque que era chamada de Julieta sofria um bocado em andar nela, pois era praticamente uma experiência radical, muita gente tinha medo do reboque escapar do ônibus, e muitos entravam em pânico quando aparecia um quebra molas:klol
 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.526
Reações
12.746
Pontos
1.634
Hoje eu estava navegando pelo Facebook e por acaso me deparei com esses ônibus que eu nem lembrava mais, que eram chamados de Romeu e Julieta:

Visualizar anexo 366701 Visualizar anexo 366702

Esses ônibus eram bem conhecidos na região metropolitana de Porto Alegre, esses ai eram da cidade de Alvorada, vi muitos destes circulando quando minha família ia visitar alguns familiares do meu avô nesta cidade, eu nunca andei num destes, mas tinha bastante curiosidade, mas vi um pessoal comentar no Facebook que quem andava neles era um terror, pois eles eram um ônibus normal na frente, e a parte de trás era um reboque, e quem andava no reboque que era chamada de Julieta sofria um bocado em andar nela, pois era praticamente uma experiência radical, muita gente tinha medo do reboque escapar do ônibus, e muitos entravam em pânico quando aparecia um quebra molas:klol
casseta kkkkkkkkkk
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.756
Reações
14.472
Pontos
503
Caramba ninguém postou uma foto do Mercedão O-365 da CMTC:

0f4dae778543f854e066b92dbda30c59.jpg


Os motoristas voavam com essa máquina por SP. Gostava bastante de andar neles.

Em Osasco teve uns ônibus de 2 andares por um tempo:
WhatsApp-Image-2021-09-02-at-12.07.28.jpeg


Até a CMTC também teve:
fofao.jpg
Não sou de SP e nunca estive lá, mas recentemente vi uns vídeos sobre essa CMTC e achei bem interessante sua história, mas fiquei triste também quando vi alguns vídeos que mostravam algumas garagens abandonadas depois que ela foi privatizada, com milhares de ônibus clássicos abandonados e apodrecendo com o tempo, felizmente acho que já não existem mais esses lugares, e vi que alguns entusiastas conseguiram adquirir e restaurar alguns desses ônibus. Vi que existe um museu dela também que tem alguns ônibus aguardando para restauração.

Aqui na minha cidade apesar de ter uma grande história com ônibus urbanos também, não conheço ninguém que tenha feito algo parecido, a maioria dos ônibus quando saem de circulação são leiloados ou vendidos para gente que usa eles para outros trabalhos, como vendedores de verduras em feiras, o único ônibus preservado e restaurado que conheço é esse que postem em cima, mas a Carris que é dona desse ônibus foi privatizada e vendida recentemente, não sei o que vão fazer com esse ônibus :ktriste2
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.756
Reações
14.472
Pontos
503
Sempre que eu passo por ele eu tiro uma foto, bonito demais!
Visualizar anexo 370321
Eu também curto para caramba esses Monobloco da Mercedes, de todas as gerações, principalmente os dos anos 80 que andei na infância, meu favorito é o O364 dos anos 80 igual ao do meu primeiro post.

O que acho mais legal neles é que são projetos 100% da Mercedes, do chassi a carroceria.
 

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Mensagens
6.939
Reações
37.603
Pontos
603
Eu também curto para caramba esses Monobloco da Mercedes, de todas as gerações, principalmente os dos anos 80 que andei na infância, meu favorito é o O364 dos anos 80 igual ao do meu primeiro post.

