O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tópico Oficial] Dicas de conserto para PlayStation 3

diegogta4

Supra-sumo
Mensagens
2.043
Reações
407
Pontos
154
Boa noite, estou aqui no fórum, novamente, para pedir a ajuda de vocês!
Esse fórum já me ensinou muita coisa, principalmente na área de games e PlayStation 3.
Sou alguém leigo na área de eletrónica, porém pretendo me aprofundar mais sobre.

Depois de 3 tentativas de reparo de PlayStation 3 Fat sem sucesso ainda não me dei por vencido e peguei outro!

Esse outro aparelho que eu peguei consta com o seguinte problema.
Ao plugar a fonte de alimentação do PS3 ela simplesmente desarma e não liga nem o stand by. Acho que a placa está com curto na linha dos 5v.
Como cheguei nessa conclusão?
Peguei a mesma fonte e coloquei em outra placa em que seu que o stand-by está funcionando e tudo flui normalmente.

Mesmo não sabendo quase nada de eletrônica eu troquei um regulador de tensão da linha de 5v que estava bem oxidado e também queimado na parte de cima. Porém não obtive sucesso em fazer o stand by do aparelho voltar a ligar.

Eu não sei como prosseguir com os testes e não tenho nem ideia de como o fazer!
Porém, para começar, estou tentando achar o data sheet da placa em que quero desenvolver algo.

As referências do PlayStation são
Modelo CECHL-04;
Placa mãe VER-001

Aonde seria possível encontrar o datasheet dessa placa?
Ou qual placa de assemelha mais com ela em que posso ver as tensões das peças?
Percebi que na primeira página desse post existe alguns esquemas, porém lá só tem até a placa CECHG.

Se alguém poder me ajudar eu agradeço!
Feliz ano novo a todos!
Pior que vazaram só os esquemas das placas sem-001 e cok-001, as outras não ate ja procurei mas nao encontro.

Geralmente o curto são nos capacitores smd. Ai so com multimetro talvez uma fonte simétrica e paciência hehe.

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk
 

revsgrow

Habitué da casa
Mensagens
41
Reações
10
Pontos
68
Pior que vazaram só os esquemas das placas sem-001 e cok-001, as outras não ate ja procurei mas nao encontro.

Geralmente o curto são nos capacitores smd. Ai so com multimetro talvez uma fonte simétrica e paciência hehe.

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk

Opa Diego, obrigado por responder!
Ao testar vários componentes da placa eu constatei que ela também tinha curto na linha dos 12v.
Porém este foi mais fácil de resolver.
Tirei a bobina e isolei o curto somente de um lado e removi o capacitor cerâmico que está em curto.

Porém o curto na linha dos 5v volts continua e eu não sei aonde olhar mais.
Como entendo pouco de eletrônica eu não consigo achar o curto.
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.604
Reações
2.914
Pontos
1.264
Boa noite, estou aqui no fórum, novamente, para pedir a ajuda de vocês!
Esse fórum já me ensinou muita coisa, principalmente na área de games e PlayStation 3.
Sou alguém leigo na área de eletrónica, porém pretendo me aprofundar mais sobre.

Depois de 3 tentativas de reparo de PlayStation 3 Fat sem sucesso ainda não me dei por vencido e peguei outro!

Esse outro aparelho que eu peguei consta com o seguinte problema.
Ao plugar a fonte de alimentação do PS3 ela simplesmente desarma e não liga nem o stand by. Acho que a placa está com curto na linha dos 5v.
Como cheguei nessa conclusão?
Peguei a mesma fonte e coloquei em outra placa em que seu que o stand-by está funcionando e tudo flui normalmente.

Mesmo não sabendo quase nada de eletrônica eu troquei um regulador de tensão da linha de 5v que estava bem oxidado e também queimado na parte de cima. Porém não obtive sucesso em fazer o stand by do aparelho voltar a ligar.

Eu não sei como prosseguir com os testes e não tenho nem ideia de como o fazer!
Porém, para começar, estou tentando achar o data sheet da placa em que quero desenvolver algo.

As referências do PlayStation são
Modelo CECHL-04;
Placa mãe VER-001

Aonde seria possível encontrar o datasheet dessa placa?
Ou qual placa de assemelha mais com ela em que posso ver as tensões das peças?
Percebi que na primeira página desse post existe alguns esquemas, porém lá só tem até a placa CECHG.

