O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial do Ex-Presidente Jair Messias Bolsonaro ( 2018-2022)

Qual será a moeda nova agora com Bolsonaro?

  • BOLSOS

    Votes: 104 12,4%
  • MITOS

    Votes: 188 22,4%
  • PITÚS

    Votes: 75 8,9%
  • BOLSONAROS

    Votes: 54 6,4%
  • TALKEIS

    Votes: 192 22,8%
  • NIÓBIOS

    Votes: 60 7,1%
  • HELENÕES

    Votes: 23 2,7%
  • COISOS

    Votes: 41 4,9%
  • JAIRES

    Votes: 12 1,4%
  • BONOROS

    Votes: 92 10,9%

  • Total voters
    841
  • Poll closed .

Godot

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.181
Reações
40.605
Pontos
1.074
Cadê os isentões covardes de m**** pra falar desse gordo fdp? Tão lá tudo reclamando do PSL, mas pra atacar o líder do bando ninguém quer. Cadê MBL, Constantino, Joel, Andreazza e demais da isentosfera pra falar alguma coisa? Só querem saber da teta né?




Ele precisa vetar tudo. f**a-se a previdencia. Como falaram aí, ele não pode ficar refém.
 

Xpand

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.052
Reações
14.423
Pontos
1.024
Quem do PSL não está no grupo Muda, Senado?
O PSL tem quatro senadores.
Adivinha quem é o único que não está no grupo Muda, Senado, que reúne incomodados com a gestão de Davi Alcolumbre e exigem dele, entre outras coisas, a instalação da CPI da Lava Toga?


É claro que você acertou.
flavio-530x353.jpg
 


Navarone

Bam-bam-bam
Mensagens
3.934
Reações
10.201
Pontos
288
Espero que esse veto do Presidente Bolsonaro a esse projeto não seja uma proteção exagerada ao seu filho Flávio Bolsonaro, daí o nosso Presidente começará a perder credibilidade.

 

Ayatollah Khomeini

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.998
Reações
48.340
Pontos
553
Quantos deputados tem no PSL?

Foi fechada a questão?

Ou foi somente um ensaio simbólico pra inglês ver?


Até onde eu sei tinha 45 lá.


O PSL não tentou travar a votação esse é o fato. Se o Governo estivesse interessado eles poderiam ter oferecido resistência, não o fizeram.

Bolsonaro não vai vetar. Ele está de acordo com tudo isto.
Psl e novo ou desconhecem o rito ou fizeram isso que o zé comentou.
E o MBL?
 
Ultima Edição:

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.629
Reações
38.932
Pontos
2.069
Espero que esse veto do Presidente Bolsonaro a esse projeto não seja uma proteção exagerada ao seu filho Flávio Bolsonaro, daí o nosso Presidente começará a perder credibilidade.



Bolsonaro protegendo filhos? Magina.




Queria que uma reforma política fosse a prioridade número 1 nesse mandato. Mas pelo visto é uma ideia cada vez mais deixada de lado, pois atrapalha quem tem poder...

Com um sistema político como o nosso, não há reforma da previdência, do funcionalismo, ou tributária que resolva algo.
 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
Líder do PSL: “A gente já pediu ao Moro e ao presidente o veto de alguns artigos”
Brasil 15.08.19 12:42

O líder do PSL, Delegado Waldir, disse a O Antagonista que não há chance de Jair Bolsonaro vetar integralmente a lei de abuso de autoridade aprovada ontem à noite na Câmara. “Veto integral, não. Mas a gente já pediu ao [Sergio] Moro e ao presidente o veto de alguns artigos.” O deputado emendou, sem detalhar quais trechos exatamente poderiam ser vetados:
“Não fiz o cálculo, mas uns 70% do texto vão atingis os policiais. Do jeito que foi aprovado, inviabiliza a atividade policial no Brasil, interfere diretamente na ação diária da polícia.”

Ele também afirmou:
“Se queriam acabar com a Lava Jato, o tiro vai sair pela culatra.”
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Tiro devia era entrar no cu desse mói de bandido, isso sim.
 

Doydis

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.639
Reações
19.636
Pontos
1.094
Bolsonaro sempre falou que não gosta de se intrometer no legislativo. Eu acho que ele já pode esquecer da ideia de indicar o Eduardo como embaixador se ele quiser vetar algo.

Pra quem é contra o Eduardo ser embaixador, pode comemorar. Agora eu duvido muito isso afetar a aprovação da previdência, como disseram aqui.
 