O que acho mais legal neles é que são projetos 100% da Mercedes, do chassi a carroceria.
Verdade, tinha uma area inteira de costura e tapeçaria, mas devido ao loby das encarroçadoras (Caio, Marcopolo, etc) e outros motivos isso nunca mais vai acontecer no Brasil...
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.756
Reações
14.472
Pontos
503
Lembrei de um ônibus antigo que acho que não vejo ele por aqui a uns 10 anos, que era o ônibus mais louco que circulou por Porto Alegre, o lendário ônibus que fazia propaganda da famosa casa de Swing Sofazão:klol



Esse ônibus pertencia a um antigo padre, o famoso Padre Roque, que era o dono dessa casa de swing, e vi esse ônibus andando pelo centro de Porto Alegre várias vezes anunciando com um locutor falando: Venham para as festas quentes do Sofazão! Mas ele usou esse ônibus para fazer propaganda política para ele também, esse aqui era o famoso Padre Roque:



Eu queria saber que ônibus é esse, pois não consegui identificar de tão modificado que foi, que eu lembre dava para subir em cima dele que nem um trio elétrico, eu queria saber também que fim levou esse ônibus, pois essa casa de Swing fechou a alguns anos:klol
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.995
Reações
12.365
Pontos
753
Lembrei de um ônibus antigo que acho que não vejo ele por aqui a uns 10 anos, que era o ônibus mais louco que circulou por Porto Alegre, o lendário ônibus que fazia propaganda da famosa casa de Swing Sofazão:klol



Esse ônibus pertencia a um antigo padre, o famoso Padre Roque, que era o dono dessa casa de swing, e vi esse ônibus andando pelo centro de Porto Alegre várias vezes anunciando com um locutor falando: Venham para as festas quentes do Sofazão! Mas ele usou esse ônibus para fazer propaganda política para ele também, esse aqui era o famoso Padre Roque:



Eu queria saber que ônibus é esse, pois não consegui identificar de tão modificado que foi, que eu lembre dava para subir em cima dele que nem um trio elétrico, eu queria saber também que fim levou esse ônibus, pois essa casa de Swing fechou a alguns anos:klol
Pela imagem e pelo que pesquisei é um Marcopolo Veneza dos anos 70:
Screenshot_20240223-062707_Vivaldi~2.png

Provavelmente esse onibus deve ter virado sucata/está guardado em alguma garagem ou galpão ou foi vendido.

Fiz umas pesquisas e aqui diz que o ex-padre fez campanha com esse onibus em 2012 (pela data da reportagem) e nessa época ele já tinha 71 anos:

O ex-padre se estiver vivo ainda talvez saiba do paradeiro desse onibus.
 
Ultima Edição:

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.509
Reações
91.349
Pontos
1.503
Lembrei de um ônibus antigo que acho que não vejo ele por aqui a uns 10 anos, que era o ônibus mais louco que circulou por Porto Alegre, o lendário ônibus que fazia propaganda da famosa casa de Swing Sofazão:klol



Esse ônibus pertencia a um antigo padre, o famoso Padre Roque, que era o dono dessa casa de swing, e vi esse ônibus andando pelo centro de Porto Alegre várias vezes anunciando com um locutor falando: Venham para as festas quentes do Sofazão! Mas ele usou esse ônibus para fazer propaganda política para ele também, esse aqui era o famoso Padre Roque:



Eu queria saber que ônibus é esse, pois não consegui identificar de tão modificado que foi, que eu lembre dava para subir em cima dele que nem um trio elétrico, eu queria saber também que fim levou esse ônibus, pois essa casa de Swing fechou a alguns anos:klol

É uma variação da carroceria Marcopolo Veneza II.

c8385fb5707d77b4e22810cf686c9f32.jpg



Inclusive esse modelo sem o vidro curvo é muito raro de se encontrar...
 

Trump

Bam-bam-bam
Mensagens
3.757
Reações
11.563
Pontos
453
Nas férias escolares viajei muito no CMA flecha azul da Cometa e no Impala que depois virou Gontijo.

O CMA tinha variações, no Flecha Azul II a primeira janela é mais baixa que as outras,

cometa1.jpg

Nesse aqui todas são iguais,
cometa2.png

E o leito,
cometa3.jpg

Impala,
impala1.jpg
 
Topo Fundo