Se alguém poder me ajudar eu agradeço!
Feliz ano novo a todos!

Curto na linha de 5V. Não achei esquema dessa versão de placa, mas pelo que você falou tem algum capacitor em curto.
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.604
Reações
2.914
Pontos
1.264
Por onde eu posso começar a olhar?
Tem alguma dica de vídeo?

Esse vídeo ensina a testar capacitor cerâmico, comece pela linha dos 5V no conector.

Preste atenção no vídeo na hora do teste de capacitor próximo aos processadores, alguns vão acusar como curto mas não é.

 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.604
Reações
2.914
Pontos
1.264
Agora mais uma dica ai galera, consertei o CECHK01 que estava com YLOD, nesse caso os tântalos não resolveram porque o defeito foi um capacitor SMD em curto numa das memórias, dei uma analisada mais cuidadosa hoje na placa com uma lente de aumento e encontrei esse infeliz rachado e em curto.

Obs: nessa foto já havia sido trocado.
20200105-111628.jpg


20200105-120711.jpg


Agora é só destravar o negão que ainda esta na OFW 4.46. :kluv

20200105-115027.jpg
 


revsgrow

Habitué da casa
Mensagens
41
Reações
10
Pontos
68
Esse vídeo ensina a testar capacitor cerâmico, comece pela linha dos 5V no conector.

Preste atenção no vídeo na hora do teste de capacitor próximo aos processadores, alguns vão acusar como curto mas não é.



Notei que alguns capacitores acusaram curto.
Mas queria ter a certeza quais acusam curto e não é um curto, necessariamente.

Tem um perto da memória que também acusa, porém, a minha preocupação é com a linha de 5v
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.604
Reações
2.914
Pontos
1.264
Notei que alguns capacitores acusaram curto.
Mas queria ter a certeza quais acusam curto e não é um curto, necessariamente.

Tem um perto da memória que também acusa, porém, a minha preocupação é com a linha de 5v

Ai no vídeo ele explica como diferenciar, aqui eu sei quando é curto quando da resistência "zero" na escala de continuidade.

porém se no mesmo circuito tiver um em curto os demais próximos a ele vão acusar também, então ele analiso a placa a procura de algum capacitor rachado ou com marcas de queimado.

Dos vários que peguei em curto no PS3 todos estavam com uma rachadura.
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.604
Reações
2.914
Pontos
1.264
Notei que alguns capacitores acusaram curto.
Mas queria ter a certeza quais acusam curto e não é um curto, necessariamente.

Tem um perto da memória que também acusa, porém, a minha preocupação é com a linha de 5v

Olha um exemplo de capacitor em curto, repara no furo no lado esquerdo dele.

Nesse caso ai o console estava dando stand-by porém quando ligava a fonte desarmava e apagava geral, era curto na linha de 12V

20200107-173855.jpg


Olha onde ficava esse capacitor.

20200107-173948.jpg
 

revsgrow

Habitué da casa
Mensagens
41
Reações
10
Pontos
68
46 páginas :keehk
PS3 Slim costuma ter muitos problemas? Devo comprar um amanhã.

Primeira coisa a fazer depois de pegar um console desses, usado, e abrir para fazer a limpeza e troca de pasta térmica.
Fazendo isso você já tira 80% do aparelho dar problema.
Depois de fazer isso, você instala um potenciómetro no cooler para ele girar mais rápido, ou instala o HEN no seu aparelho e acelera um pouco mais o cooler para uma maior rotação e melhor resfriamento do aparelho.

Tenho Slim que no XMB em idle ele fica em 55° no CELL e 55° no RSX.
Em jogos pesados (como The Last Of US, Uncharted 2, Gran Turismo 6 e Gow Of War 3) ele fica com 61° no CELL e 62° na RSX.
Configurações do webman é 42% de rotação mínima do cooler e configurado para que se passar de 65° o cooler aumentar a rotação para segurar a temperatura, no máximo, a 65°.

Creio que a temperatura está perfeita, porém, se estiver errado me corrijam.
Estou aqui para aprender.
 

revsgrow

Habitué da casa
Mensagens
41
Reações
10
Pontos
68
Olha um exemplo de capacitor em curto, repara no furo no lado esquerdo dele.

Nesse caso ai o console estava dando stand-by porém quando ligava a fonte desarmava e apagava geral, era curto na linha de 12V

20200107-173855.jpg


Olha onde ficava esse capacitor.