Ayatollah Khomeini

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.998
Reações
48.340
Pontos
553
:kkk



ECBoKbKW4AELZTa




ECBoL55XUAERUkE





Samsung deve lançar celular com bateria de grafeno em 2020
Baterias de grafeno prometem carregamento mais rápido e menos riscos de explosão; Samsung pesquisa material há vários anos
86fa75d12dd7ccab6999a175e5bc8e45
Por Felipe Ventura
13/08/2019 às 16h14



As baterias de grafeno prometem carregamento mais rápido e menos riscos de explosão, mas ainda não chegaram aos celulares. Segundo Evan Blass, conhecido como @evleaks, isso pode mudar já em 2020, quando a Samsung deve lançar um smartphone com essa tecnologia. A empresa vem realizando pesquisas sobre grafeno há vários anos.
Bateria do Samsung Galaxy Note Edge

“A Samsung espera ter pelo menos um celular no próximo ano ou em 2021, segundo me disseram, que contará com uma bateria de grafeno”, afirma Blass no Twitter. Ela poderia chegar à carga completa em menos de meia hora, mas a empresa precisa aumentar a capacidade enquanto reduz os custos deste componente.

O grafeno, uma forma de carbono, é um material versátil por sua eficiência em conduzir eletricidade e sua resistência superior à do aço; ele também é bastante leve e flexível.
Bateria com grafeno pode carregar mais rápido
Vamos recapitular alguns conceitos básicos sobre baterias. Os modelos de íons de lítio têm quatro componentes principais: cátodo, ou terminal positivo; ânodo, ou terminal negativo; eletrólito, um líquido que conduz eletricidade; e separador poroso.
Os íons, partículas eletricamente carregadas, vão do ânodo para o cátodo passando pelo eletrólito. Isso descarrega elétrons no lado do ânodo, fornecendo energia para gadgets, carros elétricos, entre outros. Quando a bateria é recarregada, o processo se inverte.
Descarga de bateria de lítio

Descarga de uma bateria de lítio (imagem via ResearchGate)
O ânodo costuma ser feito de grafite, mas o grafeno pode ser uma alternativa melhor. Em 2016, cientistas da Universidade de Stanford criaram uma tecnologia que evita o superaquecimento e explosão de baterias Li-Ion: os terminais positivo e negativo são revestidos com grafeno.

Por sua vez, pesquisadores da Samsung criaram em 2017 uma bateria de íons de lítio com ânodo e cátodo feitos de bolas de grafeno. Ela podia ir de 0% a 100% em doze minutos, enquanto um modelo tradicional com a mesma capacidade levava uma hora.
A Samsung já trabalha há muitos anos em projetos envolvendo grafeno, incluindo uma técnica para produzi-lo em larga escala. Isso pode ajudar o material a se tornar mais barato, aumentando sua adoção na indústria. Será que a empresa estará pronta para lançar baterias com grafeno? Teremos que esperar até 2020 (ou 2021) para saber.
 
Mensagens
2.381
Reações
10.433
Pontos
353
Sera que o PSL conhece este recurso? Ou sera que o PSL não é tão contra assim a PL como se diz publicamente?

https://www12.senado.leg.br/noticias/glossario-legislativo/obstrucao
https://www2.camara.leg.br/a-camara...essibilidade/dicionario-de-libras/o/obstrucao


Agora o Presidente vai ter uma bela decisão a tomar..... Vetar a PL impopular ou garantir o American Filet do Dudu 03???
Mas acho que quando se vota com urgência como foi não há certas possibilidades, talvez a obstrução seja uma delas.
 

Ayatollah Khomeini

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.998
Reações
48.340
Pontos
553
Após reunião, prefeito de Miami se diz impressionado com Eduardo Bolsonaro
Francis Suarez também convidou o presidente Jair Bolsonaro para visitar a cidade de Miami em setembro
Por Estadão Conteúdo
access_time15 ago 2019, 13h48
more_horiz
Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro: após reunião, prefeito de Miami se disse impressionado com o deputado (Amanda Perobelli/Reuters)
Brasília — O prefeito de Miami, Francis Suarez, disse que apoia a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos. Ele contou que discutiu brevemente o assunto durante reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, na manhã desta quinta-feira, 15. Eduardo também acompanhou o encontro ao lado do chanceler Ernesto Araújo.

