Problema do Dualogic pra mim, além da manutenção (mto embora a conversão pra manual seja "simples") é o comportamento do câmbio mesmo.
Aluguei um Linea Dualogic e achei lento, um pouco "indeciso" e com uns trancos bem chatos. Se tirar o pé do acelerador na hora das trocas, ameniza. Pra quem terá seu primeiro carro automático, talvez seja mais fácil de acostumar, mas pra quem já está acostumado com o conversor de torque, parece um retrocesso.
Mas falam que a Fiat foi melhorando o funcionamento ao longo dos anos, principalmente em relação aos trancos.
Apesar de não ter gostado, não acho uma tecnologia ruim ou que devesse ter deixado de ser oferecida. Só acho que tinham que ter deixado ela exclusivamente pros carros de entrada. O erro da Fiat, pra mim, foi querer colocar este câmbio em Stilo, Punto, Linea, 500.. Deveria ter ficado em Uno e Palio mesmo.
Concordo. Minha mãe e irmã têm 500 Dualogic, ambos tirados 0km em 2014. Um rodou cerca de 70.000 km e o outro ainda não bateu nem 30.000 km. Nunca deram qualquer problema, até pq não rodaram muito, mas o comportamento do câmbio é bizarro mesmo. Mesmo assim, elas amam os carros e não querem trocar por nada.
Um exemplo: se vc está se aproximando de um cruzamento onde a preferencial não é sua, vc precisa planejar suas ações:
Opção 1: vc para o carro completamente para o câmbio poder engatar a 1ª marcha.
Opção 2: vc não reduz muito a velocidade para manter o câmbio em 2ª e o motor 1.4 ter força suficiente para acelerar caso seja necessário.
Se não fizer isso, vc corre o risco de reduzir a velocidade e, quando começar a acelerar, o câmbio resolver mudar para 1ª marcha, o que leva uns 2 segundos e vc pode passar um susto com algum carro vindo na sua direção.
Outro exemplo: vc vai subir uma ladeira íngreme e está de 2ª marcha. O câmbio decide que o carro não tem força suficiente e decide mudar para 1ª marcha. O problema é que esse processo de mudança de marcha leva entre 1 e 2 segundos, aí vc acha que o carro vai morrer e acaba pisando no freio. A atitude correta é continuar acelerando e esperar o câmbio mudar de marcha, mas a primeira vez que isso acontece é um susto.
Como vc disse, dá pra acostumar com esse comportamento, mas é uma diferença gigante de um AT com conversor de torque ou até mesmo automatizados de dupla embreagem. Sobre a manutenção, não posso dar opinião.