20200107-173948.jpg

Opa, grande Tarcísio!
Cara, seguinte.
Acabei desistindo dos PS3.
Deixei de lado, pois tentei várias coisas e nada deu certo.
O único que deu certo foi um primeiro que peguei, porém, fui querer tirar o IHS da CPU e não tinha experiência com isso, então acabei arranhado a trilha do processador e não teve como recuperar o aparelho.

Tirando esse estou com duas placas aqui!
Uma tem curto nos 5v (não aparece nem o stand-by)
Outra eu não sei o que é.
Já procurei curto em todos os locais e não acho.
Já pus os tantalos e ela continua ligando, dando 3 bips e desligando.

Queria colocar pra funcionar, pois tenho os dois últimos modelos do PS3 (o Slim e o super Slim), porém, o modelo que acho mais bonito é o fat.
 

diegogta4

Supra-sumo
Mensagens
2.043
Reações
407
Pontos
154
Po pessoal. Vim aqui questionar vocês sobre temperatura. Me chamou atençao pois hoje mesmo com cooler no maximo meu PS3 chegou aos 71 graus no GTAV. Esses dias aqui em Minas ta muito quente, hoje chegou aos 33° mas a sensação era maior.

Como anda os consoles de vocês nesse verão?

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk
 

revsgrow

Habitué da casa
Mensagens
41
Reações
10
Pontos
68
Po pessoal. Vim aqui questionar vocês sobre temperatura. Me chamou atençao pois hoje mesmo com cooler no maximo meu PS3 chegou aos 71 graus no GTAV. Esses dias aqui em Minas ta muito quente, hoje chegou aos 33° mas a sensação era maior.

Como anda os consoles de vocês nesse verão?

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk

O seu modelo é o Fat?
O meu é o Slim e eu acho que a temperatura era muito boa.
Estou utilizando a pasta térmica branca, a simplezona mesmo.

Minha temperatura fica 61° na CPU e 62° na RSX jogando The Last Of US.
O máximo que chega a a 63° mas logo baixa. Meu cooler fica em 42%.
 

diegogta4

Supra-sumo
Mensagens
2.043
Reações
407
Pontos
154
O seu modelo é o Fat?
O meu é o Slim e eu acho que a temperatura era muito boa.
Estou utilizando a pasta térmica branca, a simplezona mesmo.

Minha temperatura fica 61° na CPU e 62° na RSX jogando The Last Of US.
O máximo que chega a a 63° mas logo baixa. Meu cooler fica em 42%.
Sim é o fat, mas é dos ultimos, CECHP01. Pois é, nao abaixa de jeito nenhum. Qual a temperatura na sua cidade.

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk
 

Razzee

Bam-bam-bam
Mensagens
1.318
Reações
4.359
Pontos
453
Po pessoal. Vim aqui questionar vocês sobre temperatura. Me chamou atençao pois hoje mesmo com cooler no maximo meu PS3 chegou aos 71 graus no GTAV. Esses dias aqui em Minas ta muito quente, hoje chegou aos 33° mas a sensação era maior.

Como anda os consoles de vocês nesse verão?

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk

Aqui está fazendo 35ºC, meu PS3 desligou duas vezes em Shadow of the Colossus (ambas foram contra o quarto colosso). Por algum motivo obscuro, hoje estou jogando Yakuza 5 sob as mesmas condições e nem aviso de alta temperatura recebi. Como pode um jogo remasterizado de PS2 demandar mais do processador? :kpensa A temperatura em si não sei, pois o meu é bloqueado e pretendo manter assim.
 

diegogta4

Supra-sumo
Mensagens
2.043
Reações
407
Pontos
154
Aqui está fazendo 35ºC, meu PS3 desligou duas vezes em Shadow of the Colossus (ambas foram contra o quarto colosso). Por algum motivo obscuro, hoje estou jogando Yakuza 5 sob as mesmas condições e nem aviso de alta temperatura recebi. Como pode um jogo remasterizado de PS2 demandar mais do processador? :kpensa
A temperatura em si não sei, pois o meu é bloqueado e pretendo manter assim.
Hehe, misterios...

O meu nao chega a desligar nao, acho que a temperatura pra desligar é um pouco acima de 80°. Mesmo assim acho a mais de 70° já um sinal de alerta.

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk
 

revsgrow

Habitué da casa
Mensagens
41
Reações
10
Pontos
68
Sim é o fat, mas é dos ultimos, CECHP01. Pois é, nao abaixa de jeito nenhum. Qual a temperatura na sua cidade.