“O filho do presidente, Eduardo, estava presente na audiência e tratamos de questões em três línguas, português, espanhol e inglês. Foi uma conexão imediata com Eduardo, porque temos praticamente a mesma idade”, disse Suarez em coletiva de imprensa. “Fiquei muito bem impressionado com a postura dele Eduardo e sua capacidade de tratar de questões em várias línguas”, elogiou.

Questionado se considera uma boa ideia ter o filho do presidente como embaixador em outro país, o prefeito de Miami respondeu que “cabe ao governo brasileiro decidir”. “Respeitaremos e acolheremos quem quer que ele escolha de braços abertos, sobretudo sendo o filho do presidente.”
 

dashman

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.122
Reações
31.082
Pontos
1.374
Incrível essa dúvida que voces tem... Não tenho uma dúvida sequer que será vetado pelo Bolsonaro, se não em sua integralidade, em sua maioria, vai desidratar ao máximo, como aqueles ratos gostam de fazer com o plano do Moro.

Voces são melhores que isso.
 

Ayatollah Khomeini

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.998
Reações
48.340
Pontos
553
:kkk

'Pega essa grana e refloreste a Alemanha, tá ok?', diz Bolsonaro em recado a Angela Merkel
No fim de semana, Alemanha suspendeu investimentos em projetos de proteção à Amazônia em função das altas taxas de desmatamento
Jussara Soares e Daniel Gullino
14/08/2019 - 21:02 / Atualizado em 15/08/2019 - 14:22
Presidente Jair Bolsonaro manda recado à chanceler alemã Angela Merkel Foto: ADRIANO MACHADO / REUTERS
Presidente Jair Bolsonaro manda recado à chanceler alemã Angela Merkel Foto: ADRIANO MACHADO / REUTERS
Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Play!Ouça:'Pega essa grana e refloreste a Alemanha, tá ok?', diz Bolsonaro em recado a Angela Merkel0:0002:10Audima
BRASÍLIA — Após a a Alemanha suspender investimentos em projetos de proteção à Amazônia, no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro mandou a chanceler alemã, Angela Merkel, usar o dinheiro no reflorestamento daquele país. Segundo ele, a Alemanha precisa de mais investimento na área do que o Brasil.
— Eu queria até mandar recado para a senhora querida Angela Merkel, que suspendeu 80 millhões de dólares pra Amazônia. Pega essa grana e refloreste a Alemanha, tá ok? Lá está precisando muito mais do que aqui — disse o presidente.
LEIA MAIS: Noruega paralisa repasses para a proteção da Amazônia
A declaração foi dada quando Bolsonaro respondia sobre o perfil que ele deseja para o novo procurador-geral da República.
Ele voltou a dizer que procura um nome que não seja "xiita" nas questões ambientais e citou que o governo enfrenta problemas de licenciamentopara obras de infraestrutura.
A Alemanha congelou 35 milhões de euros, o equivalente a R$ 155 milhões, para o financiamento de projetos de proteção da floresta, alegando "grande preocupação com o aumento do desmatamento naAmazônia brasileira." O anúncio foi feito pela ministra alemã do Meio Ambiente, Svenja Schulze, ao jornal "Tagesspiegel", no final de semana.
LEIA MAIS: 'Aquecimento global não é minha praia', diz novo diretor do Inpe
Ao jornal alemão Schulze afirmou que "a política do governo brasileiro na região amazônica deixa dúvidas se ainda se persegue uma redução consistente das taxas de desmatamento". A ministra explicou ainda que o financiamento poderá ser retomado caso essa questão seja esclarecida.
Em nota, a embaixada alemã no Brasil explicou que "a suspensão só concerne recursos que foram destinados a novos projetos financiados pelo Ministério Federal do Meio Ambiente. Os projetos financiados pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento, incluindo o Fundo Amazônia, estão prosseguindo".
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
:kkk

