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[Tópico Oficial] AMD RADEON - Polaris / VEGA / NAVI - Benchmarks, Notícias, Fotos, Testes, Discussão.

Krion

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Finalmente a parceria da AMD para tem um bom driver finalmente esta dando frutos
2ea9ac9a39e14e1c64f4.jpg



driver.jpg
 

kidling

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Finalmente soltaram esse update do OGL no driver oficial. Dei uma testada por cima aqui no Yuzu e já deu pra ver melhora, mas nem tenho muito com o que comparar agora. Vou esperar uns videos comparativos. Fico feliz que a AMD tá finalmente mexendo os pauzinhos pra arrumar coisas que já devia ter arrumado há tempos.
aqui no yuzu ta crashando os jogos :/ nem deu para testar
 

T.Chico

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LucianoBraga

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Não sei se vc viu, mas parece q a Intel jogou a toalha com os orcs. Espero q estejam errados. Concorrência é sempre bem vinda!
Desculpem o off

Vi, mas pelo que eu entendi é que o pessoal do upper management da Intel tá tão puto com o pessoal do Arc que chega a considerar um cancelamento. Não é que a Intel "tá pensando em", de certa forma é estresse de gestão. Acho um cancelamento pouco provável, já queimaram dinheiro demais com isso.
Agora, somando tudo, o que veio na minha cabeça é que todos os problemas de gerenciamento e desenvolvimento da AMD tinham nome e sobrenome: Raja Koduri. É coincidência demais ele estar na Intel e os problemas serem rigorosamente os mesmos.

Eles estão contratando o pessoal que trabalha no driver open source. É uma boa jogada.


É uma excelente jogada - apesar da fragmentação absurda que tem nesses drivers AMD no Linux também. São uns quatro pacotes diferentes, acho.
 

LucianoBraga

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São dois, o AMDGPUPRO feito pela AMD e o driver open source, que é incluído no Mesa Driver (que também incluí Intel e Nvidia).

Normalmente se usa o da AMD somente para algumas coisas, como editores de vídeo, mas já vi pessoas pegando arquivos do driver original e colocando no driver opensource para ter os mesmos resultados.

Lembro de um pacote específico pra atividades de compute, mas posso estar errado.
 

Krion

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AMD Radeon RX 7900 XT Reportedly Launching in November, 2-3 Months After the NVIDIA RTX 4090


AMD’s RDNA 3 flagship will reportedly hit retail right before the holiday season. According to Greymon55, the Radeon RX 7900 XT powered by the Navi 31 core will be launched in November, in line with the tipster’s earlier claims. Packing a total of seven chiplets, one compute and six memory complex dies, it’ll approximately offer double the performance of the RX 6900 XT with comparable TGPs.
AMD-Navi-3X-1024x471.jpg
Credits:Olrak (Twitter)


The 5nm GCD on the RX 7900 XT will feature 12,288 cores across 96 CUs and 48 WGPs alongside 16 or 32GB of GDDR6 memory. Each of the 6nm MCDs will feature a 64-bit memory controller and a chunk of the L3 “Infinity” Cache for a total bus width of 384-bit. The Infinity Cache will be 3D stacked on the MCDs (as well?) for an overall LLC of 256MB or more. The TGP shouldn’t be much higher than the RX 6900 XT, staying mostly under 400W.

GPU NameRX 7700 XT (Navi 33)RX 7800 XT (Navi 32)RX 7900 XT (Navi 31)RX 7950 XT (Navi 30?)
Process Node6nm5nm + 6nm5nm + 6nm5nm + 6nm
Die Config6nm x15nm x1, 6nm x45nm x1, 6nm x65nm x2, 6nm x8?
Shader Engines2468
WGPs16324864
CUs326496128
Cores4,0968,19212,28816,384
Memory Bus128-bit256-bit384-bit384-bit?
Memory TypeGDDR6GDDR6GDDR6GDDR6
Memory Capacity8GB16GB16GB+32GB?
Infinity Cache128MB256MB?384MB?512MB?
TGP200W350W400W450W?
LaunchQ4 2022Q1 2023Q4 20222023

By targeting a November launch for the Radeon RX 7900 XT, AMD has essentially given NVIDIA two to three months of free reign with the RTX 4090, granted that it actually ends up launching in August or September.

Source:
november
navi31
— Greymon55 (@greymon55) July 29, 2022
 

New_Wave

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Galera, alguém ajuda em como resolver a cabeleira e os pelos da galera?