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk

Moro em Fortaleza-CE.
Hoje, aqui, não está fazendo muito calor, pois está no período de inverno.
Porém, no verão, fica com a mesma temperatura.

A quanto tempo você fez a limpeza do deu aparelho?
 

diegogta4

Supra-sumo
Mensagens
2.043
Reações
407
Pontos
154
Moro em Fortaleza-CE.
Hoje, aqui, não está fazendo muito calor, pois está no período de inverno.
Porém, no verão, fica com a mesma temperatura.

A quanto tempo você fez a limpeza do deu aparelho?
Ah sim entendi.

Esse é o problema. Nunca fiz. 10 anos com a pasta original e nem limpeza.

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk
 

revsgrow

Habitué da casa
Mensagens
41
Reações
10
Pontos
68
Ah sim entendi.

Esse é o problema. Nunca fiz. 10 anos com a pasta original e nem limpeza.

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk

Então encontramos o motivo de estar com a temperatura alta.
Basta fazer a limpeza.
Não é nada complicado!
Faça a limpeza e pare de sofrer, tanto com o cooler no máximo quando com temperatura alta.
 

diegogta4

Supra-sumo
Mensagens
2.043
Reações
407
Pontos
154
Então encontramos o motivo de estar com a temperatura alta.
Basta fazer a limpeza.
Não é nada complicado!
Faça a limpeza e pare de sofrer, tanto com o cooler no máximo quando com temperatura alta.
Pois é quando fui acelerar o cooler há muitos anos comecei a entortar o conector da fonte, ai ele ficou sem standby porem liga acendendo o led verde. Ai ate eu descobrir que ele estava ligando ja viu ne hehe. Fiquei com c* na mao por varios minutos hehe. Desde entao fiquei com trauma hehe, mas vou dar um trato no bichinho.

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk
 

revsgrow

Habitué da casa
Mensagens
41
Reações
10
Pontos
68
Pois é quando fui acelerar o cooler há muitos anos comecei a entortar o conector da fonte, ai ele ficou sem standby porem liga acendendo o led verde. Ai ate eu descobrir que ele estava ligando ja viu ne hehe. Fiquei com c* na mao por varios minutos hehe. Desde entao fiquei com trauma hehe, mas vou dar um trato no bichinho.

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk

Caso não tenha "coragem" de fazer olhando os vídeos no YouTube leva pra algum técnico de confiança mesmo!
Porém, no que for decidir aí, boa sorte!
 

diegogta4

Supra-sumo
Mensagens
2.043
Reações
407
Pontos
154
Vou programar uma limpeza pra ele logo. Ontem ele me assustou. Desligou do nada no GTA5, logo pensei nos nectokin. Liguei de novo e foi normal. Meu enteado continuou jogando e nada mais aconteceu. Vamos ver...

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk
 

natinh0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.114
Reações
2.496
Pontos
989
Galera, eu tenho um Slim paradão aqui faz tempo, ele começou do nada a dar 3 bips e desligar e agora nem ligar mais ele liga, fica luz verde e ao apertar o botao dá 3 bips e fica vermelho, pelo que li deve ser a fonte, o modelo da minha é APS 250 eu acho, tem algum procedimento que eu possa tentar fazer para dar alguma sobrevida ou é melhor trocar mesmo?
 

dyegugames

Larva
Mensagens
8
Reações
1
Pontos
3
Galera, eu tenho um Slim paradão aqui faz tempo, ele começou do nada a dar 3 bips e desligar e agora nem ligar mais ele liga, fica luz verde e ao apertar o botao dá 3 bips e fica vermelho, pelo que li deve ser a fonte, o modelo da minha é APS 250 eu acho, tem algum procedimento que eu possa tentar fazer para dar alguma sobrevida ou é melhor trocar mesmo?
Galera, eu tenho um Slim paradão aqui faz tempo, ele começou do nada a dar 3 bips e desligar e agora nem ligar mais ele liga, fica luz verde e ao apertar o botao dá 3 bips e fica vermelho, pelo que li deve ser a fonte, o modelo da minha é APS 250 eu acho, tem algum procedimento que eu possa tentar fazer para dar alguma sobrevida ou é melhor trocar mesmo?
90% de chance de ser os capacitores nek tokin, embora fonte tambem pode causar esse problema!
 

revsgrow

Habitué da casa
Mensagens
41
Reações
10
Pontos
68
Vou programar uma limpeza pra ele logo. Ontem ele me assustou. Desligou do nada no GTA5, logo pensei nos nectokin. Liguei de novo e foi normal. Meu enteado continuou jogando e nada mais aconteceu. Vamos ver...