'Pega essa grana e refloreste a Alemanha, tá ok?', diz Bolsonaro em recado a Angela Merkel
No fim de semana, Alemanha suspendeu investimentos em projetos de proteção à Amazônia em função das altas taxas de desmatamento
Jussara Soares e Daniel Gullino
14/08/2019 - 21:02 / Atualizado em 15/08/2019 - 14:22
Presidente Jair Bolsonaro manda recado à chanceler alemã Angela Merkel Foto: ADRIANO MACHADO / REUTERS
Presidente Jair Bolsonaro manda recado à chanceler alemã Angela Merkel Foto: ADRIANO MACHADO / REUTERS
Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Play!Ouça:'Pega essa grana e refloreste a Alemanha, tá ok?', diz Bolsonaro em recado a Angela Merkel0:0002:10Audima
BRASÍLIA — Após a a Alemanha suspender investimentos em projetos de proteção à Amazônia, no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro mandou a chanceler alemã, Angela Merkel, usar o dinheiro no reflorestamento daquele país. Segundo ele, a Alemanha precisa de mais investimento na área do que o Brasil.
— Eu queria até mandar recado para a senhora querida Angela Merkel, que suspendeu 80 millhões de dólares pra Amazônia. Pega essa grana e refloreste a Alemanha, tá ok? Lá está precisando muito mais do que aqui — disse o presidente.
LEIA MAIS: Noruega paralisa repasses para a proteção da Amazônia
A declaração foi dada quando Bolsonaro respondia sobre o perfil que ele deseja para o novo procurador-geral da República.
Ele voltou a dizer que procura um nome que não seja "xiita" nas questões ambientais e citou que o governo enfrenta problemas de licenciamentopara obras de infraestrutura.
A Alemanha congelou 35 milhões de euros, o equivalente a R$ 155 milhões, para o financiamento de projetos de proteção da floresta, alegando "grande preocupação com o aumento do desmatamento naAmazônia brasileira." O anúncio foi feito pela ministra alemã do Meio Ambiente, Svenja Schulze, ao jornal "Tagesspiegel", no final de semana.
LEIA MAIS: 'Aquecimento global não é minha praia', diz novo diretor do Inpe
Ao jornal alemão Schulze afirmou que "a política do governo brasileiro na região amazônica deixa dúvidas se ainda se persegue uma redução consistente das taxas de desmatamento". A ministra explicou ainda que o financiamento poderá ser retomado caso essa questão seja esclarecida.
Em nota, a embaixada alemã no Brasil explicou que "a suspensão só concerne recursos que foram destinados a novos projetos financiados pelo Ministério Federal do Meio Ambiente. Os projetos financiados pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento, incluindo o Fundo Amazônia, estão prosseguindo".
caguei um arco-íris agora. :klolwtf
 

Godot

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.181
Reações
40.605
Pontos
1.074
Após reunião, prefeito de Miami se diz impressionado com Eduardo Bolsonaro
Francis Suarez também convidou o presidente Jair Bolsonaro para visitar a cidade de Miami em setembro
Por Estadão Conteúdo
access_time15 ago 2019, 13h48
more_horiz
Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro: após reunião, prefeito de Miami se disse impressionado com o deputado (Amanda Perobelli/Reuters)
Brasília — O prefeito de Miami, Francis Suarez, disse que apoia a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos. Ele contou que discutiu brevemente o assunto durante reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, na manhã desta quinta-feira, 15. Eduardo também acompanhou o encontro ao lado do chanceler Ernesto Araújo.

“O filho do presidente, Eduardo, estava presente na audiência e tratamos de questões em três línguas, português, espanhol e inglês. Foi uma conexão imediata com Eduardo, porque temos praticamente a mesma idade”, disse Suarez em coletiva de imprensa. “Fiquei muito bem impressionado com a postura dele Eduardo e sua capacidade de tratar de questões em várias línguas”, elogiou.

Questionado se considera uma boa ideia ter o filho do presidente como embaixador em outro país, o prefeito de Miami respondeu que “cabe ao governo brasileiro decidir”. “Respeitaremos e acolheremos quem quer que ele escolha de braços abertos, sobretudo sendo o filho do presidente.”
EDUARDO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS. VAI DUDU, ESSE PAÍS AQUI É MUITO PEQUENO PRA TI.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Tava demorando até...





Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk


A única coisa que concordo nesse projeto de m**** é que sim, deve haver punição para juízes, pois hoje o máximo que acontece é aposentadoria compulsória, o que é patético.

Se um médico comete um erro médico, é processado e possivelmente preso por isso. O mesmo vale pra engenheiro, advogado, etc. Por que um juíz não pode ser processado e julgado por uma sentença errada?

Agora o resto desse projeto é ridículo. Não pode passar.
 