Tenho minha RX480 e sempre usava o driver básico dele. Mas adquiri recentemente um monitor com Freesync Premium de até 144hz. Então para não ter duvidas, fiz a instalação completa do driver da AMD que vem aquele monte de firula inútil que só afeta DX9 na maioria das opções.

Fui abrir FF7 e o mais recente Stray e os pêlos e cabelos da galera fica tudo feio. Já aumentei super resolução, escala de GPU e aumentei a resolução interna do jogo e nada resolve.

Por que nada funciona e cadê o AMD TressFX nativa dessa porra?
 

LucianoBraga

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Galera, alguém ajuda em como resolver a cabeleira e os pelos da galera?

Tenho minha RX480 e sempre usava o driver básico dele. Mas adquiri recentemente um monitor com Freesync Premium de até 144hz. Então para não ter duvidas, fiz a instalação completa do driver da AMD que vem aquele monte de firula inútil que só afeta DX9 na maioria das opções.

Fui abrir FF7 e o mais recente Stray e os pêlos e cabelos da galera fica tudo feio. Já aumentei super resolução, escala de GPU e aumentei a resolução interna do jogo e nada resolve.

Por que nada funciona e cadê o AMD TressFX nativa dessa porra?

TressFX é uma...extensão. Precisa de implementação, e aí não pegou.
Sobre os jogos que você citou, AA Temporal é uma desgraça pra cabelo, mas é a solução favorita das desenvolvedoras hoje em dia, aí já viu...
 

New_Wave

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TressFX é uma...extensão. Precisa de implementação, e aí não pegou.
Sobre os jogos que você citou, AA Temporal é uma desgraça pra cabelo, mas é a solução favorita das desenvolvedoras hoje em dia, aí já viu...
Realmente não tem solução pra isso?

Lembro que com driver básico sem esse monte de porcaria que vem com a instalação completa eu não tinha esse problema com os cabelos.
 

LucianoBraga

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Realmente não tem solução pra isso?

Lembro que com driver básico sem esse monte de porcaria que vem com a instalação completa eu não tinha esse problema com os cabelos.

Nada a ver com a instalação completa. Se você não tá lembrando errado, foi coincidência.
FFVIIR e Stray usam AA temporal, aí fica esse cabelo de fumaça aí. Eu acho uma b*sta também, mas as coisas são o que são.

De repente alguma coisa no Nexus Mods, mas eu acho difícil.

Negócio é se conformar.
 

Cloudst69

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Em relação ao FF7R se vc pesquisar no reddit tem alguns topicos disso, parece que editando um arquivo da engina isso melhora/se resolve. Acho que tem um mod disso tb no nexus mod.
Inclusive o topico que vi era de um usuário de nvidia. Nem tudo é culpa da AMD.
 

konata

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Ia pegar uma 6600 mas fiquei receioso com tantos relatos de driver zoado, dx11 e problemas em emuladores com opengl. Alguém pode dar um parecer sobre a situação atual?
 

Antestor

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joyzao

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Galera vocês acham viável uma 6900xt Asus tuf por 4500? E caso não quiser ficar com ela, consigo repassar por esse valor? No caso é uma usada, comprada na kabum.

Qual a forma mais correta de usar o FSR?

Vou usar numa tv oled, que eu saiba já tem o freesync, tô bem distante das amd ultimamente então não manjo. Tô pensando de ficar com ela até lançar a nova geração da rtx, como tá um valor bom, boa marca acho que vale a pena.
 
Ultima Edição:

T.Chico

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Galera vocês acham viável uma 6900xt Asus tuf por 4500? E caso não quiser ficar com ela, consigo repassar por esse valor? No caso é uma usada, comprada na kabum.

Qual a forma mais correta de usar o FSR?

Vou usar numa tv oled, que eu saiba já tem o freesync, tô bem distante das amd ultimamente então não manjo. Tô pensando de ficar com ela até lançar a nova geração da rtx, como tá um valor bom, boa marca acho que vale a pena.
Aonde tem essa barbada? Se eu achasse uma 6800XT por 4500 nova já pegava na hora imagina 6900XT.
 

joyzao

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Aonde tem essa barbada? Se eu achasse uma 6800XT por 4500 nova já pegava na hora imagina 6900XT.

Era usada né rsrsrs nota de janeiro desse ano da kabum.

Era 5000 mas fui chorando até que chegou nos 4500. É uma Asus tuf boa construção.