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk

Talvez seja os nectokin mesmo.
Porém, como você disse que nunca fez limpeza dele, indico fazer e colocar 2 tentamos em cada nectokin (sem remover os nec)
Assim o seu conselho ficará 100%.

Meu sonho é conseguir ter um Playstation 3 fat, funcionando. Acho esse modelo o mais bonito de todos.
Tenho um Slim e um Super slim funcionando, porém também tenho 4 fats aqui. Mas não consegui colocar nenhum desses pra funcionar.
Mas ainda vou conseguir o fat pra coleção.
 

diegogta4

Supra-sumo
Mensagens
2.043
Reações
407
Pontos
154
Talvez seja os nectokin mesmo.
Porém, como você disse que nunca fez limpeza dele, indico fazer e colocar 2 tentamos em cada nectokin (sem remover os nec)
Assim o seu conselho ficará 100%.

Meu sonho é conseguir ter um Playstation 3 fat, funcionando. Acho esse modelo o mais bonito de todos.
Tenho um Slim e um Super slim funcionando, porém também tenho 4 fats aqui. Mas não consegui colocar nenhum desses pra funcionar.
Mas ainda vou conseguir o fat pra coleção.
Tbm curto demais o fat. Tenho outro de 60 e um de 40gb que funciona mas nao reconhece os controles. Tenho que dar uma atenção à ele. Geralmente esses ultimos fats sao problemas de Nectokin ou é curto nos 12v ou 5. Tenta dar vida aos seus ai!

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk
 

revsgrow

Habitué da casa
Mensagens
41
Reações
10
Pontos
68
Tbm curto demais o fat. Tenho outro de 60 e um de 40gb que funciona mas nao reconhece os controles. Tenho que dar uma atenção à ele. Geralmente esses ultimos fats sao problemas de Nectokin ou é curto nos 12v ou 5. Tenta dar vida aos seus ai!

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk

O pior foi que eu ja tentei de todas as formas, porém sem sucesso. Não tenho muita intimidade com eletrônica e também não consigo os esquemas da placa VER-001 do modelo CECHL01 (por incrivel que pareça, os modelos que tenho aqui, todos são iguais.
 

diegogta4

Supra-sumo
Mensagens
2.043
Reações
407
Pontos
154
O pior foi que eu ja tentei de todas as formas, porém sem sucesso. Não tenho muita intimidade com eletrônica e também não consigo os esquemas da placa VER-001 do modelo CECHL01 (por incrivel que pareça, os modelos que tenho aqui, todos são iguais.
Começa medindo pelo pinos da alimentação 12v depois vai olhando como uma lupa como o Tarcísio disse, algum capacitor trincado ou com uma coloração diferente. Os esquemas dessas placas realmente não vazaram mesmo, somente do CECHA e CECHG. O melhor que vc faz é ir removendo os capacitores que vc acha suspeito ou talvez um CI e ver se o curto some. Ja vi slims tbm que dao curto por causa do CI de internet queimado mas nao sei em relação ao fat. Boa sorte!

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk
 

revsgrow

Habitué da casa
Mensagens
41
Reações
10
Pontos
68
Começa medindo pelo pinos da alimentação 12v depois vai olhando como uma lupa como o Tarcísio disse, algum capacitor trincado ou com uma coloração diferente. Os esquemas dessas placas realmente não vazaram mesmo, somente do CECHA e CECHG. O melhor que vc faz é ir removendo os capacitores que vc acha suspeito ou talvez um CI e ver se o curto some. Ja vi slims tbm que dao curto por causa do CI de internet queimado mas nao sei em relação ao fat. Boa sorte!

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk

Vou pegar um multímetro esses dias e vou voltar a olhar essas placas.
Agradeço a força, porém, não sei se consigo por pra funcionar de novo.
 

erich8

Novato
Mensagens
22
Reações
0
Pontos
11
tem gente que coloca capacitores de tandalo de 330, outros colocam 470, qual o certo? e como saber si o nec tokn esta ruim?
e tem como fazer um teste nos nec tokn? que valor tem que retornar?
obrigado.
 
Topo Fundo