Godot

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.181
Reações
40.605
Pontos
1.074
Noruega paralisa repasses para o Fundo Amazônia
Ministro do Clima e Meio Ambiente anuncia suspensão de R$ 130 milhões para o Brasil
Renato Grandelle e Cristina Fibe
15/08/2019 - 14:09 / Atualizado em 15/08/2019 - 14:44

RIO — O ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Ola Elvestuen, anunciou nesta quinta-feira a suspensão dos repasses de 300 milhões de coroas norueguesas, o equivalente a R$ 133 milhões, que seriam destinados ao Fundo Amazônia.

A publicação, especializada em negócios, lembra que o país nórdico colabora há dez anos em iniciativas para conter o desmatamento na Amazônia. Desde a criação do Fundo, a Noruega doou 8,3 bilhões de coroas norueguesas, ou cerca de R$ 3,69 bilhões, para a iniciativa — o equivalente a 95% dos recursos obtidos até agora. O volume dos repasses varia de acordo com a área desmatada.


PUBLICIDADE

https://oglobo.globo.com/sociedade/...a-paralisa-repasses-para-protecao-da-amazonia
 

Ayatollah Khomeini

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.998
Reações
48.340
Pontos
553
Noruega paralisa repasses para o Fundo Amazônia
Ministro do Clima e Meio Ambiente anuncia suspensão de R$ 130 milhões para o Brasil
Renato Grandelle e Cristina Fibe
15/08/2019 - 14:09 / Atualizado em 15/08/2019 - 14:44

RIO — O ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Ola Elvestuen, anunciou nesta quinta-feira a suspensão dos repasses de 300 milhões de coroas norueguesas, o equivalente a R$ 133 milhões, que seriam destinados ao Fundo Amazônia.

A publicação, especializada em negócios, lembra que o país nórdico colabora há dez anos em iniciativas para conter o desmatamento na Amazônia. Desde a criação do Fundo, a Noruega doou 8,3 bilhões de coroas norueguesas, ou cerca de R$ 3,69 bilhões, para a iniciativa — o equivalente a 95% dos recursos obtidos até agora. O volume dos repasses varia de acordo com a área desmatada.


PUBLICIDADE

https://oglobo.globo.com/sociedade/...a-paralisa-repasses-para-protecao-da-amazonia