Ontopic

Peguei a 6900xt tuf, qual configuração de under vocês recomendam, tô testando 2500 mhz com voltagem em 1.12v dá para melhorar? Tô usando o more power tool. Já diminuiu o consumo em watts mas como tô muito tempo afastado de amd não estou por dentro.

Qual seria as opções para ativar no painel da amd, aqui deixei antilag , aprimoramento de imagem e enchanced sync, seria isso mesmo? E na TV/monitor está o freesync ativado.
 

LucianoBraga

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AMD melhora a performance por Watt.
Enquanto isso, a Nvidia trabalha no f**a-se os Watt.
 

alexjaniski

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Surpreso de ninguém aqui estar falando da RX6600M do Aliexpress! Absurdo o desempenho da plaquinha por R$ 1100,00 :keehk
 

antonioli

O Exterminador de confusões
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Surpreso de ninguém aqui estar falando da RX6600M do Aliexpress! Absurdo o desempenho da plaquinha por R$ 1100,00 :keehk
Só ouvi falar dela agora. Realmente, algo impressionante. Consumo ridículo jogando entre 70 e 100W e com desempenho idêntico a 6600.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
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AMD FSR 2.1 já está disponível, reduz o shimmering e o ghosting

AMD FSR 2.1 agora disponível para Farming Simulator 22
A AMD anuncia uma versão aprimorada de sua tecnologia de upscaling temporal.


No início desta semana, o Farming Simulator 22 recebeu um patch 1.7.1 que implanta uma nova versão do AMD FSR2. A atualização da AMD para FSR aumenta a qualidade da imagem, mas também reduz artefatos como cintilação e fantasmas, os problemas mais comuns associados às técnicas de upscaling temporal.

A AMD lançou uma captura de tela recortada (e um vídeo) do jogo que mostra um efeito fantasma significativamente reduzido:


AMD FSR 2.0 (esquerda) vs FSR 2.1 (direita) em 4K Predefinição Muito Alta e Modo de Desempenho FSR, Fonte: AMD

A atualização do FSR 2.1 atualizou o algoritmo, mas não deve ser uma grande mudança do ponto de vista do desenvolvedor porque a API do FSR 2 não mudou. Entre muitas pequenas correções de bugs, a AMD incluiu texturas animadas, faíscas e partículas de fumaça nos dados de amostra. A AMD sugere que os desenvolvedores prestem atenção ao Reactive Mask, para garantir que o upscaling da melhor qualidade seja aplicado.



O AMD FSR 2.0 já está disponível em 20 jogos, com 45 títulos anunciados. Este é apenas o número oficial, pois a tecnologia é de código aberto e foi incorporada com sucesso em muitos emuladores e jogos usando NVIDIA DLSS 2.0.

O patch FSR 2.1 também está disponível para plugins Unreal Engine 4.26, 4.27 e 5.0.

Atualizações do AMD FSR 2.1
MudançaImpacto
Divergência de vetor de movimento usada para diminuir pixels bloqueadosIsso deve aliviar os problemas de fantasmas na geometria com vetores de movimento que não correspondem às cores de pixel subjacentes.
A lógica de desoclusão agora é capaz de detectar desoclusões em áreas com apenas pequena separação de profundidade entre objetos.Isso deve aliviar os problemas de fantasmas e melhorar a qualidade do upscaling em alguns casos de desoclusão.
Qualidade de saída aprimorada aprimorada, transformando alguns cálculos de meia precisão em precisão total.Isso deve melhorar a faixa geral de cores e a estabilidade temporal da imagem com aumento de escala produzida.
Atualizações da máscara reativa:
· Dilatação agora baseada nas cores de entrada para evitar a expansão da reatividade em áreas não relevantes da saída aumentada.
· O intervalo de dados completo [0.0, 1.0] agora é usado.
Isso deve aliviar os problemas de fantasmas em geometrias transparentes, como partículas.
Atualizações de Composição e Máscara de Transparência:
· Dilatação agora baseada nas cores de entrada para evitar a expansão da diminuição do bloqueio em áreas não relevantes da saída ampliada.
Isso deve aliviar os problemas de fantasmas na geometria com vetores de movimento que não correspondem às cores de pixel subjacentes.
Fonte: GPUOpen , Github via @uzzi38


até hoje nao tive a chance nem de usar o 2.0. mas boa noticia. quero ver isso adotado de padrao nas engines. e nos consoles
 
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