Por que a Noruega é acusada de hipocrisia em sua política ambiental

p06pvqkb.jpg



O processo contra exploração de petróleo que está dividindo a Noruega
É um país líder em energia limpa, em aviação e navegação elétricas, e prometeu para 2030 alcançar a "neutralidade climática", reduzindo suas emissões de carbono em 40% em relação aos níveis de 1990.
Também é o primeiro país que proíbe a contratação pública de entidades que contribuam para a destruição de bosques.
E é um dos maiores patrocinadores de projetos "verdes" no mundo, tendo repassado US$ 1,1 bilhão para o Fundo Amazônia, no Brasil, desde 2009, para ajudar a deter o desmatamento.
Por esses e outros motivos, a Noruega é considerada ao redor do mundo como um modelo a ser seguido na proteção do meio ambiente.
Mas o país nórdico também apresenta uma contradição: é um dos principais exportadores de petróleo e gás do mundo. Com os custos para o meio-ambiente que isso implica.
Petróleo norueguês
Direito de imagemREUTERSImage captionOs grupos ambientais acreditam que a exploração de novas áreas no Ártico para a perfuração petrolífera 'piorará os efeitos já catastróficos da mudança climática' globalmente
E não é só isso. Em 2017, o país se tornou o primeiro levado aos tribunais por emitir novas autorizações - as primeiras em 20 anos - para a extração de petróleo e gás depois de ter assinado e ratificado o Acordo de Paris sobre a Mudança do Clima, que rege medidas de redução de dióxido de carbono a partir de 2020.
Decisão
Em novembro de 2017, as organizações ambientais Greenpeace Noruega e Natur og Ungdom (Natureza e Juventude) processaram o governo de Oslo por seu plano de permitir que 13 empresas petrolíferas mundiais procurem e extraiam petróleo no Mar de Barents (no círculo Polar Ártico).
A medida, segundo as organizações, "viola a própria Constituição do país e o Acordo de Paris".
O argumento dos grupos baseia-se no Artigo 112 da Constituição norueguesa.
Esse artigo indica que o governo não pode tomar decisões que violem o direito a um meio ambiente saudável para as atuais e futuras gerações.
Noruega
Direito de imagemGETTY IMAGESImage captionA Noruega prometeu que alcançará a 'neutralidade climática' até 2030
E grupos de defesa do meio ambiente dizem acreditar que o governo está violando esse direito porque a exploração de novas áreas no Ártico para perfuração petrolífera "piorará os efeitos já catastróficos da mudança climática".
Em janeiro, no entanto, a Justiça norueguesa deu aval ao plano de governo da Noruega e descartou as acusações dos ecologistas.
O tribunal chegou à conclusão de que o governo "não viola nenhum direito relevante porque cumpriu todos os deveres necessários antes de tomar a decisão de outorgar licenças".
Manifestação na Noruega
Direito de imagemGETTY IMAGESImage captionA decisão da Justiça de apoiar a exploração de petróleo no Ártico foi muito controversa
Mas talvez a parte mais controversa da sentença seja que, segundo o tribunal, "as emissões de CO2 (dióxido de carbono) produzidas fora do país pelo petróleo e gás exportados da Noruega são irrelevantes" em relação ao Artigo 112.
Isso quer dizer que a Noruega não pode ser considerada responsável pelas emissões de CO2 derivadas dos hidrocarbonetos que exporta às nações que consomem seu petróleo e seu gás.
Exportações
E não são poucos países. A Noruega é a maior produtora e exportadora de petróleo e gás da Europa ocidental.
É a décima-terceira exportadora de petróleo e a terceira exportadora de gás natural no mundo. Seus abastecimentos cobrem cerca de 25% da demanda de gás da União Europeia.
Segundo o Ministério de Petróleo e Energia norueguês, em 2017, o volume de vendas de petróleo e gás alcançou US$ 53,8 bilhões.
Quase todo o volume de petróleo e gás produzido no país é exportado. São os dois principais produtos de exportação da economia norueguesa, equivalentes a 45% do total da atividade exportadora do país.
A Noruega pode ser, então, uma luz que guia o mundo na defesa do planeta e, ao mesmo tempo, não praticar fora de suas fronteiras o que prega dentro delas?
Tromso
Direito de imagemGETTY IMAGESImage captionPara o governo, é possível chegar a um equilíbrio entre o crescimento sustentável e proteger o Ártico
O governo norueguês reconheceu esse paradoxo ambiental do país, mas defende o que diz ser uma importante estratégia de exportação de hidrocarbonetos.
"Somos capazes, como temos sido durante décadas, de conseguir um equilíbrio entre o crescimento sustentável e proteger o Ártico", declarou em janeiro a ministra das Relações Exteriores da Noruega, Ine Soereide.
A ministra assegura que é possível seguir explorando as reservas petrolíferas do Ártico e, ao mesmo tempo, cumprir com seus compromissos do Acordo de Paris e contribuir com a redução de emissões globais de carbono.
"Graças a nossas generosas reduções de impostos, 4,2% dos carros novos na Noruega agora são elétricos. Estamos reduzindo, então, substancialmente as emissões dos automóveis", disse.
Líder em política ambiental
A Noruega tem extraído e exportado petróleo há décadas e ao mesmo tempo tem conseguido cumprir seus compromissos ambientais.
Segundo o Climate Action Tracker (o consórcio científico que se dedica a vigiar o progresso dos objetivos estabelecidos pelo Acordo de Paris), poucos países estão cumprindo suas metas para reduzir suas emissões poluentes.
Carro elétrico
Direito de imagemGETTY IMAGESImage captionNoruega é líder no desenvolvimento de transporte elétrico
Os maiores executores são também os maiores poluidores: China e Estados Unidos.
Washington decidiu retirar-se no ano passado do Acordo de Paris.
Apesar de seu paradoxo, comparada a outros países do mundo, a Noruega pode ser considerada líder em políticas ambientais?
"Em certas áreas, sim: temos as melhores políticas de automóveis elétricos do mundo, o que é muito importante para o desenvolvimento do transporte elétrico, e somos um doador generoso à proteção das florestas tropicais do mundo", diz à BBC Mundo Truls Gulowsen, líder do Greenpeace Noruega. "Também temos impostos razoáveis sobre a maioria das nossas emissões de carbono nacionais."
"No entanto, seguimos ocupando o sétimo lugar de exportador de combustíveis fósseis do mundo e temos emissões nacionais médias e per capita muito altas, embora tenhamos uma grande quantidade de energias renováveis, como a hidráulica, por exemplo."
Para os grupos ambientais, diz o líder do Greenpeace Noruega, o mais grave é o vínculo que existe entre a abertura de mais fontes de exploração de petróleo e gás no país e o impacto que isso terá em nível global.





 
Ultima Edição:
Topo Fundo